Hyundai HB20 Clube
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Quanto é normal "abaixar a água"?
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Autor:  ianisgreek [ 31 Jan 2022 20:36 ]
Título:  Re: Quanto é normal "abaixar a água"?

Só para lembrar que não há necessidade alguma de se utilizar o novo reservatório de água do tipo selado da nova linha HB20 mas que dá perfeitamente para ser adaptado esse reservatório de qq veículo com esse sistema selado de refrigeração pq o efeito prático será sempre o mesmo, ou seja, o de se manter sempre o nível do líquido de todo esse sistema no máximo para assim haver uma máxima eficiência na refrigeração do motor.

Autor:  biel780 [ 31 Jan 2022 23:19 ]
Título:  Re: Quanto é normal "abaixar a água"?

ianisgreek escreveu:
Só para lembrar que não há necessidade alguma de se utilizar o novo reservatório de água do tipo selado da nova linha HB20 mas que dá perfeitamente para ser adaptado esse reservatório de qq veículo com esse sistema selado de refrigeração pq o efeito prático será sempre o mesmo, ou seja, o de se manter sempre o nível do líquido de todo esse sistema no máximo para assim haver uma máxima eficiência na refrigeração do motor.

Sim, eu pensei no da nova linha para tentar manter um visual "stock" já que ele foi feito para o cofre do motor (e também pq talvez as mangueiras possam ser compatíveis).
Mas o do Gol que é redondo e relativamente pequeno talvez seja uma boa opção.

Eu só estou pensando como deve ser o "retorno" do nosso HB20, pois imagino que não vá direto ao radiador já que a mangueira do retorno é pequena. Também se é de retorno simples ou duplo.
Espero achar alguma ilustração técnica do arrefecimento.

Autor:  ianisgreek [ 01 Fev 2022 10:53 ]
Título:  Re: Quanto é normal "abaixar a água"?

Todo reservatório de expansão selado tem sempre uma mangueira de diâmetro maior e outra menor de retorno e as variações de alguns modelos de reservatórios com 2 retornos como no caso da nova linha HB20 não vai mudar muita coisa na adaptação desse novo reservatório em qq veículo da linha HB20 de 2019 para trás.

Basta fazer as derivações com conexões em T e em seguida ligar as mangueiras adicionais usando abraçadeiras metálicas, pq o objetivo principal é o de sempre haver uma correta circulação do líquido nesse novo reservatório de expansão.

Obs : Lembrando que com esse novo reservatório de expansão a quantidade de líquido de arrefecimento vai aumentar mais ou menos 1 litro o que só ajuda a melhorar um pouco mais a refrigeração geral de qq motor.

Já no caso do antigo sistema , todo aquele líquido contido no reservatório de expansão não participa da refrigeração efetiva dos motores.

Autor:  biel780 [ 01 Fev 2022 15:34 ]
Título:  Re: Quanto é normal "abaixar a água"?

ianisgreek escreveu:
Todo reservatório de expansão selado tem sempre uma mangueira de diâmetro maior e outra menor de retorno e as variações de alguns modelos de reservatórios com 2 retornos como no caso da nova linha HB20 não vai mudar muita coisa na adaptação desse novo reservatório em qq veículo da linha HB20 de 2019 para trás.

Basta fazer as derivações com conexões em T e em seguida ligar as mangueiras adicionais usando abraçadeiras metálicas, pq o objetivo principal é o de sempre haver uma correta circulação do líquido nesse novo reservatório de expansão.

Obs : Lembrando que com esse novo reservatório de expansão a quantidade de líquido de arrefecimento vai aumentar mais ou menos 1 litro o que só ajuda a melhorar um pouco mais a refrigeração geral de qq motor.

Já no caso do antigo sistema , todo aquele líquido contido no reservatório de expansão não participa da refrigeração efetiva dos motores.

Obrigado, você sabe se a refrigeração do cambio att é feita pelo arrefecimento também?

Autor:  ianisgreek [ 02 Fev 2022 10:54 ]
Título:  Re: Quanto é normal "abaixar a água"?

Vou ficar devendo essa confirmação no caso da linha HB20 , pq atualmente já está se tornando cada vez mais comum haver essa ligação do líquido de arrefecimento para refrigerar tbm os modernos câmbios aut. inclusive atravez de um cooler ou seja, de um pequeno radiador para auxiliar na refrigeração desse fluído.

Autor:  biel780 [ 02 Fev 2022 15:49 ]
Título:  Re: Quanto é normal "abaixar a água"?

ianisgreek escreveu:
Vou ficar devendo essa confirmação no caso da linha HB20 , pq atualmente já está se tornando cada vez mais comum haver essa ligação do líquido de arrefecimento para refrigerar tbm os modernos câmbios aut. inclusive atravez de um cooler ou seja, de um pequeno radiador para auxiliar na refrigeração desse fluído.

Uma pena cada vez ser mais difícil achar documentação técnica grátis sobre os veículos.
Pelo que eu estava vendo, ele usa sim.
Vendo a foto do GDI, ele tem retorno pelo radiador e cabeçote para o vaso de expansão.

Talvez seja melhor usar um vaso de um retorno só ou ter de trocar o radiador pelo do 1.0 turbo

Autor:  Sidinorris [ 02 Jun 2022 17:23 ]
Título:  Re: Quanto é normal "abaixar a água"?

O meu TGDI 2022 saiu da loja pouco acima do nivel do minimo (0,5cm), aparentemente houve uma baixa nesses primeiros 1.000km rodados, está exatamente na risca do nível mínimo. Acompanhando, se ficar nitido a baixa irei levar na css.
Não escuto chiado de vazamento, marca de vazamento no chão ou qualquer sintoma. Mas parece estar baixando um pouco...
Espero não ter o stress que tive com meu astra 2007 com sistema de arrefecimento.

Autor:  ianisgreek [ 02 Jun 2022 18:14 ]
Título:  Re: Quanto é normal "abaixar a água"?

Sidinorris escreveu:
O meu TGDI 2022 saiu da loja pouco acima do nivel do minimo (0,5cm), aparentemente houve uma baixa nesses primeiros 1.000km rodados, está exatamente na risca do nível mínimo. Acompanhando, se ficar nitido a baixa irei levar na css.
Não escuto chiado de vazamento, marca de vazamento no chão ou qualquer sintoma. Mas parece estar baixando um pouco...
Espero não ter o stress que tive com meu astra 2007 com sistema de arrefecimento.



Normalmente não é um fato comum haver qq tipo de vazamentos no sistema de arrefecimento de veículos zero KM , apesar de que a garantia de fábrica existe exatamente para corrigir todas essas possíveis falhas de montagem de qq veículo zero KM.

Acredito mais nesse caso de que esse HB20 já saiu da CCS com o nível do líquido de arrefecimento um pouco abaixo do nível correto.

E nesses casos, basta completar esse nível até a marcação de máximo com o aditivo original da Hyundai do Brasil.

Autor:  biel780 [ 02 Jun 2022 23:43 ]
Título:  Re: Quanto é normal "abaixar a água"?

ianisgreek escreveu:
Sidinorris escreveu:
O meu TGDI 2022 saiu da loja pouco acima do nivel do minimo (0,5cm), aparentemente houve uma baixa nesses primeiros 1.000km rodados, está exatamente na risca do nível mínimo. Acompanhando, se ficar nitido a baixa irei levar na css.
Não escuto chiado de vazamento, marca de vazamento no chão ou qualquer sintoma. Mas parece estar baixando um pouco...
Espero não ter o stress que tive com meu astra 2007 com sistema de arrefecimento.



Normalmente não é um fato comum haver qq tipo de vazamentos no sistema de arrefecimento de veículos zero KM , apesar de que a garantia de fábrica existe exatamente para corrigir todas essas possíveis falhas de montagem de qq veículo zero KM.

Acredito mais nesse caso de que esse HB20 já saiu da CCS com o nível do líquido de arrefecimento um pouco abaixo do nível correto.

E nesses casos, basta completar esse nível até a marcação de máximo com o aditivo original da Hyundai do Brasil.

Vale também lembrar que o sistema do TGDI 2022 é diferente dos modelos mais antigos, onde o reservatório é selado e pressurizado.. ou seja, é pior e mais preocupante se abaixar.

Autor:  ianisgreek [ 04 Jun 2022 12:38 ]
Título:  Re: Quanto é normal "abaixar a água"?

Então Biel, foi muito bem lembrada essa eficiente característica desses novos sistemas de arrefecimento pressurizado adotados pela Hyundai do Brasil nessa sua nova linha de motores 1.0 TGDI flex, além dele tbm já estar presente equipando a grande maioria dos veículos das melhores montadoras ao redor do mundo todo já desde muitas décadas atrás.

E vejo isso como mais uma grande lástima , que a engenharia da dona Hyundai do Brasil pecou sim novamente em nome daquela sua detestável política de marketing da economia de palito, em não equipar desde o inicio do seu lançamento aqui no nosso mercado, as suas linhas HB20 e tbm Creta com esse novo e eficaz sistema pressurizado de arrefecimento, mas que ainda usam o antigo e ineficiente sistema de reservatório aberto .

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