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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 07 Dez 2020 00:25 
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Faus1337 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Não deixa de ser interessante e importante saber que no manual dos primeiros HB20 1.6 , que a Hyundai do Brasil recomendava essa viscosidade de oleo 0W-20 e que depois adotou o oleo mais pesado 5W-30 para toda sua linha de veículos sem nenhuma explicação técnica convincente !

E de qq maneira, recomendo para vc e para todos ps demais colegas que queiram experimentar essa nova viscosidade de oleo 0W-20 de comprar o novo oleo 0W-20 da linha Havoline PRO DS classificação API-SP e ILSAC-GF6A que foi lançado aqui no Brasil em Maio desse ano e é um dos melhores e mais aditivados oleos disponíveis hj em todo o mundo e ainda, com preços bem competitivos !

Obs : E por ter 3 veículos que estão usando esse mesmo oleo, compro diretamente de distribuidores da Texaco esse oleo em caixas de 24 litros e cada frasco sai a 26,25 já incluído o valor do frete até minha casa !

Ou seja, é um oleo top quality da mais recente geração para não ter inveja de nenhum outro oleo do mundo e ainda por um preço bem razoável !



Muito interessante esse Havoline, mas pela rápida pesquisada que dei, percebi que tem o modelo "novo" de julho deste ano e o modelo antigo de 2018. O de 2018 é GF5 API SP. Já o 2020 contem o selo DEXOS1 gen2, que é o GF6A e API SP.

Seguem as fichas tecnicas:
2018
https://www.texaco.com.br/wp-content/up ... 018_PT.pdf

2020
https://www.texaco.com.br/wp-content/up ... 020_PT.pdf

Todos os que procurei no Mercado Livre ainda são do "modelo antigo", por cerca de 38 reais o litro.

Vou procurar aqui na região se acho um que tenha o "modelo novo"



Exato, a nova versão desse oleo Havoline 0W-20 - API-SP e ILSAC-GF6 é o que foi lançado aqui no nosso mercado em Maio desse ano.

Sim, existe tbm essa mesma versão de oleo 0W-20 mas da classificação anterior ou seja, é API-SN e ILSAC-GF5 então essa versão mais antiga não é tão bem aditivada como essa mais recente versão por isso que a classificação dela tbm é inferior.

É isso aí colega, valeu !

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 07 Dez 2020 14:36 
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Olá colegas desse tópico e mais um relato que tenho a compartilhar com vcs sobre a cobaia do meu pioneiro HB20 1.6 !

E nesse final de semana , fiz outra rápida viagem de quase 400 kms de percurso total sempre no mesmo ritimo de velocidade constante entre 120 kms/h a 140 kms/h, o ar cond ligado a maior parte do tempo, durante o dia e com o conhecido e intenso calor de verão do norte de MG e que ao chegar dessa viagem, o odometro desse HB20 marcava 73090 kms e a ultima troca de oleo foi feita com 71104 kms, portanto já são praticamente 2000 kms rodados em um ritimo nada amistoso para nenhum motor mas que tanto o nível de oleo e tbm a ponteira do escape mostram que esse motor continua plenamente saudável, sem mostrar um mínimo sequer de consumo anormal de oleo pelo motor atestado tanto pela vareta e tbm pelo escape sempre limpos e livres de carbonizações escuras !

Numa prova bem real de que esse oleo Havoline Pro DS Full Synthetic 0W-20 API-SP é uma fera mesmo e garante a sua qualidade e aditivação.

Não é à toa que confiei nele tbm para o motor do nosso Creta 2.0 e ultimamente até no motor 2.0 TFSI turbo do nosso jetta TSI e ele está mostrando ser um produto de fato sério e muito eficiente e por isso mesmo, plenamente digno da nossa confiança e em time que está ganhando , já sabemos que não se altera por prudência a sua atual escalação !

E o melhor de tudo, esse oleo está apresentando uma otima relação custo-benefício quando comparado com todos os seus concorrentes diretos !

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 14 Dez 2020 14:02 
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Olá colegas desse tópico !

Dessa vez, mais um comentário fora de tópico mas que considero importante compartilhar :

E fiz uma nova viagem de quase 400 kms de percurso total realizada nesse final de semana com o nosso jetta TSI que agora tbm está usando esse novo oleo da Havoline 0W-20 API-SP assim como ele já era usado no HB20 1.6 e no nosso Creta 2.0 porém na versão anterior API-SN .

Pois bem, estamos quase entrando no verão com temperaturas médias ambientes aqui no norte de MG sempre elevadas e acima de 35 graus durante a parte mais quente do dia e como ambas a ida e tbm a volta foram percorridas durante o dia, o ar cond. ficou ligado o tempo todo e mantendo sempre que possível velocidades entre 120 km/h a 140 km/h mas com picos ocasionais indo até uns 190 km/h para despachar rápido alguns retardatários pelo caminho.

Novamente percebi temperaturas do oleo do motor levemente mais baixas entre 2 a 3 graus do que antes quando usava o oleo 5W-30 , pq no caso desse jetta TSI, o seu comp. de bordo informa a temperautura de oleo digital o tempo todo e percebi tbm as respostas as acelerações desse motor um pouco mais afiadas e ainda, mostrando sempre um leve menor consumo médio e todas essas vantagens já eram anunciadas anteriormente pelos fabricantes para justificar o porque da recomendação desses oleos mais leves e menos viscosos em todos os motores dessa mais recente geração em substituição a todos os oleos antigos e de viscosidade maior.

E no dia seguinte , com o motor do jettão frio e o veículo no plano, conferido o nível de oleo na vareta e tudo perfeito, mantendo-se sempre no mesmo nível de máximo e as ponteiras de escape se apresentando limpas e sem sinas daquelas nojentas carbonizações escuras.

E além disso, já são visualizados anuncios recentes na net bem esclarecedores do pessoal da engenharia de motores mundial de vários fabricantes que derrubaram por terra aquela já antiga regra muito propagada de que a viscosidade do oleo para motores pode variar de acôrdo com a temperatura ambiente , portanto esse é mais um mito tecnicamente derrubado !

Fato esse que provou ser muito equivocado pq segundo afirmações técnicas muito bem fundamentadas desse mesmo pessoal da engenharia automotiva, qq motor quando já está funcionando plenamente na sua temperatura normal de trabalho, ele independe totalmente e nem recebe influencia alguma da temperatura ambiente, portanto somente nas partidas a frio é que deve-se usar oleos mais leves como os oleos 0W a 5W que é exatamente para ele atingir o mais rápído possível, todos os pontos internos de lubrificação dos motores até os mais altos e distantes da bomba de oleo que seriam o cabeçote dos motores e lembrando que sempre essa bomba de oleo está localizada na parte mais baixa dos motores, ou seja, no cárter !

E quando esse oleo mais leve e menos viscoso atinge o mais rápido possível todos esses pontos a serem lubrificados de qq motor, se tem menores desgastes devido aos menores atritos entre todas essas peças internas se esfregando entre si e sem a devida camada suficiente de lubrificante entre elas para proteger contra esses desgates precoces.

É isso aí colegas e bola pra frente porque oleos mais vsicosos, pesados e mais antigos já eram pq estão bem ultrapassados em tecnologia !

Obs : E confirmo aqui que estou sim fazendo desses meus 3 veículos autenticas cobaias, mas que se fosse para os seus motores terem pifado ou estourado devido ao uso desse oleo menos viscoso 0W-20, a essas horas, esses 3 motores já estariam aos pedaços e totalmente fundidos mas que a última tecnologia em lubrificação de motores está provando na prática que esses oleos mais modernos dessa mais recente geração são de fato o que existe de melhor no mundo atual em matéria de lubrificação e vejam então esses 3 motores dos meus veículos esbanjando vitalidade com esse novo oleo 0W-20 API-SP !!!

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Dez 2020 20:29 
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Pessoal,

Tem alguma relação a troca de óleo com o aumento do consumo de combustível? Acabei de trocar o óleo dos 2 HB20 e o consumo piorou desde então.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 18 Dez 2020 02:03 
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enrikhy escreveu:
Pessoal,

Tem alguma relação a troca de óleo com o aumento do consumo de combustível? Acabei de trocar o óleo dos 2 HB20 e o consumo piorou desde então.



Só poderá haver influencia se vc mudar a viscosidade do oleo, por exemplo mudando de 5W-30 para 0W-20, ou seja indo de um oleo mais pesado ou mais viscoso para um oleo mais leve vc poderá ganhar em uma leve economia de combustível além de um leve ganho em desempenho.

Mas o contrário tbm pode ocorrer sim, quando troca-se um oleo mais leve por um outro ligeiramente mais viscoso ou pesado e nesse caso, se o motor usava um oleo 0W-20 e colocaram agora um oleo 5W-30.

Oleos de base mineral tbm não são tão avançados tecnologicamente iguais aos oleos 100% sintéticos mesmo quando consideramos que ambos os oleos tenham a mesma viscosidade.

Obs : Sinceramente que eu me arrependo muito de não ter usado desde o inicio quando esses 3 veículos nossos eram zero KM, oleos 0W-20 em seus motores no lugar desses antigos oleos 5W-30 que reconhecidamente são menos eficazes por serem oleos mais pesados, sem falar que qq oleo 0W-20 tem aditivos muito mais evoluídos e em maior quantidade do que os oleos 5W-30, fato esse comprovado já !

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 18 Dez 2020 06:50 
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ianisgreek escreveu:
enrikhy escreveu:
Pessoal,

Tem alguma relação a troca de óleo com o aumento do consumo de combustível? Acabei de trocar o óleo dos 2 HB20 e o consumo piorou desde então.



Só poderá haver influencia se vc mudar a viscosidade do oleo, por exemplo mudando de 5W-30 para 0W-20, ou seja indo de um oleo mais pesado ou mais viscoso para um oleo mais leve vc poderá ganhar em uma leve economia de combustível além de um leve ganho em desempenho.

Mas o contrário tbm pode ocorrer sim, quando troca-se um oleo mais leve por um outro ligeiramente mais viscoso ou pesado e nesse caso, se o motor usava um oleo 0W-20 e colocaram agora um oleo 5W-30.

Oleos de base mineral tbm não são tão avançados tecnologicamente iguais aos oleos 100% sintéticos mesmo quando consideramos que ambos os oleos tenham a mesma viscosidade.


Entendi, mas não houve troca no tipo de óleo, manteve o 5w30, antes de trocar o CB tava marcando em torno de 10 km/l, agora está abaixo de 9.

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Enrikhy
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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 18 Dez 2020 13:31 
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Então vc pode apostar e eu assino embaixo que essa sua observação quanto a essa variação de consumo não seja nada relacionado a essa recente troca de oleo que vc fez.

Afinal, já sabemos que existem N fatores que podem influenciar diretamente nas médias de consumo obtidas por qq motor, por isso que é dificil dizer alguma coisa certa que justifique essa ocorrência !

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 20 Dez 2020 16:34 
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Sinceramente falando aqui que eu me arrependo muito de não ter usado desde o inicio quando esses 3 veículos nossos eram ainda zero KM, esses novos oleos 0W-20 em seus motores no lugar desses antigos oleos 5W-30 que reconhecidamente são menos eficazes por serem oleos mais pesados, sem falar que qq oleo 0W-20 tem aditivos muito mais evoluídos e em maior quantidade do que os aditivos presentes nos oleos 5W-30, fato esse já amplamente comprovado !

Mas antes tarde do que nunca e nos meus próximos veículos zero km, já saberei com certeza qual oleo irei escolher para lubrificar com eficácia os seus motores desde o seu amaciamento.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 23 Dez 2020 18:59 
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ianisgreek escreveu:
Então vc pode apostar e eu assino embaixo que essa sua observação quanto a essa variação de consumo não seja nada relacionado a essa recente troca de oleo que vc fez.

Afinal, já sabemos que existem N fatores que podem influenciar diretamente nas médias de consumo obtidas por qq motor, por isso que é dificil dizer alguma coisa certa que justifique essa ocorrência !


Então, tanto o meu HB20 como o da minha esposa, troquei quase na mesma semana óleo e filtro de combustível, e os 2 veículos estão consumindo muito combustível, o dela fazia mais de 10 e baixou pra uns 8, o meu fazia uns 9,5 e tmb baixou pra 8, além da coincidência de troca de óleo, os dois são abastecidos no mesmo posto, só se a gasolina tava batizada, porém não teve nenhum problema de funcionamento dos motores.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 24 Dez 2020 11:27 
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enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Então vc pode apostar e eu assino embaixo que essa sua observação quanto a essa variação de consumo não seja nada relacionado a essa recente troca de oleo que vc fez.

Afinal, já sabemos que existem N fatores que podem influenciar diretamente nas médias de consumo obtidas por qq motor, por isso que é dificil dizer alguma coisa certa que justifique essa ocorrência !


Então, tanto o meu HB20 como o da minha esposa, troquei quase na mesma semana óleo e filtro de combustível, e os 2 veículos estão consumindo muito combustível, o dela fazia mais de 10 e baixou pra uns 8, o meu fazia uns 9,5 e tmb baixou pra 8, além da coincidência de troca de óleo, os dois são abastecidos no mesmo posto, só se a gasolina tava batizada, porém não teve nenhum problema de funcionamento dos motores.



Prezado colega, desculpe a sinceridade mas só de vc falar de gasolina que é bem mais facilmente adulterável do que o etanol e que pior ainda, não existe nenhum densímetro ou outro teste ao vivo para detectar a idoneidade da gasolina abastecida.

Enquanto que todas as bombas de etanol de qq posto de combustível de qq bandeira tem ao lado delas aquele densimetro que detecta na hora em que se abastece se o etanol está de fato dentro das normas da ANP ou não.

Portanto vc pode sim desconfiar dessa gasolina desse posto que vcs estão abastecendo, com toda certeza pq a safadeza corre solta por todo esse Brasil ainda mais no nordeste que fica bem mais dificil de ser fiscalizado pelos fiscais da ANP.

No mais, boa sorte para vc e fique sempre DE OLHO nas gasolinas que vc abastece !!!

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