Alexxx1178 escreveu:
Bom dia, sou novo aqui no forum, tenho um hb20s 1.6 2014/2015 automático, comprei ele usado com 78000km rodados, rodei com ele cerca de 2000 km e efetuei a troca do óleo do cambio com o óleo multi atf 500 petronas tutela que atende a especificação sp3 da hyundai, no entanto após a troca do óleo na máquina ele começou a apresentar trancos da 2 p 3 e 3 p 4 marcha, fui orientado a fazer o reset do cambio pelo escaner e melhorou um pouco mas ainda da pra perceber esses leves trancos na troca de marcha e também percebi que após a troca ele começou a fazer barulho de marcha arranhando quando coloco de N para D, acredito que o antigo dono não realizava as devidas trocas preventivas pois o oleo antes da troca era escuro e tinha cheiro de queimado quando puxava na vareta, o mais estranho é que o carro funcionava normal e não dava trancos antes da troca do óleo, alguém já passou por isso de após trocar o óleo e vir a dar esses trancos? Estou com medo do cambio estragar, mas no momento ele funciona normal, troca as marchas antes dos 2000 rpm, volta as marchas normal quando piso fundo no acelerador, alguém pode me dar uma luz?
Seja bem vindo ao forum e vc está correto ao citar que a causa para esses trancos seja a falta de se fazer essa troca de oleo muito antes.
E veja que foi feita essa 1ª troca de oleo desse câmbio aut. só após os 10 anos de uso desse veículo, ou seja, foi muito tardia essa troca, apesar da dona Hyundai do Brasil indicar erradamente esse período para essa troca tbm muito tarde e quando qq veículo Hyundai já está muito fora do período de garantia de fábrica !
Mas pode ser que se vc continuar a rodar agora após realizar essa troca de oleo desse câmbio, que o sistema pode ir se auto-corrigindo e esses trancos possam ir diminuindo mais.
Obs : E essa sua descrição quanto a essa real condição desse oleo usado que estava nesse câmbio já mostra que esse lubrificante de fato estava vencido já fazia muito tempo atrás.
Porque esse oleo lubrificante desses câmbios aut. com conversor de torque quando está novo ainda, ele é de uma tonalidade bem vermelho vivo , mas com o tempo e a quilometragem de uso ele vai se escurecendo devagar e que depois de vencido lá pelo seu 5º ano de uso ou depois de uns 60 mil kms, ele já se torna amarronzado escuro mostrando que nesse ponto isso já é um alerta de que ele até já passou da hora dessa importante troca.