Bem-vindo: 28 Mar 2024 20:38

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 08 Fev 2013 14:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Oi colegas !
Eu, como todo entusiasta doente por motores de alta performance não vejo a hora de " meter as minhas mãos no motor do meu HB20 1.6 " só para deixa-lo com uma potencia e torque extras ... rsrsrs !

E não venham me falar que isso não é bem vindo porque estarão faltando com a verdade.

Sinceramente falando, é uma sensação indescritivel ter em suas mãos seu carro com uma " leve preparação " para aqueles momentos especiais onde vc não deseja que ele tenha apenas os 128 cvs e os 16,5 mkgf de torque , mas uns 20% a mais de potencia e 10% a mais de torque, aumentos esses que eu coloquei aqui é pq são perfeitamente atingíveis em qualquer preparação leve bem feita e estudada.

A outra vantagem desse tipo de modificação é que o sistema de transmissão incluindo aqui a embreagem, ja são projetados e fabricados com essa margem de segurança, por isso absorve tranquilamente esse pequeno aumento de desempenho que o motor irá ganhar.

E isso sem perder praticamente nada da vida util do motor. Eu só estou esperando achar essas peças que serão necessárias para que eu comece com a MAGIA da alta performance no meu motor 1.6 !

Começando pela alimentação, aqui um filtro de ar da americana K&N de tamanho generoso para facilitar a admissão do ar, acompanhado de um corpo de borboletas com 10% a 15% a mais de diametro , justamente para facilitar a entrada de ar em maior volume para o coletor de admissão.

Depois desmonta-se o cabeçote junto com o coletor de admissão e da-se " aquela trabalhada básica em ambos " eliminando arestas e rugosidades, e dando uma rebaixada neste cabeçote para aumentar a compressão um pouco mais e tb para melhorar a combustão, e tudo isso para facilitar a entrada de mais volume de mistura ar-combustivel e a expulsão mais facil dos gases de escape.

Aqui cabe uma importante observação:

Não é necessário trocar o comando de valvulas deste motor para esse " veneno leve " porque ele é variavel, o que significa, se torna manso em baixas rotações favorecendo o torque e se torna bravo em altas rotações melhorando a potencia máxima e sendo esse cabeçote de 4 valvulas por cilindro, ele já é bem moderno na passagem do fluxo de gases e só dando essa trabalhada leve nele ja dá um excelente ganho extra , da ordem de 10% mais fluxo de gases, o que significa, grosseiramente falando, que é como se seu motor aumentasse como num estalo de dedos 10% a mais de cilindrada ... rsrsrs !!!

Mas calma pessoal que a brincadeira ainda não está concluida, depois vamos precisar de um bom coletor de escape corretamente dimensionado para esse motor do tipo 4 em 1 que é exatamente para receber esses gases em maior volume que estão sendo queimados e dirigi-los ordenadamente para o cano de saida que tambem deve ter seu diametro aumentado do original 1 3/4 de polegadas para 2 polegadas de fora a fora, incluido aqui os abafadores e catalizador, todas essas peças tem de ter entrada e saida de 2 polegadas para não opor restrição à livre saida dos gases.

Só para lembrar para vcs quanto mais eficiente for um sistema de escape, tanto mais rápido ele vai esvaziar os gases das camaras de combustão do cabeçote e mais mistura fresca de ar e combustivel poderá entrar para ser queimados e assim mais potencia e torque o motor vai gerar.

Aqui estão os demais 10% do ganho de desempenho, soma-se o que se ganha com o filtro de ar mais livre com o escape mais livre tb !

Bom pessoal, se ganhamos aproximadamente 20% a mais de potencia, lógico que tb vamos precisar de mais combustivel para alimentar essa potencia extra e uma dica otima e facil aqui é medir a vazão de combustivel dos injetores originais e aumenta-la na mesma proporção, porque claro que os injetores originais não vão mais dar conta do recado.

Imagino que todos aqui devem estar imaginando os custos e mão de obra que irá custar para fazer toda essa modificação, claro que trabalho vai dar, mas que vc terá o prazer de sentir o seu motor bem mais nervoso e arisco nas acelerações, com subidas de rotações muito mais rápidas, isso eu posso garantir para vcs que sim.

Além daquele ronco mais grave e forte que produzirá esse novo sistema de escape e devido tb à soma de todas essas pequenas modificações.

Vcs devem estar se perguntando, então esse motor tb vai consumir 20% mais combustivel ...

Não exatamente enquanto vc estiver andando civilizadamente com ele, e neste caso, o consumo vai até diminuir pq vc terá mais potencia e torque disponiveis e assim, não será necessário acelerar a mesma quantidade que antes para andar com o carro, mas quando vc der aquela apertada mais forte no acelerador e a potencia e torque extras acordarem, ele vai gastar apenas uns 10% a mais, pq esse motor estará trabalhando bem mais otimizado do que o original.
A emoção que vc sentirá com essa leve preparação em seu motor ja paga todos os gastos para faze-la !!!

Enfim, tudo o que eu preciso é familiarizar com esse carro e a sua mecanica, pq por ele ser lançamento, ainda os HB20 são novidades para mim e enquanto isso, vão aparecendo no mercado de alta performance, as peças que serão necessárias para a realização perfeita deste trabalho.

Já fiz isso em outros dois carros meus (voyage e opala), e os resultados são garantidos.
E digo que, coragem e capacidade para fazer essas "pequenas modificações", graças a Deus nunca me faltaram.

Com certeza que neste dia o que menos irei preocupar é em perder a garantia do carro ... rsrsrs !!!
Valeu amigos, tenhamos um pouco de paciencia para deixarmos as coisas acontecerem ... abraços !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 28 Abr 2013 21:34, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 08 Fev 2013 14:58 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 04 Nov 2012 09:45
Mensagens: 291
Acho que você gastou mais tempo escrevendo esse texto do que gastará quando for mexer no seu motor kkkkkkkkk

Brincadeiras a parte, acho que ficará um monstro seu carro.. começa logo isso ai moço..

Abs

_________________
Higor Leonardo

Hb20 1.0 Confort Plus - Branco c/ áudio


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 08 Fev 2013 15:03 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Higor escreveu:
Acho que você gastou mais tempo escrevendo esse texto do que gastará quando for mexer no seu motor kkkkkkkkk

Brincadeiras a parte, acho que ficará um monstro seu carro.. começa logo isso ai moço..

Abs
Oi Higor .... rsrsrsrs , calma , cada coisa no seu devido tempo e peço desculpa aos colegas aqui pela extensão do texto, inclusive escrevia enquanto as ideias apareciam em minha mente que nem deu tempo de separar os parágrafos, foi mal amigos , fica prá próxima .... abraços !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 08 Fev 2013 20:48 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Nov 2012 14:55
Mensagens: 2561
Localização: Curitiba-PR
Eu tive um Gol CLi 89 1.8 com cabeçote rebaixado... Era um pequeno bólido mortal... rsrsrs
Po Ianis, você que entende bastante da coisa, não esqueça de quando for "acordar" a fera que tem no cofre do HB20 postar bastante fotos, custos e descrições de como fez!
:D

Grande abraço!

_________________
---------------------------------
Arnaldo S. Moro Junior
Moderador
HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 08 Fev 2013 22:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
ArnaldoMoro escreveu:
Eu tive um Gol CLi 89 1.8 com cabeçote rebaixado... Era um pequeno bólido mortal... rsrsrs
Po Ianis, você que entende bastante da coisa, não esqueça de quando for "acordar" a fera que tem no cofre do HB20 postar bastante fotos, custos e descrições de como fez!
:D

Grande abraço!
Oi Arnaldo, pode apostar que serei o primeiro a colocar aqui a relação das peças e os passos a serem seguidos para que qualquer um dos colegas aqui possam tb, se quizerem, incrementar um pouco mais a performance de seus motores. Quanto a ensinar, fiquem tranquilos que mecanica não tem nada de complicado, so se fazem poucas exigencias em mecanica automotiva de alta performance e competição como : ser organizado , trabalhar em ambiente o mais limpo possivel , ter as ferramentas certas e ter uma boa noção do que se pretende fazer. O resto pessoal, é so alegria e se sentir contaminado pelo virus da potencia e do torque ... rsrsrs ! Abraços amigos !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 12 Fev 2013 14:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
ianisgreek escreveu:
ArnaldoMoro escreveu:
Eu tive um Gol CLi 89 1.8 com cabeçote rebaixado... Era um pequeno bólido mortal... rsrsrs
Po Ianis, você que entende bastante da coisa, não esqueça de quando for "acordar" a fera que tem no cofre do HB20 postar bastante fotos, custos e descrições de como fez!
:D

Grande abraço!
Oi Arnaldo, pode apostar que serei o primeiro a colocar aqui a relação das peças e os passos a serem seguidos para que qualquer um dos colegas aqui possam tb, se quizerem, incrementar um pouco mais a performance de seus motores. Quanto a ensinar, fiquem tranquilos que mecanica não tem nada de complicado, so se fazem poucas exigencias em mecanica automotiva de alta performance e competição como : ser organizado , trabalhar em ambiente o mais limpo possivel , ter as ferramentas certas e ter uma boa noção do que se pretende fazer. O resto pessoal, é so alegria e se sentir contaminado pelo virus da potencia e do torque ... rsrsrs !
Abraços amigos !!!


Oi pessoal ! Hoje eu estava me lembrando de um assunto que complementa esse comentário meu sobre " veneno leve para os HB20 " !
Essa é uma regra básica em mecânica automotiva: potencia e torque SEMPRE geram calor, portanto todas as modificações feitas em um motor qualquer vai gerar mais calor e vc precisa DISSIPAR esse calor obrigatoriamente ! Como ?

Melhorando e otimizando os sistemas de refrigeração e lubrificação deste motor que foi mexido ou envenenado ! Na refrigeração, pode-se tentar instalar um radiador maior, se isso for possivel , ou partir para um melhoramento no sistema de lubrificação do motor !

Sim pessoal, pq o sistema de lubrificação de qualquer motor tem além da função de lubrificar todo o motor, a função tb de auxiliar na refrigeração, portanto o oleo tambem resfria o motor, claro que menos do que atua a agua na refrigeração. Lembrando aqui que uma maior quantidade de agua e oleo retiram mais calor de dentro do motor.

Então, sabendo-se deste fato, procura-se instalar um radiador de oleo ou dois se for o caso, aqui lógico, que vai depender do espaço disponivel para essa instalação, de preferencia em um local que receba boa ventilação, e vai depender do aumento de potencia do motor, e em seguida, mede-se com precisão a capacidade em litros ou mls deste radiador de oleo considerando até as tubulações deste sistema e OBRIGATORIAMENTE ACRESCENTA-SE no motor exatamente essa quantidade de oleo a mais do que a quantidade normal de oleo, para que esse novo sistema não trabalhe "SÊCO", notem bem isso pq quando a bomba de oleo pressurizar e encher de oleo esse novo radiador e suas tubulações , vai faltar oleo no carter do motor para lubrifica-lo, por isso deve-se pensar em todas essas modificações como um conjunto que vai trabalhar harmoniosamente e não separadamente, caso contrário, não se obtem os resultados esperados.

É isso aí colegas , abraços !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 09 Mar 2013 03:47 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Nov 2012 15:16
Mensagens: 141
Localização: Vinhedo - Interior SP
Na Coreia o motor do HB / I30 e etc.. é igual o nosso AP.. ou seja tem peças de alta performance de baciada.. :D


_________________
--------------
Wilson
*HB20 1.6 - Confort Plus - Cinza Titanium + Áudio*
*Minha Garagem: http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=3900

[X] Insulfilm G20
[X] Tapetes personalizados
[X] Kit Leds (Lanternas / Interior / Placa]
[ ] Rodas (o que será que vem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 09 Mar 2013 10:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
sr_wilson escreveu:
Na Coreia o motor do HB / I30 e etc.. é igual o nosso AP.. ou seja tem peças de alta performance de baciada.. :D



Oi Wilson ! Essa foi uma excelente noticia que vc poderia nos dar !!!! Já que lá na Coreia esse motor gamma 1.6 dos HB20 é tão popular como os VW AP aqui no Brasil , que MARAVILHA, podemos apostar que dentro de pouco tempo vão surgir lojas importadoras oferecendo peças de alta performance para os nossos queridos HB20 ! E com certeza, esses motores dos HB20 prometem pq de fábrica, originais mesmo eles ja oferecem otima performance, agora imagina vc com uns " leves " upgrades? Valeu colega, abraços e é so aguardarmos !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 09 Mar 2013 12:52 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Out 2012 06:57
Mensagens: 348
Localização: Belo Horizonte - MG
1) voce diz que a embreagem e freios do HB20 suportarão esse aumento de potencia, eu tenho minhas dúvidas. Nas poucas vezes que eu faço um 0-100km/h com ele, acelerando tudo, sinto um cheiro forte da embreagem.
Isso porque eu estou na gasolina, ou seja, 122cv apenas.

2) rebaixando o cabeçote voce aumentará a taxa de compressão, que já é bem alta. Isso vai piorar o uso do seu carro com gasolina, ou seja, vai ter que rodar com no mínimo 50% de etanol no tanque.
Imagine nos períodos de entre-safra, etanol caro, vai te dar dor de cabeça isso.

Enfim, acho bacana preparação de carros, mas as coisas tem que ser projetadas. Quando eu tiver grana e comprar outro carro, vou deixar o Hb20 pra brincar. Aí sim, pretendo forjar pistões e biela, colocar uma turbina com pouca pressão, e curtir sem estragar o motor, hehe

_________________
HB20 Comfort Plus 1.6 - Prata

[X] Insulfilm G20
[ ] Arcos das portas envelopados
[ ] Teto Black Piano
[ ] Calotas grafite
[ ] Escolhendo novas lâmpadas


Garagem do Guerreiro Prateado


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 09 Mar 2013 13:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
[quote="cool.guy"]1) voce diz que a embreagem e freios do HB20 suportarão esse aumento de potencia, eu tenho minhas dúvidas. Nas poucas vezes que eu faço um 0-100km/h com ele, acelerando tudo, sinto um cheiro forte da embreagem.
Isso porque eu estou na gasolina, ou seja, 122cv apenas.

2) rebaixando o cabeçote voce aumentará a taxa de compressão, que já é bem alta. Isso vai piorar o uso do seu carro com gasolina, ou seja, vai ter que rodar com no mínimo 50% de etanol no tanque.
Imagine nos períodos de entre-safra, etanol caro, vai te dar dor de cabeça isso.

Enfim, acho bacana preparação de carros, mas as coisas tem que ser projetadas. Quando eu tiver grana e comprar outro carro, vou deixar o Hb20 pra brincar. Aí sim, pretendo forjar pistões e biela, colocar uma turbina com pouca pressão, e curtir sem estragar o motor, hehe[/quote

Oi cool.guy ! Eu comentei aqui que o sistema de embreagem original do HB20 aguenta é um leve veneno para o motor continuar aspirado, um aumento de mais ou menos 20% a mais de potencia e 10% a mais de torque, isso o sistema de embreagem original aguenta sim pq ele não foi projetado para suportar exatamente apenas os 128 cvs que o motor pode desenvolver quando alimentado com etanol. Existe uma tolerancia aí de pelo menos uns 20 % ou mais. Não acho que o departamento de engenharia da Hyundai cometeria uma gafe dessas num lançamento como o HB20 que pretende ser destaque entre os carros de sua categoria. !!!! Esse cheiro de queimado que vc sentiu nas suas arrancadas com seu HB20 é normal quando se força o sistema de embreagem em arrancadas, principalmente quando o carro é novo e seu disco de embreagem ainda não assentou completamente ! Rebaixando o cabeçote de qualquer motor, a compressão aumenta sim e a necessidade de usar combustivel com octanagem mais elevada é certeza para não ocorrer a detonação , então deve-se sempre dar preferencia pelo etanol. No caso especifico do motor 1.6 do HB20, aumentando-se sua compressão, nem pense em usar somente gasolina pura no tanque !!! Um exemplo pratico que todos os preparadores de VW AP sabem é que o conjunto de embreagem original do motor AP 2.0 aguenta segurar até 180 cvs , embora nenhum motor VW AP 2.0 original aspirado de fabrica chegue perto desse nivel de potencia ! Vc comentou aqui em turbinar seu HB20 no futuro ... bom, instalando turbina então as coisas mudam de figura e o aumento de potencia e torque vc sabe muito bem que passa facil dos 20% ou 25% a mais de um veneno leve aspirado e pode chegar a uns 50% mesmo com baixa pressão da turbina ok ? Aí sim, vc vai ter com certeza de instalar um kit de embreagem mais reforçado para aguentar esse aumento de desempenho. Basta fazer uma instalação e modificação bem feita e o resto é só alegria e diversão !!! Valeu pelo seu comentário ! Abraço colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB