Bem-vindo: 22 Nov 2025 11:05

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30 ... 34  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 19 Out 2024 19:37 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E já ocorreu de algumas vezes, quando eu vou abastecer esse nosso atual C4 Cactus THP 1.6 turbo flex com aquela já conhecida mistura de etanol apenas levemente temperado com 15% de gasolina, aparecem sim outros clientes que se mostram curiosos para perguntar qual é a razão para eu abastecer com essas misturas nada normais que eu sempre cito aqui ...

Mas como para tudo nessa vida, sempre existem as devidas justificativas até para esse fato e que por isso, eu nunca vou perder a oportunidade de detonar a péssima qualidade dessas gasolinas comuns e aditivadas nacionais em favor do nosso sempre nobre e insubstituível ETANOL.

E com certeza que jamais iremos ver alguma melhora real na qualidade dessas gasolinas nacionais a ponto de justificar e compensar desprezar o nosso etanol em favor delas, NUNCA !!!

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 24 Out 2024 17:25 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E vejam o etanol fazendo histórias de sucesso aqui nesse setor tbm :

https://jornalcana.com.br/mercado/prime ... a-20-anos/

MensagemEnviado: 24 Out 2024 19:13 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Interessante esse artigo sobre um etanol mais concentrado do que o nosso atual hidratado :

https://www.moneytimes.com.br/usina-alt ... anol-pads/

MensagemEnviado: 01 Nov 2024 00:09 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Mais um caso recente que venho relatar aqui :

Tenho um irmão que tem uma Fiat Toro turbo diesel 2018.

E que foi comprada zero km e depois de amaciada, ele resolveu melhorar um pouco mais o desempenho dela instalando um upgrade de stage 2 que consta da reprogramação da sua ECU e da retirada do seu catalisador e tbm foi desligado o filtro de micro partículas regenerativo do diesel.

E sem dúvidas que essa Toro Turbo diesel depois de receber esse upgrade, ganhou um pouco mais em desempenho e tbm quando circulando com o seu acelerador com cargas leves a moderadas , diminuiu-se tbm um pouco mais o seu consumo médio.

Mas segundo percebeu esse meu irmão, depois desse recente advento da mistura oficial desses atuais 14% de biodiesel adicionado no oleo diesel S-10, foi que começaram a surgir os problemas de algumas eventuais falhas e de um funcionamento as vezes irregular desse motor dela. apesar dela ser sempre muito bem cuidada em toda a sua manutenção preventiva desde que ela era ainda zero KM.

E apesar dessa Fiat Toro estar ainda com um pouco menos de 85 mil kms rodados, ele resolveu esses dias atrás troca-la pela nova pick up Ford Maverick híbrida a gasolina importada dos EUA devido a notável economia de combustível percebido por toda a imprensa especializada nacional quando fizeram testes de rodagem nela.

Afinal, rodar em transito urbano com gasolina em uma camionete desse porte e perceber um consumo médio real entre 18 a 20 kms/l e ao viajar na estrada ainda conseguir médias entre 16 kms/l a 18 kms/l em um veículo dessa categoria e pesando uns 1700 kgs já pode ser considerada como uma boa façanha geral.

E a Ford tbm anuncia que essa sua nova pick up mostra uma aceleração de zero até os 100 kms/h em 8,6 segundos, o que não é uma característica nada mal para um veículo desse porte.

Ela ainda mostra uma economia de combustível que talvez o nosso mais econômico veículo popular flex atual muito provavelmente não conseguiria obter essas mesmas ótimas médias de consumo observadas com essa nova pick up híbrida da Ford.

E uma outra grande vantagem mostrada por essa nova Ford para aumentar ainda mais a economia geral de combustível é que em manobras e movimentação leve dessa pick up em pequenos trechos de curtos deslocamentos como em estacionamentos e patios em bem baixas velocidades, apenas o motor elétrico é acionado, ficando o motor a combustão inativo.

Ou seja, se o preço médio atual do oleo diesel S-10 está quase o mesmo preço médio da gasolina comum e aditivada e essa camionete da Ford consegue fazer médias de consumo um pouco mais elevadas com essas gasolinas do que essa Fiat Toro turbo diesel consegue fazer mesmo com o stage 2 com esse oleo diesel S-10 atual , então nesse caso, esse meu irmão assim não precisou pensar duas vezes em realizar logo essa troca !

E ontem , ele recebeu essa citada camionete zero KM e está muito surpreso com tudo o que ela oferece em tecnologia além do surpreendente silencio de funcionamento geral e do conforto oferecido por ela que não podem sequer ser comparados pelo que oferece essa Fiat Toro turbo diesel.

E essa nova camionete da Ford tem 2 motores, um de 4 cilindros 2.5 a gasolina com ciclo Atkinson e um outro elétrico que auxilia esse motor a combustão.

E rodando nela com o pé mais aliviado no seu acelerador no transito urbano, o motor elétrico é o que mais atua para tracionar esse veículo.

Mas nas rodovias, quando se exige um pouco mais do seu desempenho , o motor a combustão entra em ação auxiliando o motor elétrico.

Novamente a única falha que eu percebi nesse novo projeto dessa camionete Ford norte americana foi a falta de uma versão flex desse seu motor que se fosse abastecido com etanol , ganharia certamente um pouco mais de rendimento geral e ainda sem falar de uma leve maior economia e dos menores níveis de poluentes emitidos.

MensagemEnviado: 08 Nov 2024 13:10 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E apesar de já ter explicado aqui nesse tópico antes , não custa relembrar que essa já antiga regra que anuncia oficialmente de somente valer à pena abastecer com etanol quando o preço dele estiver custando até 70% do preço da gasolina comum já era e hoje nem essa velha regra nem conta mais.

Pq devido a evolução tecnológica aplicada nessa mais recente geração de motores flex, já ficou provado em vários testes práticos que se o preço do etanol estiver em até 85% do preço das gasolinas comuns , que mesmo assim ainda vale muito à pena abastecer com o etanol.

E notem que aqui nem estamos considerando todas as demais vantagens reais oferecidas pelo etanol se comparado a gasolina comum e nem as aditivadas, mas que estamos apenas considerando o custo do etanol em relação a gasolina comum e até quanto todas as demais.

Pior ainda é se formos considerar as gasolinas super premium, sempre muito caras e quase sempre raras de serem encontradas em qq posto de combustíveis ao redor desse imenso Brasil.

Portanto o etanol ainda reina absoluto em vantagens técnicas como o nosso melhor combustível mesmo se ele estiver custando até 85% do preço das gasolinas mais baratas encontradas em nosso mercado atual, garantido !

Obs : E no meu caso pessoal, como desde sempre sou um fã incondicional do etanol, mesmo se eu viajar por localidades onde o preço do etanol estiver custando quase o preço das gasolinas comuns, eu ainda irei abastecer com etanol misturado a no máximo uns 33% de gasolina comum e ainda assim, eu iria usufruir de todas essas já conhecidas vantagens do etanol mas eu NUNCA , jamais abasteceria em hipótese alguma, nenhum veículo flex meu apenas com gasolina, por melhor e mais idônea que ela seja e quanto a esse fato, vcs podem apostar sempre o que for !

MensagemEnviado: 21 Nov 2024 19:57 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E retornando a esse tópico para contar duas rápidas histórias que ocorreram de fato comigo :

Em Junho de 2013, naquele auge do sucesso dos Jettas TSI com o seu novo e soberbo motor 2.0 turbo de 211 cvs com injeção direta mas apenas a gasolina devido a esse sedan ser importado do Mèxico e ao retira-lo novinho e zero KM da CCS VW no Morumbi em São Paulo, eu já havia me preparado para fazer o seu 1º abastecimento com a tal da famosa gasolina podium ...

E em seguida, começo minha viagem de retorno para casa e ao chegar em Betim, distante uns 550 kms de São Paulo, parei para reabastecer novamente o nosso então novo Jettão que já mostrava estar na reserva do seu tanque.

Novamente foi um outro tanque cheio dessa tal de gasolina podium mas percebi nitidamente e até muito desapontado que as ponteiras do escape desse jettão estavam bem escuras com uma fuligem negra.

Até parecia que essa nobre e famosa gasolina podium estava misturada com uma parcela de oleo diesel ...

Pensei comigo mesmo para me consolar que esse detalhe talvez poderia ser devido ao fato do motor dele ainda ser bem novo e estar em fase de amaciamento mas mesmo depois desse veículo já estar bem amaciado, nunca vi as ponteiras do seu escape mais limpas e sem sinais de fuligens de carvão.

E por esse motivo, desisti em definitivo de abastecer 1 centavo sequer com essas tais de gasolinas premium ...

Já em Novembro de 2023 , chegou a vez de comprar o nosso novo BMW 320i flex zero KM e eu só me interessei por esse sedan dentre outros motivos, pq ele tem um atualizado e afiado motor 2.0 turbo flex e que por isso, eu poderia abastece-lo com etanol.

Recebi esse sedan na CCS BMW em Belo Horizonte e logo que saí de lá, procurei por um Posto de Combustíveis para abastece-lo com etanol, apenas levemente temperado com uns 15% de gasolina.

E o frentista que me atendeu lá, logo foi me perguntando se era para completar o tanque dele com gasolina premium ...

Ao que eu respondi a ele que colocasse apenas 7 lts de gasolina e completasse o restante do tanque até em cima com etanol.

E esse frentista logo me olhou bem assustado me perguntando novamente se eu tinha certeza que era para abastecer aquela BMW 320i zero KM com etanol pq todos por ali só abasteciam esse tipo de veículo com as gasolinas premium ao que eu apenas me limitei a rir e confirmei que sim, que eu queria era abastecer aquela BMW com ETANOL mesmo ...

E depois de viajar com ela assim abastecida por 430 kms, cheguei na minha cidade e olhei atentamente para as ponteiras do escape dela que se mostravam com uma coloração amarronzada clara e confesso aqui que fiquei sim muito satisfeito com esse importante detalhe.

Pq é assim que deveria ser com todos os veículos e até com os movidos a oleo diesel , numa prova real de uma combustão bem completa e livre dos vestígios dessas nojentas e nocivas fuligens de carvão que sempre impregnam e contaminam internamente todos os motores quando eles são abastecidos com essas tais de gasolinas !

MensagemEnviado: 26 Nov 2024 17:15 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E só deixando aqui mais um comentário que considero ser importante compartilhar :

O etanol continua a ser tão mais superior a quaisquer tipos de gasolinas que no caso dos veículos flex, eu e todos os demais familiares que rodamos com esse tipo de veículo, como sempre abastecemos com o etanol e apenas levemente temperado com uns 15% de gasolina, nunca temos de ter aquele recomendado cuidado e atenção de nunca abastecer os seus tanques até o gargalo .

Pq nos casos de se abastecer com as gasolinas, deve-se obrigatoriamente parar e interromper o abastecimento logo ao 1º desarme automático da pistola de enchimento pq caso contrário , poderá ser danificado o canister do sistema de evaporação dos gases do tanque e com isso, imediatamente acende-se a luz amarela no painel dos veículos, além do fato de que o reparo de um cânister é sempre dispendioso.

Mas já para quem optar em abastecer com etanol, jamais terá esse tipo de problema pq a composição do etanol, contendo pouquíssimo carbono quando comparado com quaisquer das gasolinas, nunca vai danificar esses cânisters e portanto não haverá receio nenhum em abastecer os tanques dos veículos com etanol mais plenamente até em cima no gargalo !

Eu até já cansei de comprovar pessoalmente esse fato porque me utilizo de veículos flex abastecidos somente com etanol já há umas duas décadas e sempre encho o tanque desses nossos veículos flex com etanol até o gargalo e jamais tive o menor dos problemas com esse sistema do cânister e com esse meu procedimento de encher completamente o tanque até bem em cima.

Já no caso do nosso Jetta TSI e em todos os demais veículos com motor somente a gasolina, NUNCA se deve abastecer com gasolinas até o gargalo do tanque, mas somente até o 1º desarme da pistola de abastecimento justamente para se evitar danificar esse cânister desse sistema antipoluição dos veículos atuais e portanto reconheço perfeitamente que essa é com certeza mais uma outra boa vantagem adicional do etanol se comparado com quaisquer uma das gasolinas !

MensagemEnviado: 02 Dez 2024 23:06 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

https://www.vaideetanol.com.br/

MensagemEnviado: 03 Dez 2024 14:10 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E a cada dia , mais me surpreende ver e ler tantos relatos absurdos e ridículos na net sobre o nosso nobre e ainda desprezado etanol !

Pior ainda é ver esses ditos profissionais dessa area falando mal do etanol somente para enaltecerem esses LIXOS DETESTÁVEIS de gasolinas nacionais que infelizmente , se comparadas com as gasolinas dos países de 1º mundo , elas mais se parecem com um querosene ou algum outro excremento ou solvente barato de petróleo de tão mal refinadas que elas são e que ainda recebem esses exagerados 27% de etanol misturados nelas por força de lei federal e pronto, está completado esse quadro bem infeliz da composição dessas tais de gasolinas nacionais.

Na realidade , já sabemos sim que são elas que carbonizam internamente todos os motores que são abastecidos com elas ao contaminarem as velas de ignição, as sondas lambda , os catalisadores , todos os sensores do sistema de injeção que estão localizados no coletor de admissão e no cabeçote e até o coitado do oleo lubrificante desses pobres motores que tbm nunca escapa dessas horríveis e nocivas contaminações além delas proporcionarem ainda um desempenho sempre medíocre se comparadas com o nosso campeão e sempre nobre ETANOL !

Mas muito curioso continua sendo esse intrigante fato de que sobre isso dessas gasolinas nacionais, praticamente nunca se ouve falarem mal dela ...

Enquanto que as melhores gasolinas ao redor do mundo, para comprovarem que elas são dignas de serem assim chamadas desse nome, recebem é no máximo 10% de etanol e isso , somente para o efeito de se tentar diminuir um pouco mais as atuais emissões de poluentes.

Alem do fato dessas nossas atuais gasolinas comuns e aditivadas apresentarem essa super baixa octanagem de míseras e sempre insuficientes 93 octanas RON enquanto que as gasolinas mais simples desses países de 1º mundo já começam é com 95 octanas RON até se chegar nas melhores gasolinas premium gringas de 100 a 101 octanas RON mas mantendo-se no máximo os 10% de etanol adicionado nelas e bem diferentes das gasolinas premium nacionais que recebem os atuais e exagerados 25% de etanol.

E para aqueles que ainda insistem em defender esses lixos ordinários de gasolinas nacionais, saibam que qq gasolina gringa, sempre vai apresentar muito mais calorias por litro do que as nossas gasolinas, o que fará os motores renderem muito mais kms por litro com elas do que com essas nossas gasolinas.

E se citarem ainda que as gasolinas gringas podem custar mais caras do que as nossas , então nesse caso, considerem tbm os valores dos salários mínimos desses países de 1º mundo comparado com o salario mínimo nacional e vão ver que a disparidade vai continuar contra essas nossas gasolinas que vão continuar a perder feio em qq comparativo que seja com qq uma dessas demais gasolinas gringas !

Então vou repetindo aqui novamente o que eu ouvi e aprendi em um curso de mecânica de competições que eu frequentei lá nos EUA de que as gasolinas servem é para se lavar peças porque quem quer performance e um melhor desempenho, vai sempre de etanol sem nenhuma sombra de dúvidas e essa foi a maior verdade que eu já ouvi até agora sobre combustíveis em mecânica automotiva !

MensagemEnviado: 11 Dez 2024 13:18 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E muitos donos de veículos flex ainda tem dúvidas importantes quanto ao etanol e dentre elas :

O que ocorre com aqueles 4% a 5% de água que existe no etanol hidratado, quando da sua produção normal !

E de fato, esse pequeno percentual de água contido nesse etanol hidratado é resultante de sua produção normal e essa água tbm se transforma em vapor dentro da câmara de combustão do motor durante a combustão do etanol.

E como essa água não é inflamável, ela só ajuda levemente a aumentar um pouco mais a compressão do motor, o que se traduz em um leve aumento do desempenho final desse motor e resultante dessa combustão do etanol.

Uma outra dúvida sobre esse etanol hidratado seria que por ele conter esse pequeno percentual de água, que isso possa prejudicar internamente os motores flex !

Então saibam que absolutamente TODOS os veículos flex e até os veículos mais antigos movidos somente com etanol, já saem das linhas de montagem dos seus fabricantes devidamente protegidos contra esses eventuais efeitos dessa água no etanol hidratado, portanto nada justifica nenhuma preocupação quanto a esse fato !

E de resto é importante sabermos que o mundo todo inveja esse nosso Brasil e essa nossa regalia de termos desde a época do Pro-álcool ainda lá no final da década de 70 , toda essa produção e essa farta disponibilidade de etanol hidratado nas bombas de abastecimento de todos os nossos postos de serviço.

Mas que restante do mundo, o máximo que eles tem e mesmo assim em bem poucos países e ainda com muito pouca disponibilidade é o E-85 que é uma mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina mas que mesmo assim e nem sempre em determinadas épocas do ano , esse E-85 pode ser encontrado nessa sua exata concentração porque devido a demanda do mercado e ao rigor do inverno, ele pode estar disponível até como um E-51 onde a metade é etanol e a outra é de gasolina.

E infelizmente a nossa realidade é que ainda uma boa maioria de nós brasileiros que temos o etanol sempre farto aqui no nosso mercado , continuamos e insistimos em despreza-lo em favor desses tais lixos ordinários e fedorentos mas que são chamados por aqui de gasolinas ... coitadas !!!

Criar novo tópico Responder  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30 ... 34  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas