Bem-vindo: 18 Abr 2024 16:04

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 02 Mar 2022 17:12 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Compartilhando mais uma experiencia prática com o nosso atual HB20 1.6 com câmbio manual .

E como ele atingiu recentemente a marca de 90 mil kms rodados , aproveitei para fazer a troca de oleo do seu câmbio manual, já que esse veículo tem um pouco mais de 9 anos de uso com essa quilometragem já percorrida >

Por precaução e para nossa própria informação, já na loja de troca de oleo, pedi que fosse recolhido e medido todo o oleo velho drenado desse câmbio manual, pq já que o veículo nunca havia feito antes essa manutenção preventiva, ele obviamente estaria com todo o volume de oleo desse câmbio original de fábrica desde Outubro/2012 quando ele foi montado na fábrica da Hyundai de Piracicaba-SP.

Mas qual não foi a nossa baita surpresa ao verificarmos com muito cuidado que foram drenados apenas 1.6 lts de um total de no mínimo 1.9 lts podendo esse volume chegar a 2 lts de oleo, sendo que esse câmbio está intacto e nunca sofreu antes nenhum vazamento de oleo.

Além do que com toda essa quilometragem percorrida de 90 mil kms, esse oleo usado se apresentava numa tonalidade bem marrom escuro e com um cheiro desagradável mostrando logicamente que ele já havia chegado ao final de sua vida útil, estava vencido sim.

A dona Hyundai do Brasil recomenda lá no seu manual do proprietário que essa manutenção preventiva seja feita somente aos 120 mil kms rodados, o que é logicamente um baita exagero e muito otimizado, pq se com 90 mil kms o estado visível desse oleo já estava bem ruim e deteriorado, imaginem se eu fosse rodar mais 30 mil kms com esse oleo já surrado e sem troca !!!

Quanto a esse volume drenado estar bem menor do que o indicado, a explicação técnica para isso é que até o oleo dos câmbios manuais é sempre submetido as elevadas temperaturas iguais a dos motores de uns 90 graus cent. ou até mais em locais de clima quente e durante as solicitações maiores no transito urbano e com pouca ventilação.

E esse oleo funcionando com essas elevadas temperaturas de trabalho, é normal haver uma leve evaporação dele durante esses longos pouco mais de 9 anos de uso regular, por isso que houve essa perda visível desse volume original desse oleo.

Assim, repomos adicionando nessa troca, 2 litros inteiros de oleo novo API 75W-85 da especificação GL-4 conforme recomendação expressa no manual da Hyundai do Brasil .

O custo desse oleo na minha cidade foi de 80,00 o litro e o mais curioso e surpreendente foi perceber que logo após realizada essa manutenção preventiva, o funcionamento geral desse câmbio mecânico se mostrou mais macio e suave nas trocas de marcha até a marcha a ré.

Pq com certeza que não podemos comparar nunca um oleo novo com um outro oleo já bem usado e desgastado com mais de 9 anos de uso e após ele rodar 90 mil kms e ainda num volume menor do que o original recomendado de fábrica.

Mas para uma melhor compreensão, vamos imaginar aqui uma outra situação válida para esse caso :

Se um câmbio mecânico qualquer foi projetado pelo seu fabricante para ser lubrificado originalmente com 2 lts de oleo e se ele por um acaso funcionar com apenas 1.5 lts a 1.6 lts desse mesmo oleo, sabemos que a sua lubrificação com certeza será deficiente nesses casos pq vai faltar sim lubrificante em volume suficiente para lubrificar com eficiência todas as peças internas desse câmbio.

Além do fato desse oleo que em uma menor quantidade vai sim aquecer bem mais , perdendo com isso muito antes uma boa parte de sua viscosidade e assim , ele vai lubrificando e protegendo bem pior todas as peças internas desse câmbio , com os consequentes maiores e precoces desgastes, razão dessa minha grata percepção agora após a troca desse oleo do câmbio do nosso HB20 em que ele me mostrou um funcionamento notavelmente melhor com os 2 lts de oleo novo do que com os apenas 1.6 lts de oleo e ainda já velho e bem desgastado.

Então saibam que mecânica automotiva não tem segredos e nem subjetividade e sim lógica, fundamentos práticos reais !!!

Obs : Por isso Dona Hyundai do Brasil, pode deixar que desse meu HB20 cuido eu mesmo e posso apostar que bem melhor do que vc mesma por óbvias razões de interesses pessoais de cada lado.

Ou seja, o fabricante sempre quer vender o máximo de veículos novos a seus clientes , mas ele esquece que esses mesmos clientes tbm querem sempre prolongar ao máximo possível a vida útil dos seus veículos , porém sempre dentro de limites seguros, logicamente !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 03 Mar 2022 16:45 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Compartilhando mais uma experiencia prática com o nosso atual HB20 1.6 com câmbio manual .

E como ele atingiu recentemente a marca de 90 mil kms rodados , aproveitei para fazer a troca de oleo do seu câmbio manual, já que esse veículo tem um pouco mais de 9 anos de uso com essa quilometragem já percorrida >

Por precaução e para nossa própria informação, já na loja de troca de oleo, pedi que fosse recolhido e medido todo o oleo velho drenado desse câmbio manual, pq já que o veículo nunca havia feito antes essa manutenção preventiva, ele obviamente estaria com todo o volume de oleo desse câmbio original de fábrica desde Outubro/2012 quando ele foi montado na fábrica da Hyundai de Piracicaba-SP.

E qual não foi a nossa surpresa ao verificarmos com muito cuidado que foram drenados apenas 1.6 lts de um total de no mínimo 1.9 lts podendo esse volume chegar a 2 lts de oleo, sendo que esse câmbio está intacto e nunca sofreu nenhum vazamento de oleo.

Além do que com toda essa quilometragem percorrida de 90 mil kms, esse oleo usado se apresentava numa tonalidade bem marrom escuro e com um cheiro desagradável mostrando logicamente que ele já havia chegado ao final de sua vida útil, estava vencido sim.

A dona Hyundai do Brasil recomenda lá no seu manual do proprietário que essa manutenção preventiva seja feita somente aos 120 mil kms rodados, o que é logicamente um baita exagero e muito otimizado, pq se com 90 mil kms o estado visível desse oleo já estava bem ruim e deteriorado, imaginem se eu fosse rodar mais 30 mil kms com esse oleo já surrado e sem troca !!!

Quanto a esse volume drenado estar bem menor do que o indicado, a explicação técnica para isso é que até o oleo dos câmbios manuais é sempre submetido as elevadas temperaturas iguais a dos motores de uns 90 graus cent. ou até mais em locais de clima quente e durante as solicitações maiores no transito urbano e com pouca ventilação.

E esse oleo funcionando com essas elevadas temperaturas de trabalho, é normal haver uma leve evaporação dele durante esses longos pouco mais de 9 anos de uso regular, por isso que houve essa perda visível desse volume original desse oleo.

Assim, repomos adicionando nessa troca, 2 litros inteiros de oleo novo API 75W-85 da especificação GL-4 conforme recomendação expressa do manual da Hyundai do Brasil .

O custo desse oleo na minha cidade foi de 80,00 o litro e o mais curioso e surpreendente foi perceber que logo após realizada essa manutenção preventiva, o funcionamento geral desse câmbio mecânico se mostrou mais macio e suave nas trocas de marcha até a marcha a ré.

Pq com certeza que não podemos comparar nunca um oleo novo com um outro oleo já bem usado e desgastado com mais de 9 anos de uso e após ele rodar 90 mil kms e ainda num volume menor do que o original recomendado de fábrica.

Mas para uma melhor compreensão, vamos imaginar aqui uma outra situação válida para esse caso :

Se um câmbio mecânico qualquer foi projetado pelo seu fabricante para ser lubrificado originalmente com 2 lts de oleo e se ele por um acaso funcionar com apenas 1.5 lts a 1.6 lts desse mesmo oleo, sabemos que a sua lubrificação com certeza será deficiente nesses casos pq vai faltar sim lubrificante em volume suficiente para lubrificar com eficiência todas as peças internas desse câmbio.

Além do fato desse oleo que em uma menor quantidade vai sim aquecer bem mais , perdendo com isso muito antes uma boa parte de sua viscosidade e assim , ele vai lubrificando bem pior todas as peças internas desse câmbio, com consequentes maiores desgastes, razão dessa minha percepção agora após a troca desse oleo do câmbio do nosso HB20 que me mostrou um funcionamento notavelmente melhor com os 2 lts de oleo novo do que com apenas 1.6 lts de oleo e ainda já velho e bem desgastado.

Então saibam que mecânica automotiva não tem segredos e nem subjetividade e sim lógica, fundamentos práticos reais !!!

Obs : Por isso Dona Hyundai do Brasil, pode deixar que desse meu HB20 cuido eu mesmo e posso apostar que bem melhor do que vc mesma por óbvias razões de interesses pessoais de cada lado.

Ou seja, o fabricante sempre quer vender o máximo de veículos novos a seus clientes , mas ele esquece que esses mesmos clientes tbm querem sempre prolongar ao máximo possível a vida útil dos seus veículos , logicamente !!!


Muito bom relato e fico muito feliz em ver pessoas cuidando do fluido do óleo de cambio manual tbm


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 03 Mar 2022 19:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Biel, acredite, para engatar as marchas no câmbio desse nosso HB20 agora está uma delicia, super macio que as marchas até chupam em cada engate, tamanha a diferença em relação a antes, estou de fato muito surpreso sim !!!

Veja só o que uma simples manutenção preventiva faz e que o veículo agradece de imediato e a percepção dessa diferença logo salta aos olhos.

Mas que infelizmente muitas pessoas negligenciam essa preventiva só para economizarem míseros reais ... atitude essa que nunca vai valer à pena, com toda certeza !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 04 Mar 2022 00:34 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Biel, acredite, para engatar as marchas no câmbio desse nosso HB20 agora está uma delicia, super macio que as marchas até chupam em cada engate, tamanha a diferença em relação a antes, estou de fato muito surpreso sim !!!

Veja só o que uma simples manutenção preventiva faz e que o veículo agradece de imediato e a percepção dessa diferença logo salta aos olhos.

Mas que infelizmente muitas pessoas negligenciam essa preventiva só para economizarem míseros reais ... atitude essa que nunca vai valer à pena, com toda certeza !

Pois é, não existe nada vitalício e tudo faz diferença.
Sei que as CCS querem manter os preços de revisão baixo mas o preço fica alto no final


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 04 Mar 2022 01:37 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Sim, concordo contigo, mas que os preços cobrados pelas CCS da rede Hyundai do Brasil vejo que estão na média cobrada pelo restante do mercado.

Salvo quando existe aquela intolerante empurroterapia presente em aguns CCS da rede Hyundai mas nesses casos, basta não aceitar a imposição deles, afinal o veículo é só seu e não da rede de CCS da dona Hyundai do Brasil que muitas vezes pensam apenas nos seus lucros deixando a satisfação dos seus clientes lá em penúltimo lugar ...

Além dessa garantia maior desses 5 anos oferecida pelo fabricante que entendo como ainda bem válida e muito útil mas quando realizadas todas as revisões obrigatórias.

O que nunca concordei foi com as falhas diversas existentes na tabela de manutenção preventiva do manual do proprietário que destoam muito dessa garantia desses 5 anos, pq vai na contra-mão de direção dos objetivos da Hyundai do Brasil.

Ou a realidade talvez seria bem diferente disso pq nunca poderemos saber na verdade , o que está por trás das estratégias de marketing de cada um desses fabricantes instalados aqui no Brasil.

Por isso que eu resolvi mesmo antes de terminada essa garantia desses 5 anos do nosso HB20 e tbm do Creta de agir assim por conta própria quanto a manutenção preventiva desses nossos veículos.

Acredito que dessa forma, poderemos dar uma maior sobrevida a esses nossos veículos mesmo após terminada essa garantia de fábrica desses 5 anos.

Obs : Lógico que esse tipo de mentalidade é aplicada mais aos clientes como eu que temos os nossos veículos da Hyundai adquiridos zero KM, que fizemos todas as revisões obrigatórias na rede de CCS da Hyundai durante todo esses período de garantia desses 5 anos e mesmo após terminada essa garantia, ainda estamos mantendo bem esses veículos e procuramos cuidar o melhor possível dessa manutenção preventiva deles.

Ou seja, muitos itens dessa manutenção preventiva desses nossos Hyundai ainda são realizados dentro das CCS da Hyundai e outros itens mais fáceis e rotineiros sendo feitos sempre fora das CCS dessa rede.

E com isso , o custo final de conservação desses veículos assim mantidos fica bem mais em conta e sempre melhor controlado.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 04 Mar 2022 09:12 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Sim, concordo contigo, mas que os preços cobrados pelas CCS da rede Hyundai do Brasil vejo que estão na média cobrada pelo restante do mercado.

Salvo quando existe aquela intolerante empurroterapia presente em aguns CCS da rede Hyundai mas nesses casos, basta não aceitar a imposição deles, afinal o veículo é só seu e não da rede de CCS da dona Hyundai do Brasil que muitas vezes pensam apenas nos seus lucros deixando a satisfação dos seus clientes lá em penúltimo lugar ...

Além dessa garantia maior desses 5 anos oferecida pelo fabricante que entendo como ainda bem válida e muito útil mas quando realizadas todas as revisões obrigatórias.

O que nunca concordei foi com as falhas diversas existentes na tabela de manutenção preventiva do manual do proprietário que destoam muito dessa garantia desses 5 anos, pq vai na contra-mão de direção dos objetivos da Hyundai do Brasil.

Ou a realidade talvez seria bem diferente disso pq nunca poderemos saber na verdade , o que está por trás das estratégias de marketing de cada um desses fabricantes instalados aqui no Brasil.

Por isso que eu resolvi mesmo antes de terminada essa garantia desses 5 anos do nosso HB20 e tbm do Creta de agir assim por conta própria quanto a manutenção preventiva desses nossos veículos.

Acredito que dessa forma, poderemos dar uma maior sobrevida a esses nossos veículos mesmo após terminada essa garantia de fábrica desses 5 anos.

Obs : Lógico que esse tipo de mentalidade é aplicada mais aos clientes como eu que temos os nossos veículos da Hyundai adquiridos zero KM, que fizemos todas as revisões obrigatórias na rede de CCS da Hyundai durante todo esses período de garantia desses 5 anos e mesmo após terminada essa garantia, ainda estamos mantendo bem esses veículos e procuramos cuidar o melhor possível dessa manutenção preventiva deles.

Ou seja, muitos itens dessa manutenção preventiva desses nossos Hyundai ainda são realizados dentro das CCS da Hyundai e outros itens mais fáceis e rotineiros sendo feitos sempre fora das CCS dessa rede.

E com isso , o custo final de conservação desses veículos assim mantidos fica mais em conta e sempre melhor controlado.
No quesito atendimento ao plano de manutenção e de oficinas em CCS, qual a montadora que tem a melhor aqui no Brasil, você saberia?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 04 Mar 2022 10:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Biel, eu já li há algum tempo atrás na net , um ranking bem interessante exatamente com essa classificação de todas as CCS.

E acredito que esse ranking seja atualizado anualmente e publicado na net.

Quem por um acaso puder postar aqui , agradeço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 04 Mar 2022 11:06 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
biel780 escreveu:
No quesito atendimento ao plano de manutenção e de oficinas em CCS, qual a montadora que tem a melhor aqui no Brasil, você saberia?


A ultima que li tras a toyota, honda e hyundai nas 3 primeiras posições...

https://quatrorodas.abril.com.br/os-eleitos/os-eleitos-as-fabricantes-de-automoveis-com-os-melhores-pos-venda-em-2021/

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 04 Mar 2022 14:25 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
OSilva escreveu:
biel780 escreveu:
No quesito atendimento ao plano de manutenção e de oficinas em CCS, qual a montadora que tem a melhor aqui no Brasil, você saberia?


A ultima que li tras a toyota, honda e hyundai nas 3 primeiras posições...

https://quatrorodas.abril.com.br/os-eleitos/os-eleitos-as-fabricantes-de-automoveis-com-os-melhores-pos-venda-em-2021/

Muito bom, obrigado.
Uma pena que a Toyota, por mais que façam carros ótimos ainda mais no quesito durabilidade, nenhum (nem o Corolla) me agrada muito.
Eu gostava bastante da Honda quando tinha o Civic. Mas o City e o Fit (tanto o novo quanto o antigo) também nunca foram o meu estilo apesar de serem ótimos carros.

Vamos ver se a Hyundai arruma o 1.0 turbo do HB20 na próxima geração para superar o 1.6 até no quesito potência ou se fazem algum veículo como o Creta com motores mais competitivos.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de oleo do câmbio manual linha HB20
MensagemEnviado: 04 Mar 2022 14:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Agradeço OSilva pela sua postagem !

Mas os veículos da Toyota nunca me convenceram nem conseguem me conquistar apesar de serem duráveis e bem montados.

Comparada com a Honda, essa marca já me cativa muito mais com um estilo e uma mecânica mais interessantes e ainda esmeradas.

Se fosse para eu optar hoje entre um novo Corolla e um novo Civic , ambos 2.0 flex, a minha escolha seria com certeza o civic.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB