|
E mais um episódio que me ocorreu hoje pela manhã :
A esposa de um colega de trabalho tem um Creta 2.0 Sport 2019 e desde que esse veículo foi comprado zero km por esse casal de amigos, eles apenas fizeram as 5 revisões obrigatórias até os 50 mil kms para manterem a garantia de fábrica e depois disso, eles mesmos eram quem cuidavam da manutenção preventiva desse Creta em um outro centro automotivo.
Mas eles descuidaram e até esqueceram de que as velas de ignição desse veículo não são eternas apesar de no caso dos Cretas 2.0 elas serem de iridium e de terem assim uma durabilidade bem maior.
Mas esse Creta já havia passado um pouco mais dos 100 mil kms rodados e eles já reclamavam para mim de um baixo rendimento do motor e até de um consumo médio algo excessivo apesar de que eles sempre abastecem apenas com 100% de etanol desde que esse Creta deles era ainda zero KM.
Inclusive eles tbm comentaram para mim que a luz amarela de pane na injeção havia acendido no painel desse Creta.
E diante de toda essa situação , eu me ofereci em ajudar e dar uma olhada nesse veículo e logo passei o meu scanner na tomada OBD2 dele.
Curioso que lá apareceu somente um código de falha que dizia " falhamento de ignição no cilindro numero 1 do motor " .
E como esse jogo de velas de ignição era ainda o original de fábrica, sugeri a eles que comprassem logo um novo jogo de velas da NGK de iridium e que eu trocaria facilmente para eles mas que antes de instalar essas velas novas, eu iria até calibrar o gap correto delas para haver assim um máximo rendimento desse motor.
Logo que as velas usadas foram desmontadas e retiradas, apareceu a surpresa na vela de ignição do cilindro numero 1 que estava com a porcelana do eletrodo central visivelmente trincada , o que ocasionava justamente essa falha de ignição nesse cilindro 1.
E com esse novo jogo de velas de ignição originais em mãos, eu logo conferi as folgas ou gaps em que elas vieram nas suas caixas e percebi que todas estavam com a regulagem de apenas 0,7 mm o que é um valor bem errado e nada ideal para essa aplicação desse motor 2.0 flex dos Cretas.
Pois o que normalmente a grande maioria dos mecânicos de plantão fariam por aí seria que eles iriam retirar as velas gastas e colocariam logo essas velas novas desse jeito mesmo em que elas chegaram da loja e boas, nada de reajustarem as suas regulagens e que para eles fazendo assim, o carro já estaria perfeito e pronto ... coitados !!!
Mas lembrando aqui que a toda regra dita, sempre existem felizmente as louváveis excessões !!!
Por isso que , na minha opinião, por precaução nunca se deve confiar 100% em nenhum mecânico e sempre se deve acompanhar mais de perto caso seja possível, todos os serviços solicitados a quaisquer mecânicos.
E tanto é assim que a boa mecânica automotiva exige muito mais de quaisquer profissionais do que apenas se substituir as peças velhas por outras novas.
E assim, reajustei logo com o calibrador de lâminas, todas as 4 velas para os valores corretos de 0,8 mm e em seguida instalei facilmente no motor.
Dei a partida no motor e passei novamente o scanner dessa vez para apagar todos os códigos de falhas e assim, a luz amarela da injeção logo apagou no painel desse Creta.
Depois de finalizada mais essa simples tarefa, comentei com os donos desse Creta que a salvação deles foi que eles sempre abasteciam com o nosso nobre ETANOL e não com esses lixos de gasolinas, porque caso contrário, com essas velas já bem gastas e além de uma delas já estar trincada, isso iria causar com certeza a contaminação e perda da sonda lambda do escape devido ao excesso de carbonização causada pela combustão incompleta dessas gasolinas e assim, além de substituírem as velas de ignição, eles tbm teriam de substituir obrigatoriamente essa sonda lambda com toda a certeza.
Mas que devido ao fato do etanol nunca causar carbonizações como ocorre com as gasolinas, então nesse caso aqui a sonda lambda desse Creta se conservou limpa apesar da queima deficitária causada por essas velas de ignição já bem desgastadas e com isso, esse sensor de oxigênio do escape se conservou ainda limpo e perfeito e assim foi reaproveitado com tranquilidade e segurança.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|