biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Você saberia dizer se por ele ser mais fino, abaixa um pouco mais o nível no Gamma?
Estou usando essa nova viscosidade de oleo levemente mais fino 0W-20 já tem umas 4 trocas e desde então, em nenhum dos nossos 3 veículos ocorre consumo anormal com esse oleo e que abaixe o nível na vareta !
A vantagem prática e real de se substituir um oleo 5W-30 por outro 0W-20 porém melhor aditivado são uma melhor e mais eficaz lubrificação do motor desde as partidas a frio, proporcionando ainda um leve melhor desempenho acompanhado de um leve melhor consumo médio, além do oleo mais leve refrigerar um pouco melhor qq motor devido a sua maior fluidez, ou seja, ele sempre vai circular mais rápído por todo o motor do que qq outro oleo mais pesado.
Afinal, já é amplamente comprovado em mecânica automotiva que oleos mais pesados e/ou mais viscosos sempre vão opor uma maior resistência a livre movimentação das peças, além deles tbm circularem mais devagar por todo o interior dos motores.
Foi por causas dessas razões que substituí o oleo 5W-30 API-SN por esse novo oleo 0W-20 API-SP , ou seja , ele é melhor classificado por ser melhor aditivado e por isso ele sempre vai proteger qq motor bem melhor do que todos os demais oleos menos aditivados.
Obs : Óbvio que todo consumo de oleo lubrificante por qq motor vai depender do seu estado geral que é resultado direto da manutenção preventiva que ele sempre recebe durante toda sua vida útil.
Por isso que nunca obedeci a nenhum fabricante de veículos que recomendam trocas de oleo do motor a cada 10 mil kms e isso tbm vale para a dona Hyundai do Brasil , logicamente , pq afinal , ficar economizando em trocas de oleo vai significar no médio e longo prazo em desgastes sim e depois não tem mais como repor esses desgastes de todas as peças internas de um motor, mas somente se ele for recondicionado.
Por isso que troco sempre o oleo do motor de qq veículo meu e tbm de todos os demais veículos da nossa familia, não importa a marca dele , a cada 6 meses ou a cada 5 mil kms , valendo a condição que ocorrer primeiro !
E uma última citação não menos importante :
Saibam que todo motor que consome somente gasolina , SEMPRE vai contaminar e desgastar bem mais qq oleo do motor do que se ele for abastecido somente com etanol, fato esse tbm já AMPLAMENTE COMPROVADO por toda a industria automotiva mundial !
E não temos como modificar essa VERDADE pq a gasolina é de origem mineral e por essa razão que ela combina bem mais e se mistura facilmente com qq oleo de motor, mas o etanol por ser de origem vegetal felizmente que não tem essa afinidade com qq oleo e que devido a isso, esse oleo não será assim tão contaminado tendo por isso uma melhor conservação geral de suas qualidades !