Bem-vindo: 28 Abr 2024 15:42

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 11  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 26 Mai 2022 15:19 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Exatamente Biel, farei sim testes de desempenho em rodovias após consumir esse último tanque abastecido , lembrando que as rodas atuais são 15 com 7 polegadas o que vai favorecer um leve maior contato da banda de rodagem com o solo e por isso é que se tem a sensação real de uma leve melhor estabilidade geral, mesmo utilizando os pneus 185/65-15 que são ligeiramente maiores do que os originais 185/60-15 se comparado com aquelas rodas de alumínio originais 15 muito estreitas com talas de apenas 5.5 polegadas ...

Já essas novas rodas, com esses novos pneus de medidas experimentais 195/65-15 eles ainda se apoiam muito bem, proporcionando assim esse atual alongamento de todas as marchas ao redor de 5,2 % a mais do que a redução original sem falar da leve melhora na estabilidade além de uma ligeira diminuição do nível de ruídos interno durante viagens.

E tbm já é de conhecimento técnico desde longa data que "câmbios mais longos " sempre vão proporcionar uma leve maior economia de combustível do que um "câmbio ligeiramente mais curto ou mais reduzido" principalmente quando se dispõe de um motor que apresenta um razoável torque desde as mais baixas rotações, que seria justamente esse caso aqui desse nosso HB20 hatch mais leve com o motor 1.6 sempre abastecido com etanol e ainda, acoplado a um câmbio manual só que infelizmente com apenas 5 marchas e o melhor de tudo, é um veículo que trafega basicamente e quase sempre mais vazio do que plenamente carregado.

Portanto , acredito diante desses fatos aqui citados que certamente essa é uma combinação técnica que pode resultar sempre em melhores resultados práticos nesse meu caso específico.

Mas podemos visualizar que um novo set up ainda mais ideal para essa combinação atual que estou usando de rodas/pneus seria um novo jogo de rodas de alumínio de aro 16 com talas de 7 polegadas das mais leves que fosse possível encontrar , montadas em 4 pneus 195/55-16 que seriam nesse caso perfeitas para essa minha aplicação e que ainda iria oferecer um melhor visual geral a esse nosso HB20.

Esse nova medida de pneus 195/55-16 se mostraria então como a mais ideal em todos os sentidos de eficiência e visual comparadas com todas as demais medidas de pneus experimentadas até agora.

Estou atrás de pneu 195/55R15 para testar se consigo ganhar de volta a aceleração que no ATT senti que perdeu no 185/65 (lembrando que eu mal pego rodovia).
Meu unico medo é a altura do solo que ficou perfeito no 185/65.

Mas quero muito saber o resultado com o 195/65 pois não sei se vou ficar com o /55


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 26 Mai 2022 17:59 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Acho essa uma ótima medida para a atual linha HB20 tanto com o motor 1.6 e tbm para os motores 1.0 turbo.

Tanto que essa atual e última linha do Ford Ka e Ka+ nas versões com o motor dragon 1.5 de 3 cilindros , vieram todas equipados de fábrica com essa exata medida de pneus 195/55-15.

Essa medida tem um tamanho ligeiramente menor do que os pneus originais 185/55-15 de uns 1.5 % a menos e com certeza que nesse seu HB20 1.6 AT6 vai haver tbm essa bem leve redução geral de 1,5 % em todas as marchas.

E com essa leve modificação, vc tbm poderá sentir leves e sutis melhoras nas respostas à todas as acelerações em geral, principalmente quando esse seu veículo estiver mais carregado.

E o único ponto negativo em se usar pneus levemente menores do que as medidas originais será uma leve penalização nas médias gerais de consumo, afinal, em mecânica automotiva nada é obtido de graça ...

Por isso que o ideal sempre foi e será que os motores a combustão, não importa se forem turbo ou aspirados, mas que eles forneçam o maior torque possível e que ele já esteja disponível sempre e desde as mais baixas rotações desses motores.

Aí sim, ganha-se mais em tudo, ou seja, num melhor desempenho e ainda aliado a uma maior economia de combustível , além desses motores que quando calibrados com uma afinação mais apurada irão se mostrar tbm serem um pouco mais duráveis, pq vão funcionar assim um pouco mais tranquilos e menos forçados do que os demais.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 26 Mai 2022 23:01 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Acho essa uma ótima medida para a atual linha HB20 tanto com o motor 1.6 e tbm para os motores 1.0 turbo.

Tanto que essa atual e última linha do Ford Ka e Ka+ nas versões com o motor dragon 1.5 de 3 cilindros , vieram todas equipados de fábrica com essa exata medida de pneus 195/55-15.

Essa medida tem um tamanho ligeiramente menor do que os pneus originais 185/55-15 de uns 1.5 % a menos e com certeza que nesse seu HB20 1.6 AT6 vai haver tbm essa bem leve redução geral de 1,5 % em todas as marchas.

E com essa leve modificação, vc tbm poderá sentir leves e sutis melhoras nas respostas à todas as acelerações em geral, principalmente quando esse seu veículo estiver mais carregado.

E o único ponto negativo em se usar pneus levemente menores do que as medidas originais será uma leve penalização nas médias gerais de consumo, afinal, em mecânica automotiva nada é obtido de graça ...

Por isso que o ideal sempre foi e será que os motores a combustão, não importa se forem turbo ou aspirados, mas que eles forneçam o maior torque possível e que ele já esteja disponível sempre e desde as mais baixas rotações desses motores.

Aí sim, ganha-se mais em tudo, ou seja, num melhor desempenho e ainda aliado a uma maior economia de combustível , além desses motores que quando calibrados com uma afinação mais apurada irão se mostrar tbm serem um pouco mais duráveis, pq vão funcionar assim um pouco mais tranquilos e menos forçados do que os demais.
Adoraria instalar um pequeno turbo no Gamma, de 0.4 bar mesmo para ter torque em baixa e deixar a maior medida de pneu (sem exagero claro) no carro.
Quem sabe um dia já que minha jornada com esse carro está apenas começando.

Mas quero muito testar o /55.

Vale lembrar que no HB20 foi o primeiro carro que sinto torque steering forte ao arrancar com tudo e virar o volante. Gosto do torque do Gamma, imagina esses 1.0 turbo como devem ser gostosos.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 27 Mai 2022 00:46 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
É verdade que se faz bem notável o torque disponível apresentado por esse motor 1.6 Gamma da Hyundai principalmente se ele estiver abastecido com etanol ou com quase 100% desse combustível vegetal .

Tanto que desde o inicio, eu estranhei o fato da Hyundai do Brasil não equipa-lo de fábrica já com um sistema de controle de tração em série.

Exatamente pq os HB20 são veículos relativamente leves para essa sua categoria e ainda dispõe de um ótimo e elástico motor 1.6 aspirado flex apresentando um dos melhores rendimentos do mercado desde o inicio de sua fabricação aqui.

E essa medida de pneu 195/55-15 citada antes , tbm seria mais um paliativo numa tentativa de se melhorar levemente o rendimento de uma versão de HB20.

Mas a primeira versão do motor 1.0 turbo flex apresentada em 2016 decepcionou um pouco sim quando comparada ao Gamma 1.6 e acredito que até essa 2ª versão 1.0 TGDI flex sinceramente que tbm não brilhou em rendimento como devia e merecia , deixando assim algo a desejar quando comparada com a última versão do motor Gamma 1.6 flex de 2020 em diante.

Vamos ver e esperar se a dona Hyundai do Brasil corrige isso a tempo de revigorar a boa imagem dessa sua atual linha HB20 e a Creta tbm pelo próprio bem dela mesma e de todos os seus clientes e fãs.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 27 Mai 2022 15:08 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
É verdade que se faz bem notável o torque disponível apresentado por esse motor 1.6 Gamma da Hyundai principalmente se ele estiver abastecido com etanol ou com quase 100% desse combustível vegetal .

Tanto que desde o inicio, eu estranhei o fato da Hyundai do Brasil não equipa-lo de fábrica já com um sistema de controle de tração em série.

Exatamente pq os HB20 são veículos relativamente leves para essa sua categoria e ainda dispõe de um ótimo e elástico motor 1.6 aspirado flex apresentando um dos melhores rendimentos do mercado desde o inicio de sua fabricação aqui.

E essa medida de pneu 195/55-15 citada antes , tbm seria mais um paliativo numa tentativa de se melhorar levemente o rendimento de uma versão de HB20.

Mas a primeira versão do motor 1.0 turbo flex apresentada em 2016 decepcionou um pouco sim quando comparada ao Gamma 1.6 e acredito que até essa 2ª versão 1.0 TGDI flex sinceramente que tbm não brilhou em rendimento como devia e merecia , deixando assim algo a desejar quando comparada com a última versão do motor Gamma 1.6 flex de 2020 em diante.

Vamos ver e esperar se a dona Hyundai do Brasil corrige isso a tempo de revigorar a boa imagem dessa sua atual linha HB20 e a Creta tbm pelo próprio bem dela mesma e de todos os seus clientes e fãs.

Sim, o novo 1.0 turbo foi uma ótima evolução em relação ao primeiro.. Mas não igualar os 130 cv do 1.6 foi uma pisada na bola.

Já o primeiro, imagino que ficou posicionado como um motor "1.4".


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 28 Mai 2022 11:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Concordo pq já tive uma boa oportunidade de testar ambos esses lançamentos, em 2016 do primeiro HB20 1.0 turbo flex com o seu excelente câmbio manual de 6 marchas e no final de 2019 ao testar a recém lançada versão do HB20 1.0 TGDI tubo flex com o seu novo câmbio aut. de 6 marchas.

De fato, a evolução no rendimento geral entre essas duas versões foi perceptível sim , ainda mais que ambas essas versões de motores foram testadas por mim já abastecidas apenas com etanol, o que equiparou essa comparação.

E voltando ao assunto dos pneus de medidas diferentes das originais, ontem eu confirmei mais uma vez de que parece mesmo ser real o fato de que câmbios manuais levemente alongados apenas com pneus um pouco maiores, podem beneficiar diretamente uma leve redução do consumo médio.

As médias de consumo anteriores sempre com etanol e com os pneus de medidas 185/65-15 mostravam médias ao redor de 9 kms/l e agora , após estar experimentando esse par de pneus 195/65-15 somente na dianteira do nosso HB20 , isso fez essa mesma média de consumo saltar para um mínimo de 9,6 kms litro, apesar de que devemos considerar que agora existe tbm a nova mistura de 15% de gasolina no etanol.

Já quanto a possíveis diferenças percebidas em desempenho, seria necessário testar agora com essa nova medida de pneus apenas na dianteira do nosso HB20, o desempenho dele em acelerações plenas lado a lado contra o Ford Ka 1.5 do meu irmão, cujo desempenho mostrado antes era muito levemente inferior ao desse nosso HB20 1.6 e assim ver se agora haverá alguma melhora ou piora dessa pequena diferença anterior.

Lembrando ainda que esse Ford Ká 1.5 tbm se mantém sempre com etanol no tanque ou misturado somente com uns 10% de gasolina.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 28 Mai 2022 17:33 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Concordo pq já tive uma boa oportunidade de testar ambos esses lançamentos, em 2016 do primeiro HB20 1.0 turbo flex com o seu excelente câmbio manual de 6 marchas e no final de 2019 ao testar a recém lançada versão do HB20 1.0 TGDI tubo flex com o seu novo câmbio aut. de 6 marchas.

De fato, a evolução no rendimento geral entre essas duas versões foi perceptível sim , ainda mais que ambas essas versões de motores foram testadas por mim já abastecidas apenas com etanol, o que equiparou essa comparação.

E voltando ao assunto dos pneus de medidas diferentes das originais, ontem eu confirmei mais uma vez de que parece mesmo ser real o fato de que câmbios manuais levemente alongados apenas com pneus um pouco maiores, podem beneficiar diretamente uma leve redução do consumo médio.

As médias de consumo anteriores sempre com etanol e com os pneus de medidas 185/65-15 mostravam médias ao redor de 9 kms/l e agora , após estar experimentando esse par de pneus 195/65-15 somente na dianteira do nosso HB20 , isso fez essa mesma média de consumo saltar para um mínimo de 9,6 kms litro, apesar de que devemos considerar que agora existe tbm a nova mistura de 15% de gasolina no etanol.

Já quanto a possíveis diferenças percebidas em desempenho, seria necessário testar agora com essa nova medida de pneus apenas na dianteira do nosso HB20, o desempenho dele em acelerações plenas lado a lado contra o Ford Ka 1.5 do meu irmão, cujo desempenho mostrado antes era muito levemente inferior ao desse nosso HB20 1.6 e assim ver se agora haverá alguma melhora ou piora dessa pequena diferença anterior.

Lembrando ainda que esse Ford Ká 1.5 tbm se mantém sempre com etanol no tanque ou misturado somente com uns 10% de gasolina.

Espero que possam testar em breve, pois acho o Ka 1.5 o unico concorrente real do HB20 gamma 1.6


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 29 Mai 2022 10:59 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
É verdade Biel, então, logo faremos esse comparativo de aceleração lado a lado, mas já adianto para vc que eu até já estou me habituando com o novo rodar mais tranquilo e suave das respostas desse motor Gamma 1.6 com essa nova medida de pneus dianteiros e que devido a isso, muito dificilmente eu retornaria à medida anterior de pneu , salvo se eu confirmar na prática que agora com o câmbio desse veículo ligeiramente mais longo, eu estarei perdendo de fato, um pouco que seja em desempenho.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 29 Mai 2022 16:51 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
É verdade Biel, então, logo faremos esse comparativo de aceleração lado a lado, mas já adianto para vc que eu até já estou me habituando com o novo rodar mais tranquilo e suave das respostas desse motor Gamma 1.6 com essa nova medida de pneus dianteiros e que devido a isso, muito dificilmente eu retornaria à medida anterior de pneu , salvo se eu confirmar na prática que agora com o câmbio desse veículo ligeiramente mais longo, eu estarei perdendo de fato, um pouco que seja em desempenho.

COm certeza, sem dizer que pode-se perder em aceleração, mas se ganha em velocidade em todas as marchas


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 30 Mai 2022 00:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Exatamente isso, por isso que estou muito curioso sim para ver as novas reações em acelerações plenas desse nosso HB20 agora com esses novos pneus um pouco maiores só na dianteira.

Óbvio que esses testes rápidos de acelerações lado a lado que faremos com esse Ka 1.5 da família serão com os veículos vazios e somente com os seus condutores, abastecidos com etanol , em trechos mais retos e planos das rodovias ao redor da cidade e em horários mais tranquilos e sem movimento já bem mais tarde da noite , para assim nunca haver maiores riscos como sempre habitualmente o fazemos.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 11  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB