ianisgreek escreveu:
ArnaldoMoro escreveu:
Eu tive um Gol CLi 89 1.8 com cabeçote rebaixado... Era um pequeno bólido mortal... rsrsrs
Po Ianis, você que entende bastante da coisa, não esqueça de quando for "acordar" a fera que tem no cofre do HB20 postar bastante fotos, custos e descrições de como fez!
Grande abraço!
Oi Arnaldo, pode apostar que serei o primeiro a colocar aqui a relação das peças e os passos a serem seguidos para que qualquer um dos colegas aqui possam tb, se quizerem, incrementar um pouco mais a performance de seus motores. Quanto a ensinar, fiquem tranquilos que mecanica não tem nada de complicado, so se fazem poucas exigencias em mecanica automotiva de alta performance e competição como : ser organizado , trabalhar em ambiente o mais limpo possivel , ter as ferramentas certas e ter uma boa noção do que se pretende fazer. O resto pessoal, é so alegria e se sentir contaminado pelo virus da potencia e do torque ... rsrsrs !
Abraços amigos !!!
Oi pessoal ! Hoje eu estava me lembrando de um assunto que complementa esse comentário meu sobre " veneno leve para os HB20 " !
Essa é uma regra básica em mecânica automotiva: potencia e torque SEMPRE geram calor, portanto todas as modificações feitas em um motor qualquer vai gerar mais calor e vc precisa DISSIPAR esse calor obrigatoriamente ! Como ?
Melhorando e otimizando os sistemas de refrigeração e lubrificação deste motor que foi mexido ou envenenado ! Na refrigeração, pode-se tentar instalar um radiador maior, se isso for possivel , ou partir para um melhoramento no sistema de lubrificação do motor !
Sim pessoal, pq o sistema de lubrificação de qualquer motor tem além da função de lubrificar todo o motor, a função tb de auxiliar na refrigeração, portanto o oleo tambem resfria o motor, claro que menos do que atua a agua na refrigeração. Lembrando aqui que uma maior quantidade de agua e oleo retiram mais calor de dentro do motor.
Então, sabendo-se deste fato, procura-se instalar um radiador de oleo ou dois se for o caso, aqui lógico, que vai depender do espaço disponivel para essa instalação, de preferencia em um local que receba boa ventilação, e vai depender do aumento de potencia do motor, e em seguida, mede-se com precisão a capacidade em litros ou mls deste radiador de oleo considerando até as tubulações deste sistema e OBRIGATORIAMENTE ACRESCENTA-SE no motor exatamente essa quantidade de oleo a mais do que a quantidade normal de oleo, para que esse novo sistema não trabalhe "SÊCO", notem bem isso pq quando a bomba de oleo pressurizar e encher de oleo esse novo radiador e suas tubulações , vai faltar oleo no carter do motor para lubrifica-lo, por isso deve-se pensar em todas essas modificações como um conjunto que vai trabalhar harmoniosamente e não separadamente, caso contrário, não se obtem os resultados esperados.
É isso aí colegas , abraços !