Bem-vindo: 14 Mai 2024 09:37

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 229 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 ... 23  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 23 Abr 2022 21:53 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Então Biel, nesse seu caso não tem como melhorar muito mais esse consumo médio que vc está obtendo pq em curtas distâncias o consumo aumenta bem mais mesmo e não tem jeito nenhum de mudar isso, já que durante o período de aquecimento de qq motor a combustão interna, o seu consumo será sempre e comprovadamente maior.

Talvez se vc tentar acelerar um pouco menos em cada marcha mas em carros aut. tbm isso não é tão mais fácil pq o câmbio poderá segurar o motor em marchas mais fortes, o que tbm pode aumentar esse consumo.

Pode ser que se vc passar as marchas manualmente nesse câmbio AT6 um pouco mais cêdo do que ele faz em Drive possa melhorar um pouco mais as coisas.

Tente aÍ e assim que puder , comente se obteve melhores resultados.

Então na verdade eu acho que preciso talvez acelerar um pouco mais pois eu só ralo no pé geralmente Sinto que ele realmente passe de marcha muito cedo e quando quero um pouco mais de resposta, ele não me dá a não ser que eu pise muito mais do que eu pisaria na marcha um pouco mais curta que ele deveria estar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 24 Abr 2022 02:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
Na minha opinião, parece que está havendo uma real falta de resposta às solicitações do acelerador , como se ocorresse uma provável falta de comunicação mais afinada entre o motor Gamma 1.6 com esse câmbio AT6.

No meu caso que tenho um HB20 1.6 manual , o que eu percebo sempre é que por menor e mais leve que seja a solicitação ao acelerador, não importa em que marcha o câmbio esteja, a resposta do motor é muito fiel e bem perceptível ao conduzir esse nosso HB20.

Por isso pode ser tbm que esse câmbio AT6 esteja de fato fazendo toda a diferença e atrapalhando na obtenção dessas melhores médias de consumo, principalmente nas situações de condução urbana, onde ocorrem muitas e variadas trocas de marchas.

Uma outra tentativa seria a de operar esse câmbio AT6 mais manualmente do que se deixa-lo no modo Drive , esticando e trocando todas as marchas até umas 2000 rpms a 2250 rpms para ver se com isso haveria na prática, alguma possível melhora nessas médias de consumo.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 27 Abr 2022 22:02 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Na minha opinião, parece que está havendo uma real falta de resposta às solicitações do acelerador , como se ocorresse uma provável falta de comunicação mais afinada entre o motor Gamma 1.6 com esse câmbio AT6.

No meu caso que tenho um HB20 1.6 manual , o que eu percebo sempre é que por menor e mais leve que seja a solicitação ao acelerador, não importa em que marcha o câmbio esteja, a resposta do motor é muito fiel e bem perceptível ao conduzir esse nosso HB20.

Por isso pode ser tbm que esse câmbio AT6 esteja de fato fazendo toda a diferença e atrapalhando na obtenção dessas melhores médias de consumo, principalmente nas situações de condução urbana, onde ocorrem muitas e variadas trocas de marchas.

Uma outra tentativa seria a de operar esse câmbio AT6 mais manualmente do que se deixa-lo no modo Drive , esticando e trocando todas as marchas até umas 2000 rpms a 2250 rpms para ver se com isso haveria na prática, alguma possível melhora nessas médias de consumo.
Desculpe a demora, eu estava viajando.

Concordo 100% ao que vc disse, está tendo uma falta de resposta as solicitações do acelerador e uma comunicação defasado.
O problema das trocas manuais é que nem sempre ele deixa trocar de marcha a 2 mil rpm para cima, infelizmente


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 28 Abr 2022 00:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
Fique tranquilo quanto a responder Biel , sempre estaremos por aqui !

Curioso é que devido a esse comportamento desse câmbio AT6 do seu HB20, percebo que no caso dos Cretas 2.0 aut. de 6 marchas, esse câmbio aut. deles tem uma programação e um comportamento um pouco mais tolerante do que no caso do seu HB20 1.6 at6.

Vai entender essas determinações e preferências do fabricante quanto a essas calibrações diferentes que eles adotam tanto para os câmbios aut. das linhas HB20 e nos Cretas ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 28 Abr 2022 15:19 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Fique tranquilo quanto a responder Biel , sempre estaremos por aqui !

Curioso é que devido a esse comportamento desse câmbio AT6 do seu HB20, percebo que no caso dos Cretas 2.0 aut. de 6 marchas, esse câmbio aut. deles tem uma programação e um comportamento um pouco mais tolerante do que no caso do seu HB20 1.6 at6.

Vai entender essas determinações e preferências do fabricante quanto a essas calibrações diferentes que eles adotam tanto para os câmbios aut. das linhas HB20 e nos Cretas ...

Acredito que seja mesmo. Provavelmente inclusive, para "incentivar" as pessoas a pegar o Creta e não falarem que é um HBVintão o Creta, rs


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 28 Abr 2022 17:23 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
E só complementando meu comentário sobre esse assunto, lembro-me muito bem de que quando fiz aquele prolongado test drive num novo HB20 1.0 TGDI diamond plus 2020 , que muito me surpreendeu o comportamento geral perfeito do seu câmbio AT6 , com respostas acertadas em todas as situações tanto circulando no transito urbano e tbm nas rodovias numa prova bem real de que podemos desconfiar que nem o câmbio e muito menos a calibração dele é a mesma dos demais câmbios AT6 dos HB20 1.6 de 2016 em diante.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 28 Abr 2022 22:41 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
E só complementando meu comentário sobre esse assunto, lembro-me muito bem de que quando fiz aquele prolongado test drive num novo HB20 1.0 TGDI diamond plus 2020 , que muito me surpreendeu o comportamento geral perfeito do seu câmbio AT6 , com respostas acertadas em todas as situações tanto circulando no transito urbano e tbm nas rodovias numa prova bem real de que podemos desconfiar que nem o câmbio e muito menos a calibração dele é a mesma dos demais câmbios AT6 dos HB20 1.6 de 2016 em diante.

Com certeza, deve até ser ligeiramente mais longo por ter torque em tão baixa rotação.
Eles nessa geração mexeram muito até na suspensão para ter mais curso, pena que o carro ficou meio feio por fora.

Eu também ainda suspeito que tem algo na ignição do meu carro, ele na minha opinião está vibrando demais em marcha lenta.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 29 Abr 2022 11:12 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
Opa Biel, então , nesse seu caso em que vc percebe essa pequena vibração no funcionamento do motor , as dicas que deixo para vc é que ela pode ser causada perfeitamente por falhas que tanto podem ser de ignição e tbm de alimentação pq obviamente que normal não é nenhuma vibração no funcionamento em qq motor.

E na parte de ignição , as peças mais comuns a serem verificadas e analisadas seriam as velas de ignição e as suas respectivas bobinas.

Já na parte de alimentação, seria interessante e oportuno verificar e analisar a situação dos injetores pq se esse HB20 antes de vc comprar funcionou por muito tempo com gasolinas, chances existem deles ainda estarem carbonizados o que vai alterar a uniformidade dos leques dos jatos de combustível, o que causa essas pequenas falhas de funcionamento nos cilindros do motor e originam essas leves trepidações percebidas por vc.

E se vc ainda não fez uma limpeza do corpo de borboleta, é altamente recomendado para um perfeito funcionamento geral do motor.

Convém tbm verificar a atual pressão de alimentação da bomba de combustível do seu HB20.

No caso dos injetores, uma boa limpeza em máquina com a devida equalização de todos os injetores seria uma ótima ideia.

E todas essas verificações técnicas sugeridas aqui, são simples e por isso mesmo que acredito que não ficaria assim nada tão caro e proibitivo de ser feito por um bom e honesto mecânico com conhecimento na linha HB20.

Afinal, esse motor do seu HB20 deve funcionar em qq situação sempre bem macio e suave como um relógio suiço caso contrário isso é motivo suficiente para vc desconfiar sim de que algo não está ok e normal no funcionamento geral dele e que portanto isso deve sim ser analisado e corrigido.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 29 Abr 2022 13:56 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Opa Biel, então , nesse seu caso em que vc percebe essa pequena vibração no funcionamento do motor , as dicas que deixo para vc é que ela pode ser causada perfeitamente por falhas que tanto podem ser de ignição e tbm de alimentação pq obviamente que normal não é nenhuma vibração no funcionamento em qq motor.

E na parte de ignição , as peças mais comuns a serem verificadas e analisadas seriam as velas de ignição e as suas respectivas bobinas.

Já na parte de alimentação, seria interessante e oportuno verificar e analisar a situação dos injetores pq se esse HB20 antes de vc comprar funcionou por muito tempo com gasolinas, chances existem deles ainda estarem carbonizados o que vai alterar a uniformidade dos leques dos jatos de combustível, o que causa essas pequenas falhas de funcionamento nos cilindros do motor e originam essas leves trepidações percebidas por vc.

E se vc ainda não fez uma limpeza do corpo de borboleta, é altamente recomendado para um perfeito funcionamento geral do motor.

Convém tbm verificar a atual pressão de alimentação da bomba de combustível do seu HB20.

No caso dos injetores, uma boa limpeza em máquina com a devida equalização de todos os injetores seria uma ótima ideia.

E todas essas verificações técnicas sugeridas aqui, são simples e por isso mesmo que acredito que não ficaria assim nada tão caro e proibitivo de ser feito por um bom e honesto mecânico com conhecimento na linha HB20.

Afinal, esse motor do seu HB20 deve funcionar em qq situação sempre bem macio e suave como um relógio suiço caso contrário isso é motivo suficiente para vc desconfiar sim de que algo não está ok e normal no funcionamento geral dele e que portanto isso deve sim ser analisado e corrigido.

A parte de injeção na verdade eu já fiz toda a verificação e correção (por limpeza e equalização) dos problemas que vieram com o carro (imagino que o antigo dono usava apenas gasolina).

Ao meu "feeling" e experiências com motores a alcool e flex usados apenas no alcool, parece ter algo de errado com as velas. Sabe quando falta aquele "grunt" do motor que ao trocar de vela ele se devolve?
Infelizmente porém terei de esperar 1 mes para ver pois tive muitos gastos emergenciais.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 29 Abr 2022 19:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
Se o sistema de alimentação e injeção desse seu HB20 já foram revisados, pode sim perfeitamente ser a parte de ignição.

Nesse caso saiba que as velas originais do motor Gamma 1.6 de 2016 em diante já são as velas de iridium, bem mais eficientes do que as antigas velas NGK normais de cobre.

Mas muita atenção tbm quanto a correta regulagem delas ou seja , o gap entre os eletrôdos dessas velas deve ser de exatamente 0,8 mm. e que deve ser conferido com um jogo calibrador de láminas.

Mas se mesmo depois de vc checar e trocar as velas ainda persistir essa vibração do motor quanto ao seu funcionamento, desconfie sim de alguma das bobinas de ignição que podem estar em curto interno, causando as falhas (misfires) de ignição na vela correspondente.

Nada que um competente eletricista de autos não possa facilmente detectar e resolver isso para vc.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 229 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 ... 23  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB