Bem-vindo: 22 Jan 2025 12:25

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Batida seca ao andar em piso irregular após motor quente
MensagemEnviado: 08 Dez 2023 11:30 

Bom dia

Estou com o mesmo problema no meu carro
Alguém conseguiu resolver desta mesma forma ?
Pois o mecânico não quiz fazer porque não tinha certeza se iria funcionar e e muito trabalhoso para desmontar estas peças.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 21 Dez 2024 14:32 

Boa tarde!

Agora de fato solucionado

Após 1 ano, retorno para contar que em 2023 não tive um final feliz...

Após a revisão no semi-eixo, de fato o barulho sumiu, mas por um mês apenas. E daí voltou a minha saga atrás do barulho. O próprio mecânico disse que poderia ser então da homocinética, e então foi feita verificação e lubrificação. Depois poderia ser a pinça de freio... Foi trocado o que dava e onde podia lubrificado com graxa de silicone... Daí, em setembro, o barulho piorou!... Eu na praia sem muito a quem recorrer, fui a uma loja de suspensão e condenaram a bandeja e suas buchas (que troquei sem dó dessa vez, pq era original, caso fará 10 anos em 2025)... Mas andou 300 km e o barulho lá...

Voltei no mecânico que sempre levo e daí o pensamento foi na lógica do início do barulho, após eu cair numa valeta. Pensou-se em para-choque solto, radiador e ventoinha soltas... Mas tudo calçado e nada do barulho sumir...

Os amortecedores foram trocados, pq os da Cofap faziam o carro escorregar desde que instalados, por serem duros demais... E mesmo com o original Kayaba k-class o barulho não sumiu!

Até que conversando com o motorista da empresa que trabalho, ele deu uma ideia (ele tem um i30 com famoso problema crônico na suspensão)... Se quando buscamos por HB20 várias pessoas falam do problema, mas não tem solução, porque não ver vídeos da KIA, afinal Soul, I30, Cerato e até o Picanto compartilham tantas peças. Eis que achei vários vídeos de IX35 com o mesmo problema do meu HB20... Batidas de lata, apenas com motor quente.

Eis que o o problema são as buchas da barra estabilizadora, que não pareciam nunca ter folga ou estarem com problema...

Busquei no MLivre e pedi (2 borrachinhas por 78 reais - afinal já gastei tanto)... Levei de volta ao mecânico e pronto! Dois meses sem o barulho!

Comprei as buchas da barra estabilizadora da marca Monroe, pois é uma marca conhecida.

Então, se vc está com mesmo problema, de ouvir batida como se alguém desse uma martelada na suspensão, só quando o motor esquenta... Começa trocando as buchas da barra estabilizadora, é barato e é um dos problemas crônicos da Hyundai/KIA.

Abraços!

MensagemEnviado: 21 Dez 2024 15:17 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Ramy, agradecemos por esse seu retorno e por seus relatos sobre a solução desses barulhos no seu HB20.

E que com certeza , essa sua explicação poderá ajudar a muitos outros usuários que tbm estão com problemas semelhantes de barulhos na suspensão dianteira dos seus HB20.

Obs : Essa sua citação me deu uma ótima dica para verificar especificamente essas buchas do estabilizador do nosso atual HB20 1.6 2013 pq elas nunca foram substituídas até agora e assim como tbm permanecem originais as suas bieletas , portanto essas são peças que merecem sim receber uma atenção maior e caso haja dúvidas, devem ser de fato substituídas.

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas