biel780 escreveu:
Tenho uma pergunta que espero que saiba me responder.
Eu quis testar hoje se mesmo no modo de trocas manuais, o carro tem kickdown.
Então entrei em uma subida em baixa velocidade e coloquei a marcha mais longa que o câmbio deixou (que foi a quinta) e ficou a 1500 RPM pisando até o fim.
O carro subiu mas não ganhou velocidade nem giro, mas no meio da subida (e sempre ficando mais íngreme) a rotação pulou para uns 2300 RPM, do nada e o carro ganhou mais velocidade do nada também, parecia até que ele reduziu a marcha... mas não reduziu, continuou na quinta e ainda por cima ele parou de ganhar velocidade.
O que será isso? Pois não acho que patinou pois ele ganhou, parece que multiplicou o torque do nada, mas não entendo como. Isso sempre com o pé no assoalho.
Alguma explicação se é normal?
Então Biel, com essa eu me surpreendi, pq com certeza que nessa situação citada , a ECU desse câmbio AT6 adotou alguma estratégia especial para se encaixar de forma ideal nessa condição daquele momento.
Eu sei que no programa da ECU desses novos câmbios AT dessa mais recente geração, tem muita coisa armazenada lá sobre essa adaptação desse câmbio aut. para qq condição de condução que nós consumidores comuns jamais poderemos saber com certeza e muito menos os fabricantes não vão anunciar nada sobre essas reais capacidades de adaptação dessa nova geração de câmbios automáticos.
O mais importante é que haja sempre uma perfeita harmonia no funcionamento do motor em conjunto com os câmbios aut. para todas as situações possíveis de utilização do veículo.
Mas essa atuação peculiar desse câmbio AT6 nessa situação aqui citada de fato surpreendeu a vc e a mim tbm , por isso que essa foi uma oportuna observação vivida por vc !
Tbm acredito que sempre que vc pisar todo o pedal do acelerador, vc vai sim acionar o botão do kickdown desse câmbio AT6 e com certeza que baseado em vários sensores do veículo, a ECU desse câmbio dele vai saber tomar a decisão mais acertada para cada situação de condução.
Lembrando que em todos os atuais veículos com câmbio aut. de qq tipo, sempre existe uma profunda e direta comunicação e troca de informações em tempo integral entre a ECU do motor com a ECU do câmbio , com o óbvio objetivo de sempre buscar a melhor otimização de funcionamento desse conjunto de motor e câmbio aut, resultando sempre num maior e melhor rendimento geral.
E vejo que foi exatamente isso que ocorreu com esse seu câmbio AT6 conforme vc nos relatou.