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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 20 Jan 2024 16:00 
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E ontem , estava numa animada rodada de amigos comentando justamente das vantagens técnicas do etanol comparado com todas as nossas gasolinas nacionais, incluindo obviamente as gasolinas premium Podium e Octapro !

E o foco dessas conversas se dividiram em duas partes :

O pessoal que tem veículos preparados turbo de diversas marcas e com turbinas e pressões sempre maiores e mais altas e todos os demais veículos flex tanto os aspirados e tbm os turbo tanto os originais e tbm aqueles que gostam dos leves upgrades de performance chamados de stage 1, 2 , 3 e assim vai por diante !

E, resumindo, citei tbm para esses colegas que devido as duas principais características únicas , bem positivas e muito benéficas do etanol em todas essas aplicações aqui citadas e que são a sua alta octanagem e o seu elevado calor latente de evaporação, que esse era e sempre será assim , o melhor combustível para essas aplicações automotivas quando o foco é sempre obter o máximo desempenho em qq situação de solicitação desses motores.

Essa octanagem mais elevada beneficia diretamente qq motor seja ele aspirado ou turbo flex com elevadas compressões a desenvolverem um máximo desempenho e esse calor latente de evaporação tbm auxilia e reforça bastante essa primeira ótima característica bem positiva do etanol quanto a essa sua elevada octanagem pq ajuda a resfriar melhor todo o motor incluindo o coletor de admissão e tbm as suas câmaras de combustão.

E para quem aqui ainda não sabe, em qq motor flex atual , seja ele aspirado ou turbinado, existem 2 importantes e eficientes sensores fofoqueiros que estão sempre bem atentos e de plantão e que falam continuamente, exatamente TUDO o que ocorre em tempo real dentro de qq um desses motores para a respectiva ECU desses motores e tudo isso sempre ocorre em fração de segundos.

Então são eles, o sensor de oxigênio ou sonda lambda como ele é mais popularmente conhecido.

E o outro é o sensor de detonação !

E podem apostar que nada escapa à afiada percepção dessa dupla de sensores fofoqueiros de plantão.

Lógico que ligados a eles , tbm existem vários outros sensores trabalhando em conjunto em qq sistema de injeção eletrônica para sempre proporcionar a qq um desses motores flex, o seu melhor desempenho geral, não importa o tipo de solicitação a que eles são submetidos a cada instante e o combustível que ele esteja abastecido em cada momento !

Então , temos que se o condutor de um desses veículos flex, seja ele aspirado ou turbo , abastece com gasolina por exemplo e devido ao fato dela apresentar uma característica bem negativa mas que é natural dela de ter uma maior facilidade dela entrar em combustão expontanea até antes mesmo da faísca saltar nas velas de ignição, fato esse conhecido e chamado de pré-ignição e/ou de detonação e que é causado justamente por essa sua baixa qualidade e octanagem e nessa situação, um desses fofoqueiros de plantão que nesse caso é o sensor de detonação, imediatamente percebe essa anomalia durante o funcionamento de que esse motor está sendo alimentado com uma gasolina de baixa octanagem e qualidade inferior e então avisa de imediato a essa ECU de que o combustível em questão é uma gasolina e normalmente com baixa qualidade e octanagem que está alimentando esse motor naquele momento e com isso, essa ECU vai selecionar e providenciar imediatamente mapas de regulagem bem mais brandos ou suaves justamente para esse caso e com isso, proteger esse motor a não correr riscos de se auto-destruir devido a eminência de alguma combustão anormal que pode facilmente destruir peças internas importantes de qq motor como um pistão, um anel de compressão ou mesmo uma biela numa situação de uma maior solicitação desse motor !

E quando eu cito aqui que a ECU seleciona mapas de regulagem mais brandos ou suaves , isso significa que esses mapas contém curvas de avanço de ignição e de pressão da turbina bem mais tranquilos e com valores bem mais contidos, exatamente como uma maneira mais segura e eficaz de preservar esse motor dele se auto-destruir se houver abusos desses parâmetros aqui citados !

E o resultado prático dessa seleção de mapas de ECU para essas gasolinas de baixa qualidade e octanagem resultam naturalmente em um desempenho obtido tbm bem mais modesto e suave, comparado com os sempre melhores resultados obtidos com o etanol !

Mas obviamente que quanto melhor for a qualidade e a octanagem dessa gasolina, mais esse motor tbm vai perceber de imediato esse fato atravez desses sensores e vai procurar com isso, tirar o devido melhor proveito dessa situação, fazendo assim esse determinado motor render sempre um pouco mais e vice-versa numa situação oposta a essa !

E se nesse caso aqui que esse mesmo motor flex estiver abastecido com etanol será melhor ainda, uma maravilha para a obtenção dos melhores resultados em rendimento geral pq esse combustível vegetal é sempre o melhor desses dois mundos quando o assunto é a obtenção de um melhor desempenho .

Tbm é lógico e até desnecessário citar aqui que qq um dos milhões desses mapas contidos em uma dessas ECU flex para um motor aspirado ou turbo funcionar de maneira ideal quando ele estiver alimentado com gasolina vai sempre produzir um menor e um pior desempenho geral do que quando aqueles 2 fofoqueiros de plantão perceberem que é etanol que está alimentando aquele determinado motor flex naquele momento , seja ele aspirado ou turbo e por causa daquelas duas características principais bem positivas dentre outras já citadas acima sobre o etanol, agora nesse caso os mapas escolhidos por aquela ECU para comandar o funcionamento geral desse determinado motor serão tbm bem mais favoráveis, eficazes e agressivos se comparados aos mapas da ECU para gasolina e assim é que se percebe na prática aquele sempre melhor desempenho geral oferecido por qq motor flex quando ele estiver alimentado com etanol, seja ele uma unidade aspirada ou turbo a apresentarem assim o seu melhor desempenho geral !

E só citando aqui 2 fatores básicos resultantes da maior octanagem do etanol se comparado com a melhor de todas as nossas gasolinas:

A ECU de qq motor turbo flex sempre vai utilizar mapas de regulagem bem mais otimizados , ou seja, com um pouco mais de avanço de ignição e de uma maior pressão do turbo quando esses sensores percebem que é ETANOL que está alimentando esse motor e não nenhuma gasolina e são justamente esses pontos básicos que fazem qq motor flex, seja ele aspirado ou turbo render mais desempenho com etanol do que com quaisquer outros tipos de gasolina, então não tem chôro e nem nenhuma outra desculpa que possa tentar anular esse fato verídico, comprovadamente !

Lembrando aqui que qq motor turbo quando mais bem preparado para se extrair dele o seu máximo desempenho é obrigatoriamente abastecido SEMPRE com etanol e jamais com qq tipo de gasolina, exatamente devido aos perigos dele se auto destruir com as pre-ígnições e detonações que são bem mais presentes e sujeitas com gasolina do que com etanol , sem nenhuma sombra de dúvidas !

Obs : E somente como comparativo, seguem os dados com os números de octanagem das nossas gasolinas e tbm do nosso ETANOL :

Gasolinas comuns e/ou aditivadas : 93 octanas RON.

Gasolinas premium Podium e Octapro : De 102 a 103 octanas RON.

Etanol comum e aditivado : De 117 a 119 octanas RON !

E me desculpem pelos meus textos longos mas ocorre que as explicações sempre se estendem mais para facilitar um melhor entendimento desse assunto até para os colegas mais leigos em mecânica automotiva !

Sempre me coloco aqui à disposição para tentar esclarecer qq dúvida sobre esse interessante e empolgante assunto !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 23 Jan 2024 19:41 
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E com o preço do etanol em 2,99 e gasolina acima de 5,00 (5,40), ando abastecendo só no etanol. Acham que pode ser prejudicial usar somente etanol?

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 24 Jan 2024 09:27 
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Esse é mais um grande mito sem nenhuma explicação técnica para qq tipo de veículo flexfuel.

E para aqueles condutores que querem melhorar somente um pouco mais o rendimento geral do etanol e ainda manter todas as suas principais vantagens reais, basta que em todos os abastecimentos com etanol, misturar só uns 15% de gasolina comum mesmo e essa prática vai aumentar um pouco mais o rendimento total desse etanol, aumentando assim um pouco mais a sua autonomia !

No mais, é só aproveitar de todas as ótimas vantagens oferecidas pelo etanol inclusive esse seu vantajoso menor preço !

Obs : E atualmente na nossa família, dentre todos os nossos veículos , são 13 deles todos flex e de anos , marcas e quilometragens diversas , mas absolutamente todos eles são sempre abastecidos com essa citada mistura de 85% de etanol comum + 15% de gasolina comum e todos eles estão com um funcionamento 100% perfeito em qq situação de utilização , comprovadamente !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 30 Jan 2024 13:09 
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E ontem a noite , estava em mais uma outra rodada de amigos em uma comemoração do aniversário de um deles, comentando sobre as sempre péssimas características e qualidade das gasolinas nacionais e as suas causa e do porque o nosso nobre porém sempre desprezado etanol continua sendo disparado não somente como o nosso melhor combustível , mas o melhor e mais limpo combustível para motores a combustão do MUNDO todo atualmente :

As causas para essa péssima qualidade são sem nenhuma sombra de dúvidas as diretrizes da dona ANP porque é sempre ela quem determina aqui dentro do nosso mercado, como serão todas as características dessas nossas gasolinas e assim, absolutamente TODAS as refinarias nacionais e até as gasolinas compradas do mercado internacional para consumo aqui no nosso mercado interno devem obedecer exatamente a todas essas exigências no maior rigor possível :

Mas felizmente que conhecimento técnico existe para todos e não somente para alguns privilegiados e por isso que nem precisamos pesquisar muito para concluirmos com segurança e facilidade que TODA essa sempre péssima qualidade dessas nossas gasolinas é originada nesse sempre baixo e ridículo limite oficial dessa octanagem estipulada pela dona ANP senão vejamos aqui :

Todas as atuais gasolinas comuns e aditivadas produzidas e comercializadas normalmente em todos os países de 1º mundo apresentam as oficiais e mínimas 95 octanas RON e elas contém até 10% de etanol na sua composição e ainda aqui nesse caso existe tbm esse limite mínimo porém com 95 octanas RON mas que ele está sim já um pouco baixo quando comparado com essas mesmas gasolinas quando elas ainda eram puras e sem nenhuma adição de etanol nelas !

Então, como explicar que aqui dentro do nosso mercado e devido a todas essas exigências da dona ANP, que essas nossas atuais gasolinas comuns/aditivadas devem sempre apresentar por força de lei federal , essas inacreditáveis e insuficientes 93 octanas RON se elas contém tbm por força de lei federal não somente esses 10% de etanol como todas as demais gasolinas gringas e dignas de 95 octanas RON no mínimo, mas que contém esses sempre exagerados 27% de etanol misturado nelas ????

E essa explicação eu já citei aqui antes mas que não custa sempre repetir novamente :

Ora colegas, é tudo uma questão cumulativa, ou seja, se temos uma gasolina comum/aditivada pura com um limite mínimo de 95 octanas RON, é mais do que lógico e óbvio que QUAISQUER adições extras de etanol nelas mesmo que seja mínima e com apenas uns 5% já iriam aumentar sim um pouco mais esse limite de octanagem em pelo menos 1 octana RON extra nesse caso aqui citado !

E com esses 10% de etanol adicionado nessa mesma gasolina base e pura de 95 octanas RON gringa, ela já iria para 97 octanas RON e assim por diante ...

Mas infelizmente é aqui que entra o todo poderoso marketing dessas empresas petroleiras ao redor do mundo e que se aproveitam muito espertamente dessa brilhante vantagem do etanol ao ser adicionado em qq gasolina e dessa sua nobre propriedade de aumentar facilmente a octanagem dessas gasolinas e colocam limites nessa octanagem final delas justamente para elas sempre lucrarem cada vez mais e mais ...

E como tbm já sabemos que qq gasolina é composta por centenas de hidrocarbonetos que misturados somam e resultam na octanagem final de qq gasolina, são assim selecionados esses hidrocarbonetos com as mais baixas octanagens para que , quando somados ao percentual de etanol adicionado em cada gasolina dessas em questão, vão resultar justamente nos limites dessa octanagem que essas empresas querem !

Mas o pior em toda essa situação aqui citada é que esses mencionados hidrocarbonetos que compõe essas gasolinas de baixas octanagens, são tbm os piores e os mais baratos para serem produzidos e tbm os piores em proporcionar uma queima mais limpa e assim, essas nossas atuais gasolinas ainda deixam muita fuligem dentro dos motores !

Então, vamos imaginar aqui o pior cenário de todos os casos que é o específico dessas nossas gasolinas nacionais e que devem somar e resultar nesse limite oficial dessas inacreditáveis baixas e horríveis 93 octanas RON e ainda quando já forem somados esses exagerados 27% de etanol adicionado nelas por força de lei federal, então pensem só no LIXO ORDINÁRIO e INIMAGINÁVEL que é esse tal de excremento de petróleo chamado aqui no nosso mercado de gasolina nacional pura antes dela receber esses tais 27% de etanol nelas.

Deve ser bem pior do que um querosene e até parecer mais com um oleo diesel daqueles antigos e dos mais ordinários de tão oleosa que ela deve ser ...

Sem falar tbm da real octanagem super baixa dela quando ela ainda estiver totalmente pura , que é a nossa chamada gasolina A e antes dela receber essa pesada carga desses 27% de etanol misturado nela e que mesmo assim, com esse exagerado etanol misturado nelas, elas continuam sendo um verdadeiro e lastimável LIXO em todos os seus aspectos !

E a bem da verdade, se essas nossas atuais gasolinas comuns/aditivadas tivessem um mínimo aceitável de qualidade , com essa adição oficial desses 27% de etanol adicionado nelas, elas teriam de apresentar seria um mínimo de 97 a 98 octanas RON e JAMAIS esse atual limite ridículo dessas imprestáveis e sempre insuficientes 93 octanas RON e estipulado pela dona ANP !

E finalizando em resumo, essas nossas gasolinas não tem nem uma octanagem suficiente e muito menos proporcionam uma queima mais limpa como ocorre sempre com o nosso campeão supremo ETANOL , ou seja, ele sempre será o melhor dos 2 mundos em assunto de combustível automotivo !

E assim, encerramos mais essa conversa entre amigos e companheiros em mais essa rodada onde o assunto foi exatamente esse mesmo , mas que felizmente , todos concordaram que de fato, o etanol sempre vai prevalecer absoluto como sendo a nossa melhor opção em assunto de combustível mais vantajoso em cada abastecimento de nossos atuais veículos flex !

E que tbm devido ao fato sempre real de que o etanol apresenta uma queima muito mais limpa e livre de fuligens e ainda tem uma octanagem super elevada e com muita sobra para fazer qq motor flex aspirado ou turbo produzir o seu máximo desempenho com total segurança, característica essa que NENHUMA gasolina desse mundo e por mais digna que ela possa ser jamais vai poder sonhar algum dia, garantido e tudo isso sempre com um custo bem mais baixo do que o dessas nossas gasolinas !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 01 Fev 2024 12:43 
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E abaixo, segue a lista de peças sempre mais prováveis de serem carbonizadas e inutilizadas devido a essas nossas gasolinas sempre muito mal refinadas que as deixam muito oleosas :

- Bicos injetores

- Velas de ignição

- Sonda lambda ou sensor de oxigênio

- Catalisador

- Todo o cabeçote do motor incluindo aqui as câmaras de combustão e as coitadas das válvulas de admissão e de escape !

- Os pistons e os seus respectivos anéis de vedação !

- O coletor de admissão sempre muito impregnado com os vapores de oleo do cárter justamente devido a contaminação desse oleo lubrificante do motor por esses nossos LIXOS ORDINÁRIOS de gasolinas.

- E todos os demais sensores do sistema de injeção eletrônica que ficam em contato com essas peças acima citadas !

E o ETANOL, por sempre proporcionar uma queima limpa e livre dessas carbonizações, mantém qq motor a combustão interna muito mais limpo e saudável em qq condição de funcionamento além de proporcionar um rendimento geral muito superior ao de qq tipo de gasolina, comprovadamente !

Uma simples experiência prática que facilmente pode comprovar todas essas citações aqui é rodar com 2 veículos flex iguais e pelas mesmas distâncias e nas mesmas condições, porém um deles abastecido sempre com gasolinas e o outro somente com etanol :

E após digamos uns 50 mil kms rodados, desmontem totalmente esses 2 motores e vcs vão comprovar ao vivo e a cores a inacreditável IMUNDÍCIE e o NOJO de carvão que vão estar impregnadas todas as peças internas desse pobre motor que rodou somente com gasolina.

Já o outro motor que rodou consumindo somente etanol, ele vai mostrar que todas as suas peças estão praticamente novas e limpas, sem nenhum vestígio de carbonizações !

E contra fatos reais, não há como caber nenhuma contestação contrária !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 08 Fev 2024 21:47 
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Estive lendo alguns artigos na net sobre essa inovação dessa nova gasolina sintética , uma novidade patrocinada pela Porsche mas ainda em fase de produção experimental apesar dos comentários de que a qualidade dela seja muito superior a todas as demais gasolinas de origem no petróleo !

Mas como essa novidade ainda está em fase de implantação dos experimentos nos métodos de produção , ainda vai demorar muito para haver uma real viabilidade de produção em massa dessa nova gasolina para abastecer o mundo todo mesmo que seja como uma segunda ou terceira opção !

E enquanto isso, o etanol vai reinando absoluto como o melhor combustível renovável e de fonte limpa, que comprovadamente emite o menor nível de emissão de poluentes de todos os demais combustíveis automotivos atuais e ainda que tem um menor custo de produção além de apresentar a maior octanagem entre todas as gasolinas disponíveis no mundo atual e essa nobre característica sempre significa um maior rendimento geral obtido de qq motor flex !

É o mesmo caso dos veículos elétricos que por enquanto, se vê uma maior possibilidade de sucesso na tecnologia híbrida flex e não nos veículos totalmente elétricos devido a toda uma falta de infraestrutura para atender a todos esses veículos elétricos com os suficientes locais de recarga !

E enquanto isso, vai reinando absoluta essa já antiga porém confiável tecnologia flex, onde vc simplesmente abastece em questão de minutos o tanque desses veículos em qq posto de combustíveis e segue sua viagem com confiança e tranquilidade e não é obrigado a ficar por longas horas esperando os raros carregadores desses veículos elétricos completarem a carga total de uma bateria que mal dá para rodar uns 400 kms de autonomia e isso nos veículos elétricos dos melhores, mais caros e de preços fora da realidade desse nosso mercado atual !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 15 Fev 2024 10:46 
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E falando em etanol, todas as vezes que eu vou abastecer esse nosso novo BMW 320i 2024 com aquela já famosa mistura de 85% de etanol + 15% de gasolina , o pessoal já conhecido meu que me encontra sempre me pergunta se está tudo bem e se não está havendo algumas falhas no funcionamento desse BMW ...

Pois ela está aqui sempre perfeita, mais firme e forte do que nunca esteve antes, agora com um pouco mais de 2600 kms rodados e mostrando as suas duas generosas ponteiras do escape bem limpíssimas e sem nenhum vestígio de carbonizações escuras , que sempre ocorre muito em qq veículo flex que esteja abastecido com qq uma dessas nossas tais de gasolinas !

E assim, ela está naturalmente sendo tratada exatamente como se deve, ou seja, como todos os demais veículos da nossa família e bem melhor do que a própria dona BMW recomenda sendo que eu já fiz a 1ª troca de oleo do seu motor aos primeiros 1000 kms rodados e daqui a um pouco mais aos 3000 kms, novamente vamos drenar o oleo usado e colocar um oleo 0W-20 API - SP zerado no motor dela juntamente com um filtro de oleo novo.

E quando ela completar os seus primeiros 5000 kms rodados e já tiver completado esse seu período inicial de amaciamento com um oleo zerado, ela vai receber aquele presentinho do stage 2 é lógico, afinal essa vida é muito curta para se desprezar uma boa fatia de desempenho que as fábricas sempre deixam assim de lado mas que nós iremos aproveitar disso com toda a certeza e ainda deixar a dona BMW saber que fizemos sim um stage 2 e que sempre estamos rodando só com etanol nessa nossa 320i ...

Lembrando ainda que essa mixaria de 2 anos de garantia oferecidos pela fábrica da BMW são de fato e na minha opinião, insignificantes e insuficientes e que por isso mesmo, eu nem vou fazer questão alguma dela !

Por isso que esse upgrade de stage 2 com etanol vcs podem apostar que é sempre tudo de bom e do melhor para se obter o máximo rendimento de qq motor turbo flex ainda mais quando ele é bem cuidado desde zero KM na sua manutenção preventiva , ou seja, é sempre o melhor desses 2 mundos com mais desempenho e ainda com um menor consumo médio !

Obs : E o mais curioso e interessante de tudo nessa história aqui é que qq modelo de BMW atual é ligado diretamente na fábrica pelo aplicativo "My BMW" e atravez desse APP , a fábrica sabe via satélite exatamente TUDO o que está ocorrendo com qq um desses modelos novos de BMW .

Então , nesse caso aqui ela vai ficar é louca de ver que o oleo do motor dessa nossa 320i está sempre zerado apesar do veículo estar rodando e muito mais renovado do que ela mesma indica ...

Mas e se mesmo assim , a dona BMW por um acaso se incomodar demais com isso e quiser saber o porque desses acontecimentos assim bem fora do normal ocorrendo com essa nossa singela 320i, basta ela me contatar e vamos conversar um pouco diferente para assim, ela ouvir tbm não somente algumas leves críticas, mas uns comentários necessários e até muito construtivos que eu tenho a fazer e numa linguagem um pouco mais técnica , afinal, essa diversão está apenas começando ... rsrsrsrsrsrs !!!

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 17 Fev 2024 19:55 
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E falando um pouco mais do etanol e das gasolinas, tbm é bem verdade e que por isso mesmo deve ser citado e repetido aqui que o etanol conserva bem melhor qq motor flex do que as gasolinas, comprovadamente !

Afinal , já se sabe que a combustão ou a queima do etanol produz muito menos carvão ( 5 vezes menos ) do que as gasolinas e justamente por isso que vão sendo acumuladas todas aquelas fuligens e borras de carvão dentro dos motores quando abastecidos com as gasolinas.

E repetindo novamente, todos os sensores do sistema de injeção eletrônica quando em contato com a gasolina , com os gases da combustão ou com os gases do coletor de admissão e de escape incluindo tbm a importante sonda lambda ( o sensor de oxigênio ) estão sempre muito mais sujeitos a se contaminarem com todas essas fuligens de carvão quando esses motores são alimentados com essas nossas gasolinas do que com o etanol !

E o mesmo vale tbm para o catalisador do escape que tem muito mais probabilidade e chances de entupir quando qq veículo flex é abastecido com gasolinas do que com o etanol, fato esse mais do que garantido e já comprovadíssimo !

Obs : E não adianta nem tentar justificar com o fato de que no resto do mundo os motores de todos os veículos funcionam bem com gasolina porque tudo sempre vai depender da QUALIDADE dessas gasolinas produzidas ao redor do mundo e as nossas gasolinas sempre foram de fato as piores possíveis em todo o mercado mundial , com um limite ridiculamente baixo na sua octanagem além de apresentarem uma medíocre qualidade , enfim , elas sempre são uma verdadeira lástima geral !

E tanto é assim que se fosse possível fazer um simples teste comparativo , que seria entre todas as gasolinas comuns e aditivadas produzidas em todos os países do mundo, sendo que para haver uma maior igualdade de condições, todas elas iriam receber exatamente essa mesma mistura dos oficiais 27% de etanol anidro que essas nossas gasolinas recebem e depois iríamos ver qual seria o resultado final do desempenho apresentado por cada uma dessas gasolinas quando comparadas com as nossas , ou seja, podemos esperar que todas essas gasolinas gringas que recebessem esses supostos 27% de etanol iriam apresentar uma combustão muito mais limpa e livre de resíduos de fuligens de carvão do que o mostrado por essas nossas atuais gasolinas além delas mostrarem tbm um maior rendimento geral.

Aí sim, nessa igualdade de condições para esse suposto teste comparativo , a verdade iria logo aparecer sobre quais seriam as melhores gasolinas entre todas essas desse teste comparativo, mas eu até poderia apostar desde já o que for que essas nossas gasolinas seriam as que iriam apresentar os piores desempenhos nos resultados obtidos entre todas elas , com toda a certeza, afinal, tudo é unicamente uma questão da qualidade das nossas gasolinas independente desse teor oficial de etanol adicionado nelas !

Eu pagaria sim era bem caro só para ver um teste comparativo desses , apesar de saber que é muitíssimo pouco provável de permitirem acontecer isso por aqui algum dia nessa vida !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 25 Fev 2024 12:19 
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E ontem a noite , retornamos de mais uma rápida viagem de 255 kms de percurso total com o nosso novo BMW 320i flex !

E confirmando mais uma vez, o etanol nos surpreendeu bastante e com esse veículo abastecido com aquela mistura de 85% de etanol com apenas 15% de gasolina comum, ele mostrou uma média geral de consumo no final dessa viagem de ótimos 12,3 kms/l , considerando que viajamos com velocidades ao redor de 110 kms/h e sem usar o ar cond. pq o tempo estava bem fresco durante todo esse percurso.

E as ponteiras do seu escape continuam se mostrando bem limpas e livres de qq vestígios de fuligens escuras, mostrando uma queima sempre muito limpa e completa como deveria ser com qq motor quando ele é bem cuidado na sua manutenção preventiva e principalmente, quando ele é abastecido com ótimos combustíveis como é esse exemplo do etanol !

Então , novamente os nossos parabéns vai a esse nobre etanol que sempre sabe brilhar mostrando um excelente desempenho geral com um funcionamento impecável desse motor 2.0 turbo flex além dele apresentar ainda um consumo médio muito contido , ou seja, o melhor desses 2 mundos !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 03 Mar 2024 17:14 
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Localização: Montes Claros - M.G.
E as ponteiras duplas de escape do nosso novo BMW 320i continuam se mostrando sempre bem limpas e livres de quaisquer vestígios de carbonizações escuras ao chegarmos ontem de mais uma rápida viagem de 180 kms até uma cidade vizinha a nossa com esse sedan !

Óbvio que o mérito todo desse fato é o nosso nobre etanol , mesmo que misturado com uns 15% de gasolina comum , ainda assim se sobressaem e se destacam todas as melhores e principais características positivas desse combustível vegetal que são a sua elevada octanagem e a sua combustão sempre bem limpa o que faz todos os motores flex , sejam eles aspirados e mais ainda se forem os turbo mostrarem com esse eficaz combustível, todo o seu melhor rendimento geral !

Enquanto isso, todos os nossos demais veículos flex da nossa família, como o HB20 1.6, o Creta 2.0 , o Citroen C4 cactus , e os de um dos meus irmãos, o HB20 1.0 TGDI , o Astra 2.0 flex , o Fox Highline 1.6 16 valv. além dos veículos flex do outro irmão , um outro Citroen C4 Cactus THP e o seu novo Peugeot 2008 THP e todos esses veículos com motores flex .

E todos eles sempre funcionam perfeitos , sem nenhum vestígio de falhas e/ou de carbonizações mostradas nas ponteiras dos seus escapes, mérito sempre do elogiável etanol !

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BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


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