E falando sobre os motores flex e mais ainda , das versões turbo e agora com esse mais recente advento dos turbo flex híbridos que serão sem nenhuma sombra de dúvidas, a melhor tecnologia lançada e empregada nessa nova geração de motores que já estão sendo preparados para o nosso mercado.
Tudo começou com o advento cada vez maior dessa nova geração de motores downsizing em que os motores foram ficando cada vez menores em cilindrada , mas carregados de muita tecnologia com os turbos, os comandos de válvulas variáveis em duração e até no levante e que assim, ofereceram um rendimento tão superior que nunca tínhamos sonhado e depois vieram a aplicação desses novos ciclos miller e atkinson para melhorar ainda mais a eficiência dos motores a combustão associados a algum sistema híbrido e ainda aqui no nosso mercado, o emprego do sistema flex em todos esses motores, ou seja, que esse é sempre o melhor de todos esses mundos automotivos.
E imaginem agora esses novos motores turbo flex ajudados por um sistema híbrido leve , vcs podem apostar que será tudo de bom e do melhor que essa atual industria automotiva poderá criar para esse nosso mercado.
Ou seja, muito torque disponível desde as mais baixas rotações, potências de sobra e ainda associados aos câmbios aut. cada vez mais eficientes .
Pois eu confesso aqui a todos que o meu último veículo com um motor aspirado foi esse nosso pioneiro HB20 1.6 flex comprado lá em Novembro de 2012 e que com certeza que com ele finalizou a minha preferencia por motores aspirados.
E logo depois dessa compra desse nosso atual HB20 1.6 , optei por realizar um antigo sonho de adquirir o nosso atual Jetta TSI 2.0 turbo em Junho de 2013 e que , apesar dele ser um modelo de sedan somente a gasolina por ser um veículo importado, ele sempre sabe me surpreender pq oferece muito torque e potência sobrando para quaisquer tipos de solicitações, seja no transito urbano e melhor ainda em rodovias.
E o tempo foi avançando ate que, por influência direta do meu irmão caçula que havia comprado no final de 2015 , um dos primeiros Peugeots 2008 THP flex com câmbio manual lançados aqui no nosso mercado em 2015 e que ele ficou surpreendido e super satisfeito com o rendimento geral desse seu pioneiro SUV. , resolvemos então nós dois em Agosto de 2022 , ele a trocar esse seu Peugeot 2008 usado por um novo Citroen C4 Cactus THP automático e junto com ele, eu tbm adquiri esse nosso atual C4 cactus THP flex aut. e que confesso aqui que foi uma das minhas melhores opções de escolha.
E finalmente, em Outubro de 2023 , após fazer um inesperado e surpreendente test drive num novo BMW 320i flex numa CCS em Belo Horizonte , ocasião em que além da magnífica dirigibilidade oferecida por esse modelo, eu o vi estacionar sozinho além de ve-lo tbm percorrer de marcha a ré e de forma totalmente autônoma, os seus últimos 50 mts percorridos e tudo isso com a perfeição e a exatidão típicas alemãs.
E além de todos esses mimos tecnológicos , ele ainda oferecer o seu motor 2.0 turbo flex além desse seu atual modelo sedan com um cx de perfil aerodinâmico de apenas 0,25 e assim, esses foram os motivos mais do que suficientes para eu realizar essa minha mais recente compra desse nosso atual BMW 320i flex já no final de Novembro de 2023.
E o que eu tenho a compartilhar aqui é que nada substitui o prazer e a satisfação pessoal em realizar qq tipo de viagem com um modelo turbo flex e melhor ainda se ele estiver abastecido com etanol, ou seja, a facilidade e segurança em fazer ultrapassagens, não importa se for em descidas e melhor ainda se for em subidas , vc sempre vai se empolgar com as respostas afiadas do motor turbo flex em qq situação em em qq tipo de solicitação desse motor.
Imaginem agora que além dessas vantagens oferecidas por esses atuais motores turbo flex dessa mais recente geração e ainda mais quando abastecidos com etanol , se houver a ajuda de um sistema híbrido leve de pelo menos uns 20 cvs a 30 cvs a mais , o quanto se ganharia de torque , potência e economia de combustível !!!
Vamos aguardar porque essa mais recente tecnologia desses motores turbo flex híbridos promete muito e nos dá sinais claros de que poderá assim oferecer algo mais de interessante a todos nós.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|