Bem-vindo: 02 Jan 2026 02:52

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 334 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 30, 31, 32, 33, 34
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 19 Nov 2025 12:25 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Então Imyuri, somente como informação, quaisquer motores flex tem uma taxa de compressão bem mais elevada o que exige muito mais em abastecer com o etanol devido a sua elevada octanagem do que com essas gasolinas para assim se obter o máximo rendimento geral desses motores flex.

Além do fato de que essas gasolinas nacionais carbonizam muito internamente esses motores flex , justamente por elas serem muito mal refinadas.

E assim, somando-se todas essas desvantagens dessas gasolinas comparadas ao etanol , compensa bem mais em abastecer com esse combustível vegetal e todos os motores flex vão funcionar bem melhor com ele, fato esse já mais do que garantido e amplamente comprovado.

Mas é importante e por isso sempre recomendo para se misturar uns 15% até 20% de uma boa gasolina aditivada em todos os abastecimentos com etanol porque isso é justamente para se aditivar melhor esse etanol.

Tbm é igualmente importante dar a preferência para abastecer em Postos de Combustíveis das redes mais confiáveis e assim sugiro a rede Shell, a Ipiranga e a Petrobrás que são classificadas entre as melhores e mais confiáveis atualmente no nosso mercado.

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 06 Dez 2025 12:39 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E o nosso etanol, sempre nobre mas ainda desprezado , continua a comprovar em vários vídeos no Youtube que ele é eficaz em faxinas mais leves para limpar as carbonizações internas nos motores flex deixadas pelas medíocres gasolinas nacionais.

E para os casos de motores mais carbonizados devido ao prolongado uso dessas gasolinas, somente a utilização de bons aditivos descarbonizantes adicionados nos tanques desses veículos e associado a abastecimentos com etanol para ajudar nessa faxina mais pesada.

E para aqueles que ainda não confiam totalmente em todas as vantagens já comprovadas oferecidas pelo etanol quando comparado com quaisquer tipos de gasolinas , basta ao abastecer com o etanol, de aditiva-lo com um pouco de gasolina e se for possível com uma boa gasolina aditivada e basta apenas uns 15% a 20%.

Pois é justamente assim que todos os veículos flex das nossas famílias são sempre abastecidos.

E em troca desse cuidado, temos os motores desses nossos veículos flex funcionando perfeitos e mostrando um desempenho afiado em quaisquer condições e solicitações.

Além disso , todos esses nossos veículos tbm mostram sempre as ponteiras dos seus escapes limpas e sem o menor sinal daquelas carbonizações escuras e nocivas, numa clara e óbvia demonstração de que o etanol de fato mantém esses motores sempre limpos internamente como devem ser mantidos para haver assim um perfeito funcionamento geral deles.

MensagemEnviado: 24 Dez 2025 16:57 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E só compartilhando aqui mais um episódio de muitos sobre as valiosas e sempre surpreendentes vantagens técnicas do etanol quando ele é comparado com quaisquer uma dessas gasolinas nacionais.

Estava ontem já bem tarde da noite circulando com o nosso atual Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex por uma rodovia na periferia da saída sul dessa nossa cidade ...

Quando de repente vejo lampejadas insistentes de farol alto na traseira do nosso veículo.

Encostei fora da rodovia e abaixei o vidro da porta e vejo um amigo que me reconheceu e estava com um novo Jeep Compass 1.3 turbo flex de test drive da revenda local.

Ele me falou que o deixaram ficar por um dia inteiro experimentando e era para ele só entregar esse veículo nessa manhã seguinte ...

E logo ele me propos darmos umas aceleradas lado a lado só para vermos os resultados das respostas entre esses 2 motores turbo flex ...

Mas eu ainda avisei a ele que estava abastecido com etanol e apenas levemente misturado com uns 20% de gasolina.

Ao que ele me falou que o vendedor havia falado com ele que esse veículo de test drive estava abastecido só com gasolina aditivada ...

E não deu nem para o começo dessa brincadeira ... o nosso Cactus THP ao final da 3ª buzinada deu um salto para a frente e foi logo abrindo uma progressiva distância na frente desse pobre Compass 1.3 turbo flex que deu até pena dele tamanha que foi a covardia da vantagem que eu obtive.

Foi aí que eu falei para ele que mesmo se aquele Compass estivesse abastecido só com etanol, o seu maior pêso somado ao fato do seu motor ainda estar um pouco preso por estar amaciando, estavam dando muita desvantagem a ele com esse veículo de test-drive nessa aceleração contra o nosso C4 Cactus THP que já está muito bem amaciado , com 36300 kms rodados e com todos os seus filtros , velas e o oleo do motor zerados.

E depois dessa rápida brincadeira, ele só deu meia volta para retornar com esse novíssimo Compass 2026 1.3 turbo flex para sua casa e já visivelmente muito sem graça ...

É isso aí, mais um ponto positivo de vitória para o nosso ainda desprezado etanol comparado com essas tais de gasolinas nacionais ... coitadas !

MensagemEnviado: 29 Dez 2025 13:29 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E só compartilhando uma brincadeira que fizemos aqui na garagem da nossa casa :

Um amigo nosso comprou e já fazem uns 2 anos , um Peugeot 208 1.0 flex versão Style zero KM desse modelo mais novo atual.

E ele é assim como tbm vários milhões de brasileiros influenciados pelas opiniões totalmente infundadas desses tais mexânicos de plantão e que devido a isso, ele nunca abasteceu esse seu novo veículo com o etanol.

E estávamos aqui em casa conversando entre ele, meu filho e meus irmãos quando o assunto foi para os carros ...

Quando eu perguntei a ele se aquela implicância pessoal dele contra o etanol ainda existia na mente dele ...

Ele sorriu para todos falando que as nossas gasolinas agora estavam melhores e que por isso, elas não mais causavam carbonizações nesses novos veículos flex .

Mas como o carro dele estava estacionado alí logo na frente do portão da nossa casa, foi fácil irmos todos até lá e eu simplesmente eu fui até a ponteira do escape desse Peugeot dele e ela estava se mostrando bem preta, enegrecida das nocivas carbonizações causadas justamente por essas tais gasolinas que ele "anunciava" com sua voz firme delas estarem segundo a opinião dele, com uma melhor qualidade , mas coitadas delas ...

E em seguida, estavam estacionados ali mesmo e dentro da nossa garagem, o nosso Citroen C4 THP 1.6 flex , o HB20 1.6 flex e tbm o Creta 2.0 flex .

Eu o chamei e mostrei a ele as ponteiras dos escapes desses 3 veículos que estavam alí mesmo na nossa frente e elas se mostravam bem limpas e com uma coloração amarronzada e totalmente livres de quaisquer vestígios de carbonizações escuras ...

Ao que ele de fato concordou sorrindo mas sinceramente, eu duvido muito que mesmo depois de mostrar a ele essas nítidas evidências e diante de todos alí , ele possa de fato abastecer esse seu Peugeot 208 com o nosso nobre mas ainda desprezado etanol.

E ainda comentei com ele que considerasse as atuais elevadas quilometragens já percorridas tanto pelo nosso HB20 1.6 e tbm pelo Creta 2.0 comparado ao Peugeot 208 dele que está com uma quilometragem semelhante ao do nosso Citroen Cactus 1.6 turbo flex e ao redor dos 37 mil kms rodados.

Só o lembrei de um sábio ditado popular muito difundido por essas bandas das Minas Gerais que diz :

" Quem não ouve conselhos , depois poderá ouvir coitado !!! ".

Criar novo tópico Responder  [ 334 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 30, 31, 32, 33, 34

Todos os horários são GMT - 3 horas