Sei que para uma grande maioria das pessoas interessadas nesse assunto, que não é assim tão fácil de entender toda essa dinâmica de explicações , razão da existência de vários cursos especializados em mecânica automotiva além das escolas de engenharia com especialização na área automotiva e que inclui tbm a area de petroquímica onde entram o assunto de combustíveis e de lubrificantes em geral !
E no caso especifico dos motores flex, se formos analisar melhor o que ocorre com eles, vemos que na realidade , são as nossas gasolinas comuns e aditivadas que são de fato os maiores inimigos dessa nova tecnologia porque a péssima qualidade dessas gasolinas é que sempre vão causar essas carbonizações que são sempre bem nocivas e prejudiciais a quaisquer tipos de motores.
Junta-se a esse fato, um outro ainda pior de ser concebido que é o desse grave e infundado preconceito geral que abrange todo o Brasil contra o uso regular do etanol para abastecer esse tipo de veículo flex e assim é que agrava-se ainda mais essa triste situação da confiabilidade desses veículos !
E o que ocorre na prática é que ao se abastecer apenas com essas gasolinas comuns e aditivadas, juntam-se as fuligens de carvão que vão a cada dia, impregnando tudo pela frente, a começar por uma maior contaminação do próprio oleo lubrificante , cujos vapores desse oleo contaminado por essas gasolinas são assim sugados pelo sistema de admissão desses motores e assim começam todos os problemas de falhas e de mal funcionamento.
E que devido a isso, os sensores do sistema de injeção eletrônica desses veículos vão sendo a cada dia mais carbonizados e com isso, eles vão perdendo assim gradativamente a precisão das suas funções e isso é que vai bagunçando todo o bom funcionamento desses motores.
E a pior situação para essa ocorrência dessas carbonizações ocorre em veículos que são utilizados basicamente no transito urbano diário em baixas rotações , curtos percursos percorridos com pouca ventilação causando altas temperaturas de funcionamento do motor e que são sempre abastecidos somente com essas gasolinas comuns e aditivadas e que essas são condições sempre desfavoráveis para um bom funcionamento de quaisquer tipos de motores e não somente no caso dos motores flex.
Essa situação acima citada e sempre muito desfavorável é chamada em mecânica automotiva de uma " condição severa de uso " .
Por isso que o ideal seria se essa gasolina abastecida fosse diluída ao máximo com etanol , pq assim, as carbonizações iriam diminuir bastante, conservando com isso todos esses sensores citados bem mais limpos e funcionais com o resultado prático de se ter assim menos problemas de falhas nesses motores.
Sabemos tbm que existe o problema do custo mais elevado do etanol em relação a essas gasolinas em determinadas regiões do Brasil, o que obriga aos consumidores a optarem por essas gasolinas , sem falar na maior autonomia da gasolina comparada ao etanol.
Mas se essa grande maioria de consumidores optasse em ir misturando uma pequena parte de etanol nas gasolinas abastecidas, esses problemas de carbonizações iriam diminuindo à medida que maiores percentuais de etanol fossem misturados nessas gasolinas.
E as vantagens reais são sempre bem mais positivas para quem optar em começar a misturar o etanol nessas gasolinas em proporções que podem começar em digamos uns 30% , depois passar para uns 50% e em seguida chegar nos 75% e com isso, vai havendo uma progressiva boa faxina interna nesses motores flex com resultados em um melhor rendimento geral e com uma diminuição das falhas causadas por esses sensores parcialmente carbonizados pela gasolinas.
Ou seja, em outras palavras, misturando-se percentuais de etanol nessas gasolinas sempre vai ajudar a haver uma combustão bem mais limpa e livre dessas nocivas fuligens além de se ganhar com isso um melhor desempenho ao se manter todo o sistema de injeção desses motores funcionando a pleno e regularmente.
Obs : E se caso algum colega ou leitor ainda tiver quaisquer tipos de dúvidas quanto a esse assunto, que por favor sinta-se à vontade e exponha aqui para tentarmos resolve-las.
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