Bem-vindo: 28 Mar 2024 10:38

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 220 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 18, 19, 20, 21, 22
Autor Mensagem
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 16 Ago 2019 09:54 
Offline

Registrado em: 24 Jul 2013 18:06
Mensagens: 3
Olá pessoal,

comprei meu HB20X Style AT seminovo com apenas 6000 km rodados, e lendo o manual de como verificar o nivel do liquido de arrefecimento, fala que é no reservatório de expansão, e lendo aqui no forum(eu li as 21 paginas com o pessoal discutindo sobre o que é certo, kkkkk), eu ainda não entendi, uns falam que é só no reservatório de expansão que verifica, outros fala que tem que olhar a tampa do radiador e o reservatório, a pergunta é, qual é o certo? o da tampa do radiador precisa verificar com a mesma frequencia do reservatório de expansão? ficar abrindo aquela tampa do radiador pode acabar danificando aquelas engrenagens da tampa? meu carro anterior usava outro sistema de arrefecimento, que era mais fácil na minha opinião, mas como o HB20 tem esse sistema eu queria entender bem, para não fazer nada de errado, pois ele ainda está na garantia.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 16 Ago 2019 12:03 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
rodrigo_mattos7 escreveu:
Olá pessoal,

comprei meu HB20X Style AT seminovo com apenas 6000 km rodados, e lendo o manual de como verificar o nivel do liquido de arrefecimento, fala que é no reservatório de expansão, e lendo aqui no forum(eu li as 21 paginas com o pessoal discutindo sobre o que é certo, kkkkk), eu ainda não entendi, uns falam que é só no reservatório de expansão que verifica, outros fala que tem que olhar a tampa do radiador e o reservatório, a pergunta é, qual é o certo? o da tampa do radiador precisa verificar com a mesma frequencia do reservatório de expansão? ficar abrindo aquela tampa do radiador pode acabar danificando aquelas engrenagens da tampa? meu carro anterior usava outro sistema de arrefecimento, que era mais fácil na minha opinião, mas como o HB20 tem esse sistema eu queria entender bem, para não fazer nada de errado, pois ele ainda está na garantia.



O Reservatorio de expansão é onde vc deve olhar, nele constam as marcas F (cheio) e L (baixo). o liquido deve estar entre essas duas marcas e se for o caso de completar, evitar passar a marca F. Recomendo o uso de uma laterna para facilitar a leitura.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 16 Ago 2019 16:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Só complementando a citação do OSilva quanto a dúvida do colega acima, somente abrir a tampa do radiador, aquela metálica, quando for trocado todo o líquido desse sistema de arrefecimento, caso contrário, apenas completem o reservatório do radiador até a marcação de máximo com o líquido correto e como foi sugerido, com o auxílio mais fácil da lanterna de qq celular para uma melhor visualização do nível nesse reservatório.

Obs : E caso alguém fique na dúvida de qual é de fato esse reservatório do radiador, basta seguir o caminho percorrido por aquela mangueirinha de borracha que sai da tampa de cima do radiador que ela vai direcionar diretamente até esse reservatório e assim, não haverá erro algum.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 16 Ago 2019 16:30 
Offline

Registrado em: 24 Jul 2013 18:06
Mensagens: 3
ianisgreek escreveu:
Só complementando a citação do OSilva quanto a dúvida do colega acima, somente abrir a tampa do radiador, aquela metálica, quando for trocado todo o líquido desse sistema de arrefecimento, caso contrário, apenas completem o reservatório do radiador até a marcação de máximo com o líquido correto e como foi sugerido, com o auxílio mais fácil da lanterna de qq celular para uma melhor visualização do nível nesse reservatório.

Obs : E caso alguém fique na dúvida de qual é de fato esse reservatório do radiador, basta seguir o caminho percorrido por aquela mangueirinha de borracha que sai da tampa de cima do radiador que ela vai direcionar diretamente até esse reservatório e assim, não haverá erro algum.



mas não tem problema de abrir a tampa do radiador não, né? eu abri ela hj, mas fechei corretamente, e agora sei que não precisa abrir ela graças ao colegas do fórum!!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 16 Ago 2019 18:12 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
rodrigo_mattos7 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Só complementando a citação do OSilva quanto a dúvida do colega acima, somente abrir a tampa do radiador, aquela metálica, quando for trocado todo o líquido desse sistema de arrefecimento, caso contrário, apenas completem o reservatório do radiador até a marcação de máximo com o líquido correto e como foi sugerido, com o auxílio mais fácil da lanterna de qq celular para uma melhor visualização do nível nesse reservatório.

Obs : E caso alguém fique na dúvida de qual é de fato esse reservatório do radiador, basta seguir o caminho percorrido por aquela mangueirinha de borracha que sai da tampa de cima do radiador que ela vai direcionar diretamente até esse reservatório e assim, não haverá erro algum.



mas não tem problema de abrir a tampa do radiador não, né? eu abri ela hj, mas fechei corretamente, e agora sei que não precisa abrir ela graças ao colegas do fórum!!!


só abrir e fechar eu creio que nao tem problema nenhum. Só haveria algum problema se caisse sujeira ou outra coisa. Creio que o Ianis se referiu a abastecer pelo reservatorio de expansao pq é ele que vai ter o nivel e vai começar a circular a partir dele. Se vc encher pelo radiador, nao vai perceber mudança do nivel pq a valvula termostatica vai estar fechada, logo o liquido nao passa.

Não tenho certeza se é por isso, é um chute.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 16 Ago 2019 21:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Então colegas, o motivo da minha citação complementar é que não tentem abrir aquela tampa metàlica do radiador principalmente se o motor estiver quente pq o líquido de arrefecimento estará nessa situação há umas 15 libras de pressão e já sabem que se abri-la será bem perigoso pq vai espirrar longe o vapor quente desse líquido.

E mesmo no caso de apenas se verificar e fazer eventuais complementos do nível do reservatório do radiador, o motor deverá estar sempre frio pq assim não há riscos de se queimar.

Esse sistema de arrefecimento selado dos motores da linha HB20 funciona com a pressão positiva quando o motor estiver já quente e negativa que no caso aqui é o vácuo quando o motor estiver esfriando e assim ele vai funcionando conforme a temperatura do motor esteja fria ou quente.

Com isso, esse sistema ao esfriar suga o líquido do reservatório com a ação desse vácuo atravéz da tampa metálica do radiador e que funciona como uma válvula do sistema até o radiador estar plenamente cheio e quando o motor já estiver bem quente, a dilatação desse líquido dentro desse sistema envia esse volume extra novamente atravéz dessa tampa metálica de volta ao reservatório.

E assim, esse sistema funciona indefinidamente !

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 16 Ago 2019 21:18 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Existe ainda uma explicação lógica do porque esse sistema de arrefecimento adotado pela dona Hyundai do Brasil em toda sua linha HB20 e Creta necessitar dessas eventuais reposições desse líquido de arrefecimento:

É devido ao fato dele não ser do tipo mais moderno e 100% selado como ocorre com todos os atuais veículos das linhas VW , Chevrolet e muitas outras que não perdem esse líquido por evaporação por serem completamente selados.

Mas no caso desse sistema da Hyundai, notem que o reservatório plastico tem apenas uma tampa simples que não veda esse reservatório e cuja função é somente a de armazenar um pouco de líquido desse sistema para assim, ele ir abastecendo e complementando o nível do radiador dos HB20 conforme citei antes mas como inconveniente, todo o calor externo do compartimento do motor aquece bastante esse líquido armazenado nesse reservatório e assim ele vai evaporando devagar até necessitar novamente de ser reposto o seu nível.

Já no caso desse sistema mais moderno que citei aqui e adotado por outros fabricantes, nele não tem como esse líquido evaporar pq a tampa do reservatório e não a do radiador (que na realidade nem tampa o radiador tem nesse sistema mais moderno) veda completamente esse sistema mantendo-o constantemente sob aquela pressão das 15 libras.

Porém no sistema da Hyundai, observem que não há nenhuma pressão dentro do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento, mas existe pressão apenas dentro do radiador dos HB20 e mantida por aquela tampa/válvula metálica que veda o radiador desses veículos.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 09 Out 2020 18:41 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Aconteceu comigo duas vezes. E não houve mistura de fluido fora da concessionária. Portanto ou o fluido estava ruim ou colocaram água torneiral. Como foram duas vezes, estou muito desconfiado.....


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 22 Dez 2020 09:53 
Offline

Registrado em: 23 Nov 2020 11:27
Mensagens: 7
Como esse fórum rendeu muitos comentários sobre procedimento do liquido de arrefecimento resolvi colocar a parte do manual de serviço referente ao tema. Espero que ajude a galera.

O manual é em inglês, mas dá pra entender de boa e qualquer dúvida tem o google translate.

https://mega.nz/file/uD4SDYCI#14bgnm8Ofuq8svlZgyUTSwVxRElD9RW9YSEHMHy6_gg


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 22 Dez 2020 11:53 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
papudim51 escreveu:
Como esse fórum rendeu muitos comentários sobre procedimento do liquido de arrefecimento resolvi colocar a parte do manual de serviço referente ao tema. Espero que ajude a galera.

O manual é em inglês, mas dá pra entender de boa e qualquer dúvida tem o google translate.

https://mega.nz/file/uD4SDYCI#14bgnm8Ofuq8svlZgyUTSwVxRElD9RW9YSEHMHy6_gg



Ótimo e oportuno esse manual, vai ser uma orientação extra para todos aqueles que ainda tem alguma dúvida sobre esse procedimento, agradecemos !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 220 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 18, 19, 20, 21, 22

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB