Bem-vindo: 28 Mar 2024 13:05

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Oleo do Hb20
MensagemEnviado: 16 Nov 2012 23:24 
Offline

Registrado em: 16 Out 2012 14:17
Mensagens: 16
Alguém sabe me dizer se o carro sai de fábrica com óleo sintético para 10.000 ou mineral de 5.000, se for sintético de 10.000 a primeira trocar deve ser feita na primeira revisão certo ?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Oleo do Hb20
MensagemEnviado: 17 Nov 2012 07:45 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Out 2012 12:52
Mensagens: 138
Localização: Fortaleza
Shell Helix 5W30 semi sintético.

É o mesmo óleo usado nos Ford. Eu tinha um Fiesta e trocava com 8K, não sei dizer se ele aguenta os 10K.

Quando fui receber o HB20 o consultor me falou que se eu quiser trocar o óleo com 5K não tem problema, basta levar o carro na CSS e pagar apenas o óleo.

No Fiesta eram 4 Litros e eu ainda colocava um Militec a cada 2 trocas, acho que nem vou usar no HB20.

_________________
HB20 1.0 Comfort Plus Cinza Titanium 2012/2013


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Oleo do Hb20
MensagemEnviado: 25 Abr 2022 09:19 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Lembrando que todos os veículos HB20 saem de fábrica com o oleo 5W-30 100% sintético .

Mas que tbm já sabemos do fato de ser uma nova tendencia entre todos os fabricantes atuais de adotarem cada vez mais oleos mais leves porém sempre mais aditivados devido as comprovadas vantagens que eles oferecem em relação aos antigos oleos mais pesados e viscosos.

E um exemplo prático sobre isso é que pode perfeitamente ser usado um oleo 0W-20 API - SP de última geração em qq motor atual em que os seus fabricantes ainda recomendam os já antigos oleos 5W-30 ou 5W-40 com a vantagem desses novos oleos citados de oferecerem uma maior proteção contra os desgastes e ainda melhorarem bem levemente tanto o desempenho e tbm o consumo médio.

A explicação para isso é que oleos mais leves sempre vão opor uma menor resistência a livre movimentação de todas as peças internas de qq motor.

Além disso, para quem ainda não sabe, todas as folgas internas entre as peças de um motor novo são de apenas alguns centésimos de milimetro o que significa a espessura aproximada de um fio de cabelo por isso que qq oleo de motor mais fino vai penetrar bem mais rápido e melhor nessas folgas mínimas e que esse oleo mais fino ainda vai circular por todas essas minúsculas folgas bem mais rápido do que todos os demais oleos mais viscosos, portanto essas são vantagens obvias e já amplamente comprovadas pela atual engenharia automotiva.

E para um entendimento ainda melhor sobre esse assunto, vamos imaginar numa hipotética comparação a grosso modo que seria como tentar movimentar o seu dedo indicador dentro de um copo cheio de mel e depois fazer o mesmo em um outro copo cheio de água.

Óbvio que vc vai sentir uma movimentação bem mais livre do seu dedo no copo cheio de água comparado ao copo cheio de mel.

Assim tbm se sente qq motor funcionando com um oleo 0W-20 quando comparado a qq oleo 5W-30 , um oleo 5W-40 , ou um oleo 10W-40 e assim por diante.

Lembrando ainda que essa regra de utilização dos oleos menos viscosos e mais leves para motores vale basicamente para motores quando estão novos com as suas folgas internas ainda no mínimo e nunca para motores que já se encontram mais desgastados devido a uma alta quilometragem percorrida, pq nesses casos, todas aquelas citadas folgas internas entre as suas peças já estarão aumentadas devido aos desgastes sofridos com uma longa quilometragem usando somente esses oleos mais viscosos e isso vai fazer com certeza a pressão normal do oleo diminuir e começar a acender aquela luz vermelha de pressão de oleo baixa no painel do veículo .

Obs : E cito aqui o caso do nosso atual HB20 1.6 2013 que desde as primeiras trocas de oleo do seu motor, sempre usei oleos de viscosidade 0W-20 em substituição ao oleo original 5W-30 indicado pela Hyundai e até hoje em que ele já está com quase 93 mil kms rodados, ele permanece usando somente esses oleos 0W-20 em todas as trocas de oleo do seu motor e ele sempre funciona perfeito , suave e bem saudável sem jamais acender a luz vermelha de pressão do oleo no seu painel durante o funcionamento normal.

Numa prova bem lógica e real de que a pressão do oleo permanece de fato perfeita dentro da faixa normal para esse motor.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB