Bem-vindo: 22 Nov 2025 09:08

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 28 Mai 2025 17:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E com esse advento dessas prometidas novas gasolinas comuns e aditivadas contendo 30% de etanol anidro no lugar dos ainda atuais 27% vamos fazer aqui alguns comentários :

Eu até tenho lido em vários artigos na net citando que a aprovação geral dessa nova gasolina E-30 já está se concluindo e que a previsão é para se iniciar a distribuição delas já mais alcoolizadas desde Abril de 2025.

E que essa distribuição comercial dessas novas gasolinas até os Postos de Combustíveis seria gradativa por razões técnicas mas que não foram citadas nesses artigos por quais regiões iriam se iniciar essa distribuição !

Talvez devido aos sistemas de marketing dessa distribuição !

Mas o que mais interessa a todos nós são os reais benefícios oferecidos por elas como os já citados até 0,13 de redução do preço final de cada litro delas e eu até li tbm sobre o anuncio de um real aumento da octanagem dessas novas gasolinas que sairiam do limite atual e oficial dessas 93 octanas RON para 95 octanas RON , fato esse que já estava mais do que passando de hora de ocorrer de forma oficial e anunciada pela dona ANP !

Quanto a possíveis alterações no funcionamento geral dos veículos a gasolina, a realidade é que TUDO depende basicamente de como cada um desses veículos movidos a gasolina já estão sendo mantidos tanto na sua manutenção preventiva e mais ainda na sua manutenção corretiva.

Mas é tbm verdadeiro o fato de que os motores a gasolina com taxas de compressão mais elevada vão se beneficiar um pouco mais dessas novas gasolinas E-30 assim como tbm não terão praticamente nenhuma alteração nas médias de consumo.

Já quanto a algum possível aumento nas médias de consumo desses veículos a gasolina mais antigos e com as taxas de compressão menores, desde que eles sejam sempre bem mantidos com a sua manutenção em dia, praticamente nenhuma alteração no consumo médio poderá ser percebida além de uns 1.5% a no máximo 2% de aumento a mais em relação as gasolinas E27.

E quanto a quem tem veículos flex e que ainda abastece com essas gasolinas comuns e aditivadas no lugar do etanol hidratado ou de misturas contendo mais etanol do que essas gasolinas, nesses casos eles não vão perceber nenhuma alteração nem em consumo médio e tbm nem quanto a alguma alteração do funcionamento geral desses motores porque sempre vai existir uma compensação automática e imediata da ECU desses motores flex quanto a qq tipo de gasolina bem como a qq tipo de misturas entre as gasolinas e o etanol.

No meu caso específico que tenho somente o nosso atual Jetta TSI com o seu motor 2.0 turbo a gasolina (felizmente) , como estou misturando atualmente 35% de etanol hidratado no tanque dele, bastaria nesse meu caso subtrair esses citados 3% de etanol dessas novas gasolinas E-30 e fazer uma nova mistura com essa gasolina E-30 + 32% de etanol hidratado o que vai dar em exatamente nesse mesmo resultado final obtido agora e com um rendimento geral idêntico e sem nenhuma alteração no consumo médio dele !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 03 Jun 2025 13:41 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E nunca custa retornar a esse tópico para mais um comentário sobre essa superioridade absoluta do etanol quando comparado a quaisquer das gasolinas existentes.

E depois de retornar de mais uma viagem rápida até a capital mineira Belo Horizonte nesse último final de semana ( 30/05 a 01/06 ) e sempre abastecendo o nosso atual Citroen C4 Cactus THP somente com aquela já costumeira e imbatível mistura de 80% de etanol com + 20% de gasolina , verifiquei que tanto a ponteira final do seu escape permanece sempre bem limpa e livre de quaisquer vestígios de fuligens escuras de carvão.

Além de verificar tbm e já de volta em nossa casa ao final dessa rápida viagem de uns 900 kms de percurso total que o nível de oleo desse motor 1.6 turbo flex estava exatamente na sua marca de máximo da sua vareta apesar de que sempre utilizei nesse motor dele a viscosidade de oleo 0W-20 quando a Citroen recomenda no seu manual a viscosidade 0W-30.

E tbm uma outra importante curiosidade e uma satisfação pessoal foi a de perceber que a coloração do oleo se mantendo sempre clara, ou seja, que o oleo do motor não estava com sinais de contaminações escuras causadas tanto pela combustão incompleta desses LIXOS medíocres de mijolinas como tbm da comprovação real de que o interior desse motor estar se mantendo e se mostrando sempre limpo e livre de vestígios de fuligens escuras de carvão.

Porque são justamente esses 2 fatores que escurecem qualquer oleo lubrificante para motores e que repetindo aqui são :

As gasolinas , cuja combustão incompleta contamina todo o oleo do motor escurecendo a sua coloração.

E as borras escuras que vão se formando dentro dos motores com essa combustão incompleta dessas tais de mijolinas e que são as responsáveis diretas que tbm escurecem os oleos lubrificantes porque os aditivos contidos nesses oleos vão dissolvendo devagar esses depósitos de carvão que se formam dentro dos motores mas com esse efeito, isso tbm vai escurecendo cada vez mais todo o oleo lubrificante até ele ficar bem escuro e até negro além do fato real e já comprovado de que esse oleo tbm vai engrossando cada vez mais com essas contaminações causadas por essas nojentas mijolinas nacionais até ele se transformar nas perigosas e sempre nocivas borras negras caso esse oleo não seja logo substituído junto do seu filtro a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses por um oleo e filtro novos.

Obs : E para finalizar esse comentário, só para explicar aqui sobre a vantagem do oleo 0W-20 que eu sempre usei no motor 1.6 turbo desse nosso Citroen C4 cactus desde que ele era ainda zero KM comparado com o oleo 0W-30 recomendado para ele é que esse citado oleo um pouco mais fino vai circular e atingir todos os pontos de lubrificação desse motor sempre um pouco mais rápido do que esse oleo 0W-30 que é um pouco só mais viscoso ou mais grosso e isso tbm significa sempre um pouco menos de desgastes precoces.

Além dessa vantagem, temos um leve melhor arrefecimento do motor ao se utilizar um oleo mais fino exatamente devido a pequena maior facilidade que esse oleo mais leve tem de circular um pouco mais rápido por todo o interior do motor do que um oleo um pouco mais pesado ou mais viscoso e com isso, se facilita a troca de calor e uma consequente leve diminuição da temperatura de todo o motor incluindo até a do próprio oleo lubrificante.

E se eu estivesse errado ou equivocado nessa minha opção de escolha quanto a esse oleo 0W-20 utilizado inclusive em todos os nossos veículos, vcs podem apostar alto e o que for que a essas horas todos os motores dos nossos veículos já estariam fundidos ou talvez lascados e ainda caindo aos pedaços por ai em algum ferro velho ou mesmo jogados em algum trecho de alguma rodovia ...

Mas saibam ainda que o que estraga e detona quaisquer motores e sejam eles até de uma ferrari , de um porsche ou de qualquer um outro esportivo de sangue azul importado é o DESLEIXO , o que significa que por um puro comodismo de se deixar o oleo lubrificante ficar escuro de tão contaminado e velho por essas gasolinas e pelo uso em condição severa e sem a devida troca do oleo e do seu respectivo filtro nos prazos corretos para esse tipo de utilização.

E ainda dão aquela costumeira desculpa de que :

" Estou só esperando a época certa para levar esse veículo para fazer a sua revisão " .

Essas são sempre aquelas famosas desculpas infundadas e inadmissíveis só para se prolongar um pouco mais essas revisões e com isso, ter aquela falsa impressão de que com isso eles vão assim economizar uns poucos $$$$$$ , mas que o motor desses veículos tbm vai se desgastar sempre e cada vez um pouco mais devido a esse inaceitável desleixo e quanto a isso vcs tbm podem apostar alto o que for.

Ainda mais que na maioria das vezes essas tais de revisões só ocorrem lá aos 10 mil kms ou ainda pior , só aos 12 mil kms ou a cada 12 meses quando o oleo já virou uma borra escura dentro desses pobres motores que assim vão sofrendo progressivamente um desgaste precoce , nocivo e anormal mas que vai sim a cada dia se acumulando e piorando com o tempo ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 07 Jun 2025 15:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E eu fico feliz em constatar que sempre quando existe alguém de espírito azêdo que por algum motivo pessoal e infundado resolve postar no Youtube vídeos falando mal e contra o etanol , nesses mesmos vídeos porém sempre aparecem todos aqueles louváveis defensores do etanol que tbm postam suas opiniões falando sempre positivo sobre o etanol e todos os seus benefícios e indo contra os autores desses vídeos.

Mas o que ainda se percebe é que são justamente os mexânicos de plantão espalhados por esse imenso Brasil que ficam espalhando esses boatos infundados de que o nosso nobre etanol não presta e que são essas tais de mijolinas os únicos e melhores combustíveis do mundo ... coitados deles que jamais algum dia vão conseguir apagar o brilho nato do nosso ETANOL !!!

E coitadas delas, esses lixos mal refinados de gasolinas nacionais que nem com os exagerados e atuais 27% e nem com os 30% de etanol anidro misturado nelas , elas vão conseguir mostrar um mínimo de qualidade e decência a ponto delas terem uma medíocre octanagem , inferior até o das gasolinas E-10 gringas que mesmo com somente 10% de etanol misturado nelas, elas mostram sempre uma qualidade e uma octanagem de nada menos de 95 octanas RON e incomparavelmente superior a esses nossos LIXOS ordinários de mijolinas nacionais que ficaram estacionadas nessas míseras e insuficientes 93 octanas RON.

Fatos iguais a esses infelizmente são uma grande vergonha para todos nós que temos de engolir goela abaixo essa sempre péssima qualidade dessas gasolinas comuns e até as aditivadas nacionais de preços sempre abusivos que puxam para cima o preço do etanol que nunca tem nada a ver com essas tais de mijolinas.

O que salva de gasolinas nacionais em qualidade e octanagem são as sempre raras e caras gasolinas premium mas que ao preço que elas são vendidas aqui tbm pudera e justamente por isso que eu sempre prefiro abastecer mil vezes todos os nossos veículos flex com o nosso amado e nobre etanol e apenas levemente temperado com 15% até 20% de gasolina comum e só mesmo para que essa pequena dosagem de gasolina aditivar esse etanol e nada mais além disso !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 17 Jul 2025 13:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E retornando a esse tópico para falarmos mais um pouco sobre as novas gasolinas E-30 que agora já foi anunciado oficialmente que elas serão lançadas aqui no nosso mercado interno a partir de 01/08/2025 .

O orgão oficial determinado pelo governo federal para conduzir toda a avaliação e viabilidade dessa nova gasolina E-30 para abastecer toda a frota de veículos e motocicletas a gasolina foi o Instituto Mauá de Tecnologia localizado na região metropolitana de São Paulo.

Eles se utilizaram de 16 veículos de diversas marcas e de 13 tipos diversos de motocicletas e todos esses veículos já estavam usados e com diversas quilometragens percorridas e portanto, eram unidades bem representativas desse nosso atual mercado de veículos e de motocicletas.

Fizeram ensaios em todos esses veículos e motocicletas utilizando-se de gasolinas padronizadas E-30 e E-32 já que essas novas gasolinas com esses oficiais 30% de etanol anidro poderão apresentar uma tolerância máxima de até 2% a mais resultando numa gasolina de E-32 ou seja, contendo até 32% de etanol anidro adicionado nelas.

E foram vários os testes realizados, desde durante as partidas a frio, testes de aceleração com o motor frio e testes de aceleração com o motor já aquecido e em temperatura normal de funcionamento.

Tbm fizeram testes de emissões de poluentes e de consumo médio de todos esses veículos e motocicletas já abastecidos com essas novas gasolinas E-30 a E-32 .

E segundo os relatos desse orgão, todos esses veículos e motocicletas passaram com sucesso em todas as etapas desses testes já abastecidos com essas novas gasolinas com 30% e até com 32% de etanol anidro misturado nelas.

Lembrando que todos esses veículos e motocicletas se encontravam funcionando perfeitos com as atuais e oficiais gasolinas com 27% de etanol anidro o que os habilitavam a serem submetidos agora a todos esses testes com essas novas gasolinas contendo esses 30% até 32% de etanol anidro misturado nessas gasolinas.

De onde concluímos que até os veículos e motocicletas já usados e dos modelos mais antigos equipados com carburadores, que se eles estiverem perfeitamente regulados e revisados, que até eles poderão ser abastecidos normalmente com essas novas gasolinas contendo esse leve maior teor de etanol mas sem que eles apresentem eventuais riscos de falhas de funcionamento ou mostrando ainda um eventual rendimento prejudicial.

Já quanto a todos os demais veículos mais modernos e as motocicletas mais recentes equipados com os novos sistemas de injeção eletrônica , melhor ainda porque esses sistemas tem a capacidade de se auto ajustarem a esse novo percentual de etanol anidro misturado nessas gasolinas e assim, a tolerância e adaptabilidade desses veículos e motocicletas mais recentes é ainda maior do que nos casos dos antigos motores carburados.

Mas não se excluem todos os possíveis leves e sutis aumentos no consumo médio de todos esses modelos de veículo e motocicletas baseado na regra básica de que o etanol anidro é consumido a uma razão de uns 40% a mais em volume do que essas nossas atuais gasolinas já misturadas com 25% a 27% de etanol anidro.

Então baseado nessa regra básica, haveria na prática um levíssimo aumento de 1,2% a 2% a mais no consumo médio com essas novas gasolinas E-30 a E-32 se comparado com as ainda atuais gasolinas E-27.

E o lado positivo dessas novas gasolinas E-30 seria a constatação de uma leve mas real redução nas emissões de poluentes.

Quanto a octanagem dessas novas gasolinas E-30 , não seria nenhuma surpresa se o governo federal anunciar atravez da ANP , uma nova octanagem oficial de pelo menos umas 94 octanas RON no lugar das atuais e sempre insuficientes 93 octanas RON.

Mas que fontes do governo federal tbm anunciam e comentam a real possibilidade de haver uma redução nos preços médios dessas novas gasolinas de 0,11 até 0,13 por litro .

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 19 Jul 2025 14:16 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E como já era esperado pela lógica, de fato essas novas gasolinas com esses 30% de etanol adicionado nelas vai apresentar um leve aumento de uma octana RON passando das oficiais 93 octanas RON para 94 octanas RON.

E essa confirmação oficial será anunciada pela ANP conforme tbm comentou uma famosa publicação automotiva nacional, a revista Auto Esporte no seu site !

Então, sendo assim, todos os atuais sistemas de injeção eletrônica dos veículos a gasolina e até a dos veículos flex serão capazes de tirar um leve proveito desse leve aumento dessa octanagem dessas novas gasolinas E-30, utilizando-se de mapas levemente mais otimizados para assim, proporcionar tbm um leve melhor desempenho desses motores.

E com isso , o rendimento real obtido por quaisquer motores quando abastecidos com essas novas gasolinas não será assim tão afetado e acredito que a grande maioria dos donos desses veículos praticamente nada vai perceber de eventuais leves alterações tanto no funcionamento e tbm no consumo médio.

Obs : É óbvio que sempre vai valer aquela importante regra básica de se manter em ordem toda a manutenção preventiva de todos os carros e motocicletas que circulam nesse nosso imenso território e que poderão ser abastecidos assim com essas novas gasolinas E-30 e continuarem a mostrar sempre um funcionamento satisfatório.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 01 Ago 2025 14:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E já está oficialmente anunciado pela ANP a autorização para se iniciar a distribuição das novas gasolinas contendo agora 30% de etanol anidro, em substituição as gasolinas comuns a aditivadas que continha até ontem no máximo 27% de etanol anidro misturado nelas.

E junto a esse novo anuncio, a ANP tbm divulgou oficialmente que essas novas gasolinas E-30 terão um leve aumento da sua octanagem, passando das oficiais 93 octanas RON para 94 octanas RON.

A grosso modo, um fato desses poderia parcialmente compensar o outro , ou seja, se com o aumento desses 3% a mais de etanol anidro misturado nessas novas gasolinas poderá puxar bem levemente o consumo para cima, essa maior octanagem dessas 94 octanas tbm poderá fazer com que esses atuais motores a gasolina e tbm os flex possam adotar mapas de regulagem ligeiramente mais otimizados para assim , eles se adaptarem um pouco melhor a essas novas gasolinas contendo esses oficiais 30% de etanol anidro misturado nelas.

Mas vale lembrar aqui tbm que tudo vai depender das programações de fábrica de cada um a dessas ECU de todos esses veículos, tanto os a gasolina e tbm os flexfuel.

Ou seja, em outras palavras, nem todas as ECUs de cada um desses veículos atuais poderão tirar de fato os 100% de proveito dessa maior adição de etanol e tbm dessa uma octana a mais dessas novas gasolinas que começarão a partir de hoje ( 01/08/25 ) a serem produzidas e distribuídas gradativamente por todo o nosso território !

Eu particularmente , acredito bem mais na real possibilidade de que todos os novos veículos a gasolina , os flexfuel e tbm os híbridos que forem sendo lançados a partir de agora, deles já estarem devidamente recalibrados pelos seus respectivos fabricantes para atenderem a essas novas gasolinas E-30 tirando assim delas, esse leve melhor proveito no rendimento prático desses novos veículos.

Lembrando que essa citação acima vale tbm para todas as motocicletas a gasolina e as flexfuel a serem lançadas aqui no nosso mercado a partir de agora.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 08 Ago 2025 19:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E complementando um pouco mais esse assunto dessas novas gasolinas comuns e aditivadas com os atuais 30% de etanol anidro misturado nelas a partir de 01/08/2025 :

Estive agora no final dessa tarde de hoje 08/08/2025 conversando com o gerente geral responsável pelo recebimento e análise de todas as cargas de combustíveis recebidas pelos caminhões tanque em um dos maiores postos de Combustíveis Shell da área urbana daqui dessa nossa cidade que já conta com meio milhão de habitantes e até mais de uns 150 mil veículos automotores em circulação por ela.

E como eu já sou cliente desse Posto juntamente com toda a minha familia já fazem muito mais de 20 anos, além de muitos amigos e colegas que tbm abastecem lá, já nos consideramos amigos !

Perguntei então a ele sobre o recebimento real dessas cargas de combustíveis contendo essas novas gasolinas comuns e as aditivadas já com esses atuais 30% de etanol anidro e ele me confirmou sempre muito prestativo que até agora, ele já havia recebido 3 cargas dessas duas gasolinas nessa primeira semana após o dia 01/08/25 e logo depois que foi autorizada a distribuição oficial dessas novas gasolinas pelo governo federal.

E esse gerente desse Posto me mostrou prontamente tanto as notas fiscais dos distribuidores que carregaram esses caminhões na distribuidora onde consta a análise dessas gasolinas, informando a densidade delas e o teor comprovado de etanol anidro e tbm as outras análises feitas por ele mesmo no ato do recebimento dessas 3 cargas dessas gasolinas no decorrer dessa primeira semana a partir de 01/08/2025.

E ví que o teor confirmado de etanol anidro contido nessas gasolinas era de exatamente 30% e com uma densidade média aos 26° cent. de temperatura ambiente no momento dessa análise de 0,736 grs por litro de combustível, o que está perfeitamente dentro dos padrões da ANP.

Olhei tbm as análises do etanol, tanto o comum e tbm o etanol aditivado que mostraram as suas densidades nessa mesma temperatura de 26° sendo de 0,809 grs por litro de combustível além da massa alcoólica encontrada de 93,8° INPM o que indica ser um etanol de ótima concentração alcoólica e com uma qualidade tbm perfeitamente dentro dos padrões da ANP.

Inclusive, meus 2 irmãos que tem veículos monocombustível a gasolina sendo que um deles tem o Jeep Commander 2.0 turbo 2024 e o Creta 1.6 TGDI 2025 e o outro irmão tem a sua pick up Maverick 2.5 2025 a gasolina e híbrida e eles tbm abasteceram nesse mesmo Posto durante essa semana com essas gasolinas já contendo esses oficiais 30% de etanol e eles não observaram nem a mínima pequena variação no funcionamento geral desses 3 veículos.

Inclusive eles tbm me relataram que as ponteiras dos canos de escape desses 3 veículos deles continuam se mostrando limpas e sem nenhum vestígio de resíduos escuros de carvão.

Então sendo assim, eu só vejo vantagens reais com essa adição desses 30% a mais de etanol anidro adicionado nessas novas gasolinas, porque isso faz com que essas já péssimas gasolinas nacionais se mostrem um pouco menos carregadas com esse detestável carbono e que causa essas combustões incompletas em quaisquer veículos sejam eles a gasolina ou flex além delas tbm contaminarem bem mais os oleos lubrificantes desses motores quando eles estiverem abastecidos com essas gasolinas nos seus tanques.

E uma outra pequena vantagem técnica e real dessas novas gasolinas com esses atuais 30% de etanol é que com isso, elas se tornam um pouco mais detergentes do que antes e assim, elas já podem ajudar um pouquinho mais a limpar e a manter limpos tanto as velas de ignição e melhor ainda, a limpar e a manter limpas as sondas lambdas ou os sensores de oxigênio dos escapes de todos os veículos, sejam eles a gasolina tanto os nacionais e tbm os importados e quaisquer outros veículos de todas as demais versões flexfuel !

E saibam tbm que tanto as velas de ignição mais limpas assim como tbm os sensores de oxigênio bem limpos são uma condição sempre VITAL e extremamente importante e necessária para se obter sempre o máximo rendimento e um perfeito funcionamento de quaisquer tipos de motores a combustão interna com injeção eletrônica quando abastecidos com quaisquer tipos de gasolinas.

Já o nosso sempre nobre mas ainda desprezado etanol tem o importante e comprovado poder de ser um combustível detergente por excelência justamente por conter um mínimo de carbono em sua composição quando comparado com qq tipo de gasolina e que por isso mesmo que ele é o combustível mais indicado para limpar e manter sempre limpas essas peças acima citadas , além dele nunca contaminar o oleo lubrificante desses motores que se mantém nesses casos sempre mais limpo e bem mais claro do que quando esses motores funcionam abastecidos com as gasolinas.

Obs : E quanto ao novo oleo diesel S-10 distribuído em todo o território nacional a partir de 01/08/25 , tbm fui informado pelo gerente desse Posto que nas notas fiscais do carregamento mais recente recebido por ele de que lá constava que esse novo diesel S-10 já está contendo agora 15% de biodiesel misturado no novo oleo diesel S-10 em substituição a antiga mistura de 14% de biodiesel.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 14 Ago 2025 15:13 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E mais um episódio que me ocorreu hoje pela manhã :

A esposa de um colega de trabalho tem um Creta 2.0 Sport 2019 e desde que esse veículo foi comprado zero km por esse casal de amigos, eles apenas fizeram as 5 revisões obrigatórias até os 50 mil kms para manterem a garantia de fábrica e depois disso, eles mesmos eram quem cuidavam da manutenção preventiva desse Creta em um outro centro automotivo.

Mas eles descuidaram e até esqueceram de que as velas de ignição desse veículo não são eternas apesar de no caso dos Cretas 2.0 elas serem de iridium e de terem assim uma durabilidade bem maior.

Mas esse Creta já havia passado um pouco mais dos 100 mil kms rodados e eles já reclamavam para mim de um baixo rendimento do motor e até de um consumo médio algo excessivo apesar de que eles sempre abastecem apenas com 100% de etanol desde que esse Creta deles era ainda zero KM.

Inclusive eles tbm comentaram para mim que a luz amarela de pane na injeção havia acendido no painel desse Creta.

E diante de toda essa situação , eu me ofereci em ajudar e dar uma olhada nesse veículo e logo passei o meu scanner na tomada OBD2 dele.

Curioso que lá apareceu somente um código de falha que dizia " falhamento de ignição no cilindro numero 1 do motor " .

E como esse jogo de velas de ignição era ainda o original de fábrica, sugeri a eles que comprassem logo um novo jogo de velas da NGK de iridium e que eu trocaria facilmente para eles mas que antes de instalar essas velas novas, eu iria até calibrar o gap correto delas para haver assim um máximo rendimento desse motor.

Logo que as velas usadas foram desmontadas e retiradas, apareceu a surpresa na vela de ignição do cilindro numero 1 que estava com a porcelana do eletrodo central visivelmente trincada , o que ocasionava justamente essa falha de ignição nesse cilindro 1.

E com esse novo jogo de velas de ignição originais em mãos, eu logo conferi as folgas ou gaps em que elas vieram nas suas caixas e percebi que todas estavam com a regulagem de apenas 0,7 mm o que é um valor bem errado e nada ideal para essa aplicação desse motor 2.0 flex dos Cretas.

Pois o que normalmente a grande maioria dos mecânicos de plantão fariam por aí seria que eles iriam retirar as velas gastas e colocariam logo essas velas novas desse jeito mesmo em que elas chegaram da loja e boas, nada de reajustarem as suas regulagens e que para eles fazendo assim, o carro já estaria perfeito e pronto ... coitados !!!

Mas lembrando aqui que a toda regra dita, sempre existem felizmente as louváveis excessões !!!

Por isso que , na minha opinião, por precaução nunca se deve confiar 100% em nenhum mecânico e sempre se deve acompanhar mais de perto caso seja possível, todos os serviços solicitados a quaisquer mecânicos.

E tanto é assim que a boa mecânica automotiva exige muito mais de quaisquer profissionais do que apenas se substituir as peças velhas por outras novas.

E assim, reajustei logo com o calibrador de lâminas, todas as 4 velas para os valores corretos de 0,8 mm e em seguida instalei facilmente no motor.

Dei a partida no motor e passei novamente o scanner dessa vez para apagar todos os códigos de falhas e assim, a luz amarela da injeção logo apagou no painel desse Creta.

Depois de finalizada mais essa simples tarefa, comentei com os donos desse Creta que a salvação deles foi que eles sempre abasteciam com o nosso nobre ETANOL e não com esses lixos de gasolinas, porque caso contrário, com essas velas já bem gastas e além de uma delas já estar trincada, isso iria causar com certeza a contaminação e perda da sonda lambda do escape devido ao excesso de carbonização causada pela combustão incompleta dessas gasolinas e assim, além de substituírem as velas de ignição, eles tbm teriam de substituir obrigatoriamente essa sonda lambda com toda a certeza.

Mas que devido ao fato do etanol nunca causar carbonizações como ocorre com as gasolinas, então nesse caso aqui a sonda lambda desse Creta se conservou limpa apesar da queima deficitária causada por essas velas de ignição já bem desgastadas e com isso, esse sensor de oxigênio do escape se conservou ainda limpo e perfeito e assim foi reaproveitado com tranquilidade e segurança.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 15 Ago 2025 17:26 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
E sobre esse Creta 2019 2.0 Sport do nosso casal de amigos, eles comentaram agora a pouco comigo que já estão percebendo uma melhor dirigibilidade geral e um funcionamento mais redondo e afinado do motor desse Creta deles.

Mas é lógico, um carro já com um pouco mais de 100 mil kms rodados e que apesar de ser sempre muito bem cuidado na sua manutenção preventiva e que mesmo sendo abastecido com um combustível top quality como é o etanol, as suas velas de ignição originais jamais iriam manter nesse Creta o mesmo desempenho de quando elas eram ainda novas.

E o pior é que uma dessas 4 velas de ignição, não aguentou essa quilometragem toda percorrida e chegou a trincar a porcelana interna do eletrodo central dessa vela, causando ainda mais falhas e com isso, desperdiçando muito o correto e ideal rendimento desse motor.

Mas agora com um jogo de velas de ignição NGK originais de iridium novinhas e bem reguladas , a situação a partir de então já não poderia ser diferente disso e assim, esse motor 2.0 aspirado desse Creta já está mostrando um funcionamento perfeito e afinado como sempre deve ser com todos os motores em geral.

E esse casal de amigos tbm comentou comigo que até as partidas do motor desse Creta 2.0 Sport estão agora se mostrando bem mais rápídas e prontas, sinal óbvio de um centelhamento pleno e eficaz em todas as suas 4 velas de ignição.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!
MensagemEnviado: 19 Ago 2025 14:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6785
Localização: Montes Claros - M.G.
Estou retornando aqui pq é de se impressionar a quantidade de vídeos no Youtube falando mal e criticando sobre essas novas gasolinas E-30 e pior ainda do nosso etanol !

E infelizmente são muitas as asneiras ditas sem nenhum fundamento técnico e muito menos se pode criticar um combustível sem saber em qual veículo ele está sendo abastecido e qual é o seu estado geral de conservação !

Porque afinal de contas, se uma grande maioria dos veículos nacionais, tanto os flex e tbm os monocombustíveis a gasolina e /ou híbridos não receberem a sua devida manutenção preventiva, então não será o combustível e por melhor que ele seja, que será a tábua da salvação de nenhum deles.

Imaginem só um motor de um veículo qualquer com o seu oleo já vencido , negro e grosso igual a uma daquelas graxas escuras e baratas.

Agora vamos somar a esse sempre triste fato, os seus filtros e pela ordem, o de oleo, o de combustível, depois o filtro de ar e até o filtro da cabine ou do ar condicionado todos vencidos e isso sem falar aqui das velas de ignição que muitas vezes tbm estão todas já vencidas e que quase nunca são lembradas de serem substituídas como deveria ser o que só vai piorar ainda mais esse quadro já bem negativo sobre essa grande maioria de veículos que rodam por aí ...

E se todas essas peças estiverem assim vencidas, não seria o coitado do combustível e por melhor que ele seja, que vai fazer esse pobre motor desse veículo mostrar um desempenho e um rendimento geral digno como é o que sempre se espera deles !

Portanto , convém que esses youtubers de plantão se instruam melhor sobre esse assunto e atentem mais e urgente para isso antes de encherem as suas bocas com essas suas línguas bem afiadas só para falarem mal dessas novas gasolinas E-30 sem nenhum conhecimento de causa e pior ainda , sempre falando muito mal do nosso nobre ETANOL que até hoje se destaca e brilha como o melhor combustível líquido do mundo , sem nenhuma sombra de dúvidas.

Além do fato mais do que comprovado do etanol já estar aditivando atualmente todas as gasolinas ao redor desse mundo todo.

Por isso que eu nem perco o meu tempo tentando participar desse vídeos, afinal como já dizia aquele velho mas sábio ditado popular:

" Pau que nasce torto , até as cinzas dele quando ele é queimado tbm continuam sendo tortas !

E sobre essas novas gasolinas E-30, saibam ainda que esse pequeno percentual extra de 3% de etanol anidro adicionado nelas só serviu para melhorar um pouco mais essa atual péssima qualidade delas pq o etanol é um combustível detergente ou seja, que ele tem assim esse nobre poder de limpar toda a carbonização deixada dentro dos motores pela combustão incompleta dessas gasolinas além dele tbm ter uma elevadíssima octanagem , o que sempre vai ajudar aos motores atuais a melhorarem um pouco mais o seu rendimento geral !

E certamente que melhor do que essas atuais gasolinas E-30 , seria se o governo federal autorizasse atravez dos seus orgãos competentes o GRANDE MILAGRE para se refinar melhor essas nossas gasolinas atuais e paralelo a esse fato, de tbm diminuir para pelo menos uns 25% o teor de etanol anidro adicionado nelas.

Pronto, só com isso já teríamos assim fácil uma gasolina mais digna de pelo menos umas 97 a 98 octanas RON e que resultaria num melhor rendimento geral para quaisquer tipos de motores tanto os nacionais e tbm os importados e mesmo que o preço dessas supostas novas gasolinas subisse apenas um pouco mais mas não chegando a esse exagerado custo dessas tais de gasolinas premium nacionais Podium e Octapro !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB