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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 18 Mai 2021 14:36 
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ianisgreek escreveu:
Colegas, esse final de semana fiz uma rápida viagem a uma cidade distante 250 kms da minha, rodovia de pista simples e de pavimento bem razoável onde deu para manter médias de velocidades interessantes.

Mantive a maior parte do tempo entre 120 kms/h a 140 kms/h quase sempre 5ª marcha engatada e viajei apenas durante o dia.

No final dessa viagem, verifiquei o nível do oleo do motor e tbm o nível do líquido de arrefecimento.

E após 500 kms percorridos numa média mais elevada do que o normal o motor Gamma 1.6 mostrou que continua bala , ambos os níveis permaneceram intactos onde estavam antes dessa viagem, lembrando que não utilizo de oleos que a Hyundai do Brasil recomenda mas de uma viscosidade um pouco menor, ou seja, um oleo mais fino do tipo 0W-20.

Mas mesmo assim, nenhum consumo anormal de oleo foi percebido e com uma notável vantagem, o motor mostrou um ótimo desempenho apresentando ainda um excelente consumo médio de 10,8 kms/l com uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina comum.

Lembrando novamente que o velocimetro não caia nunca de 120 kms/h e nos locais mais desimpedidos ia até 140 kms/h constantes e nem mesmo fiz nenhuma parada nesses 250 kms da viagem de volta, onde gastei nessa volta o total de 2 hs e 20 minutos até chegar em casa.

A ida até que foi um pouco mais moderada nas médias de velocidade devido ao movimento mas tbm fiz uma brincadeira numa longa reta plana e desimpedida onde ultrapassei um Honda civic daqueles do modelo não atual e ele não gostou e tentou me ultrapassar novamente mas o nosso bravo e afiado HB20 segurou o civicão lado a lado até os 190 kms/h de velocidade máxima dele e esse civic assim desistiu de tentar me ultrapassar novamente pq ficar direto na contra mão da rodovia mantendo essa velocidade e não é nada confortável e seguro ... rsrsrsrsrs!!!

Não sei se esse civic , embora aparentemente bem cuidado na sua aparência externa, se ele tinha câmbio mecânico ou automático, se ele estava com sua manutenção preventiva rigorosamente em dia e nem qual era o estado de conservação mecânica geral dele, mas saibam que numa reta bem pavimentada, plana , longa e desimpedida o que fala mais alto é o rendimento geral do motor e nada mais do que isso, além do combustível utilizado já que ele era flex e podia estar abastecido tanto com etanol e tbm com os nossos LIXOS de gasolina enquanto que eu tinha 85% de etanol no tanque do nosso HB20 ... uma simples questão de escolha mas que gera alguma diferença no desempenho sim!!!

É isso aí, essas são as vantagens práticas de se ter um veículo sempre muito bem cuidado na sua manutenção preventiva e ainda abastecido com etanol ...

Ótimo teste, você sabe mais ou menos a rotação média que o carro de 5 marchas fica aos 120 e 140 km/h?
Quanto ao civic, tenho certeza que além de vc ter mais braço, tem mais motor, pois para o peso do carro sou muito mais o HB20, rs.


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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 18 Mai 2021 15:54 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Colegas, esse final de semana fiz uma rápida viagem a uma cidade distante 250 kms da minha, rodovia de pista simples e de pavimento bem razoável onde deu para manter médias de velocidades interessantes.

Mantive a maior parte do tempo entre 120 kms/h a 140 kms/h quase sempre 5ª marcha engatada e viajei apenas durante o dia.

No final dessa viagem, verifiquei o nível do oleo do motor e tbm o nível do líquido de arrefecimento.

E após 500 kms percorridos numa média mais elevada do que o normal o motor Gamma 1.6 mostrou que continua bala , ambos os níveis permaneceram intactos onde estavam antes dessa viagem, lembrando que não utilizo de oleos que a Hyundai do Brasil recomenda mas de uma viscosidade um pouco menor, ou seja, um oleo mais fino do tipo 0W-20.

Mas mesmo assim, nenhum consumo anormal de oleo foi percebido e com uma notável vantagem, o motor mostrou um ótimo desempenho apresentando ainda um excelente consumo médio de 10,8 kms/l com uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina comum.

Lembrando novamente que o velocimetro não caia nunca de 120 kms/h e nos locais mais desimpedidos ia até 140 kms/h constantes e nem mesmo fiz nenhuma parada nesses 250 kms da viagem de volta, onde gastei nessa volta o total de 2 hs e 20 minutos até chegar em casa.

A ida até que foi um pouco mais moderada nas médias de velocidade devido ao movimento mas tbm fiz uma brincadeira numa longa reta plana e desimpedida onde ultrapassei um Honda civic daqueles do modelo não atual e ele não gostou e tentou me ultrapassar novamente mas o nosso bravo e afiado HB20 segurou o civicão lado a lado até os 190 kms/h de velocidade máxima dele e esse civic assim desistiu de tentar me ultrapassar novamente pq ficar direto na contra mão da rodovia mantendo essa velocidade e não é nada confortável e seguro ... rsrsrsrsrs!!!

Não sei se esse civic , embora aparentemente bem cuidado na sua aparência externa, se ele tinha câmbio mecânico ou automático, se ele estava com sua manutenção preventiva rigorosamente em dia e nem qual era o estado de conservação mecânica geral dele, mas saibam que numa reta bem pavimentada, plana , longa e desimpedida o que fala mais alto é o rendimento geral do motor e nada mais do que isso, além do combustível utilizado já que ele era flex e podia estar abastecido tanto com etanol e tbm com os nossos LIXOS de gasolina enquanto que eu tinha 85% de etanol no tanque do nosso HB20 ... uma simples questão de escolha mas que gera alguma diferença no desempenho sim!!!

É isso aí, essas são as vantagens práticas de se ter um veículo sempre muito bem cuidado na sua manutenção preventiva e ainda abastecido com etanol ...

Ótimo teste, você sabe mais ou menos a rotação média que o carro de 5 marchas fica aos 120 e 140 km/h?
Quanto ao civic, tenho certeza que além de vc ter mais braço, tem mais motor, pois para o peso do carro sou muito mais o HB20, rs.



O HB20 1.6 com câmbio manual de 5 marchas roda de 120 kms/h a 140 kms /h entre 3300 rpms a 3700 rpms na 5ª marcha, rotação essa considerada média para esse motor e perfeitamente normal para ser mantida por longos períodos, óbvio que se a rodovia for desimpedida, com curvas mais abertas, com um bom pavimento e mais deserta o suficiente para se trafegar nessas velocidades.

O consumo médio tbm não é muito sacrificado nessas rotações acima citadas mas manter esse motor Gamma 1.6 em rotações constantes de 4000 rpms e acima disso já implica em um maior consumo médio além de um maior ruído interno apesar de que esse motor 1.6 ainda vai manter essas rotações maiores sem nenhum problema de aquecimentos anormais e ainda com uma boa reserva de potencia.

Sim, a maior vantagem de um HB20 1.6 hatch com câmbio manual é o seu menor pêso de menos de 1050 kgs se comparado com todos os seus demais concorrentes diretos, o que se traduz em uma maior facilidade em ganhar e manter essas velocidades maiores além da sua boa aerodinâmica e a soma de todos esses fatores resulta nesse seu ótimo desempenho e da sua boa velocidade final principalmente se ele estiver abastecido com etanol não com essas nossas gasolinas medíocres.

Obs : Lembrando que desde o modelo 2016 dos HB20 1.6 que já se dispõe do novo e excelente câmbio manual de 6 marchas, onde essa 6ª marcha vai permitir manter acima de 120 kms/h até 150 kms/h em rotações menores do que no caso do câmbio de 5 marchas, o que significa mais economia, menores níveis de ruídos e a possibilidade real de se manter essas velocidades um pouco mais elevadas sempre com uma menor rotação desse motor Gamma 1.6 o que significa que esse novo câmbio manual de 6 marchas vai oferecer na prática um leve melhor desempenho em rodovias do que esse antigo câmbio manual de 5 marchas !

E um outro detalhe técnico importante a saber é que nenhum HB20 1.6 automático de 6 marchas poderá oferecer o mesmo desempenho de um HB20 1.6 de mesma versão porem equipado com o câmbio manual de 6 marchas por 2 motivos :

O câmbio automático sempre vai "roubar" um pouco mais de força desse motor 1.6 do que no caso do câmbio manual o que tbm vai causar um consumo médio levemente pior em qq HB20 1.6 automático do que num HB20 1.6 manual.

Esse câmbio automático sempre será mais pesado além de tbm sempre ser mais caro do que um câmbio manual para qq versão de HB20.

Mas ainda não tive uma oportunidade prática de experimentar um HB20 1.6 manual já equipado com esse novo câmbio mecânico de 6 marchas.

Já o HB20 1.0 TGDI 2020 automático eu já o experimentei em uma versão hatch diamond plus completa por um final de semana inteiro e abastecido com 100% de etanol rodando tanto na cidade e tbm na rodovia e gostei muito desse novo câmbio além do excelente desempenho oferecido por esse novo motor 1.0 TGDI portanto para mim ele está aprovado pelo menos nessa nova versão 1.0 turbo de 2020 em diante.

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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 18 Mai 2021 17:47 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Colegas, esse final de semana fiz uma rápida viagem a uma cidade distante 250 kms da minha, rodovia de pista simples e de pavimento bem razoável onde deu para manter médias de velocidades interessantes.

Mantive a maior parte do tempo entre 120 kms/h a 140 kms/h quase sempre 5ª marcha engatada e viajei apenas durante o dia.

No final dessa viagem, verifiquei o nível do oleo do motor e tbm o nível do líquido de arrefecimento.

E após 500 kms percorridos numa média mais elevada do que o normal o motor Gamma 1.6 mostrou que continua bala , ambos os níveis permaneceram intactos onde estavam antes dessa viagem, lembrando que não utilizo de oleos que a Hyundai do Brasil recomenda mas de uma viscosidade um pouco menor, ou seja, um oleo mais fino do tipo 0W-20.

Mas mesmo assim, nenhum consumo anormal de oleo foi percebido e com uma notável vantagem, o motor mostrou um ótimo desempenho apresentando ainda um excelente consumo médio de 10,8 kms/l com uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina comum.

Lembrando novamente que o velocimetro não caia nunca de 120 kms/h e nos locais mais desimpedidos ia até 140 kms/h constantes e nem mesmo fiz nenhuma parada nesses 250 kms da viagem de volta, onde gastei nessa volta o total de 2 hs e 20 minutos até chegar em casa.

A ida até que foi um pouco mais moderada nas médias de velocidade devido ao movimento mas tbm fiz uma brincadeira numa longa reta plana e desimpedida onde ultrapassei um Honda civic daqueles do modelo não atual e ele não gostou e tentou me ultrapassar novamente mas o nosso bravo e afiado HB20 segurou o civicão lado a lado até os 190 kms/h de velocidade máxima dele e esse civic assim desistiu de tentar me ultrapassar novamente pq ficar direto na contra mão da rodovia mantendo essa velocidade e não é nada confortável e seguro ... rsrsrsrsrs!!!

Não sei se esse civic , embora aparentemente bem cuidado na sua aparência externa, se ele tinha câmbio mecânico ou automático, se ele estava com sua manutenção preventiva rigorosamente em dia e nem qual era o estado de conservação mecânica geral dele, mas saibam que numa reta bem pavimentada, plana , longa e desimpedida o que fala mais alto é o rendimento geral do motor e nada mais do que isso, além do combustível utilizado já que ele era flex e podia estar abastecido tanto com etanol e tbm com os nossos LIXOS de gasolina enquanto que eu tinha 85% de etanol no tanque do nosso HB20 ... uma simples questão de escolha mas que gera alguma diferença no desempenho sim!!!

É isso aí, essas são as vantagens práticas de se ter um veículo sempre muito bem cuidado na sua manutenção preventiva e ainda abastecido com etanol ...

Ótimo teste, você sabe mais ou menos a rotação média que o carro de 5 marchas fica aos 120 e 140 km/h?
Quanto ao civic, tenho certeza que além de vc ter mais braço, tem mais motor, pois para o peso do carro sou muito mais o HB20, rs.



O HB20 1.6 com câmbio manual de 5 marchas roda de 120 kms/h a 140 kms /h entre 3300 rpms a 3700 rpms na 5ª marcha, rotação essa considerada média para esse motor e perfeitamente normal para ser mantida por longos períodos, óbvio que se a rodovia for desimpedida, com curvas mais abertas, com um bom pavimento e mais deserta o suficiente para se trafegar nessas velocidades.

O consumo médio tbm não é muito sacrificado nessas rotações acima citadas mas manter esse motor Gamma 1.6 em rotações constantes de 4000 rpms e acima disso já implica em um maior consumo médio além de um maior ruído interno apesar de que esse motor 1.6 ainda vai manter essas rotações maiores sem nenhum problema de aquecimentos anormais e ainda com uma boa reserva de potencia.

Sim, a maior vantagem de um HB20 1.6 hatch com câmbio manual é o seu menor pêso de menos de 1050 kgs se comparado com todos os seus demais concorrentes diretos, o que se traduz em uma maior facilidade em ganhar e manter essas velocidades maiores além da sua boa aerodinâmica e a soma de todos esses fatores resulta nesse seu ótimo desempenho e da sua boa velocidade final principalmente se ele estiver abastecido com etanol não com essas nossas gasolinas medíocres.

Obs : Lembrando que desde o modelo 2016 dos HB20 1.6 que já se dispõe do novo e excelente câmbio manual de 6 marchas, onde essa 6ª marcha vai permitir manter acima de 120 kms/h até 150 kms/h em rotações menores do que no caso do câmbio de 5 marchas, o que significa mais economia, menores níveis de ruídos e a possibilidade real de se manter essas velocidades um pouco mais elevadas sempre com uma menor rotação desse motor Gamma 1.6 o que significa que esse novo câmbio manual de 6 marchas vai oferecer na prática um leve melhor desempenho em rodovias do que esse antigo câmbio manual de 5 marchas !

E um outro detalhe técnico importante a saber é que nenhum HB20 1.6 automático de 6 marchas poderá oferecer o mesmo desempenho de um HB20 1.6 de mesma versão porem equipado com o câmbio manual de 6 marchas por 2 motivos :

O câmbio automático sempre vai "roubar" um pouco mais de força desse motor 1.6 do que no caso do câmbio manual o que tbm vai causar um consumo médio levemente pior em qq HB20 1.6 automático do que num HB20 1.6 manual.

Esse câmbio automático sempre será mais pesado além de tbm sempre ser mais caro do que um câmbio manual para qq versão de HB20.

Mas ainda não tive uma oportunidade prática de experimentar um HB20 1.6 manual já equipado com esse novo câmbio mecânico de 6 marchas.

Já o HB20 1.0 TGDI 2020 automático eu já o experimentei em uma versão hatch diamond plus completa por um final de semana inteiro e abastecido com 100% de etanol rodando tanto na cidade e tbm na rodovia e gostei muito desse novo câmbio além do excelente desempenho oferecido por esse novo motor 1.0 TGDI portanto para mim ele está aprovado pelo menos nessa nova versão 1.0 turbo de 2020 em diante.

Ele fica em uma ótima faixa de rotação para essa velocidade. Achei que talvez fosse um pouco mais alta, o de 6 marchas manual deve ser bem gostoso ficar em uma reta nessa velocidade em rotação ainda menor, embora tenha de reduzir mais a marcha.

Mesmo sendo mais pesado e tendo os problemas de desempenho, estou bem satisfeito com o desempenho do 1.6 att, em uma subida bem pesada na raposo tavares (aquela depois do corpo de bombeiros) ele subiu a 160 de boa (e eu de vidros abertos ainda o que dificulta).
Mas realmente sinto falta do consumo do manual e mudar a marcha a menos de 1600 rpm na cidade, coisa que o att não faz.
Se bem que arrancar com ele é melhor por ter mais tração (devido ao fluído) e ao torque multiplicado quando se freia com o pé esquerdo e acelera antes de largar.

Fico muito feliz que o gamma ainda tenha um bom desempenho, gostaria de ver comparado ao onix turbo


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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 19 Mai 2021 00:06 
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É verdade que um HB20 1.6 automático pode ter mais facilidade de arrancar mais rápido parado do que um manual devido a ação do conversor de torque que de fato multiplica o torque recebido pelo motor e ainda deixa as rodas patinarem menos do que um câmbio manual.

Mas depois da arrancada inicial, progressivamente é que o câmbio manual começa a mostrar a diferença em desempenho quando comparado com o automático.

Eu nunca encontrei numa rodovia com um desses novos Onix 1.0 turbo para testar contra esse nosso atual HB20 1.6 , mas vcs podem apostar que vou dar muito trabalho para ele se não até conseguir ultrapassa-lo pq ele tem uma potencia máxima de apenas 116 cvs com etanol contra 128 cvs do HB20 1.6 então é uma briga dura e feia entre esses dois concorrentes ... rsrsrsrsrsrs !

Obs : Já quando dois veículos concorrentes disputam entre si lado a lado numa longa reta plana e desimpedida de uma rodovia para ver quem é o mais veloz, o braço dos condutores praticamente nada conta, mas apenas a necessidade real de saber esticar corretamente todas as marchas até a rotação de potencia máxima para assim se tirar todo o proveito do rendimento de cada motor.

Isso é o que vai definir a vitoria final para um ou para o outro concorrente !!!

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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 19 Mai 2021 11:06 
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ianisgreek escreveu:
É verdade que um HB20 1.6 automático pode ter mais facilidade de arrancar mais rápido parado do que um manual devido a ação do conversor de torque que de fato multiplica o torque recebido pelo motor e ainda deixa as rodas patinarem menos do que um câmbio manual.

Mas depois da arrancada inicial, progressivamente é que o câmbio manual começa a mostrar a diferença em desempenho quando comparado com o automático.

Eu nunca encontrei numa rodovia com um desses novos Onix 1.0 turbo para testar contra esse nosso atual HB20 1.6 , mas vcs podem apostar que vou dar muito trabalho para ele se não até conseguir ultrapassa-lo pq ele tem uma potencia máxima de apenas 116 cvs com etanol contra 128 cvs do HB20 1.6 então é uma briga dura e feia entre esses dois concorrentes ... rsrsrsrsrsrs !

Obs : Já quando dois veículos concorrentes disputam entre si lado a lado numa longa reta plana e desimpedida de uma rodovia para ver quem é o mais veloz, o braço dos condutores praticamente nada conta, mas apenas a necessidade real de saber esticar corretamente todas as marchas até a rotação de potencia máxima para assim se tirar todo o proveito do rendimento de cada motor.

Isso é o que vai definir a vitoria final para um ou para o outro concorrente !!!

Acho que o Onix talvez apenas leve vantagem na sexta marcha em alguma subida pelo torque em rotação mais baixa.
De resto, não toma pau mas fica para trás.
Mesmo assim, uma ótima evolução levando o onix 1.4 antes deste


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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 20 Mai 2021 02:06 
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Com certeza que qq motor turbo flex 1.0 atual vai produzir mais torque em rotações mais baixas do que qq motor 1.6 aspirado flex atual, tanto faz com o câmbio manual ou o aut.

Se bem que ainda existe o recurso de reduzir marchas no motor 1.6 aspirado e assim ele vai achar maiores valores de toque e de potência máximos nessas rotações maiores.

Mas no motor 1.0 turbo tbm existe esse mesmo recurso de se reduzir marchas por isso que somente um teste lado a lado entre um HB20 1.6 manual contra um Onix 1.0 turbo manual para ver qual o resultado prático real que esse teste iria nos mostrar !!!

E eu ainda apostaria na vitoria do conjunto do novo HB20 hatch c/ o novo motor 1.6 gamma flex aspirado 2020 junto do seu câmbio manual de 6 marchas contra esse novo Onix 1.0 turbo flex manual de 2020 em diante e ambos esses veículos abastecidos somente com etanol.

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 Título: Re: Fluídos
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ianisgreek escreveu:
Com certeza que qq motor turbo flex 1.0 atual vai produzir mais torque em rotações mais baixas do que qq motor 1.6 aspirado flex atual, tanto faz com o câmbio manual ou o aut.

Se bem que ainda existe o recurso de reduzir marchas no motor 1.6 aspirado e assim ele vai achar maiores valores de toque e de potência máximos nessas rotações maiores.

Mas no motor 1.0 turbo tbm existe esse mesmo recurso de se reduzir marchas por isso que somente um teste lado a lado entre um HB20 1.6 manual contra um Onix 1.0 turbo manual para ver qual o resultado prático real que esse teste iria nos mostrar !!!

E eu ainda apostaria na vitoria do conjunto do novo HB20 hatch c/ o novo motor 1.6 gamma flex aspirado 2020 junto do seu câmbio manual de 6 marchas contra esse novo Onix 1.0 turbo flex manual de 2020 em diante e ambos esses veículos abastecidos somente com etanol.

Também apostaria no HB20 1.6, no final a diferença de potência ainda é grande (sem falar que carro não é só motor, imagino a suspensão Hyundai melhor a Chevrollet).
Sem falar que em rotações extremamente baixas, ou em retomada em uma subida ele mostra ainda ser um 1.0 antes do turbo girar bem


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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 21 Mai 2021 11:46 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Com certeza que qq motor turbo flex 1.0 atual vai produzir mais torque em rotações mais baixas do que qq motor 1.6 aspirado flex atual, tanto faz com o câmbio manual ou o aut.

Se bem que ainda existe o recurso de reduzir marchas no motor 1.6 aspirado e assim ele vai achar maiores valores de toque e de potência máximos nessas rotações maiores.

Mas no motor 1.0 turbo tbm existe esse mesmo recurso de se reduzir marchas por isso que somente um teste lado a lado entre um HB20 1.6 manual contra um Onix 1.0 turbo manual para ver qual o resultado prático real que esse teste iria nos mostrar !!!

E eu ainda apostaria na vitoria do conjunto do novo HB20 hatch c/ o novo motor 1.6 gamma flex aspirado 2020 junto do seu câmbio manual de 6 marchas contra esse novo Onix 1.0 turbo flex manual de 2020 em diante e ambos esses veículos abastecidos somente com etanol.

Também apostaria no HB20 1.6, no final a diferença de potência ainda é grande (sem falar que carro não é só motor, imagino a suspensão Hyundai melhor a Chevrollet).
Sem falar que em rotações extremamente baixas, ou em retomada em uma subida ele mostra ainda ser um 1.0 antes do turbo girar bem



Exatamente isso Biel, bem colocada essa sua citação !

Todo motor 1.0 turbo, por melhor que ele seja, não terá uma resposta convincente antes da turbina começar a assoprar pressão dentro do motor.

Sem falar tbm no famoso "turbo lag " que é justamente essa demora que existe entre o instante que se pisa no acelerador em rotações mais baixas e a turbina "acorda" e começar a enviar o ar sob pressão que vai produzir o torque a potencia extras solicitados pelo condutor.

Óbvio que a partir de médias rotações, nunca que se poderá comparar as respostas afiadas de um motor turbo comparado com as respostas de aceleração de qq motor aspirado, mas nessa comparação nossa acima, um motor Gamma 1.6 com o seu bom desenvolvimento de projeto original contra um motor turbo 1.0 mediano tbm original ainda dá uma briga boa em desempenho mas somente se ambos os motores permanecerem originais e sempre abastecidos com etanol ...

Mas muita ATENÇÃO aqui :

Se qq motor 1.0 turbo atual ainda mais se ele for flex receber essa preparação bem simples chamada de "stage 2", ADEUS para qq motor 1.6 aspirado ou mesmo se ele for 1.8 ou até alguns 2.0 e mesmo se eles forem abastecidos com etanol pq essa preparação de stage 2 significa melhorar ainda mais toda a calibração original da ECU e soma-se ainda nessa conta mais a retirada completa do catalisador pq ele sempre está localizado logo após a turbina e com isso, abafando e estrangulando o livre trabalho dela e com isso mais rendimento é desbloqueado e obtido.

E vou deixar aqui um simples exemplo de um upgrade de stage 2 feito em um jetta 2.0 TSI da versão de 211 cvs como é o meu caso :

Originalmente de fábrica ele já tem comprovados em dinamômetro em média 228 cvs de motor e um torque de 32,8 kgfm com gasolina podium ou octapro de alta octanagem !

Isso é obtido com uma pressão de turbina máxima de até 0,9 bars.

Mas após fazer um stage 2 nesse mesmo jetta 2.0 TSI assim abastecido com essa gasolina premium ele já mostra no dinamômetro uma interessante media de 280 cvs de motor com um torque de 43 kgfm e esse aumento vem devido a uma nova pressão de turbina indo dos originais 0,9 bars para até 1.3 bars e que vai resultar nesse ganho geral de rendimento !

E qual seria a mágica nesses casos de stage 2 ?

Muito simples, apenas foi desbloqueada toda essa potencia extra que havia disponível para esse motor mas que a engenharia da fábrica
conteve propositalmente na ECU do motor para não vender um jetta 2.0 TSI no nosso mercado com todo esse desempenho por um preço que seria obviamente bem mais elevado do que o de tabela e isso encareceria com certeza o preço final dele.

Então resumindo, um stage 2 envenena a ECU além de retirar o catalisador para deixar assim o fluxo de gases pelo escape bem mais livre e com isso se obtém como num passe de mágica todo esse desempenho extra.

Mas e esse motor turbo original de fábrica desse jetta suporta sem riscos de quebra mecânica toda essa potência extra ?

Sim, pq em todos os projetos de motores turbo, sempre existe uma ampla margem de segurança deixada por pela fábrica justamente para haver sobra de resistência desse motor original que é sempre submetido a esforços bem maiores do que acontece com qq motor aspirado.

E esse upgrade stage 2 age exatamente aproveitando essa sobra de resistência deixada em qq motor turbo de fábrica, por isso que esse meu jetta que é de junho de 2013 e comprado zero KM, desde Janeiro de 2014 e apos estar amaciado e com um pouco mais de 5000 kms rodados, ele recebeu essa modificação mecânica stage 2 e até hj, aos 68090 kms rodados e apos mais de 7 anos de uso regular e basicamente em viagens, jamais apresentou uma quebra mecânica sequer, numa prova real de que de fato, existe sim essa margem de segurança em motores turbo deixada pela fábrica.

Então, em outras palavras, qq veículo flex nacional 1.0 turbo pode sim perfeitamente receber essa modificação simples de stage 2 e com isso, não tem para nenhum veículo aspirado nem 1.6 nem 1.8 e olha que até alguns 2.0 vão apanhar deles.

Obs : Óbvio e até desnecessário dizer aqui que em todos esses casos de motores 1.0 turbo flex com stage 2, apenas etanol deve entrar no tanque deles mas em compensação , é so diversão e alegria para tristeza de todos os demais veículos aspirados até 2.0 dessa vida ... rsrsrsrsrsrsrs!!!

E por essa razão acima exposta que se eu trocar esse meu atual HB20 1.6 por um outro HB20 zero KM, lógico e evidente que eu jamais escolheria um novo HB20 1.6 com câmbio manual de 6 marchas, mesmo sabendo das melhorias técnicas que esse modelo recebeu desde 2020.

Mas a minha escolha certa e incondicional seria uma versão 1.0 TGDI automática mesmo, mas eu faria logo nele e sem nenhuma sombra de dúvidas um stage 2 como já fiz com o meu atual jetta turbo e com isso , me divertiria muito por aí com esse novo HB20 1.0 turbo stage 2 e sempre abastecido com etanol, com toda certeza !!!

E apesar desse assunto aqui já ser fora de tópico, apesar da direta ligação que há entre bons fluídos automotivos com desempenho, qq dúvida que exista, por favor podem citar !

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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 21 Mai 2021 13:09 
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Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Com certeza que qq motor turbo flex 1.0 atual vai produzir mais torque em rotações mais baixas do que qq motor 1.6 aspirado flex atual, tanto faz com o câmbio manual ou o aut.

Se bem que ainda existe o recurso de reduzir marchas no motor 1.6 aspirado e assim ele vai achar maiores valores de toque e de potência máximos nessas rotações maiores.

Mas no motor 1.0 turbo tbm existe esse mesmo recurso de se reduzir marchas por isso que somente um teste lado a lado entre um HB20 1.6 manual contra um Onix 1.0 turbo manual para ver qual o resultado prático real que esse teste iria nos mostrar !!!

E eu ainda apostaria na vitoria do conjunto do novo HB20 hatch c/ o novo motor 1.6 gamma flex aspirado 2020 junto do seu câmbio manual de 6 marchas contra esse novo Onix 1.0 turbo flex manual de 2020 em diante e ambos esses veículos abastecidos somente com etanol.

Também apostaria no HB20 1.6, no final a diferença de potência ainda é grande (sem falar que carro não é só motor, imagino a suspensão Hyundai melhor a Chevrollet).
Sem falar que em rotações extremamente baixas, ou em retomada em uma subida ele mostra ainda ser um 1.0 antes do turbo girar bem



Exatamente isso Biel, bem colocada essa sua citação !

Todo motor 1.0 turbo, por melhor que ele seja, não terá uma resposta convincente antes da turbina começar a assoprar pressão dentro do motor.

Sem falar tbm no famoso "turbo lag " que é justamente essa demora que existe entre o instante que se pisa no acelerador em rotações mais baixas e a turbina "acorda" e começar a enviar o ar sob pressão que vai produzir o torque a potencia extras solicitados pelo condutor.

Óbvio que a partir de médias rotações, nunca que se poderá comparar as respostas afiadas de um motor turbo comparado com as respostas de aceleração de qq motor aspirado, mas nessa comparação nossa acima, um motor Gamma 1.6 com o seu bom desenvolvimento de projeto original contra um motor turbo 1.0 mediano tbm original ainda dá uma briga boa em desempenho mas somente se ambos os motores permanecerem originais e sempre abastecidos com etanol ...

Mas muita ATENÇÃO aqui :

Se qq motor 1.0 turbo atual ainda mais se ele for flex receber essa preparação bem simples chamada de "stage 2", ADEUS para qq motor 1.6 aspirado ou mesmo se ele for 1.8 ou até alguns 2.0 e mesmo se eles forem abastecidos com etanol pq essa preparação de stage 2 significa melhorar ainda mais toda a calibração original da ECU e soma-se ainda nessa conta mais a retirada completa do catalisador pq ele sempre está localizado logo após a turbina e com isso, abafando e estrangulando o livre trabalho dela e com isso mais rendimento é desbloqueado e obtido.

E vou deixar aqui um simples exemplo de um upgrade de stage 2 feito em um jetta 2.0 TSI da versão de 211 cvs como é o meu caso :

Originalmente de fábrica ele já tem comprovados em dinamômetro em média 228 cvs de motor e um torque de 32,8 kgfm com gasolina podium ou octapro de alta octanagem !

Isso é obtido com uma pressão de turbina máxima de até 0,9 bars.

Mas após fazer um stage 2 nesse mesmo jetta 2.0 TSI assim abastecido com essa gasolina premium ele já mostra no dinamômetro uma interessante media de 280 cvs de motor com um torque de 43 kgfm e esse aumento vem devido a uma nova pressão de turbina indo dos originais 0,9 bars para até 1.3 bars e que vai resultar nesse ganho geral de rendimento !

E qual seria a mágica nesses casos de stage 2 ?

Muito simples, apenas foi desbloqueada toda essa potencia extra que havia disponível para esse motor mas que a engenharia da fábrica
conteve propositalmente na ECU do motor para não vender um jetta 2.0 TSI no nosso mercado com todo esse desempenho por um preço que seria obviamente bem mais elevado do que o de tabela e isso encareceria com certeza o preço final dele.

Então resumindo, um stage 2 envenena a ECU além de retirar o catalisador para deixar assim o fluxo de gases pelo escape bem mais livre e com isso se obtém como num passe de mágica todo esse desempenho extra.

Mas e esse motor turbo original de fábrica desse jetta suporta sem riscos de quebra mecânica toda essa potência extra ?

Sim, pq em todos os projetos de motores turbo, sempre existe uma ampla margem de segurança deixada por pela fábrica justamente para haver sobra de resistência desse motor original que é sempre submetido a esforços bem maiores do que acontece com qq motor aspirado.

E esse upgrade stage 2 age exatamente aproveitando essa sobra de resistência deixada em qq motor turbo de fábrica, por isso que esse meu jetta que é de junho de 2013 e comprado zero KM, desde Janeiro de 2014 e apos estar amaciado e com um pouco mais de 5000 kms rodados, ele recebeu essa modificação mecânica stage 2 e até hj, aos 68090 kms rodados e apos mais de 7 anos de uso regular e basicamente em viagens, jamais apresentou uma quebra mecânica sequer, numa prova real de que de fato, existe sim essa margem de segurança em motores turbo deixada pela fábrica.

Então, em outras palavras, qq veículo flex nacional 1.0 turbo pode sim perfeitamente receber essa modificação simples de stage 2 e com isso, não tem para nenhum veículo aspirado nem 1.6 nem 1.8 e olha que até alguns 2.0 vão apanhar deles.

Obs : Óbvio e até desnecessário dizer aqui que em todos esses casos de motores 1.0 turbo flex com stage 2, apenas etanol deve entrar no tanque deles mas em compensação , é so diversão e alegria para tristeza de todos os demais veículos aspirados até 2.0 dessa vida ... rsrsrsrsrsrsrs!!!

E por essa razão acima exposta que se eu trocar esse meu atual HB20 1.6 por um outro HB20 zero KM, lógico e evidente que eu jamais escolheria um novo HB20 1.6 com câmbio manual de 6 marchas, mesmo sabendo das melhorias técnicas que esse modelo recebeu desde 2020.

Mas a minha escolha certa e incondicional seria uma versão 1.0 TGDI automática mesmo, mas eu faria logo nele e sem nenhuma sombra de dúvidas um stage 2 como já fiz com o meu atual jetta turbo e com isso , me divertiria muito por aí com esse novo HB20 1.0 turbo stage 2 e sempre abastecido com etanol, com toda certeza !!!

E apesar desse assunto aqui já ser fora de tópico, apesar da direta ligação que há entre bons fluídos automotivos com desempenho, qq dúvida que exista, por favor podem citar !

EU adoraria ter um Turbo Asiático (não Chinês) justamente pela facilidade do stage 2.
O Onix eu fico na defenciva porém se ele realmente compensa o Stage Two, já que ele teve problemas de pegar fogo com nosso combustível e a Chevy "resolveu" o problema justamente apenas na ECU.
Mas adoraria ver um dono de Onix corajoso liberando o potencial completo da turbina, já que aposto que ele chegue aos 130cv do 1.6 Gamma mas com uns 20kg de torque.
Mas é especulação minha, rs.

O brasileiro no geral porém não gosta de modificar o carro (ainda mais no período de garantia) então imagino que os pegas na estrada com Onix ainda são de maioria stock.


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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 21 Mai 2021 13:37 
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Stage 2 em motores turbo originais podem resultar em uns 20% a 25% mais potência e um pouco mais desse percentual em ganhos de torque !

Assim os onix turbo 1.0 com stage 2 vão atingir fácil uns 140 cvs de motor com etanol e o torque alcançando uns 21 kgfm e sempre acompanhando esse aumento de potência.

E conta tbm o baixo peso desses novos Onix turbo além de uma ótima aerodinâmica e com a soma desses fatores já podemos imaginar uma aceleração desse Onix turbo com stage 2 contra qq sedan ou hatch com motor aspirado até 2.0 lado a lado e obvio que todos esses veículos abastecidos apenas com etanol ... por isso que é muito fácil esses antigos 2.0 aspirados perderem esse teste comparativo e ficarem lá atrás na poeira !!!

Obs : A única exigência que deve ser obedecida ao instalar stage 2 em um veículo turbo original novo é esperar ele amaciar o seu novo motor até ele rodar os primeiros 5 a 6 mil kms rodados.

A partir daí , se levar numa CCS para fazer as revisões , dependendo do modelo do DP que é a peça que substitui o catalisador, até dá para ele passar despercebido dos mecânicos das oficinas autorizadas.

Já quanto a modificação da calibração da ECU, é quase impossível descobrirem assim sem uma suspeita maior.

E deixando como exemplo, meu atual jetta TSI, que quando foi levado para a 1ª revisão de 5000 kms , ele já estava stage 2 e ninguém na CCS VW percebeu nada e assim foi até a 6ª e ultima revisão obrigatória e tudo certo até agora !

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