Seja bem vindo ao clube e com certeza que eu concordo com vc !
Esse sistema de reservatório da linha HB20 até 2018 e da linha Creta de 1ª geração já é bem antigo e pouco eficaz e nem sabemos o porque a dona Hyundai do Brasil insistiu em adotar esse sistema já bem ultrapassado nesses seus veículos.
Tanto é assim que basta verificar o novo reservatório do radiador na nova linha de 2019 em diante dos HB20 1.0 TGDI para entender melhor sobre como funciona esse novo sistema e o quanto ele é mais eficaz e confiável porque ele refrigera bem melhor o motor do que o sistema anterior de reservatório.
Obs : E só a título de curiosidade e para dar um simples exemplo :
A dona VW do Brasil aposentou esse sistema antigo de reservatório baixo por sucção de vácuo desde a sua linha de veículos de 1987 em diante.
Então imaginem o quanto ainda é atrasada em determinados pontos essa dona Hyundai do Brasil , ou melhor dizendo, quem sabe ela adota essa politica de escolha de alguns sistemas antigos por pura conveniência e para fins de economia de palito !
Obs : Saibam tbm que nos casos de qq motor a combustão interna com refrigeração líquida , se esse motor sofrer o menor superaquecimento que for e a temperatura subir além do normal nem que seja por pouco tempo, podem apostar o que for, que na melhor das hipóteses, a junta do cabeçote vai queimar sim com o tempo e com isso, começarão os problemas de se misturar esse líquido do sistema de refrigeração com o oleo do motor e assim, a bagunça toda se inicia e só vai piorando até ser consertado devidamente esse problema com a desmontagem do cabeçote do motor e a correção dessa falha.
Portanto , NUNCA , JAMAIS permitam nem em sonho que nenhum motor a combustão interna com sistema de radiador superaqueça fora do seu normal pq o prejuízo será mais do que certo e não se tem como voltar atrás para resolver isso a não ser desmontando o cabeçote do motor, trocar a sua junta e ainda muito provavelmente , tbm haverá a necessidade de providenciar a retifica da face desse cabeçote para assim haver novamente uma perfeita vedação desse cabeçote com o bloco desse motor !
Informando ainda que em casos de superaquecimentos mais graves , onde o motor funcionou por mais tempo superaquecido, o cabeçote poderá até trincar e nessas situações , haverá a necessidade dele ser substituído por um outro novo.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|