biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Revivendo esse tópico pq me ocorreu que nessa primeira manhã mais fria desse ano até agora, com uma temperatura ambiente ao redor dos 11 graus cent. o motor 1.6 do nosso HB20 ao ser dada a partida, se negou terminantemente a funcionar .
Mas sei tbm que eu sou o único culpado para haver essa ocorrência pq o sistema de partida a frio original dele está sem funcionar por causa de algum sensor pifado e que, devido a isso, deixei o seu reservatório de gasolina totalmente vazio e ainda ele só roda abastecido com 100% de etanol.
E por puro esquecimento e até por comodismo, não levei nosso HB20 até a única CCS da rede Hyundai que atende a minha cidade para ser reparado esse sistema e agora com a chegada das manhãs mais frias com baixas temperaturas, o motor dele não funcionou nessa manhã , quando ele se encontrava abastecido com 100% de etanol !
Dei sorte por haver um solzinho fraco mais brilhante nessa fria manhã de hoje e assim, empurramos esse HB20 e o deixamos com o capô aberto exposto ao sol por uns 30 minutos e mesmo com o sol fraco das 10 horas, após o motor dele ficar levemente aquecido pela luz do sol, tentei ainda com mais 2 partidas e ele enfim, funcionou perfeito.
E em seguida , a solução mais fácil e rápida que eu pensei para resolver isso foi a de simplesmente adicionar uns 15% de gasolina no restante de etanol que ainda havia no tanque dele e boas, problema provisoriamente resolvido até eu leva-lo na CCS para solucionar essa falha nesse sistema de partida a frio que no caso desse nosso HB20, se mostrou bem ineficaz devido a sua pouca durabilidade e ainda por ele já ser bem arcaico mas que foi utilizado pela dona Hyundai do Brasil em toda a sua linha HB20 desde o lançamento em 2012 até o ano de 2015, quando finalmente na linha 2016 , ela introduziu e lançou na sua nova linha 2016 e tbm apenas para o motor 1.6 , o novo sistema de aquecimento do combustível na flauta da injeção que já é bem mais moderno e atualizado.
E esse novo sistema já comprovou amplamente ser muito mais eficaz e que devido a isso, é utilizado atualmente por todos os motores flex dessa mais recente geração, o que finalmente aposentou definitivamente aquela porcaria bem antiga de reservatório de gasolina para as partidas a frio, inventada desde o lançamento dos primeiros veículos com motores 100% a etanol e que depois ainda foi aproveitado por puro comodismo para os primeiros motores flex lançados aqui no nosso mercado !
Poxa que droga. Hoje aqui com sensação de -2 (e temperatura 4ºC) ele hesitou um pouco e nem girou o motor.
Deixei 15 segundos mas a vela demorou a esquentar e ascendeu a luz do aquecedor quando girei para ligar. Mas mais 10 segundos fizeram o motor ligar fácil.
Ian, já que terá de levar na CCS, seria fácil colocar o sistema com velas aquecidas?
Lembro com o fusca a alcool nunca tive problemas no inverno, mas fazia E70 nele
Infelizmente não seria possível adotar esse novo sistema de aquecimento de combustível na flauta dos injetores nessa antiga versão de HB20 1.6 de 2012 até 2015 por óbvias dificuldades técnicas.
E o correto é sempre que vc for dar a partida em manhãs ou noites mais frias nesse seu HB20 1.6S e nas demais versões de HB20 1.6 de 2016 em diante quando abastecidos com etanol , de esperar só um pouco até que a luz amarela do aquecedor de combustível apague no painel para somente em seguida, se dar a partida normal no motor.
Um exemplo prático que deixo aqui é o nosso atual Creta Prestige 2.0 2018 que sempre foi abastecido desde zero KM somente com etanol puro mas que nunca falhou nas partidas a frio, por mais baixa que seja a temperatura ambiente.
E o procedimento correto para todas as suas partidas a frio é exatamente esse mesmo citado aqui .
Obs : Lembrando que essa manhã as 6 hs, a temperatura ambiente aqui na cidade era de somente 7 graus cent. e o motor do Creta pegou tranquilo, enquanto que o motor 1.6 Gamma do nosso pioneiro HB20, agora abastecido com E85 tbm deu a partida na sua primeira tentativa, mas não o fez tão prontamente como ocorreu no caso do Creta e ainda mostrando alguma leve dificuldade ...
Acredito que não seria necessário apelar para uma mistura de E-70 para qq HB20 1.6 ligar seu motor na 1ª tentativa por mais fria que seja a temperatura externa pq já com E-80 seria possível obter sucesso nas partidas a frio de qq HB20 1.6 sem nenhuma gota de gasolina no seu reservatório de partida a frio.
Vou experimentar com E-80 ainda nesse inverno e comento aqui sobre os resultados obtidos nas partidas a frio dele lembrando ainda que o reservatório de partida a frio do nosso HB20 1.6 permanece de propósito, completamente sêco de gasolina, devido ao sistema original de partida a frio dele ainda estar com algum sensor pifado e por isso sem funcionar corretamente.