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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 29 Out 2024 01:01 
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E melhores do que esses atuais motores tubo flex , só esses motores turbo flex com algum sistema híbrido leve e melhor ainda do que esses, só mesmo alguma versão 100% a etanol com esse sistema híbrido pq com certeza que eles serão bem mais eficientes em rendimento do que qq um desses atuais motores turbo flex.

Mas vamos aguardar até o ano que vem pq a industria automotiva nacional e até os importados prometem muito e poderão assim nos surpreender com boas novidades aqui no nosso mercado !

A Stellantis já tem prontinho uma versão 100% a etanol do seu atual motor 1.3 turbo flex , o T-270 , bastando apenas incluir nele algum sistema híbrido leve.

E eu estou sim bastante curioso para ver logo um motor desses sendo lançado em algum veículo desse grupo Stellantis, mas é bem possível que outros fabricantes tbm possam nos surpreender, afinal a tecnologia automotiva existe para ser utilizada com inteligencia e criatividade por todos eles ...

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 05 Nov 2024 14:47 
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E confirmando aqui sobre o que eu citei nessa minha postagem anterior, de que melhor do que todos esses atuais motores turbo flex dessa mais recente geração, somente uma nova versão turbo flex ajudada por um novo sistema híbrido leve.

E para confirmar isso, vou citar aqui sobre o exemplo da mais recente compra do meu irmão, a sua nova pick up Ford Maverick híbrida norte americana comprada na semana passada e que apesar dela ser equipada com um motor 2.5 aspirado e somente a gasolina mas com o ciclo atkinson , ela ainda é ajudada por um pequeno motor elétrico do seu sistema híbrido leve.

E que devido ao fato dela pesar uns 1700 kgs, ela ainda deixa no chinelo tanto em economia e mais ainda em desempenho, todos os melhores e mais avançados veículos populares 1.0 aspirados ou mesmo turbo flex atuais do nosso mercado.

E mesmo ela estando ainda em plena fase de amaciamento com menos de uns 300 kms rodados, ela já mostra no seu painel e rodando apenas no transito urbano leve da nossa cidade e somente em percursos curtos que não passam de 10 kms de cada vez , as ótimas médias de consumo entre 18 kms/l e 20 kms/l e abastecida com gasolina aditivada.

Outra constatação do meu irmão é que rodando nela em trechos mais planos e com o pé mais leve no seu acelerador, somente o motor elétrico é acionado, incluindo todas as paradas no transito, quando o seu motor a combustão permanece sempre inativo.

E esse seu proprietário me falou tbm que as respostas do seu acelerador são sempre afiadas e prontas e que não deixam nenhuma saudade da sua ex pick up Fiat Toro com o motor 2.0 turbo diesel com stage 2 em nenhuma solicitação.

Sem falar ainda que nenhum motor diesel desse mundo consegue ser tão silencioso assim como essa nova pick up hibrida da Ford a gasolina.

E assim, a impressão inicial deixada até agora por essa nova pick up está sendo uma bela surpresa para esse meu irmão.

O único senão que percebo nesse novo veículo da Ford é pq esse seu motor ainda não tem uma versão flex pq nesse caso, para mim ela levaria uma nota 10 com louvor.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 10 Nov 2024 22:40 
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E atualizando as primeiras impressões deixadas pela nova pick up Ford Maverick híbrida a gasolina do meu irmão que já rodou até agora em 10 dias depois de recebida zero KM, um total de 457 kms dos quais 298 kms foram percorridos em modo totalmente elétrico onde esse veículo mostrou uma média geral até agora de 18,5 kms/l de gasolina aditivada rodando somente em transito leve da nossa cidade.

Ou seja , foram 65,2 % da quilometragem total percorrida até agora sem gastar uma única gota de combustível.

E todos esses dados aqui citados foram fornecidos pelo painel dessa nova Ford inclusive informando tbm que até agora apenas 28% do total da capacidade do tanque dela de 58 lts foram consumidos.

Obs : E uma outra ótima novidade percebida pelo dono dessa Ford Maverick híbrida é que utilizando-se ou não o seu sistema de ar cond. que o consumo médio dela não se altera em nada, justamente pq o ar cond. dela agora não é mais alimentado pelo motor a combustão mas pela bateria maior do sistema híbrido, lembrando que esse sistema híbrido dessa pick up da Ford tem duas baterias , ou seja, aquela normal de 12 volts que já estamos acostumados a ver em todos os veículos normais e mais uma bateria bem maior de quase 30 kgs de pêso e de 1.1 kwh de capacidade e que alimenta o seu motor elétrico e que está localizada no assoalho desse veículo enquanto que a bateria menor de 12 volts se localiza embaixo do banco traseiro.

E tanto é assim que mesmo ao se ligar o ar cond. dela com o seu motor a gasolina desligado, o ar cond, funciona perfeitamente a pleno utilizando somente a carga da bateria.

E que o motor 2.5 a gasolina dela fornece 165 cvs enquanto que o motor elétrico dela fornece 138 cvs e que a soma de todos esses 2 motores funcionando a pleno juntos resultam num total de 194 cvs oficiais anunciados pela Ford.

Mas que o torque máximo total disponível curiosamente não é anunciado por essa fabricante que se limitou a anunciar apenas o torque máximo em separado de cada um desses motores , onde o motor a gasolina entrega um torque máximo de 21,4 kgfm enquanto que o motor elétrico fornece 23 kgfm de torque máximo.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 19 Nov 2024 22:13 
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E atualizando sobre a utilização da nova pick up Ford híbrida do meu irmão, agora com 19 dias de recebida e já com 780 kms rodados apenas em transito urbano mais leve.

Desse total percorrido , aproximadamente 490 kms foram percorridos apenas em modo elétrico sem queimar sequer uma gota de gasolina.

E como o tanque dela apontava agora apenas 1/4 de combustível e uma autonomia restante de quase 200 kms, o seu dono resolveu reabastece-la e a média total desses 780 kms foi de exatos 17,5 kms/l o que eu achei excelente considerando o tamanho e o pêso desse utilitário e o tipo de utilização dela até agora basicamente só em uso urbano.

Obs : Portanto nem adianta tentar fazer qq tipo de comparação dessa Ford com o melhor e mais eficaz dos veículos populares do nosso mercado pq nenhum veiculo normal flex 1.0 ou com qq outro motor apenas a combustão jamais faria essa façanha nem no seu melhor dos sonhos , sinal óbvio da real eficiência dessa nova tecnologia híbrida e de negativo para mim só faltou esse seu eficiente motor 2.5 a combustão ser do tipo flexfuel para oferecer um leve melhor rendimento geral quando ela fosse abastecida com o etanol !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 27 Nov 2024 15:49 
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E retornando a esse tópico para mais uma atualização sobre a nova pick up Ford Maverick híbrida a gasolina do meu irmão .

Que desde 1º de Novembro quando ele a recebeu zero KM até agora, ele rodou nela 1053 kms sendo 65,3% desse total em modo totalmente elétrico que são 668 kms desse total já percorrido.

E a média geral obtida até agora com essa Ford durante esse período está em ainda ótimos 17,2 kms/l de gasolina.

Ou seja, o motor 2.5 a combustão dessa pick up só funcionou e a tracionou até agora por apenas esses restantes 385 kms desse total de 1053 kms percorridos.

E por esses resultados reais, fica-se animado em perceber que essa tecnologia de fato já existe e que está sendo aplicada na industria automotiva com um sucesso comprovado na prática e nesse uso cotidiano que esse meu irmão está utilizando essa sua Ford híbrida até agora e somente em uso urbano leve e sem ele ainda ter feito nenhuma viagem por rodovias por mais curta que ela seja com essa sua nova pick up.

Mas tão logo eu tenha mais outras informações de interesse sobre a utilização dessa nova Ford Híbrida, retornarei aqui para compartilhar essas demais novidades.

Abaixo seguem algumas fotos dessa Ford Maverick Híbrida !


Anexos:
Foto maverick 1.jpg
Foto maverick 1.jpg [ 371.87 KiB | Exibido 775 vezes ]
Foto maverick 2.jpg
Foto maverick 2.jpg [ 510.11 KiB | Exibido 776 vezes ]
Foto maverick 3.jpg
Foto maverick 3.jpg [ 488.02 KiB | Exibido 776 vezes ]

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 06 Dez 2024 19:57 
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E falando de motores flex, hoje encontro com um velho amigo que há muito não encontrava, ele estava com um UP TSI semi-novo e rodando como motorista de aplicativo.

Ao perguntar a ele sobre o desempenho geral desse VW UP , ele me falou que com etanol o carrinho surpreende mas que ele havia apresentado falha nos injetores de 1 ou 2 cilindros e que necessitaram de serem substituídos.

E que depois disso, só abastece com gasolinas ...

Foi aí que eu citei o caso do nosso atual Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex 2022 com 26850 kms rodados e que tem um motor de 4 cilindros com injeção direta igual ao motor de 3 cilindros turbo flex dele e que sempre foi abastecido desde zero KM somente com etanol levemente misturado com uns 15% de gasolina !

Ele assuntou com essa minha citação e exclamou surpreso que agora sim com certeza , que ele havia matado essa charada.

E me falou que entendeu muito bem o pq dessa minha citada mistura do etanol com esse pequeno percentual de gasolina e que ele percebeu que era justamente para aditivar o etanol e assim, esse era o motivo para eu não ter na realidade problemas com os injetores de sistemas de injeção direta dos meus veículos flex !

Eu só ri muito e confirmei com ele comentando que infelizmente, com esses abastecimentos desse pobre UP TSI dele com esses lixos ordinários de gasolinas, que o motor dele estava cada vez mais se carbonizando e se contaminando internamente e o pior, sem falar que por ser um motor turbo, que com as baixas octanagens dessas gasolinas comuns e aditivadas nacionais , que ele tbm estava perdendo uma boa parcela de desempenho se comparado a quando esse UP TSI dele era abastecido somente com etanol.

E ele consentiu isso comigo sim, afinal, sei que ele tbm entende o suficiente sobre mecânica automotiva e que por isso, sabe muito bem o que essas porcarias de gasolinas fazem com todos os motores.

E assim , ele foi embora feliz com essa nossa breve conversa, prometendo que de agora em diante só iria utilizar dessa dica sobre aditivar o etanol com um pouco de gasolina e que depois ele me falava sobre os resultados práticos obtidos.

Obs : Tbm considero importante explicar aqui que com o lançamento desses modernos sistemas de injeção direta e da utilização dele até em motores flex, que como esse sistema foi inicialmente concebido para se utilizar as gasolinas, que no caso de se utilizar o etanol, existe sim a real necessidade de se lubrificar esse etanol com esses sugeridos 15% de gasolina misturados no etanol para não haver um ressecamento interno das bombas de alta pressão de combustível desse sistema por elas serem mecânicas e de não receberem uma lubrificação total com o oleo desses motores.

Lembrando que nesse contexto, eu acredito com certeza que a engenharia não projetou essas bombas de alta pressão para receberem uma lubrificação adequada de oleo do próprio motor , pq nesses casos, essas bombas não iriam assim depender da lubricidade do próprio combustível para não haverem esses desgastes prematuros nelas e portanto , entendo que nesse ponto houve sim na minha opinião uma grande falha de projeto !

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