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 Título: Cambio mais curto
MensagemEnviado: 05 Ago 2021 23:39 
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Amigos, vocês acham que um cambio um pouco mais curto nas versões de 6 marchas do 1.6 seria uma boa para o desempenho?
Já que (ao menos no automático), tanto a sexta quanto até a quinta parecem ser meio "over drive".
Mas também, as marchas iniciais seriam bem mais curtas

Qual a opinião de vocês, acham o oposto, que deveria ser mais longo para um bom desempenho?


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 Título: Re: Cambio mais curto
MensagemEnviado: 06 Ago 2021 01:19 
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biel780 escreveu:
Amigos, vocês acham que um cambio um pouco mais curto nas versões de 6 marchas do 1.6 seria uma boa para o desempenho?
Já que (ao menos no automático), tanto a sexta quanto até a quinta parecem ser meio "over drive".
Mas também, as marchas iniciais seriam bem mais curtas

Qual a opinião de vocês, acham o oposto, que deveria ser mais longo para um bom desempenho?



Eu percebo que esse motor Gamma 1.6 já tem um ótimo torque disponível desde as baixas rotações e isso combina bem mais com um câmbio principalmente com as marchas altas mais longas ( 4ª , 5ª e 6ª ) do que o contrário pq assim se aproveita bem mais esse melhor torque vindo desde essas rotações mais baixas.

Mas isso tbm ajuda a economizar mais combustível, pq assim mantem-se maiores velocidades em rodovias com menores rotações do motor.

Obs : Já notei claramente que esse antigo câmbio manual de 5 marchas dos HB20 1.6 até 2015 mostram ter uma 4ª e 5ª marchas um pouco curtas demais do que deveriam ser o que obriga esse motor 1.6 a trafegar mantendo sempre rotações mais elevadas em rodovias, o que significa com certeza em um maior consumo médio e ainda, a um maior nível de ruído interno.

Certamente que esse deve ter sido o principal motivo do lançamento desses novos câmbios manuais de 6 marchas além dos novos câmbios aut. de 6 marchas para a linha HB20 de 2016 em diante substituindo assim aqueles antigos câmbios tanto os manuais e tbm os aut. com um menor numero de marchas.

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BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

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 Título: Re: Cambio mais curto
MensagemEnviado: 06 Ago 2021 15:54 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
Amigos, vocês acham que um cambio um pouco mais curto nas versões de 6 marchas do 1.6 seria uma boa para o desempenho?
Já que (ao menos no automático), tanto a sexta quanto até a quinta parecem ser meio "over drive".
Mas também, as marchas iniciais seriam bem mais curtas

Qual a opinião de vocês, acham o oposto, que deveria ser mais longo para um bom desempenho?



Eu percebo que esse motor Gamma 1.6 já tem um ótimo torque disponível desde as baixas rotações e isso combina bem mais com um câmbio principalmente com as marchas altas mais longas ( 4ª , 5ª e 6ª ) do que o contrário pq assim se aproveita bem mais esse melhor torque vindo desde essas rotações mais baixas.

Mas isso tbm ajuda a economizar mais combustível, pq assim mantem-se maiores velocidades em rodovias com menores rotações do motor.

Obs : Já notei claramente que esse antigo câmbio manual de 5 marchas dos HB20 1.6 até 2015 mostram ter uma 4ª e 5ª marchas um pouco curtas demais do que deveriam ser o que obriga esse motor 1.6 a trafegar mantendo sempre rotações mais elevadas em rodovias, o que significa com certeza em um maior consumo médio e ainda, a um maior nível de ruído interno.

Certamente que esse deve ter sido o principal motivo do lançamento desses novos câmbios manuais de 6 marchas além dos novos câmbios aut. de 6 marchas para a linha HB20 de 2016 em diante substituindo assim aqueles antigos câmbios tanto os manuais e tbm os aut. com um menor numero de marchas.

Obrigado pela resposta Ian, sua opinião e prática é sempre bem vindo.
Eu não estou ainda muito acostumado com o carro, mas fiquei nessa duvida sobre o escalamento de marchas.
Pelo visto que disse, eles fizeram um bom trabalho.


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 Título: Re: Cambio mais curto
MensagemEnviado: 06 Ago 2021 19:54 
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Sim Biel, com certeza que esses atuais câmbios tanto o manual e tbm o aut. de 6 marchas dessa linha de 2016 em diante ficou ótima, com um novo escalonamento de marchas show de bola , portanto vc está sim muito bem servido com esse seu HB20 1.6 aut. com certeza.

Obs : Confesso aqui que até já me deu uma forte vontade de comprar um câmbio manual de 6 marchas completo mas usado de um HB20 1.6 de 2016 em diante, já com o novo trambulador e alavanca de câmbio e eu até já achei ele sim, completo desse jeito que eu quero, mas desisti dessa ideia pq ficar gastando num HB20 1.6 2013 que quando for vende-lo sei perfeitamente que ninguém vai pagar por ele nada a mais do que a atual tabela FIPE, então seria só jogar $$$$$$$ fora com essa adaptação e ainda iria me sobrar esse atual câmbio mecânico de 5 marchas completo ...

A não ser que eu mude de ideia e resolva ficar definitivamente e por muito mais tempo com esse nosso atual HB20 .

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 Título: Re: Cambio mais curto
MensagemEnviado: 06 Ago 2021 20:21 
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E relacionado a esse assunto de câmbios, eu tenho uma forte impressão de que os primeiros motores 1.6 Gamma Flex de HB20 fabricados desde 2012 até 2015 vieram de fábrica um pouco mais potenciados do que todos os demais motores 1.6 até essa nova geração entre 2016 até 2019.

E se de fato for assim, essa diferença em desempenho é obviamente na calibração da ECU desses motores, pq tenho certeza que da geração de 2016 até 2019 houveram sim mudanças mecânicas leves nesse motores Gamma 1.6 que resultou tbm na recalibração da ECU deles.

E tbm tenho dúvidas sobre o desempenho dessa nova versão do motor Gamma 1.6 de 2020 em diante pq a Hyundai ativou nele o sistema de comando de válvulas variável tbm para o escape e que acompanhado dessa modificação mecânica, houve tbm uma nova recalibração da ECU dessa nova versão de motor 1.6 e sabemos que isso ajudou um pouco mais a obter um leve melhor rendimento geral dessa nova versão de motor.

Portanto quem sabe se algum dia eu ainda consiga resolver na prática todas essas dúvidas quanto a saber qual é entre essas 3 versões de motores Gamma 1.6 flex, qual a mais esperta em desempenho !

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 Título: Re: Cambio mais curto
MensagemEnviado: 07 Ago 2021 00:05 
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ianisgreek escreveu:
E relacionado a esse assunto de câmbios, eu tenho uma forte impressão de que os primeiros motores 1.6 Gamma Flex de HB20 fabricados desde 2012 até 2015 vieram de fábrica um pouco mais potenciados do que todos os demais motores 1.6 até essa nova geração entre 2016 até 2019.

E se de fato for assim, essa diferença em desempenho é obviamente na calibração da ECU desses motores, pq tenho certeza que da geração de 2016 até 2019 houveram sim mudanças mecânicas leves nesse motores Gamma 1.6 que resultou tbm na recalibração da ECU deles.

E tbm tenho dúvidas sobre o desempenho dessa nova versão do motor Gamma 1.6 de 2020 em diante pq a Hyundai ativou nele o sistema de comando de válvulas variável tbm para o escape e que acompanhado dessa modificação mecânica, houve tbm uma nova recalibração da ECU dessa nova versão de motor 1.6 e sabemos que isso ajudou um pouco mais a obter um leve melhor rendimento geral dessa nova versão de motor.

Portanto quem sabe se algum dia eu ainda consiga resolver na prática todas essas dúvidas quanto a saber qual é entre essas 3 versões de motores Gamma 1.6 flex, qual a mais esperta em desempenho !

Se algum dia vier a SP Ian, será meu convidado de testar no meu as mudanças de 2016


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 Título: Re: Cambio mais curto
MensagemEnviado: 07 Ago 2021 01:56 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
E relacionado a esse assunto de câmbios, eu tenho uma forte impressão de que os primeiros motores 1.6 Gamma Flex de HB20 fabricados desde 2012 até 2015 vieram de fábrica um pouco mais potenciados do que todos os demais motores 1.6 até essa nova geração entre 2016 até 2019.

E se de fato for assim, essa diferença em desempenho é obviamente na calibração da ECU desses motores, pq tenho certeza que da geração de 2016 até 2019 houveram sim mudanças mecânicas leves nesse motores Gamma 1.6 que resultou tbm na recalibração da ECU deles.

E tbm tenho dúvidas sobre o desempenho dessa nova versão do motor Gamma 1.6 de 2020 em diante pq a Hyundai ativou nele o sistema de comando de válvulas variável tbm para o escape e que acompanhado dessa modificação mecânica, houve tbm uma nova recalibração da ECU dessa nova versão de motor 1.6 e sabemos que isso ajudou um pouco mais a obter um leve melhor rendimento geral dessa nova versão de motor.

Portanto quem sabe se algum dia eu ainda consiga resolver na prática todas essas dúvidas quanto a saber qual é entre essas 3 versões de motores Gamma 1.6 flex, qual a mais esperta em desempenho !

Se algum dia vier a SP Ian, será meu convidado de testar no meu as mudanças de 2016



Opa Biel, agradeço por esse seu apoio e nesse caso, na próxima ida minha a São Paulo, irei nesse nosso pioneiro HB20 1.6 pq com isso, além de testar esse seu HB20 , vc tbm poderá fazer um test drive nesse nosso HB e pelo menos, será assim uma diversão interessante!

Então já estamos combinados !

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 Título: Re: Cambio mais curto
MensagemEnviado: 07 Ago 2021 15:37 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
E relacionado a esse assunto de câmbios, eu tenho uma forte impressão de que os primeiros motores 1.6 Gamma Flex de HB20 fabricados desde 2012 até 2015 vieram de fábrica um pouco mais potenciados do que todos os demais motores 1.6 até essa nova geração entre 2016 até 2019.

E se de fato for assim, essa diferença em desempenho é obviamente na calibração da ECU desses motores, pq tenho certeza que da geração de 2016 até 2019 houveram sim mudanças mecânicas leves nesse motores Gamma 1.6 que resultou tbm na recalibração da ECU deles.

E tbm tenho dúvidas sobre o desempenho dessa nova versão do motor Gamma 1.6 de 2020 em diante pq a Hyundai ativou nele o sistema de comando de válvulas variável tbm para o escape e que acompanhado dessa modificação mecânica, houve tbm uma nova recalibração da ECU dessa nova versão de motor 1.6 e sabemos que isso ajudou um pouco mais a obter um leve melhor rendimento geral dessa nova versão de motor.

Portanto quem sabe se algum dia eu ainda consiga resolver na prática todas essas dúvidas quanto a saber qual é entre essas 3 versões de motores Gamma 1.6 flex, qual a mais esperta em desempenho !

Se algum dia vier a SP Ian, será meu convidado de testar no meu as mudanças de 2016



Opa Biel, agradeço por esse seu apoio e nesse caso, na próxima ida minha a São Paulo, irei nesse nosso pioneiro HB20 1.6 pq com isso, além de testar esse seu HB20 , vc tbm poderá fazer um test drive nesse nosso HB e pelo menos, será assim uma diversão interessante!

Então já estamos combinados !

Está combinado, vai ser bem divertido


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