E falando de motores flex, hoje encontro com um velho amigo que há muito não encontrava, ele estava com um UP TSI semi-novo e rodando como motorista de aplicativo.
Ao perguntar a ele sobre o desempenho geral desse VW UP , ele me falou que com etanol o carrinho surpreende mas que ele havia apresentado falha nos injetores de 1 ou 2 cilindros e que necessitaram de serem substituídos.
E que depois disso, só abastece com gasolinas ...
Foi aí que eu citei o caso do nosso atual Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex 2022 com 26850 kms rodados e que tem um motor de 4 cilindros com injeção direta igual ao motor de 3 cilindros turbo flex dele e que sempre foi abastecido desde zero KM somente com etanol levemente misturado com uns 15% de gasolina !
Ele assuntou com essa minha citação e exclamou surpreso que agora sim com certeza , que ele havia matado essa charada.
E me falou que entendeu muito bem o pq dessa minha citada mistura do etanol com esse pequeno percentual de gasolina e que ele percebeu que era justamente para aditivar o etanol e assim, esse era o motivo para eu não ter na realidade problemas com os injetores de sistemas de injeção direta dos meus veículos flex !
Eu só ri muito e confirmei com ele comentando que infelizmente, com esses abastecimentos desse pobre UP TSI dele com esses lixos ordinários de gasolinas, que o motor dele estava cada vez mais se carbonizando e se contaminando internamente e o pior, sem falar que por ser um motor turbo, que com as baixas octanagens dessas gasolinas comuns e aditivadas nacionais , que ele tbm estava perdendo uma boa parcela de desempenho se comparado a quando esse UP TSI dele era abastecido somente com etanol.
E ele consentiu isso comigo sim, afinal, sei que ele tbm entende o suficiente sobre mecânica automotiva e que por isso, sabe muito bem o que essas porcarias de gasolinas fazem com todos os motores.
E assim , ele foi embora feliz com essa nossa breve conversa, prometendo que de agora em diante só iria utilizar dessa dica sobre aditivar o etanol com um pouco de gasolina e que depois ele me falava sobre os resultados práticos obtidos.
Obs : Tbm considero importante explicar aqui que com o lançamento desses modernos sistemas de injeção direta e da utilização dele até em motores flex, que como esse sistema foi inicialmente concebido para se utilizar as gasolinas, que no caso de se utilizar o etanol, existe sim a real necessidade de se lubrificar esse etanol com esses sugeridos 15% de gasolina misturados no etanol para não haver um ressecamento interno das bombas de alta pressão de combustível desse sistema por elas serem mecânicas e de não receberem uma lubrificação total com o oleo desses motores.
Lembrando que nesse contexto, eu acredito com certeza que a engenharia não projetou essas bombas de alta pressão para receberem uma lubrificação adequada de oleo do próprio motor , pq nesses casos, essas bombas não iriam assim depender da lubricidade do próprio combustível para não haverem esses desgastes prematuros nelas e portanto , entendo que nesse ponto houve sim na minha opinião uma grande falha de projeto !
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