|
E ontem, estive na CCS Hyundai local da minha cidade para comprar um pequeno suporte interno de plástico que prende a vareta do capô do nosso atual HB20 2013 !
E quando já estava de saída, encontro com o gerente dessa oficina autorizada dessa CCS no estacionamento e ele ao me reconhecer, deu uma boa olhada nesse nosso HB20 admirando o atual estado de conservação dele e perguntando se aquele ainda era o pioneiro HB20 que eu havia comprado lá naquela CCS em Novembro de 2012.
Confirmei que sim, que ainda era ele mesmo e que agora ele já está com um pouco mais de 123 mil kms rodados e que ele continua funcionando perfeito e usando só oleo 0W-20 que é bem mais moderno e eficiente e não o já ultrapassado oleo 5W-30 recomendado pela dona Hyundai mas mesmo assim, sem ele jamais mostrar nenhum consumo excessivo desse oleo lubrificante pelo seu motor.
E continuei afirmando que absolutamente TODAS as trocas de oleo e filtro até agora são SEMPRE feitas a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses e NUNCA a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms como a dona Hyundai recomenda !
Então , ele já se mostrando ligeiramente incomodado com essas minhas argumentações muito provavelmente pq ele não aprovou e assim, me perguntou se eu estava lembrando de fazer uma boa limpeza nos injetores , de verificar o estado do catalisador do escape e de incluir tbm um teste da sonda lambda dele devido a idade e quilometragem desse veículo.
Respondi para ele que desde que esse HB20 foi retirado zero KM dessa autorizada, que ele só viu até agora abastecimentos com etanol e apenas levemente misturado com uns 15% até 20% de gasolina e só mesmo para aditivar esse etanol.
E que justamente devido a combustão bem mais limpa e com muito menos carbono do etanol nos gases de escape é que justifica o real ótimo estado geral tanto da sonda lambda , do catalisador do escape e tbm dos injetores que ainda são os originais de fábrica e que por isso mesmo, essas peças nunca apresentaram até agora o menor problema e que por isso mesmo nem precisaram ainda ser revisados .
Nesse momento e ele já se mostrando visivelmente impaciente e nem um pouco convencido com essas minhas afirmações, ele logo alfinetou mais uma citação me perguntando como eu explico que no mundo todo , os veículos rodam com gasolina e que esses problemas de injetores , sonda lambda e catalisadores carbonizados quase não existem !
Respondi então a ele que tudo depende UNICAMENTE da qualidade dessas gasolinas ao redor do mundo e que infelizmente NUNCA poderemos comparar algum dia quaisquer gasolinas gringas com essas nossas tais gasolinas nacionais que são sempre super mal refinadas e ainda, que para mim elas serão sempre um LIXO imperdoável e que estão sempre sujeitas as mais variadas adulterações para piorar ainda mais a já péssima qualidade delas.
E ele continuou insistindo e apelando ao me falar que se com as gasolinas existem sempre esses riscos dessas adulterações diversas, que o mesmo ocorreria com o etanol ao que eu discordei dele na hora e respondi :
Pelo único motivo de que felizmente e por força de lei federal , que TODAS as bombas de etanol hidratado dos Postos de Combustíveis desse imenso Brasil, que elas estão equipadas com um densímetro que analisa em tempo real todo o etanol que está sendo abastecido e assim, pode-se saber com precisão se aquele etanol está ou não dentro das especificações técnicas determinadas pela dona ANP.
Mas já no caso das nossas gasolinas , que INFELIZMENTE sempre que se abastece com quaisquer uma delas, é o mesmo quando se compra lebre dentro do saco o que pode perfeitamente ser um gato.
Ou seja, que não existe nenhum dispositivo para analisar em tempo real , a qualidade da gasolina abastecida e que assim ela poderá perfeitamente estar misturada com uma variedade de solventes baratos que são as sobras da industria petroquímica geral e até mesmo com alguma dose extra de etanol na melhor das hipóteses.
E depois dele ouvir tudo isso e como a argumentação dele já se mostrava esgotada diante dos fatos que eu citei , esse gerente logo me pediu licença para retornar até o trabalho dele na oficina ao que eu me despedi dele dando risadas e isso o deixou ainda mais irritado , mas que afinal, essa é a nossa triste realidade ...
Desculpe me meu caro , mas isso já é algo elementar e corriqueiro por aqui nessas terras tupiniquins da bananolândia brasileira !!!
Quero convidar a todos os nossos colegas daqui do clube a se sentirem bem à vontade e comentarem sobre esses nossos combustíveis, não importa se alguém aqui prefira e apoie um ou outro combustível, afinal, o mais importante são as opiniões e se alguém precisar de algum esclarecimento quanto as dúvidas que cada um por um acaso tiver, podem contar sempre conosco !
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|