Bem-vindo: 17 Jun 2025 11:41

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 166 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 13, 14, 15, 16, 17
Autor Mensagem
 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 04 Mai 2025 14:49 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E falando sobre os motores flex e mais ainda , das versões turbo e agora com esse mais recente advento dos turbo flex híbridos que serão sem nenhuma sombra de dúvidas, a melhor tecnologia lançada e empregada nessa nova geração de motores que já estão sendo preparados para o nosso mercado.

Tudo começou com o advento cada vez maior dessa nova geração de motores downsizing em que os motores foram ficando cada vez menores em cilindrada , mas carregados de muita tecnologia com os turbos, os comandos de válvulas variáveis em duração e até no levante e que assim, ofereceram um rendimento tão superior que nunca tínhamos sonhado e depois vieram a aplicação desses novos ciclos miller e atkinson para melhorar ainda mais a eficiência dos motores a combustão associados a algum sistema híbrido e ainda aqui no nosso mercado, o emprego do sistema flex em todos esses motores, ou seja, que esse é sempre o melhor de todos esses mundos automotivos.

E imaginem agora esses novos motores turbo flex ajudados por um sistema híbrido leve , vcs podem apostar que será tudo de bom e do melhor que essa atual industria automotiva poderá criar para esse nosso mercado.

Ou seja, muito torque disponível desde as mais baixas rotações, potências de sobra e ainda associados aos câmbios aut. cada vez mais eficientes .

Pois eu confesso aqui a todos que o meu último veículo com um motor aspirado foi esse nosso pioneiro HB20 1.6 flex comprado lá em Novembro de 2012 e que com certeza que com ele finalizou a minha preferencia por motores aspirados.

E logo depois dessa compra desse nosso atual HB20 1.6 , optei por realizar um antigo sonho de adquirir o nosso atual Jetta TSI 2.0 turbo em Junho de 2013 e que , apesar dele ser um modelo de sedan somente a gasolina por ser um veículo importado, ele sempre sabe me surpreender pq oferece muito torque e potência sobrando para quaisquer tipos de solicitações, seja no transito urbano e melhor ainda em rodovias.

E o tempo foi avançando ate que, por influência direta do meu irmão caçula que havia comprado no final de 2015 , um dos primeiros Peugeots 2008 THP flex com câmbio manual lançados aqui no nosso mercado em 2015 e que ele ficou surpreendido e super satisfeito com o rendimento geral desse seu pioneiro SUV. , resolvemos então nós dois em Agosto de 2022 , ele a trocar esse seu Peugeot 2008 usado por um novo Citroen C4 Cactus THP automático e junto com ele, eu tbm adquiri esse nosso atual C4 cactus THP flex aut. e que confesso aqui que foi uma das minhas melhores opções de escolha.

E finalmente, em Outubro de 2023 , após fazer um inesperado e surpreendente test drive num novo BMW 320i flex numa CCS em Belo Horizonte , ocasião em que além da magnífica dirigibilidade oferecida por esse modelo, eu o vi estacionar sozinho além de ve-lo tbm percorrer de marcha a ré e de forma totalmente autônoma, os seus últimos 50 mts percorridos e tudo isso com a perfeição e a exatidão típicas alemãs.

E além de todos esses mimos tecnológicos , ele ainda oferecer o seu motor 2.0 turbo flex além desse seu atual modelo sedan com um cx de perfil aerodinâmico de apenas 0,25 e assim, esses foram os motivos mais do que suficientes para eu realizar essa minha mais recente compra desse nosso atual BMW 320i flex já no final de Novembro de 2023.

E o que eu tenho a compartilhar aqui é que nada substitui o prazer e a satisfação pessoal em realizar qq tipo de viagem com um modelo turbo flex e melhor ainda se ele estiver abastecido com etanol, ou seja, a facilidade e segurança em fazer ultrapassagens, não importa se for em descidas e melhor ainda se for em subidas , vc sempre vai se empolgar com as respostas afiadas do motor turbo flex em qq situação em em qq tipo de solicitação desse motor.

Imaginem agora que além dessas vantagens oferecidas por esses atuais motores turbo flex dessa mais recente geração e ainda mais quando abastecidos com etanol , se houver a ajuda de um sistema híbrido leve de pelo menos uns 20 cvs a 30 cvs a mais , o quanto se ganharia de torque , potência e economia de combustível !!!

Vamos aguardar porque essa mais recente tecnologia desses motores turbo flex híbridos promete muito e nos dá sinais claros de que poderá assim oferecer algo mais de interessante a todos nós.

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 12 Mai 2025 19:08 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E melhor do que esses atuais veículos híbridos a gasolina, somente se esses motores se tornarem híbridos flex pq assim, eles vão poluir bem menos e ainda vão mostrar um maior rendimento geral quando abastecidos com o etanol.

E esses atuais veículos com esses sistemas híbridos contando com uma bateria extra de 48 volts para alimentar um motor elétrico pode tanto ser adicionado em um motor aspirado flex e melhor ainda se ele for incorporado a um motor turbo flex pq assim se tem sempre o melhor desses 2 mundos !

Enquanto isso, a melhor relação custo-benefício será sempre dos atuais veículos turbo flex , não importa se ele for desde um simples motor 1.0 ou qualquer um outro motor maior , mas contando sempre com essa atual tecnologia turbo flex e melhor ainda será se ele já estiver equipado com algum sistema híbrido leve, porque assim melhores serão as vantagens oferecidas por eles !

MensagemEnviado: 15 Mai 2025 20:31 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Infelizmente, tenho lido na net e tbm no YouTube muita gente falando mal dos motores flex e mais ainda do etanol atribuindo a ele problemas encontrados nesses motores !

E assim eu me vi na obrigação de tentar ajudar a essas pessoas a entenderem melhor a origem dos problemas antes delas atacarem quem não tem de fato culpa alguma !

Ou seja, quando são os casos de não se dar a devida manutenção preventiva em qq veículo flex e muito menos quando um dono não tem o devido cuidado na escolha mais sensata sobre em qual Posto de Combustíveis que se deve abastecer , então ficar atribuindo a culpa de quaisquer tipo de falhas nesses veículos a um determinado combustível NUNCA SERÁ jamais nem um pouco razoável e muito menos a solução mais sensata !

E eu sempre deixo como exemplo , todos os veículos flex das nossas famílias que somam nada menos do que 13 veículos das mais diversas marcas e tipos.

E que absolutamente TODOS ELES são sempre abastecidos com aquela costumeira mistura de etanol com 15% a 20% de gasolina comum e TODOS esses veículos continuam mostrando um rendimento e um funcionamento geral perfeito e exemplar em quaisquer situações de utilização.

Mas que tbm é bem verdade que TODOS esses citados veículos flex recebem com certeza a sua manutenção preventiva toda e rigorosamente em dia além de todos eles tbm serem abastecidos em Postos de Combustíveis da nossa absoluta confiança.

E assim, eu não posso me responsabilizar e nem tentar procurar por explicações para justificar eventuais problemas que ocorrem em diversos veículos flex por aí que só mesmo DEUS para saber como eles são cuidados pelos seus proprietários.

Mas mesmo assim, muitos se enchem sim de coragem para postar publicamente vídeos e artigos falando mal dos veículos flex e tbm do etanol, mas que curiosamente, tenho observado que essas mesmas pessoas NUNCA falam mal desses nossos LIXOS DETESTÁVEIS DE GASOLINAS que nem mesmo merecem ser chamadas desse nome de tão ordinária que sempre é a qualidade delas.

Por isso que são bem lamentáveis e totalmente inconcebíveis esses tipos de fatos !

MensagemEnviado: 22 Mai 2025 13:14 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E os atuais motores flex são tão mais modernos e evoluídos comparados com absolutamente todos os demais motores movidos somente a gasolina que se fosse possível que TODOS os veículos fabricados atualmente ao redor do mundo já fossem FLEXFUEL , muito problemas já estariam solucionados a nível de todos os atuais fabricantes e o rendimento geral desses veículos seria até um pouco melhor do que o obtido atualmente por cada fabricante !

Além das vantagens técnicas de que se fosse assim, não haveria a necessidade de calibrações especificas desses veículos quando eles fossem vendidos para quaisquer países do mundo e nem para atender a determinadas gasolinas mais puras ou mais misturadas com etanol.

Os motivos para essa minha citação aqui são mais do que óbvios, afinal, a realidade é que cada vez mais, as gasolinas ao redor do mundo estão recebendo gradativamente maiores percentuais de etanol para com isso se tentar diminuir as emissões de gases nocivos emitidos pelo escape desses veículos além da menor dependência com as compras de petróleo e seria exatamente aqui nesse ponto onde essa atual tecnologia flex iria calhar , brilhar e fazer o seu sucesso total.

Além disso, o etanol é um combustível limpo , de fonte renovável e bem diferente de todos os demais combustíveis derivados do petróleo que contém muito mais carbono em sua composição além do fato de que as suas reservas são limitadas e um belo dia , vcs podem apostar que elas vão sim se esgotar totalmente com toda a certeza desse mundo mas antes disso, elas vão sempre poluir muito e cada vez mais todo esse nosso planeta !

E assim, devemos torcer para que venha e se popularize cada vez mais tbm aqui no nosso mercado essa nova e mais recente tecnologia dos veículos híbridos , essa inédita tecnologia dos motores a combustão associados a um ou mais motores elétricos , mas incluindo em toda essa geração mais recente de veículos híbridos, essa nossa atual e brilhante tecnologia FLEXFUEL , pq assim quem optar em abastecer com o etanol vai obter sempre um maior rendimento geral além de contribuir sempre para uma menor emissão de poluentes contribuindo assim, para uma atmosfera cada vez mais limpa para uma boa saúde de todos nós !

MensagemEnviado: 05 Jun 2025 13:40 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E retornando a esse tópico pq sempre existe alguma informação técnica adicional a ser incluída aqui :

E para quem ainda não sabe, não é nenhum privilégio apenas de nós brasileiros , o advento dessa tecnologia automotiva flex.

Ela se iniciou lá nos EUA ainda na época dos antigos Fords modelo T cujo proprietário dessa marca, Henry Ford inventou lógico que utilizando-se somente de métodos mecânicos mais primitivos e mais rudimentares, um carburador que com uma pequena variação na sua regulagem, permitia a esse motor desse veículo, funcionar com gasolina, com etanol e até com querosene.

E isso foi ainda lá na década de 10 e antes de 1910.

E já bem depois disso, na década de 90 e com o advento da eletrônica aplicada em massa nos veículos, criou-se lá nos EUA esses modernos veículos c/ os motores flex e com eles, tbm o combustível batizado lá no exterior de E-85.

Ou seja, os veículos flexfuel apareceram nos EUA 10 anos antes deles serem lançados por aqui no nosso mercado.

E apesar de que muita gente ainda não sabe da realidade sobre esse novo combustível, ele foi disponibilizado tanto nos EUA e tbm na Europa em alguns países como a França. a Alemanha, a Suécia e mais alguns outros países, exatamente para abastecer esses veículos flex que tbm existem circulando por lá mas lógico que em menor quantidade do que aqui no Brasil .

Mas que a realidade é que esse E-85 é encontrado nos Postos de Combustíveis desses países do exterior são encontrados lá com proporções variadas de etanol misturado com gasolina.

Nos EUA por exemplo, esse E-85 pode ter o seu teor de etanol variando de um máximo de 83% até um mínimo de 51% , a depender da região dos EUA, da disponibilidade de etanol e tbm da época do ano em que se esteja.

No inverno por exemplo, lá nos EUA nunca se encontra esse E-85 com menos de 30% de gasolina que contudo poderá variar até esses mínimos de 51% de etanol adicionados nele e os restantes 49% de gasolina que é justamente para facilitar as partidas a frio no inverno mais rigoroso dos EUA.

Mas no verão, quando as temperaturas lá em geral são mais amenas, esse mesmo E-85 já pode ser encontrado na rede de Postos de lá com até esses citados máximos 83% de etanol e com + 17% de gasolina.

Já na Europa, esse combustível E-85 tbm sofre de leves variações no teor de etanol misturado com gasolina, a depender dos países e tbm da época do ano.

E assim, lá na Europa durante o verão pode-se encontrar o E-85 com até esses 85% de etanol e o restante de gasolina, mas no inverno, eles tbm aumentam um pouco mais o teor de gasolina dessa mistura que passa a ser de até 25% que é justamente para ajudar a facilitar as partidas a frio desses motores flex por lá.

E foi exatamente baseado nesse combustível gringo E-85 que eu tbm tive essa idéia mas ainda lá na década de 90 de misturar um pouco de gasolina no etanol e percebi que essa mistura se mostrou como uma campeã e de um sucesso absoluto.

Porque com isso , se tem ainda a maior parte de etanol e somente um pouco de gasolina para servir de um aditivo extra para esse etanol.

Além da outra vantagem real de que esse pequeno percentual de gasolina misturada ao etanol tbm faz esse etanol render um pouco mais em rendimento aumentando um pouco mais a sua autonomia !

Lógico que pode-se variar a quantidade de gasolina misturada a esse etanol hidratado indo de 10% até uns 25% e saibam que cada motor flex vai mostrar um determinado rendimento com cada uma dessas pequenas variações dessa gasolina adicionada nesse etanol.

E assim, estão convidados todos os colegas e demais companheiros a relatarem aqui as suas experiencias pessoais com quaisquer tipos de misturas de etanol com gasolina realizadas nos seus veículos flex.

Obs : E só citando aqui um exemplo vcs para terem uma ideia sobre o sucesso absoluto dessa mistura de E-85.

Desde quando eu ainda me utilizava de veículos 100% a etanol, eu tinha um saudoso voyage super 1986 com um motor AP 1.8 com carburador e o seu câmbio manual de 5 marchas.

Pois desde aquela época e foi no inicio dos anos 90 que eu já misturava 10% de gasolina no tanque dele e completava com etanol.

E com isso ele sempre funcionava uma vida toda com essa mistura que facilitava em muito um funcionamento mais redondo e regular dele, não importa o quanto rigoroso poderia ser cada inverno que eu passava com ele.

E assim tb, igualmente todas as suas partidas a frio eram instantâneas e perfeitas e nem era necessário eu ficar esperando ele aquecer para depois iniciar o percurso com ele, por mais frio que estivesse a temperatura ambiente.

Colocar gasolina no tanquinho de partida a frio desse voyage, eu nunca mais nem me lembrei mais disso , justamente porque nunca mais precisei desse tipo de ajuda !

E eram muitas as pessoas que se enganavam com esse meu voyaginho e me perguntavam sempre se ele era a gasolina e eu ria muito com essas observações dos demais, mas confirmava sim com todo o orgulho de que ele era só a " ALCOOL " pq assim era chamado naquela época o nosso atual etanol hidratado.

E lógico que aqueles mágicos 10% de gasolina que eu sempre misturava no tanque daquele nosso saudoso Voyage Super 1.8 era ideia minha e da qual eu jamais abriria mão e que continua sendo assim até hoje com as misturas de 20% de gasolina no etanol que abasteço todos os nossos veículos flex !!!

MensagemEnviado: 15 Jun 2025 10:00 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E mesmo com a entrada do inverno nessa nossa região e com as temperaturas despencando, absolutamente todos os nossos veículos flex está funcionando perfeitos inclusive nos momentos das partidas a frio !

Resultado de uma manutenção preventiva sempre mantida em dia e da utilização daquela mistura de 20% de gasolina com + 80 % de etanol sempre que todos esses veículos são abastecidos !

Além da nossa utilização basicamente de um tradicional Posto da Shell daqui da nossa cidade que tem aquela já ótima e confirmada reputação de uma excelente qualidade de todos os seus combustíveis vendidos !

Criar novo tópico Responder  [ 166 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 13, 14, 15, 16, 17

Todos os horários são GMT - 3 horas