Bem-vindo: 28 Mar 2024 16:24

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 82 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 07 Jan 2022 11:32 
Offline

Registrado em: 20 Mai 2019 12:50
Mensagens: 2
Vou fazer a suspensão completa do meu HB20 2013.
Decidi por colocar as 4 molas do HB20X nele.
Mas a dúvida é, compro os amortecedores Turbogás para o HB20 mesmo ou troco para o HB20X também?
Ou melhor... será que os amortecedores do HB20X servem no HB20? Se servem, é melhor ter amortecedores casando com o modelo do carro ou casando com o modelo da mola? :roll:


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 07 Jan 2022 13:46 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
henriquetmc escreveu:
Vou fazer a suspensão completa do meu HB20 2013.
Decidi por colocar as 4 molas do HB20X nele.
Mas a dúvida é, compro os amortecedores Turbogás para o HB20 mesmo ou troco para o HB20X também?
Ou melhor... será que os amortecedores do HB20X servem no HB20? Se servem, é melhor ter amortecedores casando com o modelo do carro ou casando com o modelo da mola? :roll:

Vai com o modelo da mola.
Pois se vc mudou as especificações do carro (no seu caso a mole pelo do HB20X), a original não faz mais sentido.

Mas eu se fosse vc, colocaria a do pós 2016, tenho um 2016 que não possui os problemas do pré 2016 na suspensão traseira. Veja que o tópico foi criado antes do facelift existir.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 07 Jan 2022 19:01 
Offline

Registrado em: 20 Mai 2019 12:50
Mensagens: 2
Então, o problema é que me parece que as alterações da suspensão em 2016 foram além do par amortecedor & mola.
Penso que meramente trocar as molas e amortecedores para a versão pós 2016 não melhoraria tanto quanto trocar pela do HB20X.
O problema é que tenho certeza que o par mola + amortecedor do HB20X serve na Traseira, pois o
Citação:
AbadeSP
fez isso.
Mas tenho dúvidas quanto a Dianteira... tenho receio do amortecedor do HB20X ter alguma diferença na geometria e não servir... por exemplo, o tamanho da bieleta não bater. Queria encontrar alguém que fez essa troca na dianteira.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 08 Jan 2022 00:43 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
henriquetmc escreveu:
Então, o problema é que me parece que as alterações da suspensão em 2016 foram além do par amortecedor & mola.
Penso que meramente trocar as molas e amortecedores para a versão pós 2016 não melhoraria tanto quanto trocar pela do HB20X.
O problema é que tenho certeza que o par mola + amortecedor do HB20X serve na Traseira, pois o
Citação:
AbadeSP
fez isso.
Mas tenho dúvidas quanto a Dianteira... tenho receio do amortecedor do HB20X ter alguma diferença na geometria e não servir... por exemplo, o tamanho da bieleta não bater. Queria encontrar alguém que fez essa troca na dianteira.

Bom, seguindo a lógica, tudo que se tem no X, se pode colocar no normal.
O problema é a geometria, ou se troca tudo ou tem de testar.

Imagino que só as molas e amortecedores seja OK na dianteira também, afinal muitos usam coilovers.
Quanto a do 2016, mas você não fará toda a suspensão? Talvez um orçamento trocando tudo saia mais barato do que trocar as molas da dianteira pelo X além da traseira.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 23 Fev 2022 12:45 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Mar 2014 13:32
Mensagens: 19
Localização: Jundiaí - SP
Prezado Henrique,

no meu HB20S (sedan hein, rsrs) eu troquei TODOS os amortecedores e TODAS as molas, veja no meu post como ficaram dispostos (tem foto também).

A traseira era negativa em relação à dianteira, o que foi corrigido após a troca.

JAMAIS aconselho trocar somente as molas sem trocar os amortecedores para uma suspensão original, muito menos para uma troca por de outro modelo.

Sempre que trocar a mola de um carro é obrigatório trocar o amortecedor e vice-versa. Mola cansada estraga o amortecedor E amortecedor estragado cansa a mola. Um conjunto tão casado quanto Panceta + Cerveja! rsrs

Já faz quase 1,5 ano da troca do meu e eu não poderia estar mais satisfeito; É outro veículo. Pode confiar!

E na dianteira eu peguei ano 2017, para garantir que não seria de lote errado de 2016 (o Biel acertou o ano).

henriquetmc escreveu:
Então, o problema é que me parece que as alterações da suspensão em 2016 foram além do par amortecedor & mola.
Penso que meramente trocar as molas e amortecedores para a versão pós 2016 não melhoraria tanto quanto trocar pela do HB20X.
O problema é que tenho certeza que o par mola + amortecedor do HB20X serve na Traseira, pois o
Citação:
AbadeSP
fez isso.
Mas tenho dúvidas quanto a Dianteira... tenho receio do amortecedor do HB20X ter alguma diferença na geometria e não servir... por exemplo, o tamanho da bieleta não bater. Queria encontrar alguém que fez essa troca na dianteira.

_________________
AbadeSP

HB20S 1.6 Premium 14/14 - 162KKm

F1000 XLT 2.5 TDI - 1997 - Iochpe-Maxxion - 345KKm


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 19 Mai 2022 20:52 
Offline

Registrado em: 19 Mai 2022 19:35
Mensagens: 3
AbadeSP escreveu:
Prezado Henrique,

no meu HB20S (sedan hein, rsrs) eu troquei TODOS os amortecedores e TODAS as molas, veja no meu post como ficaram dispostos (tem foto também).

A traseira era negativa em relação à dianteira, o que foi corrigido após a troca.

JAMAIS aconselho trocar somente as molas sem trocar os amortecedores para uma suspensão original, muito menos para uma troca por de outro modelo.

Sempre que trocar a mola de um carro é obrigatório trocar o amortecedor e vice-versa. Mola cansada estraga o amortecedor E amortecedor estragado cansa a mola. Um conjunto tão casado quanto Panceta + Cerveja! rsrs

Já faz quase 1,5 ano da troca do meu e eu não poderia estar mais satisfeito; É outro veículo. Pode confiar!

E na dianteira eu peguei ano 2017, para garantir que não seria de lote errado de 2016 (o Biel acertou o ano).

henriquetmc escreveu:
Então, o problema é que me parece que as alterações da suspensão em 2016 foram além do par amortecedor & mola.
Penso que meramente trocar as molas e amortecedores para a versão pós 2016 não melhoraria tanto quanto trocar pela do HB20X.
O problema é que tenho certeza que o par mola + amortecedor do HB20X serve na Traseira, pois o
Citação:
AbadeSP
fez isso.
Mas tenho dúvidas quanto a Dianteira... tenho receio do amortecedor do HB20X ter alguma diferença na geometria e não servir... por exemplo, o tamanho da bieleta não bater. Queria encontrar alguém que fez essa troca na dianteira.


Tenho um sedan 2015 com 30 mil km e já pesquisei bastante sobre as opçoes (TTC Urethano, molas da linha 2016 em diante, molas do HB20X, molas do Uno Vivace, calço para molas, etc)

A grande questão é como saber se a peça que eu comprar será realmente a necessária pra resolver o problema? Ou seja, onde comprar? Hoje liguei para uma CSS daqui de SC e o cara me falou que gastaria QUATRO mil pra trocar o jogo de amortecedores + molas das 4, que segundo ele, seria a única solução.

Estou desesperado por uma solução, toda a vez que é necessário colocar mais bagagem atrás e/ou passageiro é uma agonia!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 20 Mai 2022 09:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Seja bem vindo ao forum e tente pesquisar aqui mesmo nos tópicos que abordam sobre esse assunto dessas modificações na suspensão da linha HB20.

Me parece que já existem colegas que encontraram uma solução provisória porém com resultados satisfatórios e explicando as peças corretas para as versões de HB20 1.6 que já foram assim modificadas.

Use o campo "Pesquisar" para achar esses tópicos sobre esse assunto.

Boa leitura e sucesso nessas modificações.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 20 Mai 2022 10:40 
Offline

Registrado em: 19 Mai 2022 19:35
Mensagens: 3
ianisgreek escreveu:
Seja bem vindo ao forum e tente pesquisar aqui mesmo nos tópicos que abordam sobre esse assunto dessas modificações na suspensão da linha HB20.

Me parece que já existem colegas que encontraram uma solução provisória porém com resultados satisfatórios e explicando as peças corretas para as versões de HB20 1.6 que já foram assim modificadas.

Use o campo "Pesquisar" para achar esses tópicos sobre esse assunto.

Boa leitura e sucesso nessas modificações.

Obrigado pela resposta ianis!

Estava vendo principalmente este tópico aqui: viewtopic.php?f=25&t=10926&hilit=molas&start=90

Como disse, já pesquisei bastante, também no grupo do Face. Logicamente que nao existe soluçao padrao.

Por isso, como nao entendo nada, será que devo ir na Aliperti AL-547? Só me assustei com o preço, em média de 500 reais...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 21 Mai 2022 11:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Augusto, esse tópico que vc citou tem sim varias dicas úteis para se reforçar um pouco mais as suspensões originais dessa versão de HB20 e acredito que com resultados práticos melhores.

Mas com certeza que essa opção que vc citou desse novo jogo de molas da Aliperti , acredito que elas seriam sim a solução mais vantajosa entre todas as opções já experimentadas até agora.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 13:03 
Offline

Registrado em: 19 Mai 2022 19:35
Mensagens: 3
Hoje troquei as molas do meu HB20S 2015 originais pelas molas FAMA AL-547 (FAMA comprou Aliperti), a um custo de R$ 600 reais aqui em Floripa.

Pedi pro mecânico verificar se as molas eram do mesmo tamanho e espessura, e identificamos que as molas FAMA são levemente mais grossas. Isso se confirmou ao finalizar a troca, de forma que o carro elevou alguns cm e visivelmente as molas seguram mais, não são tão molengas como as originais.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 82 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB