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 Título: carro morre e trava rodas e volante
MensagemEnviado: 01 Dez 2022 00:51 
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Olá,

tenho um HB20 1.6 2015. Hoje ele esta com 52.000km. Fiz as primeiras cinco revisões na concessionária e depois quando a garantia acabou, passei a fazer numa oficina próxima a minha casa. Na última quinta feira o carro apresentou um defeito estranho: eu dirigi uns 2km com ele e parei para esperar uma brecha para entrar na rodovia. Quando eu acelerei, o carro morreu, e o pedal do freio travou, assim como o volante. Acenderam varias luzes no painel. Eu puxei o freio de mão, desliguei o carro e liguei novamente. Nao funcionou. Tentei uma segunda vez. O carro ligou, e acendeu o aviso de falha no motor. Eu dirigi ate um lugar seguro e chamei o guincho e levei para a Pacific Contagem. Hoje eles me enviaram o resultado do diagnostico:

Referente a reclamação da pane apresentada no Hb20, conforme foi relatado pela, fizemos diversas verificações em sensores eletrônicos, chicotes eletricos, componentes mecanicos do sistema, e diversos testes de rodagem com o veículo, e em nenhum momento apresentou a falha conforme o sr relatou. Durante o rastreamento eletrônico via aparelho diagnóstico, apresentou uma falha intermitente em um sensor do sistema, o sensor de rotação do motor, e não podemos atrelar esta falha detectada com o fato que o sr relatou ter ocorrido, porém, como na memória da central existem vários erros armazenados deste sensor, é recomendada a troca preventiva do mesmo ( sensor de rotações), e tem o custo de r$643,20

Apesar de não solicitado pelo sr, foi verificado pelo técnico que avaliou o veículo, que diversos componentes do sistema de arrefecimento do motor estão contaminados por oxidação, como a bomba de refrigeração, valvula termostatica do motor, a mangueira de sucção do reservatório de expansão, o reservatório de expansão, as tampas do radiador e do reservatório de expansão, e também a troca do liquido de arrefecimento, que fica em contato com todos estes componentes que estão oxidando, e acaba ficando contaminado pela oxidação também.
Trata-se do sistema que refrigera e controla a temperatura do motor, e deve-se trocar estes compoentes contaminados citados acima, para que o sr tenha segurança de rodar no veículo, sem risco de superaquecimento do motor, pois superaquecendo, irá danificar o motor.
O custo da troca da bomba refrigeração, da válvula termostática, das 2 tampas radiador, da mangueira sucção, do reservatório de expansão e do liquido arrefecimento tem custo de r$2497,33

Diante desse diagnóstico fiquei com algumas dúvidas:

1 - Faz sentido essa troca em todo o sistema de arrefecimento? Pode ser isso que causou a falha? Eu nao deveria ter percebido algum tipo de sintoma do mal funcionamento do sistema de arrefecimento como aquecimento da cabine, vapor no capô ou perda de liquido? E um sistema tão comprometido assim não deveria ter afetado os demais componentes do motor? Além disso, sempre completei com aditivo e agua desmineralizada.

2 - É seguro rodar com esse veículo, posto que eles nao são capazes de afirmar o que causou o problema? Suponho que se o mesmo tivesse ocorrido com o carro numa velocidade alta velocidade eu correria risco de vida.

3 - Vale a pena solicitar uma segunda opiniao? Se sim, recomendam alguma oficina em Belo Horizonte?

4 - Qual a experiẽncia de vcs com a Pacific Contagem? Achei lá melhor que a da nossa senhora do carmo e por isso fiz as revisões lá, mas nunca me passaram confiança.


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 Título: Re: carro morre e trava rodas e volante
MensagemEnviado: 01 Dez 2022 10:38 
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luiscoelho escreveu:
Olá,

tenho um HB20 1.6 2015. Hoje ele esta com 52.000km. Fiz as primeiras cinco revisões na concessionária e depois quando a garantia acabou, passei a fazer numa oficina próxima a minha casa. Na última quinta feira o carro apresentou um defeito estranho: eu dirigi uns 2km com ele e parei para esperar uma brecha para entrar na rodovia. Quando eu acelerei, o carro morreu, e o pedal do freio travou, assim como o volante. Acenderam varias luzes no painel. Eu puxei o freio de mão, desliguei o carro e liguei novamente. Nao funcionou. Tentei uma segunda vez. O carro ligou, e acendeu o aviso de falha no motor. Eu dirigi ate um lugar seguro e chamei o guincho e levei para a Pacific Contagem. Hoje eles me enviaram o resultado do diagnostico:

Referente a reclamação da pane apresentada no Hb20, conforme foi relatado pela, fizemos diversas verificações em sensores eletrônicos, chicotes eletricos, componentes mecanicos do sistema, e diversos testes de rodagem com o veículo, e em nenhum momento apresentou a falha conforme o sr relatou. Durante o rastreamento eletrônico via aparelho diagnóstico, apresentou uma falha intermitente em um sensor do sistema, o sensor de rotação do motor, e não podemos atrelar esta falha detectada com o fato que o sr relatou ter ocorrido, porém, como na memória da central existem vários erros armazenados deste sensor, é recomendada a troca preventiva do mesmo ( sensor de rotações), e tem o custo de r$643,20

Apesar de não solicitado pelo sr, foi verificado pelo técnico que avaliou o veículo, que diversos componentes do sistema de arrefecimento do motor estão contaminados por oxidação, como a bomba de refrigeração, valvula termostatica do motor, a mangueira de sucção do reservatório de expansão, o reservatório de expansão, as tampas do radiador e do reservatório de expansão, e também a troca do liquido de arrefecimento, que fica em contato com todos estes componentes que estão oxidando, e acaba ficando contaminado pela oxidação também.
Trata-se do sistema que refrigera e controla a temperatura do motor, e deve-se trocar estes compoentes contaminados citados acima, para que o sr tenha segurança de rodar no veículo, sem risco de superaquecimento do motor, pois superaquecendo, irá danificar o motor.
O custo da troca da bomba refrigeração, da válvula termostática, das 2 tampas radiador, da mangueira sucção, do reservatório de expansão e do liquido arrefecimento tem custo de r$2497,33

Diante desse diagnóstico fiquei com algumas dúvidas:

1 - Faz sentido essa troca em todo o sistema de arrefecimento? Pode ser isso que causou a falha? Eu nao deveria ter percebido algum tipo de sintoma do mal funcionamento do sistema de arrefecimento como aquecimento da cabine, vapor no capô ou perda de liquido? E um sistema tão comprometido assim não deveria ter afetado os demais componentes do motor? Além disso, sempre completei com aditivo e agua desmineralizada.

2 - É seguro rodar com esse veículo, posto que eles nao são capazes de afirmar o que causou o problema? Suponho que se o mesmo tivesse ocorrido com o carro numa velocidade alta velocidade eu correria risco de vida.

3 - Vale a pena solicitar uma segunda opiniao? Se sim, recomendam alguma oficina em Belo Horizonte?

4 - Qual a experiẽncia de vcs com a Pacific Contagem? Achei lá melhor que a da nossa senhora do carmo e por isso fiz as revisões lá, mas nunca me passaram confiança.



Seja bem vindo ao forum !


Apesar desse HB20 passar por todas as 5 revisões obrigatórias feitas por uma CCS da rede Hyundai, é perfeitamente possível que tenha ocorrido esses problemas tanto de contaminação do líquido de arrefecimento e tbm que tenha pifado esse sensor de rotação do motor.

Quanto a essa contaminação desse líquido do radiador, basta uma única adição de qq água torneiral e por menor que seja essa quantidade em alguma eventual parada em algum posto de abastecimento e pronto, já estará ai a causa para essa consequência, conforme relatou essa oficina.

Sempre é oportuno e válido nesses casos, de se levar esse veículo a alguma outra conceituada oficina para se obter uma segunda opinião sim !!!

Já sobre ser seguro ou não continuar a rodar com esse HB20 assim, o mais sensato seria leva lo logo a alguma outra confiável oficina e caso se confirme de fato todo esse diagnóstico anterior, efetuar então e sem demora a devida correção desses problemas e assim, trocar todo o líquido de arrefecimento e demais peças danificadas desse sistema além tbm de se trocar esse sensor de rotação do motor.

Tbm vejo ser oportuno nesse caso e se já não foi feita antes pelo menos uma única vez, de se efetuar a troca de todo o fluído de freios pq ele tbm se contamina comprovadamente com o tempo e o uso normal e 5 anos já é um prazo mais do que suficiente para que esse fluído já esteja sim vencido há um bom tempo comprometendo com isso o funcionamento correto e ideal de todo o sistema de freios.

Obs : Acredito ainda que valeria à pena nesse caso, optar por levar esse HB20 para ser avaliado tbm por alguma CCS da rede Hyundai de sua confiança para se fazer mais um outro diagnóstico técnico somente como comparação aos demais e a partir daí, decidir sobre qual é o melhor caminho a seguir para uma definitiva e segura solução desses problemas !

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 Título: Re: carro morre e trava rodas e volante
MensagemEnviado: 16 Jan 2023 15:10 
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Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
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luiscoelho escreveu:
Olá,

tenho um HB20 1.6 2015. Hoje ele esta com 52.000km. Fiz as primeiras cinco revisões na concessionária e depois quando a garantia acabou, passei a fazer numa oficina próxima a minha casa. Na última quinta feira o carro apresentou um defeito estranho: eu dirigi uns 2km com ele e parei para esperar uma brecha para entrar na rodovia. Quando eu acelerei, o carro morreu, e o pedal do freio travou, assim como o volante. Acenderam varias luzes no painel. Eu puxei o freio de mão, desliguei o carro e liguei novamente. Nao funcionou. Tentei uma segunda vez. O carro ligou, e acendeu o aviso de falha no motor. Eu dirigi ate um lugar seguro e chamei o guincho e levei para a Pacific Contagem. Hoje eles me enviaram o resultado do diagnostico:

Referente a reclamação da pane apresentada no Hb20, conforme foi relatado pela, fizemos diversas verificações em sensores eletrônicos, chicotes eletricos, componentes mecanicos do sistema, e diversos testes de rodagem com o veículo, e em nenhum momento apresentou a falha conforme o sr relatou. Durante o rastreamento eletrônico via aparelho diagnóstico, apresentou uma falha intermitente em um sensor do sistema, o sensor de rotação do motor, e não podemos atrelar esta falha detectada com o fato que o sr relatou ter ocorrido, porém, como na memória da central existem vários erros armazenados deste sensor, é recomendada a troca preventiva do mesmo ( sensor de rotações), e tem o custo de r$643,20

Apesar de não solicitado pelo sr, foi verificado pelo técnico que avaliou o veículo, que diversos componentes do sistema de arrefecimento do motor estão contaminados por oxidação, como a bomba de refrigeração, valvula termostatica do motor, a mangueira de sucção do reservatório de expansão, o reservatório de expansão, as tampas do radiador e do reservatório de expansão, e também a troca do liquido de arrefecimento, que fica em contato com todos estes componentes que estão oxidando, e acaba ficando contaminado pela oxidação também.
Trata-se do sistema que refrigera e controla a temperatura do motor, e deve-se trocar estes compoentes contaminados citados acima, para que o sr tenha segurança de rodar no veículo, sem risco de superaquecimento do motor, pois superaquecendo, irá danificar o motor.
O custo da troca da bomba refrigeração, da válvula termostática, das 2 tampas radiador, da mangueira sucção, do reservatório de expansão e do liquido arrefecimento tem custo de r$2497,33

Diante desse diagnóstico fiquei com algumas dúvidas:

1 - Faz sentido essa troca em todo o sistema de arrefecimento? Pode ser isso que causou a falha? Eu nao deveria ter percebido algum tipo de sintoma do mal funcionamento do sistema de arrefecimento como aquecimento da cabine, vapor no capô ou perda de liquido? E um sistema tão comprometido assim não deveria ter afetado os demais componentes do motor? Além disso, sempre completei com aditivo e agua desmineralizada.

2 - É seguro rodar com esse veículo, posto que eles nao são capazes de afirmar o que causou o problema? Suponho que se o mesmo tivesse ocorrido com o carro numa velocidade alta velocidade eu correria risco de vida.

3 - Vale a pena solicitar uma segunda opiniao? Se sim, recomendam alguma oficina em Belo Horizonte?

4 - Qual a experiẽncia de vcs com a Pacific Contagem? Achei lá melhor que a da nossa senhora do carmo e por isso fiz as revisões lá, mas nunca me passaram confiança.


Qual cor está o líquido de arrefecimento, consegue perceber se está contaminado?

Acho válido sim uma segunda opinião

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