E nunca custa retornar a esse tópico para mais um comentário sobre essa superioridade absoluta do etanol quando comparado a quaisquer das gasolinas existentes.
E depois de retornar de mais uma viagem rápida até a capital mineira Belo Horizonte nesse último final de semana ( 30/05 a 01/06 ) e sempre abastecendo o nosso atual Citroen C4 Cactus THP somente com aquela já costumeira e imbatível mistura de 80% de etanol com + 20% de gasolina , verifiquei que tanto a ponteira final do seu escape permanece sempre bem limpa e livre de quaisquer vestígios de fuligens escuras de carvão.
Além de verificar tbm e já de volta em nossa casa ao final dessa rápida viagem de uns 900 kms de percurso total que o nível de oleo desse motor 1.6 turbo flex estava exatamente na sua marca de máximo da sua vareta apesar de que sempre utilizei nesse motor dele a viscosidade de oleo 0W-20 quando a Citroen recomenda no seu manual a viscosidade 0W-30.
E tbm uma outra importante curiosidade e uma satisfação pessoal foi a de perceber que a coloração do oleo se mantendo sempre clara, ou seja, que o oleo do motor não estava com sinais de contaminações escuras causadas tanto pela combustão incompleta desses LIXOS medíocres de mijolinas como tbm da comprovação real de que o interior desse motor estar se mantendo e se mostrando sempre limpo e livre de vestígios de fuligens escuras de carvão.
Porque são justamente esses 2 fatores que escurecem qualquer oleo lubrificante para motores e que repetindo aqui são :
As gasolinas , cuja combustão incompleta contamina todo o oleo do motor escurecendo a sua coloração.
E as borras escuras que vão se formando dentro dos motores com essa combustão incompleta dessas tais de mijolinas e que são as responsáveis diretas que tbm escurecem os oleos lubrificantes porque os aditivos contidos nesses oleos vão dissolvendo devagar esses depósitos de carvão que se formam dentro dos motores mas com esse efeito, isso tbm vai escurecendo cada vez mais todo o oleo lubrificante até ele ficar bem escuro e até negro além do fato real e já comprovado de que esse oleo tbm vai engrossando cada vez mais com essas contaminações causadas por essas nojentas mijolinas nacionais até ele se transformar nas perigosas e sempre nocivas borras negras caso esse oleo não seja logo substituído junto do seu filtro a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses por um oleo e filtro novos.
Obs : E para finalizar esse comentário, só para explicar aqui sobre a vantagem do oleo 0W-20 que eu sempre usei no motor 1.6 turbo desse nosso Citroen C4 cactus desde que ele era ainda zero KM comparado com o oleo 0W-30 recomendado para ele é que esse citado oleo um pouco mais fino vai circular e atingir todos os pontos de lubrificação desse motor sempre um pouco mais rápido do que esse oleo 0W-30 que é um pouco só mais viscoso ou mais grosso e isso tbm significa sempre um pouco menos de desgastes precoces.
Além dessa vantagem, temos um leve melhor arrefecimento do motor ao se utilizar um oleo mais fino exatamente devido a pequena maior facilidade que esse oleo mais leve tem de circular um pouco mais rápido por todo o interior do motor do que um oleo um pouco mais pesado ou mais viscoso e com isso, se facilita a troca de calor e uma consequente leve diminuição da temperatura de todo o motor incluindo até a do próprio oleo lubrificante.
E se eu estivesse errado ou equivocado nessa minha opção de escolha quanto a esse oleo 0W-20 utilizado inclusive em todos os nossos veículos, vcs podem apostar alto e o que for que a essas horas todos os motores dos nossos veículos já estariam fundidos ou talvez lascados e ainda caindo aos pedaços por ai em algum ferro velho ou mesmo jogados em algum trecho de alguma rodovia ...
Mas saibam ainda que o que estraga e detona quaisquer motores e sejam eles até de uma ferrari , de um porsche ou de qualquer um outro esportivo de sangue azul importado é o DESLEIXO , o que significa que por um puro comodismo de se deixar o oleo lubrificante ficar escuro de tão contaminado e velho por essas gasolinas e pelo uso em condição severa e sem a devida troca do oleo e do seu respectivo filtro nos prazos corretos para esse tipo de utilização.
E ainda dão aquela costumeira desculpa de que :
" Estou só esperando a época certa para levar esse veículo para fazer a sua revisão " .
Essas são sempre aquelas famosas desculpas infundadas e inadmissíveis só para se prolongar um pouco mais essas revisões e com isso, ter aquela falsa impressão de que com isso eles vão assim economizar uns poucos $$$$$$ , mas que o motor desses veículos tbm vai se desgastar sempre e cada vez um pouco mais devido a esse inaceitável desleixo e quanto a isso vcs tbm podem apostar alto o que for.
Ainda mais que na maioria das vezes essas tais de revisões só ocorrem lá aos 10 mil kms ou ainda pior , só aos 12 mil kms ou a cada 12 meses quando o oleo já virou uma borra escura dentro desses pobres motores que assim vão sofrendo progressivamente um desgaste precoce , nocivo e anormal mas que vai sim a cada dia se acumulando e piorando com o tempo ...
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