Oi pessoal !
Estava relembrando o que me levou a interessar desde o inicio do lançamento do HB20 1.6 e não vou jamais esquecer que pesquisei todas as fichas técnicas dos motores 1.6 tanto de 8V e de 16 V dos carros vendidos aqui no Brasil e os seus respectivos preços e não encontrei nenhum que fosse mais potente e torcudo que o 1.6 dos nossos hb20 !
Mas infelizmente o mesmo não posso dizer do HB20 1.0 !!!!
Apesar de ser um moderno motor de 12 valvulas, ou seja 4 valvulas por cilindro com comando variável e alta taxa de compressão, todo construido de aluminio, ele ainda perde em força (torque ) para o 1.0 VW do gol geração V e VI que é 8V, ou seja apenas 2 valvulas por cilindro e comando unico e não variável no cabeçote !!!!
No HB20 1.0 o motor produz 10,2 mkgf de torque com etanol e no Gol ger. V e VI ele vai a 10,6 mkgf de torque. E o que isso significa ?
O gol atinge sua velocidade máxima primeiro e ela é maior que a do HB20 1.0 - no gol 1.0 alcança-se 167 kms/h e no HB20 apenas 157 kms/h , apesar do motor VW 1.0 produzir apenas 76 cvs contra 80 do HB20, mas o VW tambem leva vantagem porque é mais leve alem de ser mais barato e posso apostar com toda certeza que a culpa é destas 1000 cilindradas do motor do HB20 1.0 divididas em apenas 3 cilindros, enquanto que em todos os demais motores 1.0 aqui vendidos são 4 cilindros.
Gente, mecanica automotiva é implacável e está mais do que provado que mantendo-se constante a cilindrada, quanto mais cilindros se compõe o motor, melhor o rendimento, sem dúvida alguma.
Querem um exemplo bem claro do que eu estou dizendo aqui ?
Comparem o desempenho do motor das motocicletas de 600 cilindradas de apenas 1 cilindros e depois comparem esse motor com os de motoclicletas de 600 cilindradas mas com 4 cilindros ! A diferença é gritante !
Mas eu sei que a intenção da Hyundai aqui foi economizar, pq ela pensou: Com um motor de apenas tres cilindros, se economiza material no motor, peças, pois é uma biela, um pistão com aneis a menos bem como um cabeçote menor com uma camara de combustão e 4 valvulas a menos, um sistema de ignição com uma vela de ignição a menos , sistema de injeção com um bico injetor a menos, alem do virabrequim menor tb bem como coletores de admissão e de escape menores , mas paga-se caro em potencia e torque maximos produzidos, e por tudo isso , basta que lembremos aqui daquele velho e sábio ditado :
" A economia é a base da porcaria " e não adianta um dono de HB20 1.0, maravilhoso em seu estilo e design modernos tentar acompanhar um gol geração V ou VI em quaisquer condições porque ele vai levar taca e passar vergonha e essa eu não concordo DE JEITO NENHUM , engenharia da HYUNDAI MOTORS !!!
Se o objetivo aqui é desbancar o gol e seus concorrentes, na versão 1.6 é tranquilo, o objetivo foi atingido porque nenhum concorrente bate o HB20 1.6 em performance, mas na versão 1.0 eu esperava resultado melhor, o HB20 1.0 deixa muito a desejar em performance, infelizmente amigos ! Abraço !
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Editado pela última vez por ianisgreek em 10 Mai 2013 11:48, em um total de 8 vezes.
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