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 Título: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 13 Abr 2022 02:35 
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Amigos, fiz uma tabela para o HB20 1.6 att de 6 marchas mostrando as velocidades (teóricas) de cada marcha com os pneus 185/55, /60, /65
Espero que seja útil para a escolha do perfil X Performance


Anexos:
Descrição do arquivo: Tabela
VelocidadeXPneus.zip [8.32 KiB]
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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 13 Abr 2022 09:39 
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Então Biel, essa teoria está correta sim.

Mas teria de ver se na prática, essas medidas de pneus iriam se comportar exatamente assim atravez de testes reais com o mesmo HB20 1.6 aut. usando essas 3 medidas de pneus e sendo cronografado em todas essas situações citadas.

E repetindo aqui novamente, esse novo câmbio aut. 6 da linha HB20 tem uma ECU de transmissão bem avançada que tem a real capacidade de se adaptar tanto ao modo de condução individual de cada dono e tbm a prováveis leves mudanças no diâmetro dos pneus usados .

Assim, eventuais trocas de medidas originais de pneus por outros com ligeiras diferenças nessas medidas podem perfeitamente ser readaptadas e compensadas pelas estratégias dessa ECU desse câmbio aut. 6 e assim o veículo não apresentar uma condução irregular e/ou deficiente numa troca de medida dos pneus originais.

E no caso do nosso HB20 1.6 c/ câmbio manual, só vi vantagens práticas na condução ao usar essa nova medida de pneu 185/65-15 no meu dia a dia e tanto é assim que eu jamais retornaria a usar à medida original anterior de pneu 185/60-15 nesse meu HB20.

Grosseiramente falando, seria como se todas as marchas desse câmbio manual desse nosso atual HB20 fossem levemente alongadas, o que para mim, só vejo vantagens práticas nisso !

E para quem questionar sobre alguma eventual falta de torque em uma determinada marcha e situação, lembrem-se de que sempre dispomos de mais marchas inferiores nesse câmbio manual e que podem perfeitamente ser aproveitadas de forma inteligente.

Exemplo prático :

Imaginem a situação possível de que estou numa rodovia com esse nosso atual HB20 1.6 manual, trafegando vazio como já é de hábito e de repente, me vejo sendo ultrapassado a uns 120 kms/h por um HB20 1.6 manual .

Se provavelmente vou estar na 5ª marcha, bastará eu reduzir rápido para uma 4ª marcha e pisar fundo e esse tal HB20 1.6 manual será logo ultrapassado tranquilo por mim , pq estarei numa 4ª marcha um pouco mais longa do que a 4ª marcha dele e por isso, estarei desenvolvendo uma velocidade de retomada um pouco superior a desse outro HB20 e devido a isso, o alcançarei e passarei por ele rapidamente.

E se alguém citar que caso fosse um HB20 1.6 manual de 6 marchas o que aconteceria nesse caso que citei aqui, o nosso HB20 ainda estaria em ligeira vantagem pq a 4ª marcha do HB20 1.6 manual de 5 marchas com o pneu 185/65-15 se mostrará ligeiramente mais longa do que a 4ª marcha desse HB20 1.6 manual de 6 marchas com o pneu original e assim, ele vai perder por pouco que seja essa aceleração lado a lado com esse nosso HB20.

Mas no caso de um HB20 1.6 manual de 6 marchas de 2016 em diante adotar essa nova medida de pneu 185/65-15 ele vai com certeza se mostrar levemente superior em aceleração do que esse nosso HB20 1.6 manual de 5 marchas pq ele sempre terá disponível uma marcha a mais para ser utilizada em qq situação de condução.

Óbvio que essa é apenas uma situação curiosa e meramente ilustrativa para demonstrar uma das vantagens práticas proporcionadas pelo pneu de medida um pouco superior à original num veículo com câmbio manual não importa se ele seja de 5 ou de 6 marchas.

Assim equipado com esses pneus 185/65-15, esse nosso atual HB20 já deixou em rodovias muito condutor desapontado com seus veículos 1.6, 1.8 e até 2.0 aspirados pq ficaram com certeza surpresos com o desempenho incomum dele.

Lembrando aqui que viajo e trafego sempre abastecido somente com um etanol confiável e se qq outro veículo aspirado flex de cilindrada próxima ou igual a 1.6 estiver abastecido com qq das gasolinas, estará ferrado pq vai perder essa aceleração com certeza.

_________________
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Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 13 Abr 2022 18:24 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, essa teoria está correta sim.

Mas teria de ver se na prática, essas medidas de pneus iriam se comportar exatamente assim atravez de testes reais com o mesmo HB20 1.6 aut. usando essas 3 medidas de pneus e sendo cronografado em todas essas situações citadas.

E repetindo aqui novamente, esse novo câmbio aut. 6 da linha HB20 tem uma ECU de transmissão bem avançada que tem a real capacidade de se adaptar tanto ao modo de condução individual de cada dono e tbm a prováveis leves mudanças no diâmetro dos pneus usados .

Assim, eventuais trocas de medidas originais de pneus por outros com ligeiras diferenças nessas medidas podem perfeitamente ser readaptadas e compensadas pelas estratégias dessa ECU desse câmbio aut. 6 e assim o veículo não apresentar uma condução irregular e/ou deficiente numa troca de medida dos pneus originais.

E no caso do nosso HB20 1.6 c/ câmbio manual, só vi vantagens práticas na condução ao usar essa nova medida de pneu 185/65-15 no meu dia a dia e tanto é assim que eu jamais retornaria a usar à medida original anterior de pneu 185/60-15 nesse meu HB20.

Grosseiramente falando, seria como se todas as marchas desse câmbio manual desse nosso atual HB20 fossem levemente alongadas, o que para mim, só vejo vantagens práticas nisso !

E para quem questionar sobre alguma eventual falta de torque em uma determinada marcha e situação, lembrem-se de que sempre dispomos de mais marchas inferiores nesse câmbio manual e que podem perfeitamente ser aproveitadas de forma inteligente.

Exemplo prático :

Imaginem a situação possível de que estou numa rodovia com esse nosso atual HB20 1.6 manual, trafegando vazio como já é de hábito e de repente, me vejo sendo ultrapassado a uns 120 kms/h por um HB20 1.6 manual .

Se provavelmente vou estar na 5ª marcha, bastará eu reduzir rápido para uma 4ª marcha e pisar fundo e esse tal HB20 1.6 manual será logo ultrapassado tranquilo por mim , pq estarei numa 4ª marcha um pouco mais longa do que a 4ª marcha dele e por isso, estarei desenvolvendo uma velocidade de retomada um pouco superior a desse outro HB20 e devido a isso, o alcançarei e passarei por ele rapidamente.

E se alguém citar que caso fosse um HB20 1.6 manual de 6 marchas o que aconteceria nesse caso que citei aqui, o nosso HB20 ainda estaria em ligeira vantagem pq a 4ª marcha do HB20 1.6 manual de 5 marchas com o pneu 185/65-15 se mostrará ligeiramente mais longa do que a 4ª marcha desse HB20 1.6 manual de 6 marchas com o pneu original e assim, ele vai perder por pouco que seja essa aceleração lado a lado com esse nosso HB20.

Mas no caso de um HB20 1.6 manual de 6 marchas de 2016 em diante adotar essa nova medida de pneu 185/65-15 ele vai com certeza se mostrar levemente superior em aceleração do que esse nosso HB20 1.6 manual de 5 marchas pq ele sempre terá disponível uma marcha a mais para ser utilizada em qq situação de condução.

Óbvio que essa é apenas uma situação curiosa e meramente ilustrativa para demonstrar uma das vantagens práticas proporcionadas pelo pneu de medida um pouco superior à original num veículo com câmbio manual não importa se ele seja de 5 ou de 6 marchas.

Assim equipado com esses pneus 185/65-15, esse nosso atual HB20 já deixou em rodovias muito condutor desapontado com seus veículos 1.6, 1.8 e até 2.0 aspirados pq ficaram com certeza surpresos com o desempenho incomum dele.

Lembrando aqui que viajo e trafego sempre abastecido somente com um etanol confiável e se qq outro veículo aspirado flex de cilindrada próxima ou igual a 1.6 estiver abastecido com qq das gasolinas, estará ferrado pq vai perder essa aceleração com certeza.

Com certeza, fiz essa planilha até para as pessoas verem as vantagens de se ter um cambio ligeiramente mais longo pois as marchas ficam ideais para a maioria do uso.
Já para quem vive no 0-100 ai tem o outro kk


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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 13 Abr 2022 19:11 
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Concordo contigo Biel, lembrando que para todos os condutores que se utilizam dos HB20 1.6 e 1.0 turbo com qq tipo de câmbio carregando até 50% de carga, que eles vão sim se beneficiar utilizando essa medida de pneu 185/65-15 no lugar dos pneus originais principalmente a quem sempre der a preferência para abastecer com etanol do que com qq das gasolinas pq assim esses motores aqui citados vão produzir um pouco mais de torque e potência, condição essa em que um câmbio levemente mais alongado vai tirar o seu máximo proveito em qq situação de condução.

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 13 Abr 2022 22:27 
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ianisgreek escreveu:
Concordo contigo Biel, lembrando que para todos os condutores que se utilizam dos HB20 1.6 e 1.0 turbo com qq tipo de câmbio carregando até 50% de carga, que eles vão sim se beneficiar utilizando essa medida de pneu 185/65-15 no lugar dos pneus originais principalmente a quem sempre der a preferência para abastecer com etanol do que com qq das gasolinas pq assim esses motores aqui citados vão produzir um pouco mais de torque e potência, condição essa em que um câmbio levemente mais alongado vai tirar o seu máximo proveito em qq situação de condução.

Uma coisa que eu gosto de câmbio longo é como com "baixa carga de pedal" o carro simplesmente fica solto, sabe?


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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 14 Abr 2022 11:21 
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É exatamente isso que de fato ocorre pq a melhor combinação que se pode ter em qq veículo é um motor que ofereça um maior torque disponível desde as mais baixas rotações associado a um câmbio mais longo e otimizado para assim haver um melhor aproveitamento desse torque com uma máxima economia de combustível.

Depois que adotei os pneus 185/65-15 tbm percebi sim essa impressão de ter um veículo mais solto e embalando bem mais fácil do que antes mesmo com pouca aceleração e uma leve pressão sobre o acelerador.

Principalmente nas 3 primeiras marchas, agora o nosso HB20 se mostra até um pouco mais rápido nas arrancadas, alcançando maiores velocidades com mais facilidade do que antes.

Obs : Lembrando que esse nosso HB20 é de uso pessoal e assim rodo com ele na maior parte do tempo bem leve e com praticamente nenhum passageiro e nem carga.

E o combustível abastecido nele sempre e desde zero km é somente o ETANOL e assim será !!!

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 07 Mai 2022 11:48 
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E retornando a esse tópico para relatar mais uma experiencia prática com esse nosso atual HB10 1.6 manual 2013.

Ontem um amigo me ofereceu bem barato para eu comprar um par de pneus novos de medidas 195/65-15 91H pq ele recebeu em um negócio mas que eles não teriam nenhuma serventia para ele.

Assim, comprei esses pneus tanto pelo fato deles estarem bem baratos e tbm para usa-los em uma nova e curiosa experiencia que eu sempre tinha de saber se montar essa medida de pneus somente na dianteira do nosso HB20, equipado com o novo par de rodas de liga leve de 7 polegadas , de qual seria o novo comportamento dele.

Imaginei tbm que com essa nova medida de pneus , a nova altura deles aumentaria muito pouco, de exatos 6,5 mm o que dá para ser absorvido perfeitamente no visual dele.

E ontem mesmo no começo da tarde, montei e refiz o balaceamento desse novo conjunto de rodas/pneus dianteiros e guardei os 2 pneus 185/65-15 que ainda estão bem novos.

A surpresa boa é que o veículo ficou bem mais solto e gostoso ao ser conduzido, pq agora vc utiliza bem mais todas as suas marchas do que antes pq houve sim de fato, um novo alongamento de todas as marchas.

Apesar de que até esse momento, circulei apenas no perímetro urbano da minha cidade sem utilizar rodovias.

E como esse motor Gamma 1.6 sempre tem muito torque disponível desde as mais baixas rpms quando abastecido com etanol, a combinação ficou perfeita, caiu como uma luva.

Além disso, como normalmente a suspensão traseira desse nosso HB20 sempre se mostrou levemente mais alta do que a dianteira, com esse leve aumento da altura na frente desses 6,5 mm, o veículo agora está um pouco mais bem nivelado visualmente.

Estou curioso para ver o comportamento desse HB20 em alguma viagem mesmo mais curta que eu fizer e comento aqui sobre essas novas impressões que essa nova medida de pneus apenas na dianteira dele.

Obs : Dona Hyundai do Brasil, só um recadinho para vc :

Esse HB20 é meu já há 10 anos , paguei totalmente por ele inclusive todas as revisões obrigatórias e por isso que não devo nem obrigação nenhuma a vc e sendo assim, tenho o pleno direito de fazer com ele o que eu bem quiser e me der vontade , sem prestar nenhuma satisfação e nem consultar o seu departamento de engenharia !!!

E somente a título de curiosidade, sempre cuido da manutenção preventiva dele bem melhor do que o recomendado até pela própria Hyundai do Brasil.

É isso aí, nada melhor do que nos divertir bem à vontade com todas essas novas experiências !

E se por um acaso eu NÃO GOSTAR por qq motivo que seja do novo comportamento desse nosso HB20 com esses pneus dessa nova medida, simplesmente retorno novamente na dianteira dele os pneus 185/65-15 e vendo fácil e barato esses 2 pneus zerados 195/65-15 !!!

Obs : somente a título de curiosidade e informação :

A altura lateral dos pneus originais 185/60-15 é de exatos : 111 mm

A altura lateral dos pneus 185/65-15 é de exatos : 120,2 mm

A altura lateral dos pneus 195/65-15 é de exatos : 126,7 mm

Ou seja, a altura geral da dianteira do nosso HB20 agora com essa mais recente medida de pneus está 1,57 cms mais alta do que antes quando usava os pneus de medidas originais, isso é o suficiente para livrar a parte inferior desse veículo de ficar raspando em lombadas de ruas e estradas com muitos desníveis .

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 07 Mai 2022 16:40 
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ianisgreek escreveu:
E retornando a esse tópico para relatar mais uma experiencia prática com esse nosso atual HB10 1.6 manual 2013.

Ontem um amigo me ofereceu bem barato para eu comprar um par de pneus novos de medidas 195/65-15 91H pq ele recebeu em um negócio mas que eles não teriam nenhuma serventia para ele.

Assim, comprei esses pneus tanto pelo fato deles estarem bem baratos e tbm para usa-los em uma nova e curiosa experiencia que eu sempre tinha de saber se montar essa medida de pneus somente na dianteira do nosso HB20, equipado com o novo par de rodas de liga leve de 7 polegadas , de qual seria o novo comportamento dele.

Imaginei tbm que com essa nova medida de pneus , a nova altura deles aumentaria muito pouco, de exatos 6,5 mm o que dá para ser absorvido perfeitamente no visual dele.

E ontem mesmo no começo da tarde, montei e refiz o balaceamento desse novo conjunto de rodas/pneus dianteiros e guardei os 2 pneus 185/65-15 que ainda estão bem novos.

A surpresa boa é que o veículo ficou bem mais solto e gostoso ao ser conduzido, pq agora vc utiliza bem mais todas as suas marchas do que antes pq houve sim de fato, um novo alongamento de todas as marchas.

Apesar de que até esse momento, circulei apenas no perímetro urbano da minha cidade sem utilizar rodovias.

E como esse motor Gamma 1.6 sempre tem muito torque disponível desde as mais baixas rpms quando abastecido com etanol, a combinação ficou perfeita, caiu como uma luva.

Além disso, como normalmente a suspensão traseira desse nosso HB20 sempre se mostrou levemente mais alta do que a dianteira, com esse leve aumento da altura na frente desses 6,5 mm, o veículo agora está um pouco mais bem nivelado visualmente.

Estou curioso para ver o comportamento desse HB20 em alguma viagem mesmo mais curta que eu fizer e comento aqui sobre essas novas impressões que essa nova medida de pneus apenas na dianteira dele.

Obs : Dona Hyundai do Brasil, só um recadinho para vc :

Esse HB20 é meu já há 10 anos , paguei totalmente por ele inclusive todas as revisões obrigatórias e por isso que não devo nem obrigação nenhuma a vc e sendo assim, tenho o pleno direito de fazer com ele o que eu bem quiser e me der vontade , sem prestar nenhuma satisfação e nem consultar o seu departamento de engenharia !!!

E somente a título de curiosidade, sempre cuido da manutenção preventiva dele bem melhor do que o recomendado até pela própria Hyundai do Brasil.

É isso aí, nada melhor do que nos divertir bem à vontade com todas essas novas experiências !

E se por um acaso eu NÃO GOSTAR por qq motivo que seja do novo comportamento desse nosso HB20 com esses pneus dessa nova medida, simplesmente retorno novamente na dianteira dele os pneus 185/65-15 e vendo fácil e barato esses 2 pneus zerados 195/65-15 !!!

Obs : somente a título de curiosidade e informação :

A altura lateral dos pneus originais 185/60-15 é de exatos : 111 mm

A altura lateral dos pneus 185/65-15 é de exatos : 120,2 mm

A altura lateral dos pneus 195/65-15 é de exatos : 126,7 mm

Ou seja, a altura geral da dianteira do nosso HB20 agora com essa mais recente medida de pneus está 1,57 cms mais alta do que antes quando usava os pneus de medidas originais, isso é o suficiente para livrar a parte inferior desse veículo de ficar raspando em lombadas de ruas e estradas com muitos desníveis .

Muito interessante, fiquei feliz por ter conseguido essa medida.
Depois na estrada você poderia reportar como fica a estabilidade dele com a medida diferente atrás?
Eu imagino que ele vai ficar mais divertido, mas apenas imagino


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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 07 Mai 2022 18:31 
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Então Biel, devido ao já antigo e comprovado fato de que todo veículo de tração dianteira sair mais de frente do que de traseira em curvas feitas em velocidades mais elevadas, penso que por isso agora com esses pneus 195/65 , esse nosso HB20 possa ganhar alguma coisa em estabilidade nessas condições .

Na parte traseira , acredito que com esses pneus 185/65 , eles possam dar conta do recado e segurar a traseira muito bem sim.

Lembrando aqui que normalmente, eu rodo com esse HB20 vazio, sem carga e com no máximo uma ou duas pessoas ocasionalmente.

Um fato está me chamando a atenção de ontem para hoje após adotar essa nova medida de pneus na dianteira desse HB20 :

O carro está rolando nitidamente bem mais livre agora do que antes quando se solta o pé do acelerador, denunciando o que eu já esperava de que houve sim de fato, um leve porém já bem perceptível alongamento real de todas as marchas desse veículo.

E dentre as vantagens que vejo é que agora, quando se visualiza uma necessidade para se diminuir bastante a velocidade dentro do transito urbano, por exemplo, chegando a cruzamentos, semáforos ou lombadas e etc vc apenas reduz as marchas para ajudar a diminuir a velocidade e enquanto isso, o sistema de injeção corta eletronicamente o fornecimento de combustível até o motor.

Não que esse efeito deixe de existir com os pneus de medidas originais, mas com esses pneus maiores, a atuação desse corte de combustível é bem maior, pq o veículo acaba embalando sempre um pouco mais e com uma maior facilidade do que antes devido as marchas estarem agora um pouco mais longas e com isso, revertendo esse efeito na prática em uma leve maior economia de combustível.

Lembrando tbm que com todas as marchas um pouco mais alongadas, troca-se menos de marchas rodando em transito urbano e tbm em rodovias, pq com essas marchas um pouco mais alongadas , percorre-se sempre um espaço maior com as mesmas rpms do motor antes de se ter de trocar para uma marcha seguinte.

Explico ainda que o ideal seria se esse nosso atual HB20 1.6 tivesse um câmbio manual de 6 marchas como os da linha 2016 em diante.

Mas que ficaria bem cara a brincadeira de se instalar nesse HB20 um desses novos câmbios manual de 6 marchas mesmo se ele for comprado usado, pq além do câmbio teria de ser substituído tbm todo o sistema de trambulador com a alavanca de marchas e somar ainda o custo da mão de obra por toda essa instalação, apesar de que seria quase que uma substituição de peças e não uma adaptação propriamente dita.

E após fazer uns poucos cálculos básicos, achei que o alongamento de todas as marchas com essa nova medida de pneu 195/65-15 em relação a medida original 185/60-15 foi de exatos 5% , o que significa que para qq velocidade em qq marcha, que com esses pneus maiores o motor vai girar 5% menos do que com os pneus originais.

Não tem como negar que essa modificação vai sim gerar benefícios mais positivos do que negativos, mas somente a prática da condução diária desse HB20 com esses novos pneus vai nos mostrar de fato como ele vai se comportar a partir de agora.

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 08 Mai 2022 00:09 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, devido ao já antigo e comprovado fato de que todo veículo de tração dianteira sair mais de frente do que de traseira em curvas feitas em velocidades mais elevadas, penso que por isso agora com esses pneus 195/65 , esse nosso HB20 possa ganhar alguma coisa em estabilidade nessas condições .

Na parte traseira , acredito que com esses pneus 185/65 , eles possam dar conta do recado e segurar a traseira muito bem sim.

Lembrando aqui que normalmente, eu rodo com esse HB20 vazio, sem carga e com no máximo uma ou duas pessoas ocasionalmente.

Um fato está me chamando a atenção de ontem para hoje após adotar essa nova medida de pneus na dianteira desse HB20 :

O carro está rolando nitidamente bem mais livre agora do que antes quando se solta o pé do acelerador, denunciando o que eu já esperava de que houve sim de fato, um leve porém já bem perceptível alongamento real de todas as marchas desse veículo.

E dentre as vantagens que vejo é que agora, quando se visualiza uma necessidade para se diminuir bastante a velocidade dentro do transito urbano, por exemplo, chegando a cruzamentos, semáforos ou lombadas e etc vc apenas reduz as marchas para ajudar a diminuir a velocidade e enquanto isso, o sistema de injeção corta eletronicamente o fornecimento de combustível até o motor.

Não que esse efeito deixe de existir com os pneus de medidas originais, mas com esses pneus maiores, a atuação desse corte de combustível é bem maior, pq o veículo acaba embalando sempre um pouco mais e com uma maior facilidade do que antes devido as marchas estarem agora um pouco mais longas e com isso, revertendo esse efeito na prática em uma leve maior economia de combustível.

Lembrando tbm que com todas as marchas um pouco mais alongadas, troca-se menos de marchas rodando em transito urbano e tbm em rodovias, pq com essas marchas um pouco mais alongadas , percorre-se sempre um espaço maior com as mesmas rpms do motor antes de se ter de trocar para uma marcha seguinte.

Explico ainda que o ideal seria se esse nosso atual HB20 1.6 tivesse um câmbio manual de 6 marchas como os da linha 2016 em diante.

Mas que ficaria bem cara a brincadeira de se instalar nesse HB20 um desses novos câmbios manual de 6 marchas mesmo se ele for comprado usado, pq além do câmbio teria de ser substituído tbm todo o sistema de trambulador com a alavanca de marchas e somar ainda o custo da mão de obra por toda essa instalação, apesar de que seria quase que uma substituição de peças e não uma adaptação propriamente dita.

E após fazer uns poucos cálculos básicos, achei que o alongamento de todas as marchas com essa nova medida de pneu 195/65-15 em relação a medida original 185/60-15 foi de exatos 5% , o que significa que para qq velocidade em qq marcha, que com esses pneus maiores o motor vai girar 5% menos do que com os pneus originais.

Não tem como negar que essa modificação vai sim gerar benefícios mais positivos do que negativos, mas somente a prática da condução diária desse HB20 com esses novos pneus vai nos mostrar de fato como ele vai se comportar a partir de agora.
Se o seu veículo tivesse o câmbio de 6 marchas manual, qual medida das que vc usou acharia a mais interessante?


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