Então, baseado nessa minha postagem anterior sobre a octanagem dos combustíveis, vejam só o absurdo que é a MEDÍOCRE e sempre péssima qualidade dessas gasolinas nacionais comuns e as aditivadas quando elas ainda estão puras e sem receber esses exagerados 27% de etanol anidro por força de lei federal.
Lembrando que o etanol contém aproximadamente 117 octanas RON e que 27% das nossas gasolinas comuns e aditivadas são compostas por ele, então vamos fazer aqui uma conta bem simples :
Se são 27% de 117 octanas que resultam em 31,6 octanas das totais 93 octanas de cada litro.
Então se a octanagem dessas gasolinas nacionais aqui citadas contém essas oficiais 93 octanas RON, basta subtrair dessas 93 octanas essas 31,6 octanas referentes aos 27% de etanol adicionado a elas e o resultado será 61,4 octanas referentes aos 73% de gasolina pura, aquela produzida nas refinarias nacionais e tbm as gasolinas importadas que recebemos aqui no nosso mercado.
Agora basta fazer uma conta bem simples utilizando-se da regra de 3 e teremos :
Se 61,4 octanas das gasolinas puras correspondem aos 73% do total de cada litro dessas gasolinas , então 100% desse líquido fedorento totalizam apenas 84,1 octanas RON.
E assim, pasmem e temos de engolir essa realidade de que essas nossas cultuadas gasolinas nacionais quando estão puras que elas apresentam esse numero ORDINÁRIO e ridículo de apenas essas sofríveis 84 octanas RON, ou seja, elas não são capazes de alimentar com eficiência nem o mais simples dos motores de uma simples motosserra com carburador, imaginem então alimentar todos esses modernos e mais recentes motores turbo flex com injeção direta que já temos aqui no nosso mercado e pior ainda, os casos dos motores modernos dos veículos importados que circulam aqui.
Ou seja, nem podemos chamar essa coisa líquida desprezível de gasolina e sim de um excremento ridículo de petróleo e que somente depois dela receber essa exagerada carga de 27% de etanol anidro, ela ainda vai apresentar essas míseras e sempre insuficientes 93 octanas RON oficiais.
Resumo dessa ópera é que as gasolinas comuns a aditivadas nacionais tem somente 84 octanas RON e que somente depois delas receberem os 27% de etanol anidro é elas ganham essas 9 octanas extras para resultarem nessas ridículas 93 octanas atuais.
E só relembrando aqui para o devido conhecimento de todos que as gasolinas gringas regulares ou as comuns e as mais básicas dos países de 1º mundo já começam com 95 octanas RON mas com a baita e importante diferença delas conterem apenas 10% de etanol adicionado nelas, então aí está toda a diferença na qualidade de refino e composição delas comparadas com essas nossas.
Que triste realidade é essa nossa , por isso que eu nunca acreditei e muito menos confiei nesses lixos nacionais que aqui se chamam de gasolina e sempre vou preferir abastecer meus veículos com o nosso nobre etanol que apesar de ser ainda desprezado no nosso mercado , é disparado o melhor combustível automotivo do mundo, comprovadamente e reconhecidamente falando !
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|