Hyundai HB20 Clube
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Problema de partida a frio
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Autor:  ianisgreek [ 04 Jun 2022 11:54 ]
Título:  Re: Problema de partida a frio

E um outro detalhe técnico negativo que percebi nesse reservatório de gasolina do sistema de partida a frio da linha HB20 1.6 até 2015 é que a capacidade dele é muito pequena de apenas 1 litro.

A desvantagem que vejo nisso é que essa característica faz esse tanquinho secar muito rápido, já que eu havia lido desde a época do lançamento dessa linha HB20 lá atrás no final de 2012 que para essa gasolina desse tanquinho não ficar envelhecida, que a engenharia da Hyundai do Brasil havia usado um sistema diferenciado e inteligente pq ele sempre vai injetar um pouco dessa gasolina desse reservatório em todas as partidas do motor enquanto ele estiver no seu período de aquecimento e não somente enquanto o motor estiver completamente frio na primeira partida do dia, o que vai justificar sim essa nova estratégia para esse funcionamento diferenciado dos demais sistemas anteriores .

Acredito ainda que só não haveria nenhuma injeção dessa gasolina nessas partidas , quando o motor já estiver completamente aquecido, que seria justamente para não haver nenhum tipo de afogamento do motor nessa condição de funcionamento quando ele já estiver na sua temperatura plena e normal de trabalho.

E foi justamente esse sensor que faz essa função, chamado de solenóide do sistema de partida a frio que pifou nesse nosso HB20, causando assim os afogamentos do motor quando ele já estava totalmente quente, o que me obrigou a esvazia-lo completamente para assim, não haver mais essas injeções adicionais de gasolina o tempo todo e com isso , pararam aqueles tais afogamentos do motor.

Mas exceto pela confiabilidade e falha dessa peça, com certeza que vejo que essa foi de fato, uma boa e inteligente jogada técnica da dona Hyundai do Brasil, pq sendo assim, vai sendo usada mais rapidamente toda essa gasolina desse reservatório e com isso, evita-se que ela fique envelhecida e deteriorada causando problemas de entupimentos e falhas nesse sistema, como desconfio que possa ter ocorrido com esse nosso HB20 em que pifou aquele solenóide devido a presença de alguma sujeira e ficou por muito tempo sem funcionar e por isso, eu mantinha assim, o reservatório sempre completamente seco.

Mas como nada nesse mundo é completamente perfeito, percebi tbm que a engenharia da dona Hyundai do Brasil falhou sim mais uma vez e pecou num detalhe porque ela simplesmente deixou de equipar esse seu então " novo sistema de partida a frio " com um útil e necessário mini filtro de gasolina para evitar assim que sujeiras possam passar do reservatório até esse solenóide que pifou no meu HB20.

Infelizmente é sempre aquela mania da economia de palito que sempre rondou e caracterizou os produtos da Hyundai do Brasil desde o seu lançamento aqui no nosso mercado.

E por um mero acaso, lembro-me muito bem que tanto os antigos sistemas de partida a frio dos veículos flex da VW e tbm os da Fiat, já usavam sim esses mini filtros em seus reservatórios que a dona Hyundai do Brasil muito inteligentemente, simplesmente eliminou dos seus veículos !!!

Autor:  biel780 [ 04 Jun 2022 23:23 ]
Título:  Re: Problema de partida a frio

ianisgreek escreveu:
E um outro detalhe técnico negativo que percebi nesse reservatório de gasolina do sistema de partida a frio da linha HB20 1.6 até 2015 é que a capacidade dele é muito pequena de apenas 1 litro.

A desvantagem que vejo nisso é que essa característica faz esse tanquinho secar muito rápido, já que eu havia lido desde a época do lançamento dessa linha HB20 lá atrás no final de 2012 que para essa gasolina desse tanquinho não ficar envelhecida, que a engenharia da Hyundai do Brasil havia usado um sistema diferenciado e inteligente pq ele sempre vai injetar um pouco dessa gasolina desse reservatório em todas as partidas do motor enquanto ele estiver no seu período de aquecimento e não somente enquanto o motor estiver completamente frio na primeira partida do dia, o que vai justificar sim essa nova estratégia para esse funcionamento diferenciado dos demais sistemas anteriores .

Acredito ainda que só não haveria nenhuma injeção dessa gasolina nessas partidas , quando o motor já estiver completamente aquecido, que seria justamente para não haver nenhum tipo de afogamento do motor nessa condição de funcionamento quando ele já estiver na sua temperatura plena e normal de trabalho.

E foi justamente esse sensor que faz essa função, chamado de solenóide do sistema de partida a frio que pifou nesse nosso HB20, causando assim os afogamentos do motor quando ele já estava totalmente quente, o que me obrigou a esvazia-lo completamente para assim, não haver mais essas injeções adicionais de gasolina o tempo todo e com isso , pararam aqueles tais afogamentos do motor.

Mas exceto pela confiabilidade e falha dessa peça, com certeza que vejo que essa foi de fato, uma boa e inteligente jogada técnica da dona Hyundai do Brasil, pq sendo assim, vai sendo usada mais rapidamente toda essa gasolina desse reservatório e com isso, evita-se que ela fique envelhecida e deteriorada causando problemas de entupimentos e falhas nesse sistema, como desconfio que possa ter ocorrido com esse nosso HB20 em que pifou aquele solenóide devido a presença de alguma sujeira e ficou por muito tempo sem funcionar e por isso, eu mantinha assim, o reservatório sempre completamente seco.

Mas como nada nesse mundo é completamente perfeito, percebi tbm que a engenharia da dona Hyundai do Brasil falhou sim mais uma vez e pecou num detalhe porque ela simplesmente deixou de equipar esse seu então " novo sistema de partida a frio " com um útil e necessário mini filtro de gasolina para evitar assim que sujeiras possam passar do reservatório até esse solenóide que pifou no meu HB20.

Infelizmente é sempre aquela mania da economia de palito que sempre rondou e caracterizou os produtos da Hyundai do Brasil desde o seu lançamento aqui no nosso mercado.

E por um mero acaso, lembro-me muito bem que tanto os antigos sistemas de partida a frio dos veículos flex da VW e tbm os da Fiat, já usavam sim esses mini filtros em seus reservatórios que a dona Hyundai do Brasil muito inteligentemente, simplesmente eliminou dos seus veículos !!!

Pior que esse litro vai-se muito rápido

Autor:  ianisgreek [ 05 Jun 2022 11:30 ]
Título:  Re: Problema de partida a frio

Exatamente isso que eu estou percebendo estar ocorrendo com o nosso HB20 aqui.

Ou seja, devido a esse inicio de inverno por aqui tbm , com as temperaturas durante as noites e manhãs mais frias, mesmo que eu ainda esteja utilizando aquela mistura de E-85 no tanque, percebo que o sistema de partida a frio retornou a funcionar plenamente, a julgar por esse consumo dessa gasolina contida no reservatório desse sistema.

Então, menos mal que esteja tudo ok, pq assim, estou percebendo de fato as partidas a frio todas imediatas e sem hesitações.

Esse HB20 1.6 completou por agora os seus 95 mil kms rodados e continua funcionando firme e forte e no final de Novembro desse ano ele já estará completando 10 longos anos de vida e uso normal conosco.

E no seu HB20 sedan, como estão atualmente as partidas a frio dele aí em S.P. que imagino tbm já estar bem frio ?

Autor:  biel780 [ 05 Jun 2022 17:34 ]
Título:  Re: Problema de partida a frio

ianisgreek escreveu:
Exatamente isso que eu estou percebendo estar ocorrendo com o nosso HB20 aqui.

Ou seja, devido a esse inicio de inverno por aqui tbm , com as temperaturas durante as noites e manhãs mais frias, mesmo que eu ainda esteja utilizando aquela mistura de E-85 no tanque, percebo que o sistema de partida a frio retornou a funcionar plenamente, a julgar por esse consumo dessa gasolina contida no reservatório desse sistema.

Então, menos mal que esteja tudo ok, pq assim, estou percebendo de fato as partidas a frio todas imediatas e sem hesitações.

Esse HB20 1.6 completou por agora os seus 95 mil kms rodados e continua funcionando firme e forte e no final de Novembro desse ano ele já estará completando 10 longos anos de vida e uso normal conosco.

E no seu HB20 sedan, como estão atualmente as partidas a frio dele aí em S.P. que imagino tbm já estar bem frio ?

Então, o meu é hatch, mas mesmo acordando de manhã um pouco antes das 7, o carro está pegando perfeitamente deixando a ignição ligada por 15 segundos antes.
Estou usando E100, sem mistura.

Ele até está ligando em uma rotação mais baixa, antes ligava a 2200 RPM, agora a 1700.

Autor:  ianisgreek [ 06 Jun 2022 08:23 ]
Título:  Re: Problema de partida a frio

Poxa, estava achando desde o inicio que vc tinha era um HB20 sedan 1.6 aut. e não um hatch .

Mas maravilha que esse sistema automático de aquecimento da flauta dos injetores está funcionando corretamente no seu veículo.

Esse detalhe que vc menciona que agora após estar deixando por um pouco mais tempo a ignição ligada antes da 1ª partida a frio é que está aquecendo melhor o etanol e por isso a ECU agora nem precisa mais manter o motor acelerado numa rotação mais elevada.

Por isso , esse é um ótimo e seguro sinal de que de fato, esse sistema está agindo de forma ideal.

Obs : Curioso que antes do sistema de partida a frio do nosso HB20 estar funcionando, eu percebia que sempre nas partidas a frio com etanol puro no tanque, que quando o motor dele ainda conseguia pegar da primeira tentativa, que o motor se mantinha ligado por uns quase 2000 rpms por breves instantes.

Mas que após consertar esse sistema e haver a partir de agora a injeção de gasolina durante as partidas a frio, que o motor começa a funcionar numa rotação mais baixa de não mais do que uns 1500 rpms ...

Autor:  biel780 [ 06 Jun 2022 14:09 ]
Título:  Re: Problema de partida a frio

ianisgreek escreveu:
Poxa, estava achando desde o inicio que vc tinha era um HB20 sedan 1.6 aut. e não um hatch .

Mas maravilha que esse sistema automático de aquecimento da flauta dos injetores está funcionando corretamente no seu veículo.

Esse detalhe que vc menciona que agora após estar deixando por um pouco mais tempo a ignição ligada antes da 1ª partida a frio é que está aquecendo melhor o etanol e por isso a ECU agora nem precisa mais manter o motor acelerado numa rotação mais elevada.

Por isso , esse é um ótimo e seguro sinal de que de fato, esse sistema está agindo de forma ideal.

Obs : Curioso que antes do sistema de partida a frio do nosso HB20 estar funcionando, eu percebia que sempre nas partidas a frio com etanol puro no tanque, que quando o motor dele ainda conseguia pegar da primeira tentativa, que o motor se mantinha ligado por uns quase 2000 rpms por breves instantes.

Mas que após consertar esse sistema e haver a partir de agora a injeção de gasolina durante as partidas a frio, que o motor começa a funcionar numa rotação mais baixa de não mais do que uns 1500 rpms ...

Meu pai dizia que um carro é uma orquestração. Tudo na orquestra tem de estar afinado.
Hoje eu vejo isso também, como algo simples como o sistema de aquecimento ou de injeção de gasolina para partidas a frio mudam o comportamento do carro até em mínimos detalhes como rotação minima ao se ligar o carro de manhã.

Autor:  ianisgreek [ 07 Jun 2022 12:08 ]
Título:  Re: Problema de partida a frio

Seu pai tem toda a razão nessa analogia que ele dizia, exatamente como ocorre na prática com todo o funcionamento de qq motor a combustão interna, tudo deve estar perfeitamente harmonizado senão não se alcança nunca o máximo rendimento projetado como objetivo para qq veículo.

Autor:  ianisgreek [ 08 Jun 2022 09:41 ]
Título:  Re: Problema de partida a frio

E somente atualizando as informações , nessa manhã às 7:10 hs , com a temperatura ambiente nos 12 graus cent., ao dar a primeira partida a frio do dia com o nosso HB20 com seu tanque já na reserva e com a mistura de E-85 , o seu motor Gamma 1.6 pega de estalo imediatamente apenas com uma rápida beliscada na chave de ignição.

Óbvio que o sistema de partida a frio dele deu uma audível injetada de gasolina para ajudar nessa 1ª partida imediata , inclusive o seu motor 1.6 logo mostrou que manteve uma marcha lenta bem tranquila, suave e estável e assim, coloquei de imediato o veículo em movimento normal pelas ruas com o seu motor funcionando macio e redondinho desde o inicio do seu funcionamento ainda bem frio.

Afinal, sempre foi real e verdadeira aquela regra de que qq veículo flex , se sempre bem tratado na sua manutenção preventiva , vai saber agradecer mostrando um funcionamento perfeito em qq situação de utilização, não importando se ele esteja abastecido com gasolina ou com etanol.

Autor:  biel780 [ 08 Jun 2022 15:07 ]
Título:  Re: Problema de partida a frio

ianisgreek escreveu:
E somente atualizando as informações , nessa manhã às 7:10 hs , com a temperatura ambiente nos 12 graus cent., ao dar a primeira partida a frio do dia com o nosso HB20 com seu tanque já na reserva e com a mistura de E-85 , o seu motor Gamma 1.6 pega de estalo imediatamente apenas com uma rápida beliscada na chave de ignição.

Óbvio que o sistema de partida a frio dele deu uma audível injetada de gasolina para ajudar nessa 1ª partida imediata , inclusive o seu motor 1.6 logo mostrou que manteve uma marcha lenta bem tranquila, suave e estável e assim, coloquei de imediato o veículo em movimento normal pelas ruas com o seu motor funcionando macio e redondinho desde o inicio do seu funcionamento ainda bem frio.

Afinal, sempre foi real e verdadeira aquela regra de que qq veículo flex , se sempre bem tratado na sua manutenção preventiva , vai saber agradecer mostrando um funcionamento perfeito em qq situação de utilização, não importando se ele esteja abastecido com gasolina ou com etanol.
Ian, eu imagino que você está prestes a aposentar o HB20 1.6.
Já tem algum candidato em mente?

Autor:  ianisgreek [ 08 Jun 2022 17:16 ]
Título:  Re: Problema de partida a frio

Vc praticamente acertou nessa sua previsão sim !

Apesar desse nosso pioneiro HB20 1.6 ainda se mostrar bem competente na sua proposta de ser um veículo compacto popular para um uso diário além tbm dele se mostrar eficiente e competente para umas viagens ocasionais, estou sim querendo experimentar algo novo e com uma mecânica mais atualizada dessa mais recente geração turbo flex.

Somente temo que posso escolher algum modelo do andar imediatamente acima dos HB20 1.0 TGDI turbo flex pq vive-se apenas uma vez nessa vida para nos privar de experimentar algo um pouco mais forte como seria o caso de algum novo veículo zero KM com um motor 1.4 a 1.6 turbo flex e talvez com um câmbio aut. de 6 velocidades.

Mas ainda estou estudando esse nosso atual mercado automotivo para depois me decidir por qual marca e modelo que irei escolher para comprar e substituir assim esse nosso atual HB20 1.6 para continuar a me servir no meu uso diário !

Informo ainda que esse nosso atual HB20 não sairá da família pq meu filho já comentou comigo que tem um real interesse em ficar com ele para o seu uso pessoal , exatamente devido a segura e confiável procedência desse veículo e tbm obviamente que por causa do excelente estado geral em que ele se encontra.

Então , bola pra frente e vida que segue ...

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