carlos.feitoza escreveu:
Obrigado pelas informações
Eu não levava em conta esse "detalhe" do enchimento da turbina. Faz todo sentido que ela não será usada em rotações baixas e por isso o efeito não é o de economia por causa da construção do motor adaptado para funcionar bem com a turbina
ianisgreek escreveu:
Só explicando que para quem ustiliza o veículo basicamente em cidades, o motor 1.0 aspirado do HB20 vai ser sim um pouco mais econômico do que o motor turbo, pq o motor aspirado trabalha com uma taxa de compressão constante e resultante maior de 12,5:1 contra apenas 8,5:1 de taxa de compressão do motor turbo quando em baixas rotações , situação esssa em que a turbina ainda não tem um efeito maior no enchimento do motor.
Mas em compensação, o motor turbo do HB20 poderá ser mais econômico em rodovias em rotações maiores devido ao maior torque disponível proporcionado pelo turbo e nesse tipo de utilização ele ainda é ajudado pelo seu excelente câmbio de 6 marchas contra apenas 5 marchas dos HB20 1.0 aspirados.
Extamente isso Carlos e assim, esse motor turbo 1.0 do HB20 por apresentar essa taxa de compressão mais baixa, vai tb apresentar um rendimento geral baixo quando ele estiver funcionando em baixas rotações e sem a ajuda da turbina ( abaixo de 2500 rpms) e com isso ele tb vai consumir um pouco mais do que esse mesmo motor aspirado que apresenta uma maior taxa de compressão resultando em um maior e melhor rendimento geral desde a marcha lenta até as médias rotações, pq nas altas rotações tb vai faltar fôlego a esse pequeno motor 1.0 aspirado pq ele não terá a grande e benéfica ajuda de um turbo.
Já em rodovias esse motor 1.0 aspirado vai perder da versão turbo em rendimento geral pq ele terá de ser mantido em rotações bem mais elevadas onde ele apresenta o seu maior torque , mas que mesmo assim, esse torque máximo dele será insuficiente para ele render tanto quanto o motor turbo das médias rotações em diante.
Moral da história : Essa é uma típica falha de projeto desse motor 1.0 turbo da Hyundai do Brasil, pq ele já é de uma concepção antiga e ultrapassada e se ele fosse dessa nova geração dos atuais motores turbo com injeção direta, a conversa já mudaria totalmente, pq essa nova concepção de motores turbo c/ injeção direta apresenta como vantagens uma taxa de compressão bem mais elevada o que proporciona um maior torque geral desde as baixas rotações além de uma otima performance das médias rotações para cima.
Sem falar ainda que essa nova geração de motores turbo chamada de downsizing consegue ser até mais econômica do que os próprios motores aspirados atuais.
Obs : E como exemplo, o motor turbo já dessa nova geração downsizing do VW UP TSI tem uma taxa de compressão de 10,5:1 enquanto que a taxa de compressão desse motor turbo 1.0 mais antigo do HB20 apresenta uma taxa de compressão de apenas 8.5:1 , então, eis aí apenas uma das belas diferenças gerais entre eles ...