|
E falando sobre os motores flex, todos os nossos veículos flex estão funcionando perfeitos graças a Deus e pela ordem de idade, o nosso pioneiro HB20 1.6 , o nosso Creta 2.0 Prestige , o nosso Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex e finalmente o nosso novo BMW 320i turbo flex.
E hoje pela manhã. houve a necessidade de fazer mais uma rápida viagem a trabalho numa cidade vizinha a nossa a 130 kms de distância e se o nosso Jetta já estivesse em ordem, seria ele o escolhido para essa rápida viagem , mas como não foi dessa vez, e assim, ele vai ficar para uma próxima.
E logo pensei em utilizar esse nosso BMW 320i flex para essa rápida viagem de bate e volta e deixar o nosso Citroen C4 Cactus 1.6 turbo flex descansando um pouco ...
Esse nosso sedan da BMW está com apenas 14100 kms rodados até agora desde Novembro de 2023 quando ele foi comprado zero KM e desde então ele é sempre abastecido com a mistura de 80% de etanol com + 20% de gasolina, porém dessa vez , eu decidi por quebrar essa regra pessoal e resolvi abastece-lo apenas com o etanol hidratado puro para ver as respostas do seu motor e a média de consumo rodoviária com ele assim abastecido.
A rodovia até essa cidade vizinha é bem plana e com muitas retas apesar da pista ser simples mas que ela se conserva muito bem ainda.
Fomos nessa viagem eu e um colega de trabalho que resolveu viajar comigo e ele decidiu em ir junto acredito que foi apenas por curiosidade e tbm para ele conhecer um pouco melhor esse nosso novo sedan.
Deixei o ar cond. ligado apenas no mínimo para não gelar demais o ambiente o que eu acho algo desconfortável e resolvi manter uma velocidade de cruzeiro quase constante entre 110 kms/h até 130 kms/h e tentando não abusar muito das acelerações mais agressivas e seguindo assim, chegamos tranquilos no nosso destino a 133 kms de distancia das nossas casas e com o comp. de bordo indicando ótimos 11,3 kms/l para espanto tanto meu e tbm do nosso colega já que esse veículo estava abastecido dessa vez apenas com etanol e sem nenhuma leve mistura com gasolinas.
E depois de um longo dia de trabalho , preparamos para o retorno até a nossa cidade.
E nesse retorno , resolvi assim de última hora quebrar de leve o protocolo daquele comportamento de colega de trabalho bonzinho e mais comportado ao conduzir por aquela rodovia e ousei acelerar só um pouco mais fundo o motor dessa 320i flex e foi somente por ocasião das ultrapassagens.
Mas não tive como não começar a rir muito pq a cada "sapatada" no acelerador dessa BMW com o seu stage 2 e digamos que elas eram de fato propositais, quando o meu corpo e o do nosso colega de trabalho eram sempre jogados para trás e sem piedade contra o encosto do assento.
E bastou fazer essa maluquice por um pouco mais do que uma meia dúzia de vezes que o meu colega logo já se mostrou incomodado e virou-se para mim perguntando que agressividade era aquela dessas acelerações daquele motor a cada ultrapassagem que eu fazia ...
Foi aí que eu tive de explicar a ele que aquele sedan já não estava mais original de fábrica apesar dele ter um moderno motor 2.0 turbo flex mas que além disso, eu tinha instalado nele um upgrade chamado de stage 2 e expliquei a ele em poucas palavras do que se tratava e que o efeito prático dessas modificações ele mesmo estava percebendo ali naquelas acelerações mais a fundo.
E completei essa minha explanação falando a ele que apenas para completar esse meu experimento, que eu havia resolvido abastecer somente com etanol e que aquilo eu havia feito pela 1ª vez e só para essa curta viagem , mas que fiz isso de curiosidade e só para ver se haveriam de fato , algumas novas reações positivas do motor.
E assim, por educação e para manter um clima sempre mais tranquilo e confortável dentro da 320i já que esse colega era um convidado meu , resolvi me comportar um pouco melhor e diminuir mais com aquelas acelerações mais agressivas aliviando mais com as "sapatadas" no acelerador durante as ultrapassagens até chegarmos na nossa cidade.
E logo chegamos nas nossas casas com o comp. de bordo indicando nesse retorno uma média ainda muito boa de 10,5 kms/l , mas que eu acredito que foi devido a todas aquelas acelerações mais ousadas e que nunca são de graça, já que elas cobram sim o preço dessa brincadeira ao mostrar um nítido aumento do consumo médio como ficou registrado por essa nova média obtida nesse retorno e mostrada no painel do nosso BMW.
Apenas espero que esse colega não tenha se assustado muito com esse nosso retorno um pouco mais rápido do que a nossa ida e tomara que eu escape dos comentários dele para os seus demais colegas e amigos e apesar de que um condutor imprudente eu nunca fui e mesmo se considerar que eu gosto assumido das boas performances e de algumas acelerações mais a fundo mas eu sei muito bem o que estou fazendo e onde , como e quando fazer cada uma dessas acelerações já que os veículos para mim sempre são um laboratório de se fazer novos testes mas tudo dentro da máxima segurança para todos os envolvidos incluindo todos os demais ao nosso redor.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|