Bem-vindo: 22 Nov 2025 10:47

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 ... 34  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 23 Mar 2025 12:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
Quero convidar a todos os nossos colegas daqui do clube a se sentirem bem à vontade e comentarem sobre esses nossos combustíveis, não importa se alguém aqui prefira e apoie um ou outro combustível, afinal, o mais importante são as opiniões e se alguém precisar de algum esclarecimento quanto as dúvidas que cada um por um acaso tiver, podem contar sempre conosco !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 28 Mar 2025 14:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E retornando a esse tópico para compartilhar aqui sobre algumas curiosas e interessantes experiencias vividas por mim desde quando eu ainda era bem jovem e iniciando os meus estudos sobre mecânica automotiva :

Lá pelo ano de 1978, recordo-me bem que meu pai havia comprado uma saudosa Rural 1977 zero KM e com um novo motor de 4 cilindros e com 2300 cc utilizado tbm no ford maverick para substituir o antigo motor de 6 cilindros da Willys.

E nesse ano , o governo federal começou a aumentar um pouco mais o etanol adicionado nas gasolinas nacionais, devido a crise dos altos preços do petroleo no mundo todo.

Não consigo me lembrar exatamente qual era o percentual usado de etanol nas gasolinas nessa época, mas era ao redor de uns 15% a 20%.

E no ano anterior, em 1977 quando essa Rural era ainda bem nova, recordo perfeitamente que devido a esse seu motor a gasolina apresentar uma leve maior taxa de compressão, que ele sofria com aquelas gasolinas porque ele ainda apresentava as detonações
( aquelas griladas ) e que com esse advento dessas adições maiores de etanol nas gasolinas, que percebemos nitidamente o motor dela funcionar bem mais redondo e macio e sem apresentar mais essas nocivas detonações.

Um outro episódio, agora já bem mais atual, em 1995 quando tbm recordo-me bem de que devido a situação econômica daqueles anos difíceis, reunimos eu e meus irmãos e resolvemos entrar em um consórcio para comprarmos em sociedade , o então recém lançado Chevrolet Corsa Wind 1.0 zero KM a gasolina 1995 e com os seus ridículos 50 cvs e ainda com aquela injeção eletrônica de combustível monoponto, que era uma lástima de fraco, ineficiente até doer !

Pois até esse motorzinho dele tbm sofria com as nocivas e perigosas detonações devido as sempre ineficientes gasolinas nacionais daquela época e que por isso, um belo dia resolvi por minha própria conta e risco, de fazer a experiencia de misturar no tanque dele, uns 15% até 20% de etanol e advinhem só o que aconteceu ?

Pararam totalmente aquelas griladas do seu pequeno motor e o melhor dessa experiencia toda foi o notável ganho em desempenho apresentado por esse pequeno corsinha depois que nós começamos a abastecer sempre com essa mistura de gasolina com um pouco de etanol.

Ou seja, desde aquela época, esses primeiros motores com injeção eletrônica já tinham os sensores de detonação que percebiam se o motor estava sendo alimentado com combustíveis com uma octanagem insuficiente ou não para aquela situação e a sua ECU então atrasava as curvas de avanço de ignição na tentativa de proteger o motor contra essas perigosas detonações.

Mas que apesar da existência desses recursos daquelas ECU , a octanagem real das gasolinas nacionais daquela época eram tão ridículas que mesmo assim, ainda se ouvia aquelas griladas daquele pobre motor , que só começou a funcionar mais macio e esperto, depois dessa nossa invenção de começarmos a misturar de 15% a 20% de etanol no tanque dele e ele nunca mais apresentou nenhuma falha devido a essa dosagem extra de etanol misturado na gasolina abastecida nele.

Então, por esses exemplos reais e apesar de antigos, não temos jamais como negar todos esses benefícios práticos oferecidos pelo etanol quando comparados até com as melhores gasolinas do mundo, pq elas ainda assim, vão sim perder feio e de goleada para o nosso nobre etanol em todos os aspectos !!!

Obs : E quanto a esse nosso pioneiro Corsa Wind 1.0 EFI 1995 , rodamos nele por uns 3 anos e ele ainda foi vendido perfeito e bem saudável além de que ensinamos tbm ao seu próximo dono sobre essas dicas de se misturar um pouco de etanol no tanque dele para assim se obter um rendimento um pouco melhor.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 04 Abr 2025 13:41 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
Retornando aqui para deixar importantes dicas para se obter um máximo rendimento geral em qq veículo flex incluindo tbm uma maior durabilidade para os motores desses veículos :

Como já sabemos aqui que a grande maioria dos donos de veículos flex fazem deles uma utilização urbana diária, indo e voltando do trabalho além de outros trajetos quase sempre mais curtos de menos de uns 15 kms de cada vez pelo perímetro urbano das cidades e assim, aqui vão então essas dicas de ouro :

O melhor combustível para essas situações é sem nenhuma sombra de dúvidas , o ETANOL !!!

E para se aditivar e melhorar ainda mais esse etanol na obtenção dos melhores resultados práticos e um máximo rendimento geral, a outra dica de ouro é a de se simplesmente misturar 20% de gasolina da comum mesmo nesse etanol.

Ou seja, para se abastecer por exemplo com uns 10 lts dessa mistura, basta pedir ao frentista para colocar sempre primeiro no tanque, uns 2 lts de gasolina e até pode-se arredondar o valor para facilitar a soma com o valor do etanol.

E em seguida, basta colocar uns 8 lts de etanol e pronto, está assim feita essa mistura de sucesso desses 10 lts para o seu motor flex.

E para quem quiser por exemplo abastecer com 15 lts, basta abastecer primeiro com 3 lts de gasolina e depois acrescentar mais 12 lts de etanol e para se abastecer uns 20 lts, basta colocar primeiro os 4 lts de gasolina e depois os 16 lts de etanol e assim por diante e lembrando que lógico que se pode sempre arredondar os valores nesses 2 abastecimentos para com isso facilitar a soma final.

Mas existe ainda uma outra dica de ouro que é igualmente muito importante para qq tipo de veículo flex e que vai complementar com sucesso essa 1ª dica :

Troque sempre o oleo e filtro desses motores a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses de utilização desse veículo, o que ocorrer primeiro e não importa se no manual dele diz para se fazer essa manutenção a cada 10 mil kms ou ainda a cada 12 mil kms ou a cada 1 ano de utilização desse veículo e portanto NUNCA , jamais faça isso se esse veículo for utilizado nessas situações desfavoráveis que eu citei acima sob o risco eminente de ir se formando as terríveis borras internas nesses motores e causadas além da combustão incompleta dessas gasolinas e tbm por oleos contaminados e deteriorados devido a essa condição desfavorável de utilização desses veículos quando eles são abastecidos só com essas gasolinas.

Porque quem abastece só com gasolinas e nem que possa ser de qq tipo, vai acumulando sim bem mais carbonizações internas nesses motores além dessa gasolina abastecida tbm contaminar e desgastar bem mais qq tipo de oleo lubrificante desses motores e MUITO MAIS do que essa recomendada mistura de sucesso do etanol com + 20% de gasolina.

Ainda mais com esse fato real desses veículos quando são utilizados basicamente nesses curtos percursos urbanos de menos de uns 15 kms e que cada vez nessa situação , esses motores fatalmente vão funcionar sempre no seu período de aquecimento que é justamente o pior período para o funcionamento de qq motor a combustão interna e tbm o mais prejudicial e onde justamente ocorrem essas maiores contaminações internas desses motores principalmente se eles estiverem abastecidos com essas nossas gasolinas e pior ainda se aqui nesses casos se somar nessa situação com os oleos lubrificantes desses motores se eles tbm estiverem mais velhos e já mais desgastados e contaminados .

E a condição mais favorável para qq veículo flex é quando eles são abastecidos com essas citadas misturas de etanol com + 20% de gasolina e com os oleos dos seus motores sempre mantidos dentro desse intervalo acima citado nas situações quando eles rodam basicamente por rodovias fazendo viagens de variadas distâncias em geral.

Tbm é igualmente importante sempre lembrar de que os filtros de combustível geralmente não aguentam mais do que 10 mil kms ou 1 ano sem que sejam trocados.

Assim como os filtros de ar que tbm devem ser trocados em períodos que variam entre uns 15 mil kms até uns 20 mil kms a depender das regiões onde esses veículos circulam haver mais poeira no ar ou não.

Esse seria o básico recomendado e o mais favorável para se obter o máximo rendimento possível e uma vida útil mais prolongada desses motores flex que vão assim funcionar bem mais saudáveis e o melhor, apresentando sempre o seu melhor rendimento geral.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 09 Abr 2025 13:06 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
Estou acompanhando atento a todas as informações sobre esse advento dessas novas gasolinas com os tais 30% de etanol anidro que o governo federal pretende adicionar nelas.

Pois bem, de acôrdo com vários anúncios publicados na net, parece que a situação real não é das mais positivas pq está havendo problemas de aceitação dessas novas gasolinas quanto as motocicletas.

Pelo que está sendo anunciado, a Abraciclo , que é a associação dos fabricantes de motocicletas até já se posicionou contra essa novidade devido a algumas marcas de motocicletas que apresentaram problemas de falhas durante as partidas a frio nos testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que foi o orgão técnico responsável em realizar todos os testes tanto nos veículos e tbm nas motocicletas.

Mas isso já era esperado, afinal, ainda existem muitas motocicletas com motores carburados sem falar nas mais antigas injetadas e todas elas foram calibradas de fábrica naquela época em que as gasolinas continham no máximo 25% de etanol anidro.

E agora com essa dosagem de 30% já fica bem fora dos padrões de regulagem originais desses pequenos motores dessas motocicletas.

Vamos pensar ainda no fato de que esses testes desse orgão técnico foram realizados durante os meses mais quentes do ano, que são Fevereiro e Março e essas motocicletas já apresentaram problemas nas partidas a frio.

Então, o que esperar dessas novas gasolinas E-30 nos meses mais frios do ano em todos os motores a gasolina que não tem essa calibração mais otimizada para esse específico teor mais elevado de etanol nessas gasolinas ?

O pessoal do governo federal acha que mecânica automotiva é assim, que os motores quando não são do tipo flex, que aceitam qq tipo de alteração nos combustíveis, mesmo que elas sejam menores, mas infelizmente essa ciência da mecânica automotiva é exata e tem muito pouca flexibilidade para tolerar abusos maiores como esse em se tratando de motores a gasolina !

Mas é óbvio que enquanto houver esse impasse e não for resolvida essa questão da aceitação dessas novas gasolinas pelas motocicletas, não se vê a real possibilidade de se inciar a distribuição dessas novas gasolinas E-30 e assim, acredito que todos os consumidores agradecem provisoriamente por isso !

Obs : O que está ocorrendo é simplesmente o efeito de uma mistura um pouco mais pobre em todos os motores a gasolina e isso já é uma condição desfavorável o suficiente para não haver um funcionamento perfeito e ideal, afetando inclusive até as partidas a frio desses motores em geral.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 11 Abr 2025 19:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
É impressionante a quantidade de YouTubers que fazem vídeos falando mal do etanol ... coitados deles.

Com certeza que eles não conhecem a realidade sobre o etanol e todas as vantagens oferecidas por ele se comparado com esses LIXOS MEDÍOCRES de gasolinas nacionais.

Tudo bem, vamos ser um pouco mais bonzinhos e retirar fora dessa citada grande mediocridade, as sempre raras e caras gasolinas premium mas mesmo assim , se formos comparar essas gasolinas nacionais mais bem elaboradas com o etanol, vcs podem apostar o que for que elas ainda assim vão continuar a perder sim e de goleada para o nosso sempre nobre ETANOL !

Porque elas NUNCA terão a altíssima octanagem do etanol e nem vão oferecer jamais a mesma combustão limpa e livre daquelas nocivas carbonizações escuras causadas pela combustão incompleta dessas gasolinas.

E muito menos essas gasolinas premium jamais poderão custar o mesmo menor preço que custa o etanol comparado com todas elas.

Então , diante desses fatos reais , que todos esses caras sabichões e os donos únicos da verdade, a eles eu sugiro que estudem mais , se informando melhor sobre o etanol antes deles se encherem de coragem e ficarem postando no YouTube , todos esses vídeos inúteis e sempre infundados sobre o etanol.

Isso me fez até lembrar de um sábio ditado popular muito difundido por essa região e que diz :

" Praga de urubu magro nunca pega em boi gordo " ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 24 Abr 2025 18:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
Retornando a esse tópico só para adicionar mais um importante comentário :

Tenho 3 colegas de trabalho que utilizam-se de motocicletas para irem e voltarem do trabalho :

São duas Honda Biz 125 cc flex e uma Honda 160 cc tbm flex.

E que eu sempre tenho cobrado deles lembando que eles mantenham toda a manutenção preventiva em dia dessas 3 motocicletas .

Inclusive antes de propor a eles sobre como abastecer essas 3 motocicletas, todos os 3 abasteciam somente com as gasolinas.

Assim, a minha proposta a eles foi de que eles iriam experimentar abastecer somente com a mistura de 80% de etanol e com + 20% de gasolinas e que depois eles iriam comentando comigo sobre as novas impressões que eles estavam tendo dessas motocicletas ao abastecerem com essa recomendada mistura de combustíveis.

Pois se até esse fabricante recomenda essa mistura de se misturar esses 20% de gasolina no etanol justamente para facilitar as partidas a frio dessas pequenas motocicletas, então a recomendação minha estava sim de acôrdo até com o fabricante já que se trata de motores flex.

E que agora, após mais de 6 meses com esses 3 colegas abastecendo essas suas motocicletas somente assim , todos eles só tem elogios a fazer sobre essa mistura de etanol com um pouco de gasolina, como eles citaram que perceberam a partir daí, um leve melhor desempenho e rendimento geral desses pequenos motores flex incluindo tbm as partidas a frio sem problema algum e citaram ainda sobre uma leve maior economia de combustível.

Comentei com eles que de acôrdo com as fichas técnicas desses modelos de motocicletas flex, que a taxa de compressão dos motores delas eram ainda baixa para haver um melhor aproveitamento do etanol apesar desse fabricante chamar esses modelos de flexfuel.

Mas vejam que mesmo assim, até nesse exemplo com motocicletas flex , que o etanol mostrou a sua superioridade absoluta comparado com as gasolinas comuns e aditivadas que a grande maioria dos donos de veículos de duas rodas abastecem.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 01 Mai 2025 14:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E ontem, estive na CCS Hyundai local da minha cidade para comprar um pequeno suporte interno de plástico que prende a vareta do capô do nosso atual HB20 2013 !

E quando já estava de saída, encontro com o gerente dessa oficina autorizada dessa CCS no estacionamento e ele ao me reconhecer, deu uma boa olhada nesse nosso HB20 admirando o atual estado de conservação dele e perguntando se aquele ainda era o pioneiro HB20 que eu havia comprado lá naquela CCS em Novembro de 2012.

Confirmei que sim, que ainda era ele mesmo e que agora ele já está com um pouco mais de 123 mil kms rodados e que ele continua funcionando perfeito e usando só oleo 0W-20 que é bem mais moderno e eficiente e não o já ultrapassado oleo 5W-30 recomendado pela dona Hyundai mas mesmo assim, sem ele jamais mostrar nenhum consumo excessivo desse oleo lubrificante pelo seu motor.

E continuei afirmando que absolutamente TODAS as trocas de oleo e filtro até agora são SEMPRE feitas a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses e NUNCA a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms como a dona Hyundai recomenda !

Então , ele já se mostrando ligeiramente incomodado com essas minhas argumentações muito provavelmente pq ele não aprovou e assim, me perguntou se eu estava lembrando de fazer uma boa limpeza nos injetores , de verificar o estado do catalisador do escape e de incluir tbm um teste da sonda lambda dele devido a idade e quilometragem desse veículo.

Respondi para ele que desde que esse HB20 foi retirado zero KM dessa autorizada, que ele só viu até agora abastecimentos com etanol e apenas levemente misturado com uns 15% até 20% de gasolina e só mesmo para aditivar esse etanol.

E que justamente devido a combustão bem mais limpa e com muito menos carbono do etanol nos gases de escape é que justifica o real ótimo estado geral tanto da sonda lambda , do catalisador do escape e tbm dos injetores que ainda são os originais de fábrica e que por isso mesmo, essas peças nunca apresentaram até agora o menor problema e que por isso mesmo nem precisaram ainda ser revisados .

Nesse momento e ele já se mostrando visivelmente impaciente e nem um pouco convencido com essas minhas afirmações, ele logo alfinetou mais uma citação me perguntando como eu explico que no mundo todo , os veículos rodam com gasolina e que esses problemas de injetores , sonda lambda e catalisadores carbonizados quase não existem !

Respondi então a ele que tudo depende UNICAMENTE da qualidade dessas gasolinas ao redor do mundo e que infelizmente NUNCA poderemos comparar algum dia quaisquer gasolinas gringas com essas nossas tais gasolinas nacionais que são sempre super mal refinadas e ainda, que para mim elas serão sempre um LIXO imperdoável e que estão sempre sujeitas as mais variadas adulterações para piorar ainda mais a já péssima qualidade delas.

E ele continuou insistindo e apelando ao me falar que se com as gasolinas existem sempre esses riscos dessas adulterações diversas, que o mesmo ocorreria com o etanol ao que eu discordei dele na hora e respondi :

Pelo único motivo de que felizmente e por força de lei federal , que TODAS as bombas de etanol hidratado dos Postos de Combustíveis desse imenso Brasil, que elas estão equipadas com um densímetro que analisa em tempo real todo o etanol que está sendo abastecido e assim, pode-se saber com precisão se aquele etanol está ou não dentro das especificações técnicas determinadas pela dona ANP.

Mas já no caso das nossas gasolinas , que INFELIZMENTE sempre que se abastece com quaisquer uma delas, é o mesmo quando se compra lebre dentro do saco o que pode perfeitamente ser um gato.

Ou seja, que não existe nenhum dispositivo para analisar em tempo real , a qualidade da gasolina abastecida e que assim ela poderá perfeitamente estar misturada com uma variedade de solventes baratos que são as sobras da industria petroquímica geral e até mesmo com alguma dose extra de etanol na melhor das hipóteses.

E depois dele ouvir tudo isso e como a argumentação dele já se mostrava esgotada diante dos fatos que eu citei , esse gerente logo me pediu licença para retornar até o trabalho dele na oficina ao que eu me despedi dele dando risadas e isso o deixou ainda mais irritado , mas que afinal, essa é a nossa triste realidade ...

Desculpe me meu caro , mas isso já é algo elementar e corriqueiro por aqui nessas terras tupiniquins da bananolândia brasileira !!!

Quero convidar a todos os nossos colegas daqui do clube a se sentirem bem à vontade e comentarem sobre esses nossos combustíveis, não importa se alguém aqui prefira e apoie um ou outro combustível, afinal, o mais importante são as opiniões e se alguém precisar de algum esclarecimento quanto as dúvidas que cada um por um acaso tiver, podem contar sempre conosco !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 08 Mai 2025 12:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E de acôrdo com pesquisas realizadas entre condutores e proprietários de veículos automotores e de motocicletas em geral, as marcas de combustíveis mais confiáveis no nosso mercado interno pela ordem são :

1º lugar : Postos da rede Ipiranga .

2º lugar : Postos da rede Shell.

3º lugar : Postos da rede Petrobrás.

4º lugar : Postos da rede Raizen.

5º lugar : Postos da rede Ale.

E vamos deixar aqui a nossa bronca e um grande puxão de orelhas a dona ANP que ainda tem muito menos efetivo de fiscais do que o mínimo exigido para se fiscalizar com todo o rigor a toda essa atual rede de Postos de combustíveis desse nosso imenso Brasil contra as mais diversas adulterações e que essa rede conta atualmente com ao redor de uns 44000 estabelecimentos comerciais que vendem combustíveis ao nosso público !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 10 Mai 2025 20:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E mais uma reclamação muito importante e que até já passou muito de hora de ser feita a dona ANP :

Por favor Dona ANP , como esse orgão federal explica a toda a nossa população que essas nossas gasolinas nacionais , tanto a comum e tbm as aditivadas , de ainda ostentarem essas ridículas e sempre insuficientes 93 octanas RON oficiais sem falar do fato de que essas citadas gasolinas nacionais contam com esses exagerados 27% de etanol anidro misturado nelas se na maioria dos demais países ao redor do mundo, TODAS as gasolinas desde as mais simples já começam com um mínimo de 95 octanas RON e ainda , COM NO MÁXIMO 15% de etanol anidro adicionado nelas ...

Obs : E nem precisamos citar aqui que quaisquer uma dessas gasolinas gringas desde as mais simples de 95 octanas RON , que se elas recebessem esses mesmos e exagerados 27% de etanol anidro adicionado nelas como ocorre aqui , elas teriam PELO MENOS de 98 a 99 octanas RON no mínimo e nunca essas vergonhosas e sempre ineficientes 93 octanas RON oficiais !!!

É portanto , bastante lamentável esse fato, bem vergonhoso para esse nosso Brasil, infelizmente !!!

Ou será que o departamento técnico da ANP teria alguma explicação razoável ou mesmo convincente para anunciar e justificar sobre essa atual octanagem hiper baixa dessas gasolinas nacionais para deixar para todos os nossos consumidores ?

E nunca poderemos negar que a grande salvação desse Brasil continua a ser de fato o nosso nobre etanol com as suas sempre valiosas 117 octanas RON para fazer quaisquer motores flex, sejam eles aspirados ou melhor ainda nos casos dos turbos flex oferecerem assim o seu melhor rendimento com segurança de sobra !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 14 Mai 2025 18:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E de vez em quando, eu ainda abasteço os nossos veículos flex em Postos de combustíveis que não são o de nosso costume e que por isso, naturalmente que os frentistas não me conhecem ainda ...

E não é que em um outro Posto de Combustíveis da Shell daqui da nossa cidade , eu cheguei com o nosso HB20 1.6 para abastecer e pedi para abastecer primeiro com uns 4 lts de gasolina comum e depois com 16 lts de etanol comum para assim fazermos aquela nossa habitual mistura de 20% de gasolina com + 80 % de etanol.

Mas o frentista me ofereceu a gasolina aditivada da Shell, porém eu agradeci a ele justificando que a gasolina comum nesse meu caso dessa mistura seria a ideal e que assim já estaria de bom tamanho.

Porém percebi que o frentista ficou até grilado e incomodado quando pedi a ele esse tipo de mistura de combustíveis e ele logo me falou:

- Mas vc sabe que as gasolinas aditivadas são bem melhores do que as gasolinas comuns certo ?

- E eu respondi a ele que sim, concordava, mas disse que ele tbm deve saber por ser importante que nenhuma gasolina aditivada desse mundo e nem mesmo as melhores gasolinas top premium brasileiras chegam nem no dedinho do pé do etanol e nesse momento ele arregalou os olhos espantado com essa minha afirmação !

Falei para ele que era uma pena que não havia nesse momento naquele estabelecimento nenhum funcionário técnico da Shelle mais especializado em combustíveis pq nesse caso , ele iria presenciar a minha argumentação com esse colega dele a respeito da superioridade do etanol sobre quaisquer tipos de gasolinas produzidas nesse mundo e ele ficou ainda mais admirado com essa minha afirmação e assim, ele me perguntou se eu era engenheiro mecânico .

E eu me limitei a responder a ele que eu era apenas um técnico em mecânica automotiva e nada mais além disso, mas que nessa minha formação e nessa minha pesada carga de experiencia profissional acumulada em mais de 4 décadas trabalhando nessa área , que eu tbm havia estudado muito sobre os combustíveis e os lubrificantes em geral aplicados em toda a linha automotiva.

E ao ser concluído esse abastecimento exatamente desse jeito que eu pedi, paguei e agradecí ao frentista pela atenção dele e ele ficou me olhando surpreso certamente com o que havia ouvido de mim sobre o nosso sempre nobre etanol mas que a nossa triste realidade é que esse combustível continua a ser tão desprezado pela maioria dos brasileiros mas acredito que somente por uma pura falta de um melhor conhecimento real sobre esse nosso tão valioso combustível vegetal, infelizmente !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 ... 34  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 45 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB