Tityus escreveu:
Vou dar minha opinião porque já pesquisei um bocado sobre o assunto.
Eu discordo da opinião de que motor moderno não precisa de amaciamento. Claro que atualmente a precisão de construção é muito maior, e o motor fica pronto muito mais cedo pra amaciar em altas rotações (é necessário pra soltar o motor, mas não pode ser feita desde o começo). Uma prova disso é a recomendação no próprio manual do proprietário, de até os 1000 km (antigamente falavam em 3000) não forçar o motor e não usar rotações acima de 4000. Como eu disse em outro tópico, abaixo dos 2000 não tem problema, desde que vc não esteja forçando o motor.
Amaciar, na verdade, é usar toda a gama de rotações do motor, começando pelas mais baixas. é como polir uma superfície, quando se usa uma lixa mais grossa com força (esticar muito as marchas ou forçar o motor), os sulcos ficam mais profundos, e é mais difícil dar acabamento. Existem estudos que mostram sulcos que acabam com a vida útil e economia de um motor quando ele é usado em altas rotações desde sua construção. O motor fica solto mais cedo, mas isso não quer dizer que ele terá a mesma potência de um motor corretamente amaciado.
Flavio, acho que se vc tiver em mente esses conceitos não terá muitas dúvidas quanto ao amaciamento. Evite pisar até o fundo, pois isso seria como lixar com força. Quanto às marchas, apenas se lembre que a marcha mais leve (1a., 2a., 3a.) exige menos do motor que a marcha mais alta. Então, as marchas mais curtas serão mais benéficas ao amaciamento do que as mais longas, mesmo porque farão o motor dar mais voltas e ficar pronto logo. Sempre que dirigir em uma marcha mais longa, alivie mais o pé. Se for ultrapassar, reduza pra uma marcha que coloque de 2 a 3 mil giros o motor e só chegue aos 4 mil. Se subir uma ladeira íngreme, é melhor estar em uma marcha mais curta a 4000 do que em uma marcha mais longa pisando mais fundo.
Pra quem conhece, a primeira fase de amaciar um motor é como uma adaptação do método "giro" de economia e combustível (pé leve e rotação alta). Já adianto que o método "carga" de economia (pé embaixo e marcha mais alta possível) é o que mais economiza combustível. Mas não sei se é bom para o motor, nunca li nada sobre o assunto. Mas isso é papo pra um outro tópico.
Tityus, a explicação que eu realmente precisava você acabou de me dar agora, so tenho a te agradecer parcero! Vou seguir suas dicas.
Muito bacana esse fórum!