marcelobertolacci escreveu:
Boa noite, colegas, sou novo aqui, se trata do meu primeiro carro: hb20 1.6 automático 2015, já sem garantia, 95k rodados
Nunca tive carro antes, nem ninguem da minha família, e não entendia nada na hora de comprar. Há um mês fui olhar esse meu hb20 somente com conhecimento de youtube e levei um dito entendedor, que chegando lá não verificou quase nada.
O fato é que depois que comprei, um mecânico verificou o fluido de arrefecimento e estava muito sujo, parecia lama, o reservatório já bem sujo e dava pra ver também lama quando retirava a tampinha da pressão do sistema. Esse mecânico me indicou que fizesse uma drenagem, depois outras e outras porque só limparia assim. Fiz a primeira dessas e foi colocado água destilada + aditivo concentrado (tec cool). Lembro que o mecânico colocou somente 2 litros de água destilada e 1 litro de aditivo e falou "esse carro pega pouca água", mas depois eu vi que o hb20 pega mais de 4,5L de líquido, ou seja, o que aconteceu? Ainda tinha líquido antigo dentro?
Mas o problema é: vendo conteúdo na internet, vi que esse aspecto sujo deve ser por ferrugem, e agora nem sei mais se isso tem como solucionar. Quero colocar anticongelante LLC-5 da hyundai, mas nem sei se algum mecânico vai ser capaz de fazer uma drenagem completa pra não misturar com o líquido que está lá atualmente.
Se for ferrugem mesmo, o dono anterior deve ter se livrado e passado pra mim, e nem sei se isso tem solução. Alguém já teve esse problema e o que fez?
Seja bem vindo ao forum !
Isso que ocorreu com vc , acontece muito com proprietários sem uma maior experiência inicial por ocasião da compra do seu primeiro veículo, principalmente se é um veículo que já foi mais usado e que devido a isso, já esteja fora da sua garantia de fábrica !
Mas mesmo assim, nem tudo está perdido e nesse seu caso, basta vc continuar a fazer essa drenagem que todo o líquido antigo e contaminado será eliminado enquanto vc reabastece esse sistema de arrefecimento com os produtos corretos que seriam com a água desmineralizada + o aditivo concentrado ou vc pode comprar tbm o aditivo já diluído e pronto para uso !
Obs : E o mais provável é que esses sinais de ferrugem nesse sistema são devido ao fato do antigo dono permitir que colocassem água de torneira nesse sistema ou ainda, talvez tenham tbm adicionado algum aditivo errado nesse veículo e contaminando assim, todo o restante desse líquido refrigerante original.
E vc tem razão pq está correto dizer que a capacidade total desse sistema de arrefecimento dessa sua versão de HB20 seja de fato de uns 5 litros aproximadamente.