biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Então Biel , já fazem 4 dias que resolvi abastecer nosso HB20 1.6 somente com etanol puro sem nenhuma mistura com gasolina comum como eu sempre fiz por anos seguidos.
Pensei se com etanol e sem mistura nenhuma com gasolina, isso iria afetar as partidas a frio nesse inverno , já que o reservatório do sistema de partida a frio desse nosso HB20 já está sempre vazio há muito tempo.
E na manhã fria desses 4 dias, ao bater na chave com o motor gelado, mesmo com apenas etanol no tanque, o motor pegou de estalo e funcionou manso e suave sempre na primeira tentativa.
A explicação técnica que tenho para isso é que apesar da razoável quilometragem já percorrida por esse nosso HB20 até agora de 80330 kms rodados , devido ao constante cuidado que tenho com trocas de filtros e do oleo do motor sempre a cada 6 meses ou a cada 5000 kms rodados, a compressão desse motor se mantém sempre muito boa e isso favorece diretamente as partidas a frio mesmo com apenas etanol no tanque.
Lembrando que quanto maior for a compressão de qq motor a combustão, melhor para auxiliar nas partidas a frio principalmente no inverno e ainda quando se abastece apenas com etanol puro pq essa compressão mais elevada aquece o ar dentro do motor que é assim mais comprimido dentro das câmaras de combustão e esse fato é que ajuda bastante e o suficiente para esse motor pegar de estalo desde a primeira tentativa.
Considero até desnecessário citar aqui que as velas de ignição, as bobinas , os filtros de combustível e o de ar além da bateria que devem estar logicamente na mais perfeita ordem para favorecer essas partidas a frio principalmente com etanol puro no tanque.
Óbvio que essa explicação não tem validade nenhuma se esse motor estiver abastecido apenas com gasolinas ou com misturas contendo mais gasolina do que etanol.
Então Ian, eu vou voltar ao Etanol também. Honestamente a nossa gasolina é muito ruim para continuar a tentar fazer um E85 se não tenho a gasolina de qualidade superior que lá fora onde fazem essa mistura tem.
Eu percebi já uma melhora na partida a frio, não é só bater a chave, tem de esperar um ou dois segundos a mais de chave virada e quando o motor liga, ele liga a 2 mil rpm e logo depois abaixa (coisa que nos meus veículos antigos não acontecia, mas to achando ser característica do carro mesmo). Até pq carro com conversor de torque é mais pesado para virar o motor.
Lembro que fazia medias no etanol superior mesmo antes da revisão então vou seguir o conselho seu e da CCS de ir ao etanol.
Embora eles tenham falado porcaria, talvez tenham uma razão que nem eles sabia... a gasolina ruim demais para misturar
Só informando a vc que todos os motores Gamma 1.6 quando são ligados a frio e pelo menos quando estão abastecidos com etanol , eles ficam de fato acelerados momentaneamente até umas 2000 rpms e em seguida essa rotação vai caindo lentamente até ficar estabilizada na marcha lenta.
Portanto essa é uma característica normal sim desse motor Gamma 1.6 da Hyundai além desse detalhe que vc citou do pêso do conversor de torque que na realidade talvez seja um pouco só mais pesado do que todo o conjunto do volante do motor c/ o disco e o platô da embreagem dos HB20 com câmbio manual.
E lembrando ainda que tanto o conversor de torque (cambio aut.) e tbm o conjunto do sistema da embreagem (câmbio manual) servem e atuam tbm de balanceadores e acumuladores da energia cinética das rotações de qq motor, suavizando assim todo o funcionamento de qq motor desde a marcha lenta até as mais altas rotações.
E quanto a misturar gasolinas nacionais com o etanol hidratado em veículos que não sejam flex, apesar de que eu sempre faço essa mistura no meu atual jetta TSI mas sempre acompanhada de aditivos misturados com querosene para manter essa mistura homogênea e tbm para sempre manter protegido todo o sistema de alimentação do jetta que não é protegido nem projetado para se usar o etanol hidratado misturado nas gasolinas na proporção em que misturo (25%) sempre quando ele é abastecido.
Mas devido ao uso constante e regular e a eficiência anticorrosiva e lubrificante desses aditivos, nunca tive nenhum problema com nenhuma peça do sistema de alimentação desse meu jetta até hj.