Bem-vindo: 19 Abr 2024 08:21

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Barulho de algo "arrastando" ao girar o volante
MensagemEnviado: 01 Jul 2022 10:41 
Offline

Registrado em: 28 Out 2021 09:12
Mensagens: 8
Fala pessoal, tudo bem?

Faz um mês mais ou menos que o volante do meu hb20/1.6/2013, vêm fazendo um barulho estranho ao girar para qualquer lado, é como se fosse uma borracha arrastando na outra, fiz um vídeo abaixo do barulho para entenderem melhor o que está acontecendo.

https://youtube.com/shorts/59b-vq-NjR0

O barulho é no volante mesmo, não vem do motor. O volante também nunca foi desmontado, e não possui nenhuma folga aparente.

Eu não sei qual o sentido disso, mas por incrível que pareça, isso só acontece depois que estou andando a uns 8..10 minutos com o carro. Nos primeiros minutos com o carro frio, não acontece isso e o volante gira sem fazer nenhum barulho.

Se alguém tiver ideia do que possa ser isso, qualquer sugestão é bem vinda.

Obrigado, abraço!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho de algo "arrastando" ao girar o volante
MensagemEnviado: 01 Jul 2022 13:59 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
como está a situação do fluido hidraulico da direção e afins?

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho de algo "arrastando" ao girar o volante
MensagemEnviado: 01 Jul 2022 16:44 
Offline

Registrado em: 28 Out 2021 09:12
Mensagens: 8
OSilva escreveu:
como está a situação do fluido hidraulico da direção e afins?


Está tudo ok, no nível certinho e em condições boas.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho de algo "arrastando" ao girar o volante
MensagemEnviado: 01 Jul 2022 17:10 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
viniciushc20 escreveu:
Fala pessoal, tudo bem?

Faz um mês mais ou menos que o volante do meu hb20/1.6/2013, vêm fazendo um barulho estranho ao girar para qualquer lado, é como se fosse uma borracha arrastando na outra, fiz um vídeo abaixo do barulho para entenderem melhor o que está acontecendo.

https://youtube.com/shorts/59b-vq-NjR0

O barulho é no volante mesmo, não vem do motor. O volante também nunca foi desmontado, e não possui nenhuma folga aparente.

Eu não sei qual o sentido disso, mas por incrível que pareça, isso só acontece depois que estou andando a uns 8..10 minutos com o carro. Nos primeiros minutos com o carro frio, não acontece isso e o volante gira sem fazer nenhum barulho.

Se alguém tiver ideia do que possa ser isso, qualquer sugestão é bem vinda.

Obrigado, abraço!
Isso é caixa de direção. Precisa checar se é algo simples (como alguma guarnição) ou algo mais complexo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho de algo "arrastando" ao girar o volante
MensagemEnviado: 01 Jul 2022 18:32 
Offline

Registrado em: 28 Out 2021 09:12
Mensagens: 8
biel780 escreveu:
viniciushc20 escreveu:
Fala pessoal, tudo bem?

Faz um mês mais ou menos que o volante do meu hb20/1.6/2013, vêm fazendo um barulho estranho ao girar para qualquer lado, é como se fosse uma borracha arrastando na outra, fiz um vídeo abaixo do barulho para entenderem melhor o que está acontecendo.

https://youtube.com/shorts/59b-vq-NjR0

O barulho é no volante mesmo, não vem do motor. O volante também nunca foi desmontado, e não possui nenhuma folga aparente.

Eu não sei qual o sentido disso, mas por incrível que pareça, isso só acontece depois que estou andando a uns 8..10 minutos com o carro. Nos primeiros minutos com o carro frio, não acontece isso e o volante gira sem fazer nenhum barulho.

Se alguém tiver ideia do que possa ser isso, qualquer sugestão é bem vinda.

Obrigado, abraço!
Isso é caixa de direção. Precisa checar se é algo simples (como alguma guarnição) ou algo mais complexo.


Bah, que estranho, o barulho é bem ali no volante mesmo, será que a caixa de direção está fazendo alguma pressão ou algo do tipo, e faz o volante fazer este barulho?

Vou levar na oficina semana que vem para ver o que está acontecendo, tomara que não seja algo muito grave. Olhei aqui por cima o preço de uma caixa de direção, bem salgado... rsrs


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho de algo "arrastando" ao girar o volante
MensagemEnviado: 02 Jul 2022 13:03 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
De fato, uma caixa de direção original nova de um modelo de HB20 de 2012 até 2015 com direção hidráulica está bem salgado custando mais de uns 5 mil reais.

Mas deve-se checar todo o sistema de direção incluindo tbm a coluna de direção pq existem rolamentos nesse sistema e se algum já tiver pifado, podem ocorrer o aparecimento desses ruídos anormais.

O correto é levar esse veículo até uma boa oficina multimarcas ou mesmo numa CCS da rede Hyundai de sua preferência para ser investigada e solucionada a causa desse problema !

Obs : E se por um acaso a causa desses ruídos for mesmo a caixa de direção, vale à pena olhar por um modelo de HB20 até 2015 desmontado em algum desmanche e negociar a compra da caixa de direção completa dele lembrando sempre que se o HB20 for 1.6 , que deverá ser procurada peças dessa versão e se for a versão 1.0 , somente peças para essa versão deverão ser compradas pq existem diferenças entre elas.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho de algo "arrastando" ao girar o volante
MensagemEnviado: 06 Jul 2022 18:53 
Offline

Registrado em: 28 Out 2021 09:12
Mensagens: 8
Atualizando, levei hoje na oficina e realmente é a caixa de direção, porém o mecânico disse que não têm nenhum risco em questão de segurança, então como o barulho é discreto e ainda não me incomoda tanto, optei por não fazer nada ainda, para pensar melhor.

Vi no mercado livre que existem vários anúncios com caixas de direção do HB20 por 400..600 reais.

Alguns anúncios são originais recondicionadas, já outras são originais apenas usadas.

É um preço um tanto quanto interessante, sei que não se compara a uma original, mas, será que vale a pena colocar uma dessas usadas?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho de algo "arrastando" ao girar o volante
MensagemEnviado: 07 Jul 2022 00:20 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
viniciushc20 escreveu:
Atualizando, levei hoje na oficina e realmente é a caixa de direção, porém o mecânico disse que não têm nenhum risco em questão de segurança, então como o barulho é discreto e ainda não me incomoda tanto, optei por não fazer nada ainda, para pensar melhor.

Vi no mercado livre que existem vários anúncios com caixas de direção do HB20 por 400..600 reais.

Alguns anúncios são originais recondicionadas, já outras são originais apenas usadas.

É um preço um tanto quanto interessante, sei que não se compara a uma original, mas, será que vale a pena colocar uma dessas usadas?

Olha uma recondicionada ainda é melhor que uma original que está com problemas (mesmo que sem riscos como a sua).
A coisa é que, pode ser que vc pegue uma que dure a vida toda do carro ou uma que em 6 meses já vai dar problema, essa é a aposta de pegar uma recondicionada.
Mas por 600, vale a aposta talvez.

Quanto as usadas, ai acho não legal pois pq elas estão fora do carro? Se teve batida, dano teve.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho de algo "arrastando" ao girar o volante
MensagemEnviado: 07 Jul 2022 18:14 
Offline

Registrado em: 28 Out 2021 09:12
Mensagens: 8
biel780 escreveu:
viniciushc20 escreveu:
Atualizando, levei hoje na oficina e realmente é a caixa de direção, porém o mecânico disse que não têm nenhum risco em questão de segurança, então como o barulho é discreto e ainda não me incomoda tanto, optei por não fazer nada ainda, para pensar melhor.

Vi no mercado livre que existem vários anúncios com caixas de direção do HB20 por 400..600 reais.

Alguns anúncios são originais recondicionadas, já outras são originais apenas usadas.

É um preço um tanto quanto interessante, sei que não se compara a uma original, mas, será que vale a pena colocar uma dessas usadas?

Olha uma recondicionada ainda é melhor que uma original que está com problemas (mesmo que sem riscos como a sua).
A coisa é que, pode ser que vc pegue uma que dure a vida toda do carro ou uma que em 6 meses já vai dar problema, essa é a aposta de pegar uma recondicionada.
Mas por 600, vale a aposta talvez.

Quanto as usadas, ai acho não legal pois pq elas estão fora do carro? Se teve batida, dano teve.


Entendi, realmente faz sentido o que você disse, não tinha pensado por este lado. Uma recondicionada a princípio é para estar muito melhor do que uma usada sem nenhuma manutenção.

Vou dar uma boa pesquisada, encontrar uma loja de confiança e comprar a caixa de direção para fazer essa troca futuramente.

Valeu demais pelas informações!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Barulho de algo "arrastando" ao girar o volante
MensagemEnviado: 07 Jul 2022 18:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Recentemente tbm foi constatado pela CCS Hyundai daqui da minha cidade, um ruído leve e sutíl, porém anormal na caixa de direção do nosso atual HB20 1.6 2013 e que ainda não resolvi como reparar em definitivo esse problema.

E o gerente dessa oficina autorizada me falou que além desse meu veículo , que ele já havia detectado esse defeito em vários outros HB20 de 2012 até 2015 e as soluções encontradas nesses casos eram somente duas :

Ou o cliente se sujeita a arcar com a compra de uma caixa de direção nova ou ele tbm pode achar um HB20 dos anos de 2012 até 2015 em bom estado em algum desmanche e pedir para retirarem essa caixa de direção completa e fazer a substituição pura e simples.

Apenas deve-se respeitar além dos anos, tbm se a versão em questão é do motor 1.0 ou 1.6 e boas, ficará sanado esse problema !

Obs : E por pura curiosidade, perguntei a esse gerente dessa oficina autorizada o porque surgia esse problema e ele disse que era devido ao lubrificante (uma graxa específica ) que secava dentro dessa caixa de direção com o passar dos anos e com isso , fazia surgir uma folga maior entre os dentes da cremalheira com o pinhão e seria esse o motivo que ocasiona esses leves ruídos percebidos na coluna de direção !

Perguntado ainda sobre a possibilidade de desmontar essa caixa de direção para acrescentar esse lubrificante especifico e ele me disse que ela é selada e por isso, não permite essas desmontagens para uma lubrificação extra.

E felizmente que com a adoção do novo sistema de direção elétrica a partir da nova linha HB20 2016 em diante, que esse problema foi sanado de vez , exceto nas versões com o motor 1.0 aspirado Kappa !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB