juniormexico escreveu:
O mais engraçado é que se deixar na marcha lenta, que ao meu ver seria a rotação mais baixa de funcionamento do motor, em momento algum a luz de óleo pisca, somente pisca e de forma aleatória qdo vc dá uma pequena pisadinha no acelerador, seja para arrancar com o carro como em ponto morto mesmo, isto tbm só com o carro quente, com o carro frio não pisca de forma alguma. Falei tudo isso na CCSS além de até levar os vídeos que gravei, a impressão que eu tive é que essa piscada da luz de óleo está ligada a essa pequena aceleração, porque se fosse uma baixa pressão de óleo deveria acontecer em marcha lenta sem acelerar e não qdo se acelera, visto que com a aceleração a rotação sobe e a pressão tbm. Só sei que encerraram a OS como condição normal do veículo e discriminaram tbm que testaram mais dois veículos na oficina e as condições foram as mesmas nos veículos testados.
Então colega, ocorre que quando qq motor está frio, tanto o oleo dele está um pouco mais viscoso ( mais grosso ) e tb todas as suas folgas internas estão um pouco menores pq ainda não ocorreu a dilatação do metal das peças.
E nessas condições, a pressão de oleo é naturalmente um pouco mais alta em qq rotação do motor desde as menores rotações de marcha lenta.
Mas de acordo com o aumento normal da temperatura do motor, tanto essas folgas internas entre as peças vão aumentando levemente e com isso, tb o oleo vai se tornando um pouco mais fino (menos viscoso) e esses 2 fatores somandos , vão contribuir para uma real leve perda na pressão de oleo absoluta.
Obs : Por esse motivo, o correto é sempre se medir a pressão real do oleo do motor depois que ele já atingiu e está na sua temperatura normal de trabalho, nunca com o motor frio ou em fase de aquecimento.