Colegas, retornando a esse tópico para mais um relato pessoal sobre uma experiencia que fiz com essa nova gasolina lançada em todo o Brasil pela ANP a partir de 03/08/2020 :
E apesar das 3 novas características dessas gasolinas que seriam, uma nova curva de destilação a 50% o que significa que essas novas gasolinas agora evaporam com uma maior dificuldade, melhorando assim um pouco mais o rendimento dos motores.
Padronização da densidade dessas novas gasolinas que agora está fixada obrigatoriamente em 715 gramas por litro, o que significa que a partir dessa data, um litro de gasolina contém mais massa, ou seja, ela contém mais energia por litro o que tbm contribui para aumentar um pouco mais o rendimento dela nos motores.
E finalmente, a ANP estipulou que todas as gasolinas nacionais entre a comum e as aditivadas, exceto as gasolinas premium bem mais caras e de maior octanagem, deverão agora desde Agosto/2020 atender a um novo método de medição de octanagem passando do antigo método norte americano IAD para o mais moderno e atualizado método europeu RON onde as nossas gasolinas passam a ter 92 octanas , quando no método antigo IAD elas tinham apenas 87 octanas mas que a Petrobras já anunciou oficialmente que ela até se antecipou a esse novo decreto da ANP e diz que todas as gasolinas nacionais já estão apresentando 93 octanas RON e não apenas as 92 octanas RON oficiais anunciadas pela ANP !
Lembrando todavia que mesmo na America do norte e em toda a Europa, as gasolinas mais baratas e mais simples encontradas a venda lá possuem um mínimo de 95 octanas RON e atingem essa octanagem com no máximo 15% de etanol adicionado nelas enquanto que aqui no Brasil são exagerados 27% de etanol adicionado nas gasolinas e elas ainda contam com míseras 93 octanas RON !
E a ANP tbm anuncia que com essas novas características das gasolinas nacionais, que elas poderão mostrar um leve maior rendimento de até 6% em relação as gasolinas antigas.
E conforme já citei aqui antes, eu havia desenvolvido um mapa para o Unichip do meu atual jetta TSI para permitir que eu pudesse misturar no tanque dele um determinado percentual extra de etanol hidratado de até 30% na gasolina abastecida com a dupla finalidade tanto de aumentar um pouco mais a octanagem resultante e ainda baixa dessas nossas gasolinas comuns/aditivadas além de contribuir tbm para haver uma melhor faxina da carbonização interna do motor dele, deixada pela queima dessas gasolinas.
Citando aqui que o motor 2.0 TFSI desse jetta TSI não é flex, mas somente a gasolina e que a bem da verdade, o ideal seria que VW lançasse esse seu motor 2.0 TFSI flex como ela já o fez aqui no nosso mercado interno na versão 1.4 TFSI flex e tbm no pequeno motor de 3 cilindros 1.0 TFSI flex.
Infelizmente não tenho como transformar totalmente esse motor 2.0 turbo do meu jetta em flex, pq seriam necessários novas bombas de combustível de baixa e de alta pressão com maior capacidade, novos bicos injetores com maior vazão e ainda seria necessário criar um novo software completo desenvolvido para sistemas flex para a ECU original dele e devido a isso limitei o programa do Unichip para permitir e aceitar até um máximo de 30% de etanol hidratado misturado na gasolina do tanque dele para um funcionamento seguro e com mais desempenho e ainda sem riscos de alguma eventual falta de combustível em altas solicitações desse motor.
E assim, o Unichip já me ajudou muito permitindo que eu misture até esses 30% de etanol hidratado na gasolina e conseguindo com isso alcançar 103 octanas RON e assim proporcionando obter um rendimento extra levemente superior até ao obtido se eu abastecesse apenas com as caras e raras gasolinas especiais podium e octapro de elevada octanagem mas com a obvia vantagem de um custo final por litro sempre bem mais em conta além da dificuldade que sempre existiu para se achar essas gasolinas especiais em qq lugar do Brasil.
Apesar do fato que as gasolinas premium nacionais possuem 103 octanas RON, que seria o mesmo que uma mistura de 70% de gasolina comum e/ou aditivadas com 30% de etanol hidratado , mas com a vantagem de que essa mistura contendo mais etanol vai resfriar bem mais internamente qq motor turbo do que essas gasolinas de elevada octanagem e com isso ganha-se tbm um leve maior rendimento nesse tipo de motor !
Só que no caso dessas misturas de combustíveis existe tbm a real necessidade de se misturar sempre algum aditivo flex no tanque do jetta para proporcionar uma proteção extra contra eventuais efeitos corrosivos dessas misturas de gasolina com etanol hidratado devido ao fato de que o sistema de injeção original desse jetta TSI ser apropriado apenas para lidar com gasolinas e não com o etanol hidratado misturado nas gasolinas.
Porém com a utilização dessas novas gasolinas misturadas a 25% de etanol ao abastecer esse meu jetta , percebi na prática uma bem leve economia em kms/litro com as médias de consumo aumentando em um percentual básico de uns 4% , ou seja, pouca coisa mas que mostra de fato a eficiência dessa nova composição das novas gasolinas se comparado com as antigas gasolinas.
Óbvio que ganhei nesse jetta mais desempenho com essa nova mistura que utilizo atualmente de 25% de etanol hidratado na gasolina comum dele pq isso eleva a octanagem oficial dessas gasolinas passando das 93 octanas RON atuais para 100 octanas RON e lembrando o que tbm já citei aqui que qq motor turbo quando alimentado por gasolinas requer as maiores octanagens possíveis para produzir o seu melhor rendimento, pq o sistema de injeção eletrônica desses motores turbo a gasolina detectam sim facilmente qual é a octanagem da gasolina ou da mistura de combustíveis contida no tanque, não importa se é gasolina pura ou misturada com quantidades variadas de etanol ou mesmo se for o caso de etanol puro, os sensores da injeção eletrônica vão informar a ECU imediatamente sobre a qualidade em octanagem do combustível utilizado em cada momento de funcionamento do motor.
E sempre que esse sistema eletrônico de injeção detectar uma maior octanagem do combustível utilizado, ele imediatamente tira proveito desse fato e providencia aplicando tbm atravez da sua ECU , um pouco mais de avanço de ignição associado a um pouco mais de pressão da turbina além de ajustar a mistura de ar + combustível o que traduzindo significa obter assim o maior rendimento e desempenho possível que poderá ser produzido por esses motores turbo !
E o oposto disso tbm é verdadeiro ou seja, sempre que qq motor turbo a gasolina ou flex for abastecido apenas com essas gasolinas de baixa octanagem de apenas 93 octanas RON, o seu sistema de injeção eletronica tbm vai detectar esse fato imediatamente e com isso ele tbm vai conter o seu melhor rendimento por medida de segurança para evitar que o motor se destrua e assim, ele vai se utilizar de menores avanços de ignição e tbm de pouca pressão da turbina e com novos ajustes de mistura de ar+combustível e com isso o desempenho final desse veículo obviamente será bem menor.
Por isso que o etanol com sua elevadíssima octanagem RON de 117 octanas continua a ser disparado como o melhor combustível para qq motor turbo de todos os tempos, fato esse garantido e já amplamente comprovado.
E saibam tbm só a titulo de curiosidade, as nossas melhores e sempre caríssimas gasolinas premium que são as conhecidas podium da Petrobras e a Octapro da Ipiranga possuem no máximo 103 octanas RON, portanto elas não chegam nem perto do desempenho proporcionado pelo etanol , coitadas!!!
Obs : Por favor colegas, caso surja qq tipo de dúvidas sobre esse assunto desse tópico, estejam à vontade e exponham aqui , assim vamos tentando soluciona-las, disponham sempre !
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