ianisgreek escreveu:
Todas as vezes que se enche o tanque de um HB20 , faz parte das estratégias de funcionamento da sua ECU, do próprio medidor de nivel de combustível do tanque avisar para a sonda lambda do veículo de que está de fato havendo um abastecimento e assim, a sonda lambda já fica de prontidão para analisar o tipo de combustível que entrou no tanque e assim, fazer essa comunicação imediata para a ECU que por sua vez fará o seu melhor auto-ajuste para o combustível abastecido.
Acontece que se temos velas de ignição que já estão cansadas, essas já não vão queimar de maneira eficaz o combustível, seja ele qual for.
E que por sua vez esse combustível mal queimado, deixará resíduos de carvão resultantes dessa combustão incompleta que vão contaminar progressivamente as velas de ignição e esse importante sensor de oxigênio (sonda lambda) que devido a isso, tbm vai errando na sua correta analise e enviando informações não totalmente corretas e ideais para a ECU e assim a bagunça toda já se inicia com uma real queda de rendimento geral desse pobre motor.
E se somarmos a isso, que o dono desse veículo não realiza todas as trocas de oleo rigorosamente a cada 5000 kms ou a cada 6 meses devido a essa utilização severa, aí temos mais uma piora geral desse quadro, pq além dos resíduos dessa queima incompleta do combustível, vai se somar a essa situação tbm os gases resultantes desse oleo lubrificante contaminado e como resultado direto disso, toma-se mais contaminações e carbonizações nessa pobre da sonda lambda que continuamente vai recebendo todos esses resíduos nocivos e se contaminando progressivamente cada vez mais.
Então, é assim que funcionam todos os atuais motores , sejam eles flex ou monocombustível. pq para funcionarem de uma maneira ideal, sempre vão depender exatamente da qualidade da manutenção preventiva recebida por seu dono durante toda a sua vida útil.
Portanto, oleos lubrificantes do motor já vencidos e contaminados, gasolinas de qq tipo e pior as que estiverem adulteradas, velas de ignição desgastadas, filtros de ar parcialmente obstruídos e ainda uma utilização severa de uso diário são todos esses fatores nocivos que somados contribuem muito negativamente para afetar todo o bom funcionamento de qq motor além do comprometimento da sua sonda lambda com as consequências de um funcionamento irregular e um rendimento deficitário.
E uma última mas importante dica ainda dentro nesse assunto :
Para TODOS os veículos submetidos a essa condição severa de uso diária, POR FAVOR, jamais abasteçam com as gasolinas mas somente com ETANOL, já que esse combustível vegetal só vai apresentar vantagens nessa situação de uso pq ele não vai contaminar quase nada o oleo lubrificante, não vai carbonizar praticamente nada nem as velas de ignição e muito menos a sonda lambda além de manter sempre limpo internamente todo o motor e livre daqueles nojentos e nocivos resíduos de carvão.
E se ainda ficarem eventuais dúvidas sobre esse assunto, podem expor e tentaremos esclarecer a todos.
Eu abasteci só um tanque de gasolina nesse ano e poucos meses para testar o comportamento do carro, nos 2 primeiros meses eu fazia E85, então depois de "3 meses" foi só cachaça pura.
Sempre fui fã de Etanol, gosto de octanagem. Gosto de ser um combustível mais limpo e não importado.
Agora na próxima revisão na CCS vou mandar eles checarem as velas e me tirarem foto da condição, além da sonda.
Fico feliz porém que a boia de combustível do meu carro parece estar funcionando OK ao abastecer.