Bom dia, feras!
Qual a classificação de um carro como o HB20X?
Já vi muitas classificações.
Uma que gostei muito e ri, foi com o primeiro que tive, um X premium manual, branco, lindão, no início de 2013 em um estacionamento.
O recepcionista registrou o carro como marca: Hyundai, modelo: importado.
ahaha.
No manual do proprietário, para diferenciar, já que o manual é o mesmo, eles o chamam (ou chamavam) de crossover e, se não me engano, lá pelas tantas, também de HB20 modelo cross.
A midia "especializada" estigmatiza esses carros aventureiros porque muitos formadores de opinião dizem que é um tipo de veículo apenas decorativo, sem nada que lhe melhore a performance fora de estrada.
Ora, dizer que 4 centímetros a mais de altura do chão não melhora a performance em terrenos mais rústicos, é uma grande bobagem.
Dizem isso ou por inocência ou por interesses menos puros.
Sei lá.
Do jeito que a gente vê a imprensa, os políticos e a justiça se comportarem...
Parece que, ao menos para dar o golpe liberal, pode tudo...
Entre outras coisas, o Wikipedia diz sobre crossovers:
...No mercado brasileiro, se destacam mais os crossovers com motores pequenos, como o Ford EcoSport, Hyundai Tucson, Kia Sportage, Mitsubishi ASX e o Honda HR-V.
Veículos urbanos com adereços não funcionais de off-road também são considerados crossovers. Por seu baixo custo em relação a opções maiores, são bem populares em países emergentes. Nessa categoria de "semi-crossovers" se encaixam Citroën C3 Aircross, Fiat Idea Adventure, Fiat Doblò Adventure, Fiat Palio Adventure Locker, Peugeot 2008, Peugeot 206 Escapade, Renault Sandero Stepway, Nissan Livina X-Gear e Volkswagen CrossFox...Ocorre que nessa categoria de “aventureiros” entram muitos carros baixos e que não poderiam ser chamados de crossover (já que cross é atravessar e over é por cima).
Num carro como o HB20X, com entre-eixos de 2,50 m, possuir 20,6 cm de altura do solo é uma enormidade.
Basta ver que entre SUVs maiores e com maiores entre-eixos, muitos são bem mais baixos: GM Tracker (15 cm), JAC T6 (19 cm) e o próprio Hyundai Creta (19 cm).
Aliás, até o Jeep Trailhawk, li um proprietário dizendo que
"no manual aparece vão livre de 22,3 cm, porém o tubo do escapamento fica a menos de 19 cm do solo".Além de gostar de nunca raspar o chão, admiro também quando ando em pista suja e molhada ou na lama, o conjunto de para-lamas do HB20X não deixa sujar as portas (e nem nossa calça), como talvez faça a maioria dos carros. Os protetores de portas e para-lamas também são funcionais e bonitos, sem o exagero dos Fiat Adventure.
Li num site americano a minha definição preferida:
Crossover: Usually a type of vehicle that has some features of an SUV and some features of an ordinary car.Enfim, essa é a minha categoria de carros e gostaria de dizer aos especialistas formadores de opinião que eles não perceberam o principal.
Não é possível que eu seja o único que vê vantagem em um carro não raspar o chão, ter mecânica barata, ser econômico, compacto, rápido e ainda ser muito bom de curvas.
É uma mistura fina e rara
e é difícil encontrar concorrentes que tenham características semelhantes por preço parecido.
Em minha lista de concorrentes, de carros com porte e características semelhantes, só consigo me lembrar do
Honda WRV.
Eu gostaria que essa categoria fosse muito maior para aumentar o universo de escolha, mas os jornalistas insistem em atacar esses modelos.
Pelo meu desejo, todos os hatches deveriam ter uma versão mais alta, para quem anda em pavimentos rústicos e ruins do nosso Brasil atrasado, somado a valetas e quebra-molas radicais.
Já pensaram que bom seria poder escolher um Polo, ou Argo, Golf, Cruze ou Focus altos do chão?
Tudo de bom...
Abraço,