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Mais um caso recente que venho relatar aqui :
Tenho um irmão que tem uma Fiat Toro turbo diesel 2018.
E que foi comprada zero km e depois de amaciada, ele resolveu melhorar um pouco mais o desempenho dela instalando um upgrade de stage 2 que consta da reprogramação da sua ECU e da retirada do seu catalisador e tbm foi desligado o filtro de micro partículas regenerativo do diesel.
E sem dúvidas que essa Toro Turbo diesel depois de receber esse upgrade, ganhou um pouco mais em desempenho e tbm quando circulando com o seu acelerador com cargas leves a moderadas , diminuiu-se tbm um pouco mais o seu consumo médio.
Mas segundo percebeu esse meu irmão, depois desse recente advento da mistura oficial desses atuais 14% de biodiesel adicionado no oleo diesel S-10, foi que começaram a surgir os problemas de algumas eventuais falhas e de um funcionamento as vezes irregular desse motor dela. apesar dela ser sempre muito bem cuidada em toda a sua manutenção preventiva desde que ela era ainda zero KM.
E apesar dessa Fiat Toro estar ainda com um pouco menos de 85 mil kms rodados, ele resolveu esses dias atrás troca-la pela nova pick up Ford Maverick híbrida a gasolina importada dos EUA devido a notável economia de combustível percebido por toda a imprensa especializada nacional quando fizeram testes de rodagem nela.
Afinal, rodar em transito urbano com gasolina em uma camionete desse porte e perceber um consumo médio real entre 18 a 20 kms/l e ao viajar na estrada ainda conseguir médias entre 16 kms/l a 18 kms/l em um veículo dessa categoria e pesando uns 1700 kgs já pode ser considerada como uma boa façanha geral.
E a Ford tbm anuncia que essa sua nova pick up mostra uma aceleração de zero até os 100 kms/h em 8,6 segundos, o que não é uma característica nada mal para um veículo desse porte.
Ela ainda mostra uma economia de combustível que talvez o nosso mais econômico veículo popular flex atual muito provavelmente não conseguiria obter essas mesmas ótimas médias de consumo observadas com essa nova pick up híbrida da Ford.
E uma outra grande vantagem mostrada por essa nova Ford para aumentar ainda mais a economia geral de combustível é que em manobras e movimentação leve dessa pick up em pequenos trechos de curtos deslocamentos como em estacionamentos e patios em bem baixas velocidades, apenas o motor elétrico é acionado, ficando o motor a combustão inativo.
Ou seja, se o preço médio atual do oleo diesel S-10 está quase o mesmo preço médio da gasolina comum e aditivada e essa camionete da Ford consegue fazer médias de consumo um pouco mais elevadas com essas gasolinas do que essa Fiat Toro turbo diesel consegue fazer mesmo com o stage 2 com esse oleo diesel S-10 atual , então nesse caso, esse meu irmão assim não precisou pensar duas vezes em realizar logo essa troca !
E ontem , ele recebeu essa citada camionete zero KM e está muito surpreso com tudo o que ela oferece em tecnologia além do surpreendente silencio de funcionamento geral e do conforto oferecido por ela que não podem sequer ser comparados pelo que oferece essa Fiat Toro turbo diesel.
E essa nova camionete da Ford tem 2 motores, um de 4 cilindros 2.5 a gasolina com ciclo Atkinson e um outro elétrico que auxilia esse motor a combustão.
E rodando nela com o pé mais aliviado no seu acelerador no transito urbano, o motor elétrico é o que mais atua para tracionar esse veículo.
Mas nas rodovias, quando se exige um pouco mais do seu desempenho , o motor a combustão entra em ação auxiliando o motor elétrico.
Novamente a única falha que eu percebi nesse novo projeto dessa camionete Ford norte americana foi a falta de uma versão flex desse seu motor que se fosse abastecido com etanol , ganharia certamente um pouco mais de rendimento geral e ainda sem falar de uma leve maior economia e dos menores níveis de poluentes emitidos.
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