Bem-vindo: 07 Dez 2025 15:17

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: HB20X 1.6 2021/22 dando tranco/solavanco ao frear
MensagemEnviado: 05 Ago 2024 16:34 

Galera, boa tarde

Sou novo aqui no fórum, me chamo Matheus

Comprei um HB20X 1.6 Evolution 21/22 seminovo com 64.000 Km rodados, ele está muito inteiro, cheirando a novo, estou muito satisfeito com o carro. Porém a única coisa que me incomoda um pouco são os trancos/solavancos na hora de frear o veículo. Por exemplo, ao avistar um semáforo fechado, e ao pisar no freio, ele vai freando e quando chega próximo a 10km/h ele freia mais forte sozinho e após isso acontece um tranco como se estivesse engatando a 1º marcha a força. Creio que esse tranco acontece com a redução da 3º para a 1º marcha, pois já havia percebido isso no painel.

Algum amigo que já tenha passado por esse mesmo problema pode me auxiliar, pois já peguei orientação de diversos mecânicos e dizem que precisa trocar o óleo do câmbio, que pode ser algum problema no freio e até mesmo trocar a bateria.

Desde já agradeço a ajuda

Perfil Enviar mensagem particular  

Título: Re: HB20X 1.6 2021/22 dando tranco/solavanco ao frear
MensagemEnviado: 05 Ago 2024 23:46 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

MatvaderBr escreveu:
Galera, boa tarde

Comprei um HB20X 1.6 Evolution 21/22 seminovo com 64.000 Km rodados, ele está muito inteiro, cheirando a novo, estou muito satisfeito com o carro. Porém a única coisa que me incomoda um pouco são os trancos/solavancos na hora de frear o veículo. Por exemplo, ao avistar um semáforo fechado, e ao pisar no freio, ele vai freando e quando chega próximo a 10km/h ele freia mais forte sozinho e após isso acontece um tranco como se estivesse engatando a 1º marcha a força. Creio que esse tranco acontece com a redução da 3º para a 1º marcha, pois já havia percebido isso no painel.

Algum amigo que já tenha passado por esse mesmo problema pode me auxiliar, pois já peguei orientação de diversos mecânicos e dizem que precisa trocar o óleo do câmbio, que pode ser algum problema no freio e até mesmo trocar a bateria.

Seja bem vindo ao forum !

Esse HB20X 21/22 com 64 mil kms já seria indicado de pelo menos se verificar o nível e o estado do oleo da sua transmissão !

E caso ele já esteja um pouco baixo e/ou com uma coloração mais para o amarronzado do que para o avermelhado, isso já seriam motivos suficientes para indicar um desgaste acentuado desse lubrificante e de se fazer a sua troca de oleo e do seu filtro preventivamente com toda a certeza.

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

MensagemEnviado: 12 Ago 2024 11:56 

ianisgreek escreveu:
MatvaderBr escreveu:
Galera, boa tarde

Seja bem vindo ao forum !

Esse HB20X 21/22 com 64 mil kms já seria indicado de pelo menos se verificar o nível e o estado do oleo da sua transmissão !

E caso ele já esteja um pouco baixo e/ou com uma coloração mais para o amarronzado do que para o avermelhado, isso já seriam motivos suficientes para indicar um desgaste acentuado desse lubrificante e de se fazer a sua troca de oleo e do seu filtro preventivamente com toda a certeza.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom dia amigo,

Creio que o que tenha acontecido seja realmente isso,

Hoje levei em uma oficina especializada em câmbio automático, o mecânico fez a troca do óleo da transmissão juntamente com o reset do câmbio, e parece ter resolvido o problema, rodei em torno de 50 minutos após a manutenção e não senti mais nenhum tranco ao frear.

Vou aguardar mais uma semana ou um mês para verificar se o problema parou de vez e volto aqui para relatar.

MensagemEnviado: 14 Ago 2024 09:36 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Com dia companheiro e agradeço por esse seu feedback quanto a esse seu caso, pq isso ajuda com certeza a muitos outros colegas que talvez tbm estejam passando por esse mesmo problema !

E se vc tiver mais alguma observação ou comentário a fazer sobre isso, por favor relate aqui nesse tópico que ele será de muita utilidade.

MensagemEnviado: 09 Nov 2025 07:43 

Eu tenho um HB20 1.6 16v Automático, Vision, 2021/22, comprado 0km em junho de 2021.
Hoje ele está com 102 mil KM. E desde um dia que ele deu uma pane (assim como chegou ela desapareceu e nunca mais deu novamente) no sistema ABS (ficava como se estivesse freando o carro, em freada de emergência, mesmo sem mexer no pedal), ele adquiriu esse tipo de tranco na transmissão. Que é irritante.

Já fiz a troca de óleo do câmbio (o filtro só troca se desmontar o câmbio, então tem que ser na troca, por enquanto), fizeram o reset. Nos primeiros dias o sintoma foi contornado, mas logo em seguida voltou do mesmo jeito.

Eu creio que seja uma combinação de fatores, entre ABS - Sensores - Câmbio. Mas tô com zero preocupação de ir, pois as concessionárias são uma preguiça medonha em plugar o scanner e atualizar os módulos.

PS: esse ano, teve recall do cilindro mestre, meu chassi tá no bolo, mas não aparece nenhum aviso de recall pro meu carro (nem no detran, nem na hyundai), mas mesmo assim fico na dúvida se eles fizeram ou não o recall do carro antes da entrega.

MensagemEnviado: 09 Nov 2025 11:05 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

SânzioVieira escreveu:
Eu tenho um HB20 1.6 16v Automático, Vision, 2021/22, comprado 0km em junho de 2021.
Hoje ele está com 102 mil KM. E desde um dia que ele deu uma pane (assim como chegou ela desapareceu e nunca mais deu novamente) no sistema ABS (ficava como se estivesse freando o carro, em freada de emergência, mesmo sem mexer no pedal), ele adquiriu esse tipo de tranco na transmissão. Que é irritante.

Já fiz a troca de óleo do câmbio (o filtro só troca se desmontar o câmbio, então tem que ser na troca, por enquanto), fizeram o reset. Nos primeiros dias o sintoma foi contornado, mas logo em seguida voltou do mesmo jeito.

Eu creio que seja uma combinação de fatores, entre ABS - Sensores - Câmbio. Mas tô com zero preocupação de ir, pois as concessionárias são uma preguiça medonha em plugar o scanner e atualizar os módulos.

PS: esse ano, teve recall do cilindro mestre, meu chassi tá no bolo, mas não aparece nenhum aviso de recall pro meu carro (nem no detran, nem na hyundai), mas mesmo assim fico na dúvida se eles fizeram ou não o recall do carro antes da entrega.

Seja bem vindo ao forum e parabens por escolher esse seu HB20 e de estar cuidando bem dele.

Infelizmente, existe de fato todo esse descaso no atendimento de muitas oficinas de revendas da rede autorizada da Hyundai do Brasil.

Eu tbm já tive algumas oportunidades de presenciar esse fato ao levar para a asistência técnica tanto o nosso HB20 1.6 e tbm o nosso Creta 2.0 além do meu irmão que tbm já teve um HB20 1.0 TGDI automático 2023 que foi comprado zero KM aqui e que igualmente enfrentou maus atendimentos na oficina da revenda daqui dessa revenda da Hyundai por ocasião de um atendimento de recall nesse seu HB20.

Mas agradecemos sempre por esse seu feedback !

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas