ianisgreek escreveu:
Acho essa uma ótima medida para a atual linha HB20 tanto com o motor 1.6 e tbm para os motores 1.0 turbo.
Tanto que essa atual e última linha do Ford Ka e Ka+ nas versões com o motor dragon 1.5 de 3 cilindros , vieram todas equipados de fábrica com essa exata medida de pneus 195/55-15.
Essa medida tem um tamanho ligeiramente menor do que os pneus originais 185/55-15 de uns 1.5 % a menos e com certeza que nesse seu HB20 1.6 AT6 vai haver tbm essa bem leve redução geral de 1,5 % em todas as marchas.
E com essa leve modificação, vc tbm poderá sentir leves e sutis melhoras nas respostas à todas as acelerações em geral, principalmente quando esse seu veículo estiver mais carregado.
E o único ponto negativo em se usar pneus levemente menores do que as medidas originais será uma leve penalização nas médias gerais de consumo, afinal, em mecânica automotiva nada é obtido de graça ...
Por isso que o ideal sempre foi e será que os motores a combustão, não importa se forem turbo ou aspirados, mas que eles forneçam o maior torque possível e que ele já esteja disponível sempre e desde as mais baixas rotações desses motores.
Aí sim, ganha-se mais em tudo, ou seja, num melhor desempenho e ainda aliado a uma maior economia de combustível , além desses motores que quando calibrados com uma afinação mais apurada irão se mostrar tbm serem um pouco mais duráveis, pq vão funcionar assim um pouco mais tranquilos e menos forçados do que os demais.
Adoraria instalar um pequeno turbo no Gamma, de 0.4 bar mesmo para ter torque em baixa e deixar a maior medida de pneu (sem exagero claro) no carro.
Quem sabe um dia já que minha jornada com esse carro está apenas começando.
Mas quero muito testar o /55.
Vale lembrar que no HB20 foi o primeiro carro que sinto torque steering forte ao arrancar com tudo e virar o volante. Gosto do torque do Gamma, imagina esses 1.0 turbo como devem ser gostosos.