OSilva escreveu:
Concordo. Mas pra efeito de garantia, existem sim algumas implicações em relação à modificações do veículo. Porém, acredito que usando rodas réplicas (como são conhecidas as rodas de mesmo desenho, mas não fabricadas pela 'montadora') dentro das medidas das rodas de liga original não deve afetar a garantia.
ianisgreek escreveu:
Tb concordo, pq coloquei rodas de liga leve aro 14 no meu HB20 1.6 substituindo as rodas originais de ferro e na CCS que faço normalmente as revisões, eles já citaram isso de que quem colocar rodas/pneus de diâmetro maior do que um aro de 15 polegadas, que nesses casos a fábrica anula sim a garantia de tudo que esteja diretamente relacionado com rodas/pneus, freios, suspensão e tb o sistema de direção desse HB20 assim modificado !
OSilva escreveu:
Eu nem perguntei isso diretamente. Tinha vontade de trocar as rodas originais, mas por algum modelo de 16", que acho o tamanho ideal pra esse porte de carro. Como n achei nada que me agradasse e nem q coubesse nas medidas do carro, sem uso de espaçadores ou adaptadores (que particularmente n gosto), fiquei com as rodas originais mesmo que acho bonitas.
Boa noite!
Caros OSilva e ianisgreek, de fato tem algumas modificações que implicam na perda de garantia, e como estamos falando de rodas vou citar o item em específico, se olharem o manual de garantia na página 8 que fala do item de desgaste natural, vão encontrar lá que a Hyundai da garantia desses componentes por apenas 90 dias, segue a citação que está no manual:
"Cada componente tem sua vida útil definida em projeto e poderá variar de acordo com as condições de aplicação do veiculo.
Itens considerados de desgaste natural possuem garantia legal no prazo de 90 dias corridos, independente do tipo de uso do veiculo, contra defeito de fabricação da peça, contados a partir da data de emissão da nota fiscal de venda do veículo. Exemplo: lâmpadas, disco e platô de embreagem, filtro, disco, lona, tambor e pastilha de freio, palheta do para-brisa, fusíveis, amortecedores, vela de ignição, rolamentos, coxins, coifas, correias e pneus."
Portanto, ao tirar o carro da concessionária mesmo mantendo as rodas originais, depois de 90 dias já era... não vai fazer diferença alguma se ocorrer falha pois a Hyundai não vai cobrir.
E quanto ao uso de rodas maiores, posso dizer com experiência de que já tive alguns modelos de carros e sempre modifiquei as rodas de todos por rodas de diâmetro maior e nunca tive problema algum com suspensão ou outros itens.
Já rodei 60.000Km em um Kia picanto com rodas 15 e nunca precisei fazer nenhuma manutenção prematura no sistema de suspensão, assim como já tive um Chevrolet Onix com rodas 17 por mais 50.000Km e o resultado foi o mesmo do Kia, sem problema algum.
Claro que quando se vai colocar rodas de diâmetro maior deve se respeitar a regra de manter o conjunto roda/pneu igual ao conjunto de fábrica, justamente para não forçar demais o conjunto de suspensão e não ter diferença no velocímetro bem como não usar modelos de rodas que se façam uso de espaçadores e outras coisas do tipo que considero gambiarra.
Com rodas maiores logicamente deve se ter maior cuidado com os buracos das nossas belíssimas estradas, pois com o perfil do pneu mais baixo o risco de amassar uma roda é maior do que se fosse utilizado o conjunto original, mas isso quem opta por esse tipo de modificação com certeza já deve saber.
E para nível apenas de informação, o HB20 vem com as seguintes especificações de conjunto roda/pneu:
185/60 R15
O meu HB20 é equipado com o seguinte modelo:
205/40 R17
Utilizando o auxilio de uma calculadora de adaptação de rodas e pneus, o resultado foi o seguinte:
Como podem observar o resultado, o conjunto total ficou com tamanho até minimamente inferior ao original.
Portanto como falei na outra postagem, se querem modificar seus carros não acho que manter a originalidade para futura venda seja algo a ser considerado para não modificar, mas vejam bem, estou falando aqui de modificação de diâmetro de rodas e exclusivamente destas, modificações como suspensão rebaixada ou molas esportivas é algo que nunca fiz em nenhum dos meus carros e jamais vou fazer por considerar uma modificação grande demais ao ponto de mudar a estrutura do carro.
E apenas uma última palavra sobre esse meu extenso post:
Se tratando de rodas, na hora da venda basta remover as rodas de liga leve e instalar novamente as originais e pronto, manteve a originalidade do carro e não teve nenhuma perda do valor de revenda do carro, o conjunto de suspensão vai ter um desgaste um pouco maior? sim, vai. Mas não é um gasto tão significativo ao ponto de não faze-lo tanto que já rodei muitos KM em carros com rodas maiores e nunca tive problema.
E mais uma vez deixo registrado que esta é uma opinião pessoal, cada um faz o que quiser com seu carro, desde que isso não seja um fator de risco para você e nem para os outros carros que circulam na rua.
Abraço a todos!