ianisgreek escreveu:
Oi pessoal ! Estava relembrando o que me levou a interessar desde o inicio do lançamento do HB20 1.6 e não vou jamais esquecer que pesquisei todas as fichas técnicas dos motores 1.6 tanto de 8V e de 16 V dos carros vendidos aqui no Brasil e os seus respectivos preços e não encontrei nenhum que fosse mais potente e torcudo que o 1.6 dos nossos hb20 ! Mas infelizmente o mesmo não posso dizer do HB20 1.0 !!!! Apesar de ser um moderno motor de 16 V com comando variável e alta taxa de compressão, todo construido de aluminio, ele ainda perde em força (torque ) para o 1.0 VW do gol geração V e VI que é 8V e comando unico e não variável no cabeçote !!!! No HB20 1.0 o motor produz 10,2 mkgf de torque com etanol e no Gol ger. V e VI ele vai a 10,6 mkgf de torque. E o que isso significa ? O gol atinge sua velocidade máxima primeiro e ela é maior que a do HB20 1.0 - no gol 166 kms/h e no HB20 apenas 157 kms/h apesar do motor VW produzir apenas 76 cvs contra 80 do HB20, mas o VW tambem leva vantagem porque é mais leve alem de ser mais barato e posso apostar com toda certeza que a culpa é destas 1000 cilindradas do motor divididas em apenas 3 cilindros, enquanto em todos os demais motores 1.0 aqui vendidos são 4 cilindros. Gente, mecanica automotiva é implacável e está mais que provado que mantendo-se constante a cilindrada, quanto mais cilindros se compõe o motor, melhor o rendimento, sem dúvida alguma. Mas eu sei que a intenção da Hyundai aqui foi economizar, pq ela pensou: com um motor de tres cilindros, se economiza material no motor, peças, pois é uma biela, um pistão com aneis a menos bem como um cabeçote menor com 4 valvulas a menos, alem do virabrequim menor tb, mas paga-se caro em potencia e torque maximos produzidos, e além do mais lembremos daquele velho e sábio ditado : " A economia é a base da porcaria " e não adianta um dono de HB20 1.0 tentar acompanhar um gol geração V ou VI em quaisquer condições porque vai levar taca e passar vergonha e essa eu não concordo DE JEITO NENHUM , engenharia da HYUNDAI MOTORS, se o objetivo aqui é desbancar o gol e seus concorrentes, na versão 1.6 é tranquilo, o objetivo foi atingido porque nenhum concorrente bate o HB20 1.6, mas na versão 1.0 eu esperava resultado melhor, infelizmente amigos ! Abraço !
Fui proprietario de um GOL G5 1.0 comprado Zero Km em 2010 vendi e comprei agora um HB20 Comfort Plus.... portanto posso dar minha opinião..... rodei 41mil Km com meu golzinho....e digo que em alguns pontos o HB20 1.0 vence o GOL.... meu HB20 ta com 6mil Km rodados...portanto o motor ainda tem que amaciar um pouco mais.....em um morro que eu costumava subir com o GOL ele acabava pedindo primeira marcha no final do morro e com HB20 não tenho esse problema...consigo subir de 2ªmarcha numa boa.... notei que o HB20 ganha velocidade mais rapido que o GOL.... porem em Velocidade Final o Gol leva vantagem..... ja fiz 190km/h com meu golzinho 1.0 o mesmo trecho com HB20 não consegui mais do 170km/h... tara trabalhar pego 20km de rodovia fernão dias Br381....dando pra fazer uns testes legais em algumas retas baixadas.....o motor do HB20 por ser um projeto mais novo tinha que ser muito superior ao motor do GOL e não é.....sendo que na minha opinião o motor do HB20 leva uma ligeira vantagem em relação ao do GOL.... e digo mais.... o HB20 é muito superior ao GOL.... a Hyundai conseguiu colocar no carro dela as qualidades que o GOL tem porem com um toque de requinte que a Hyundai tem..... gente comprem HB20 sem medo de ser feliz.... GOL NUNCA MAIS.... ja tive dois modelos de gol diferente e nunca mais quero saber de GOL depois que conheci o HB20....