Bem-vindo: 28 Abr 2024 18:21

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 11  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 15:38 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Então Biel, eu sempre gostei da engenharia da Ford do Brasil desde quando ela lançou aqui no nosso mercado , o seu primeiro motor 100% a etanol no início da década de 80.

Ela sempre se mostrava como a pioneira e na vanguarda naqueles tempos, ao esmerar e aperfeiçoar no desenvolvimento tecnológico dos seus novos motores, sempre que o assunto eram o etanol e exatamente por isso , ela era respeitada por aqui desde aqueles tempos.

Mas com toda essa evolução tecnológica disponível e que envolve os mais recentes motores flex, fica difícil de imaginar atualmente que todos esses fabricantes como a Hyundai, Chevrolet, VW , Ford e as demais coreanas além das outras marcas de veículos flex de economizarem na elaboração e calibração de suas ECUs simplesmente pq se elas adotarem essa atitude bem suspeita e pouco recomendada, jamais eles vão atingir o objetivo principal deles de oferecerem esses novos motores apresentando cada vez mais, um melhor rendimento geral, esteja ele alimentado com gasolina, com etanol e mesmo com a maior infinidade de misturas possíveis entre ambos esses combustíveis.

E sobre a calibração da ECU desse motor Gamma 1.6 em especial, pelo menos nas minhas experiências já realizadas a cada 5% de variação na mistura de gasolina adicionada ao etanol, eu já percebi sim nitidamente que ocorre uma leve mudança nas médias de consumo obtidas e tbm mostradas no comp. de bordo, até bem mais do que as percepções reais das diferenças nas mudanças em desempenho ocorridas com essas variações de combustíveis.

E isso ocorre simplesmente pq o etanol tem uma combustão bem diferente do que ocorre com as gasolinas e a sonda lambda do escape está lá exatamente para detectar qq uma dessas possíveis misturas atravéz da composição dos gases do escape, quando já se sabe que a queima de gasolina produz bem mais monóxido de carbono do que o etanol e vice versa além de outros gases nocivos produzidos tanto pela combustão da gasolina e tbm pelo etanol mas em menor quantidade e assim, a ECU, que já está perfeitamente calibrada e instruída para ler e detectar todas essas minimas variações no teor desses gases queimados que passam por essa sonda lambda, vai saber informar exatamente para essa ECU, quais serão com exatidão , o teor de cada combustível, entre gasolina e etanol e com isso, essa ECU por sua vez, já saberá tbm e com exatidão, quais serão os mapas ideais a serem aplicados e utilizados por ela no funcionamento do motor a cada momento, não importa o tipo e a forma de dirigir de cada condutor , das condições climáticas , do tipo de combustível e de carga aplicadas ao motor .

Enfim, tudo está perfeitamente harmonizado entre todos esses sistemas de um veículo atual e eu já estudei sobre isso mais a fundo incluindo toda a mecânica e elétrica de um automóvel e por isso, posso afirmar aqui com total segurança que o assunto empolga bastante a qq profissional mais dedicado desse ramo pq mostra as maravilhas possíveis e que podem ser realizadas pela engenharia automotiva quando os fabricantes decidem que querem de fato surpreender o seus mercados consumidores e afirmo ainda que as capacidades dos sistemas de memorização e de aprendizado de cada uma dessas ECUs é gigantesca com toda aquela sua vasta biblioteca de dados já armazenada em forma de mapas e funções as mais diversas e variadas e que mostram ser quase infinita, por isso que sempre e em qq condição de utilização tanto do veículo e tbm do tipo ou mistura de combustíveis contido no tanque, no caso de câmbio manual ou automático, o motor vai estar sempre corretamente regulado para atingir a sua condição ideal de funcionamento e sempre na busca para se obter com isso o seu melhor rendimento, não importa qual o estilo de guiar de cada condutor.

Obs : Se faz até desnecessário citar aqui que para se atingir todos esses objetivos programados previamente pelos fabricantes nas suas ECUs, que o motor além de todo o veículo deve estar sempre em perfeitas condições mecânicas e elétricas gerais, com todos os seus sensores funcionando perfeitos , caso contrario, se houver desde uma pequena anomalia tanto na parte mecânica ou elétrica qq , por menor que ela seja e para qq um modelo de veículo atual, isso vai certamente afetar todo o motor de atingir assim o seu máximo rendimento.

Finalmente lembrando que todos esses sistemas atuais desses veículos dessa mais recente geração estão totalmente interligados entre sí na sua ECU atravez de cabos e de sensores, por isso que existe essa real importância para se manter sempre qq veículo atual na sua mais completa ordem de funcionamento geral tanto quanto a sua manutenção preventiva e tbm com a corretiva !
Eu vejo a Hyundai como a nova Ford (só que sem os defeitos horríveis da Ford como falta de investimento após o lançamento de uma nova tecnologia).
Eles tem reliability que a Ford nunca teve, de ser rivais as Japonesas aqui.
Mas diferente das Japonesas e assim como a Ford, eles investem pesado no desenvolvimento de motores realmente bons. Em quanto as Japonesas tem ótimos motores, mas são mais conservadores.. O novo City nem tem um Turbo e isso ajuda muito.

Uma coisa que gostava da Ford eram as ECUS do final da decada de 90, onde eles usaram tecnologia que o Schumacher ajudou a desenvolver com a parceria da Beneton. Lembro até o Endura-E tinha a melhor calibragem de ECU e adaptabilidade que eu já vi (melhor que os Rocam que vieram depois e até mesmo melhor que a do HB20.. Pena que o motor era péssimo até para a época.). Se girava o motor até o limitador ele sempre extraia um pouco mais de RPM e colocava o corte de ignição mais alto do que anteriormente, era bem legal.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 17:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Sim Biel, interessante e oportuno esse seu comentário, lembrei com certeza daquela famosa parceria do Schumi da Beneton com a Ford e a criação daquelas novas ECUs com os sistemas EEC III , EEC IV e a ultima versão EEC V , que era a mais moderna e a mais eficaz dessas tres.

Essa então nova série de ECUs equiparam com muito sucesso e êxito , vários modelos mundiais da Ford já naquela época , ao redor de 1994 a 1998 !

O detalhe mais interessante que se percebia ao conduzir aqueles fiestas 1.0 e 1.3 com aquele motor Endura e essas ECUs era a elasticidade surpreendente que aqueles pequenos motores exibiam já naquela época e que faziam todos os seus demais concorrentes de mesma cilindrada morrerem de inveja daquela boa façanha técnica.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 18:15 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Sim Biel, interessante e oportuno esse seu comentário, lembrei com certeza daquela famosa parceria do Schumi da Beneton com a Ford e a criação daquelas novas ECUs com os sistemas EEC III , EEC IV e a ultima versão EEC V , que era a mais moderna dessas tres.

Essa então nova série de ECUs equiparam com muito sucesso e êxito , vários modelos mundiais da Ford já naquela época , ao redor de 1994 a 1998 !

O detalhe mais interessante que se percebia ao conduzir aqueles fiestas 1.0 e 1.3 com aquele motor Endura e essas ECUs era a elasticidade surpreendente que aqueles pequenos motores exibiam naquela época e que faziam todos os seus demais concorrentes de mesma cilindrada morrerem de inveja daquela boa façanha técnica.

Olha eu gostava daquele carrinho, mesmo sendo fraco.
Ele tinha câmbio longo mesmo sendo 1.0 e com um stage 1 que fiz nele (tirei catalizador, escapamento, indução, regulagem de válvula diferente e até mesmo respiro de óleo com catch can) fez com que ele andasse igual aos 1.0 de 70 cavalo.

Lembro quando perdi o freio (O flexível arrebentou) e meu mecânico veio me pegar com um celta VHC-E. Ele foi com o fiesta e pediu para eu ir na frente com o Celta caso ele não conseguisse frear com o freio de mão e freio motor ele bateria atrás do carro dele... 2 minutos depois ele me ultrapassa, liga o foda-se e eu tive dificuldade em acompanha-lo com o celta...
Chegando na mecânica ele desce do carro e disse "o bichinho ta andando".

Adorava aquela ECU, imagino que nos Zetec 1.8 era um ótimo carro.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 18:21 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Exatamente isso , era fato essas façanhas exibidas por aqueles pequenos motores da Ford desde aquelas épocas.

Sim, os motores Ford Zetec 1.8 e 2.0 dos mondeos daquela época tbm respondiam super bem mostrando uma invejável elasticidade de funcionamento com essa nova série de ECUs.

Tive muitas oportunidades de guiar em rodovias com vários deles e gostava de sentir daquela inesquecível sensação transmitida de um ótimo desempenho com uma boa elasticidade geral para aquela época e ainda fazendo tudo aquilo com aquelas nossas sempre medíocres gasolinas.

Numa prova bem real de que quando de fato um fabricante quer e decide fazer algo tecnicamente surpreendente para mostrar ao mercado, que não existem barreiras para impedir que se consiga atingir ótimos objetivos.

E já que estamos falando da Ford dos anos 90 e dos seus veículos equipados naquela época com essas ótimas ECUs, jamais esqueço que um amigo meu Rogério comprou em 1998 um Ford Mustang GT V8 5.0 do ano de 1995 com o câmbio manual de 5 marchas semi-novo vermelho maravilhoso e me chamou para testarmos esse seu novo bólido nas rodovias próximas da nossa cidade.

A injeção dele era comandada por uma ECU EEC-V , a mais evoluída delas que fazia a adaptação automática daqueles nossos horríveis lixos de gasolina comum a essa formidável injeção multiponto super bem gerenciada e aquele motor V8 5.0 da Ford funcionava tão macio , potente e corretamente bem calibrado que não se acreditava naquele milagre de funcionamento perfeito com um ótimo rendimento.

Tinha 218 cvs com um pouco menos de 40 kgfm de torque mas o som que saia do duplo escapamento daquele V8 eu nunca mais me esqueci.

E quem aqui se lembra ainda daquelas famosas picapes pequenas da Ford , aquelas Ranger menores com cabine simples lançadas aqui em 1994 e importadas acho que até 1997 com o motor Ford V6 4.0 somente a gasolina com 164 cvs e torque de mais de 30 kgfm que impressionavam com a maciez , a elasticidade , o torque e a potência mostrada por aquele fabuloso motor equipadas igualmente com essa mesma ECU da serie EEC V comandando o seu sistema de injeção eletrônica de combustível e que deixaram muita saudade no nosso mercado.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 23:43 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Exatamente isso , era fato essas façanhas exibidas por aqueles pequenos motores da Ford desde aquelas épocas.

Sim, os motores Ford Zetec 1.8 e 2.0 dos mondeos daquela época tbm respondiam super bem mostrando uma invejável elasticidade de funcionamento com essa nova série de ECUs.

Tive muitas oportunidades de guiar em rodovias com vários deles e gostava de sentir daquela inesquecível sensação transmitida de um ótimo desempenho com uma boa elasticidade geral para aquela época e ainda fazendo tudo aquilo com aquelas nossas sempre medíocres gasolinas.

Numa prova bem real de que quando de fato um fabricante quer e decide fazer algo tecnicamente surpreendente para mostrar ao mercado, que não existem barreiras para impedir que se consiga atingir ótimos objetivos.

E já que estamos falando da Ford dos anos 90 e dos seus veículos equipados naquela época com essas ótimas ECUs, jamais esqueço que um amigo meu Rogério comprou em 1998 um Ford Mustang GT V8 5.0 do ano de 1995 com o câmbio manual de 5 marchas semi-novo vermelho maravilhoso e me chamou para testarmos esse seu novo bólido nas rodovias próximas da nossa cidade.

A injeção dele era comandada por uma ECU EEC-V , a mais evoluída delas que fazia a adaptação automática daqueles nossos horríveis lixos de gasolina comum a essa formidável injeção multiponto super bem gerenciada e aquele motor V8 5.0 da Ford funcionava tão macio , potente e corretamente bem calibrado que não se acreditava naquele milagre de funcionamento perfeito com um ótimo rendimento.

Tinha 218 cvs com um pouco menos de 40 kgfm de torque mas o som que saia do duplo escapamento daquele V8 eu nunca mais me esqueci.

E quem aqui se lembra ainda daquelas famosas picapes pequenas da Ford , aquelas Ranger menores com cabine simples lançadas aqui em 1994 e importadas acho que até 1997 com o motor Ford V6 4.0 somente a gasolina com 164 cvs e torque de mais de 30 kgfm que impressionavam com a maciez , a elasticidade , o torque e a potência mostrada por aquele fabuloso motor equipadas igualmente com essa mesma ECU da serie EEC V comandando o seu sistema de injeção eletrônica de combustível e que deixaram muita saudade no nosso mercado.

Esse Mustang foi ótimo na época, ainda vejo que na gringa, ele é bem querido para drift até mesmo deixando o Motor stock com a ECU original.
Uma pena que nos anos 2000 a Ford deu uma pisada na bola nos modelos mais de entrada.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 25 Mai 2022 21:38 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E retornando ao assunto desse tópico, mais outro tanque consumido já utilizando experimentalmente o novo par de pneus 195/65-15 e a média final ficou dessa vez nos 9,4 kms/l .

Mas que na realidade, nem irei considerar essa última média acima, pq no meio desse teste fui obrigado a misturar os 15% de gasolina no restante do etanol puro contido no tanque para auxiliar o motor 1.6 dele a dar uma partida mais fácil nessas manhãs mais frias pq o sistema original de gasolina dessa partida a frio dele está sem funcionar por falha em alguma peça dele.

E agora há uns 3 dias atrás, mais um outro tanque repleto com a nova mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina comum foi abastecido e iniciou-se assim, uma outra nova média de consumo sempre rodando nas mesmas condições básicas e gerais de percurso e usando o mesmo estilo leve e cuidadoso de guiar nessa utilização diária desse nosso HB20 e na mesma rotina de sempre.

E a média de consumo por enquanto está nos 9,7 kms/l até esse momento após rodar um total parcial de 58,6 kms em percurso basicamente urbano mais leve nesses 3 dias depois de reabastecer esse veículo.

Vamos ver como será finalizada essa nova média de consumo desse tanque de combustível abastecido agora com essa nova mistura de combustíveis acima citada.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 25 Mai 2022 23:49 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
E retornando ao assunto desse tópico, mais outro tanque consumido já utilizando experimentalmente o novo par de pneus 195/65-15 e a média final ficou dessa vez nos 9,4 kms/l .

Mas que na realidade, nem irei considerar essa última média acima, pq no meio desse teste fui obrigado a misturar os 15% de gasolina no restante do etanol puro contido no tanque para auxiliar o motor 1.6 dele a dar uma partida mais fácil nessas manhãs mais frias pq o sistema original de gasolina dessa partida a frio dele está sem funcionar por falha em alguma peça dele.

E agora há uns 3 dias atrás, mais um outro tanque repleto com a nova mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina comum foi abastecido e iniciou-se assim, uma outra nova média de consumo sempre rodando nas mesmas condições básicas e gerais de percurso e usando o mesmo estilo leve e cuidadoso de guiar nessa utilização diária desse nosso HB20 e na mesma rotina de sempre.

E a média de consumo por enquanto está nos 9,7 kms/l até esse momento após rodar um total parcial de 58,6 kms em percurso basicamente urbano mais leve nesses 3 dias depois de reabastecer esse veículo.

Vamos ver como será finalizada essa nova média de consumo desse tanque de combustível abastecido agora com essa nova mistura de combustíveis acima citada.



Até agora, qual foi a medida com o melhor consumo?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 26 Mai 2022 00:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Percebi que está havendo até agora um desconcertante empate técnico entre os pneus 185/65-15 com esse último 195/65-15 porém com uma leve tendência ao pneu maior estar se mostrando ainda um pouco mais econômico.

Mas sinceramente que essa ultima e maior medida está me agradando um pouco mais do que essa medida anterior, devido ao maior silencio e maciez ao rodar sem ainda perder a boa estabilidade geral que deve ter melhorado bem levemente com esses novos pneus um pouco mais largos na frente do que antes e o melhor de tudo, as respostas nas acelerações leves em baixas e médias rotações estão se mostrando muito semelhantes e sempre ótimas e prontas com ambas essas medidas de pneus.

Apesar de que , na verdade , ainda não cheguei a explorar um pouco mais a fundo todo o desempenho desse motor 1.6 já com essa nova medida de pneus, talvez devido aos atuais testes de consumo médio que me obrigam a rodar sempre mais padronizado com o pé bem leve no acelerador com o único objetivo de se obter uma maior economia possível !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 26 Mai 2022 01:48 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Percebi que está havendo até agora um desconcertante empate técnico entre os pneus 185/65-15 com esse último 195/65-15 porém com uma leve tendência ao pneu maior estar se mostrando ainda um pouco mais econômico.

Mas sinceramente que essa ultima e maior medida está me agradando um pouco mais do que essa medida anterior, devido ao maior silencio e maciez ao rodar sem ainda perder a boa estabilidade geral que deve ter melhorado bem levemente com esses novos pneus um pouco mais largos na frente do que antes e o melhor de tudo, as respostas nas acelerações leves em baixas e médias rotações estão se mostrando muito semelhantes e sempre ótimas e prontas com ambas essas medidas de pneus.

Apesar de que , na verdade , ainda não cheguei a explorar um pouco mais a fundo todo o desempenho desse motor 1.6 já com essa nova medida de pneus, talvez devido aos atuais testes de consumo médio que me obrigam a rodar sempre mais padronizado com o pé bem leve no acelerador com o único objetivo de se obter uma maior economia possível !

Fico na espera ao teste de desempenho.
Pneu não é apenas economia, bom saber que a medida 195 transforma o carro em um veículo bem mais seguro


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 26 Mai 2022 10:56 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Exatamente Biel, farei sim testes de desempenho em rodovias após consumir esse último tanque abastecido , lembrando que as rodas atuais são 15 com 7 polegadas o que vai favorecer um leve maior contato da banda de rodagem com o solo e por isso é que se tem a sensação real de uma leve melhor estabilidade geral, mesmo utilizando os pneus 185/65-15 que são ligeiramente maiores do que os originais 185/60-15 se comparado com aquelas rodas de alumínio originais 15 muito estreitas com talas de apenas 5.5 polegadas ...

Já essas novas rodas, com esses novos pneus de medidas experimentais 195/65-15 eles ainda se apoiam muito bem, proporcionando assim esse atual alongamento de todas as marchas ao redor de 5,2 % a mais do que a redução original sem falar da leve melhora na estabilidade além de uma ligeira diminuição do nível de ruídos interno durante viagens.

E tbm já é de conhecimento técnico desde longa data que "câmbios mais longos " sempre vão proporcionar uma leve maior economia de combustível do que um "câmbio ligeiramente mais curto ou mais reduzido" principalmente quando se dispõe de um motor que apresenta um razoável torque desde as mais baixas rotações, que seria justamente esse caso aqui desse nosso HB20 hatch mais leve com o motor 1.6 sempre abastecido com etanol e ainda, acoplado a um câmbio manual só que infelizmente com apenas 5 marchas e o melhor de tudo, é um veículo que trafega basicamente e quase sempre mais vazio do que plenamente carregado.

Portanto , acredito diante desses fatos aqui citados que certamente essa é uma combinação técnica que pode resultar sempre em melhores resultados práticos nesse meu caso específico.

Mas podemos visualizar que um novo set up ainda mais ideal para essa combinação atual que estou usando de rodas/pneus seria um novo jogo de rodas de alumínio de aro 16 com talas de 7 polegadas das mais leves que fosse possível encontrar , montadas em 4 pneus 195/55-16 que seriam nesse caso perfeitas para essa minha aplicação e que ainda iria oferecer um melhor visual geral a esse nosso HB20.

Esse nova medida de pneus 195/55-16 se mostraria então como a mais ideal em todos os sentidos de eficiência e visual comparadas com todas as demais medidas de pneus experimentadas até agora.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 11  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB