armando30pr escreveu:
Cara, corre pra ver se a sua transmissão está com problema. O meu começou assim. Depois ligou de a luz do painel de falha do motor. Ligava e desligava. O carro começou a ter falta de força. E quando a luz já estava acessa direto, passei um scaner e apontou um erro “falha na solenoide” . Levei na concessionária pq meu carro tinha 110mil km com as revisões em dia… o conserto???? Pasme… míseros R$25.000,00. Teria que trocar o fluido de transmissão, filtro, chicote, módulo… um total absurdo. Levei num mecânico especializado em transmissão automática ele disse que o fluido estava baixo é ruim e por conta disso deu curto no módulo. Ele substituiu o filtro e fluido e reparou o módulo. Carro ficou 100% e o custo… R$ 3.000,00.
Lição… segundo ele disse, embora a montadora não fale, troque o fluido e filtro da transmissão a cada 50mil km. E preventivo. É caro, mas pode ser pior se não fizer. A montadora só fala pra trocar com 100mil km se houver uso excessivo, o que não era meu caso é ainda assim deu ruim.
Armando, agradecemos por esse seu feedback muito importante pq ele vai ajudar a muitos outros usuários de HB20 automáticos para se alertarem em fazer essa troca desse fluído dessa transmissão aut. preventivamente a cada 50000 kms ou a cada 4 anos de uso.
E o motivo para isso, como vc mesmo citou acima, é que a recomendação da Hyundai do Brasil quanto a essa manutenção preventiva se mostra na prática TOTALMENTE FURADA e que por isso mesmo, jamais deverá ser seguida a risca sob pena de se estragar esse câmbio aut. e nessas situações, quase sempre a garantia total já vai estar vencida e será sempre o pobre do cliente quem terá de arcar com todo esse baita prejuízo causado por esse tipo de negligência estúpida e absurda logicamente cometida pelo próprio fabricante dessa linha HB20.