Bem-vindo: 28 Mar 2024 14:03

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 249 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 21, 22, 23, 24, 25
Autor Mensagem
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 03 Fev 2021 08:50 
Offline

Registrado em: 12 Abr 2018 12:40
Mensagens: 35
ianisgreek escreveu:
E só relembrando aos colegas que quando forem reabastecer seus veículos flex, atentar para que se o preço do etanol for de até 75% do preço das gasolinas mais baratas, que ainda sim valerá muito a pena abastecer com o etanol do que com gasolina.

E como um exemplo prático, cito aqui que se o preço das gasolinas mais baratas de alguma localidade for de 4,80 que nesses casos, ainda assim valerá muito a pena abastecer com o etanol se ele estiver custando até 3,60 .

Obs : Outro detalhe importante a ser compartilhado aqui é que durante o verão , quando as temperaturas ambientes sempre permanecem mais elevadas, abastecer veículos flex apenas com gasolinas faz piorar o seu rendimento geral pq isso facilita a ocorrência do fenômeno da detonação e pre-ignição ocasionado pela baixa octanagem das gasolinas e devido ao fato dos motores flex sempre apresentarem uma elevada compressão para as gasolinas quando comparadas com o etanol, por isso que tbm nessas ocasiões, mais uma vez o etanol se mostra mais vantajoso sob todos os aspectos.

E em casos de motores turbo flex, essa citação se torna na prática, ainda mais real e verdadeira !

Fato esse garantido e já amplamente comprovado em mecânica automotiva !!!



Concordo, ainda mais no HB20 1.6 onde a taxa de compressão é de 12:1, muito alta pra nossa gasolina.

No meu 1.6 2013 só coloco 100% etanol no verão e faço a mistura mágica no inverno, somente para facilitar a partida a frio


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 03 Fev 2021 15:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Faus1337 escreveu:
ianisgreek escreveu:
E só relembrando aos colegas que quando forem reabastecer seus veículos flex, atentar para que se o preço do etanol for de até 75% do preço das gasolinas mais baratas, que ainda sim valerá muito a pena abastecer com o etanol do que com gasolina.

E como um exemplo prático, cito aqui que se o preço das gasolinas mais baratas de alguma localidade for de 4,80 que nesses casos, ainda assim valerá muito a pena abastecer com o etanol se ele estiver custando até 3,60 .

Obs : Outro detalhe importante a ser compartilhado aqui é que durante o verão , quando as temperaturas ambientes sempre permanecem mais elevadas, abastecer veículos flex apenas com gasolinas faz piorar o seu rendimento geral pq isso facilita a ocorrência do fenômeno da detonação e pre-ignição ocasionado pela baixa octanagem das gasolinas e devido ao fato dos motores flex sempre apresentarem uma elevada compressão para as gasolinas quando comparadas com o etanol, por isso que tbm nessas ocasiões, mais uma vez o etanol se mostra mais vantajoso sob todos os aspectos.

E em casos de motores turbo flex, essa citação se torna na prática, ainda mais real e verdadeira !

Fato esse garantido e já amplamente comprovado em mecânica automotiva !!!



Concordo, ainda mais no HB20 1.6 onde a taxa de compressão é de 12:1, muito alta pra nossa gasolina.

No meu 1.6 2013 só coloco 100% etanol no verão e faço a mistura mágica no inverno, somente para facilitar a partida a frio



Idem pq tbm faço isso mesmo no nosso HB20 1.6 2013 e está corretíssimo esse seu comentário , agradeço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 18 Mar 2022 08:34 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, tbm já percebi que o nosso HB20 1.6 c/ câmbio manual tem uma sensibilidade maior no seu acelerador sempre quando abastecido com etanol ou com a mistura mágica contendo até 20% de gasolina, principalmente quando ele ainda está frio ou em fase de aquecimento do seu motor.

Mas tão logo ele esquenta totalmente o seu motor, essa sensibilidade maior do acelerador diminui bastante e já não incomoda mais.

E isso pode até sugerir alguma falta de uma melhor afinação dos mapas da sua ECU, ou de uma calibração original dessa injeção de combustível que não estivesse 100% ideal mas ao mesmo tempo , seria algo improvável de ocorrerem tais erros nessa nossa atualidade ...

Obs : Inclusive quando fiz um prolongado test-drive num novo HB20 hatch Diamond Plus turbo aut. fui avisado na CCS de que esse veículo estava abastecido com 100% de etanol mas mesmo assim, não percebi essa leve anormalidade de funcionamento nesse seu macio motor turbo, mas uma obediência precisa e progressiva aos comandos do acelerador em quaisquer condições de utilização.



O que ocorre nesses casos é que os condutores acabam se acostumando com a leve melhor performance proporcionada pelo etanol e depois já não se sente mais toda essa diferença em relação ao funcionamento do motor com gasolina, mas basta colocar 2 HB20 de igual motorização e versão lado a lado, um abastecido só com etanol e o outro apenas com gasolina, acelerar os 2 ao mesmo tempo para constatar o HB20 com etanol saltar na frente e não ser mais ameaçado pelo modelo abastecido com gasolina.

Isso aliás, é um fato já amplamente comprovado !

Bem, pode ser isso então, acostumado a sempre andar na gasolina, pode ser essa diferença mesmo, na próxima vou colocar gasolina pra verificar. Na verdade, em resumo, só focando na questão do desempenho, logo quando completei o penúltimo abastecimento com etano, o carro ainda tinha uns 10 litros de gasolina, percebi na hora o aumento no desempenho, o carro ficou um foguete, mas com uns dias foi diminuindo, e após completar novamente só com etanol, não senti mais aquele desempenho, tá bem similar a antes. Sei lá, pode ser impressão mas achei que o carro ficaria com o desempenho do primeiro abastecimento constantemente.


Bom dia Pessoal,

Voltando depois de um tempo e nunca mais coloquei etanol, kkkk. O que ocorre é que o consumo do meu carro tá muito alto, parece que tá piorando com o tempo, fazendo 9.0 com gasolina, e só usando o ar de dia, acho que vou tentar o etanol mais uma vez, se fizer 7.0 já tá compensando. Apesar dos relatos sobre as vantagens do etanol, ainda fico meio assim pois na última vez que coloquei depois quando coloquei gasolina novamente, o consumo piorou tive que dar um reset na concessionária, será que pode ocorrer novamente?

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 18 Mar 2022 11:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Bom dia e se tudo estiver ok e em dia com a manutenção preventiva desse seu veículo, não haverá essa necessidade de resetar a ECU devido a mudança de combustível.

Mas é verdade que se vc mudar de gasolina para etanol, terá sim obrigatoriamente de percorrer pelo menos uns 10 kms ou rodar uns 15 a 20 minutos sem desligar o motor para haver o reconhecimento do novo combustível pela ECU do motor.

Eu nunca substituí o etanol por nenhuma das gasolinas desde que comprei esse nosso pioneiro HB20 1.6 lá no final de 2012.

Mas devido ao preço do etanol na minha cidade sempre se manter no mínimo naquela diferença de 70% em relação ao preço da gasolina.

Eu quase nunca ligo o ar cond. circulando somente no transito urbano e mantendo sempre o pé mais leve, consigo médias consistentes entre 8,5 a 8,6 kms/l com 100% de etanol no tanque repetidas vezes.

Lembrando que minha cidade é de topografia mais plana e com poucas subidas mais fortes.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 18 Mar 2022 13:03 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
Bom dia e se tudo estiver ok e em dia com a manutenção preventiva desse seu veículo, não haverá essa necessidade de resetar a ECU devido a mudança de combustível.

Mas é verdade que se vc mudar de gasolina para etanol, terá sim obrigatoriamente de percorrer pelo menos uns 10 kms ou rodar uns 15 a 20 minutos sem desligar o motor para haver o reconhecimento do novo combustível pela ECU do motor.

Eu nunca substituí o etanol por nenhuma das gasolinas desde que comprei esse nosso pioneiro HB20 1.6 lá no final de 2012.

Mas devido ao preço do etanol na minha cidade sempre se manter no mínimo naquela diferença de 70% em relação ao preço da gasolina.

Eu quase nunca ligo o ar cond. circulando somente no transito urbano e mantendo sempre o pé mais leve, consigo médias consistentes entre 8,5 a 8,6 kms/l com 100% de etanol no tanque repetidas vezes.

Lembrando que minha cidade é de topografia mais plana e com poucas subidas mais fortes.


Se eu conseguisse essa média tava feliz, mas isso é quase a média da gasolina, o álcool deve baixar de 7,0. Todo mundo se espanta com o consumo do carro por ser 1.0 e manual, eu já me conformei, mas com essa alta de preços dos combustíveis tá complicado.

Como eu sempre abasteci com gasolina, pelo que li aqui no fórum e na net, o motor fica com mais sujeira, aí quando vc coloca etanol ele dá uma limpada, isso não pode ser ruim pegar a sujeira de anos e limpar assim? Não prejudica?

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 19 Mar 2022 00:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Infelizmente é verdade isso que vc citou dessa sujeira toda deixada pela gasolina dentro de qq motor a combustão interna.

E não tem como evitar essa carbonização pq isso já é da composição das gasolinas que por ser um combustível mineral, que devido a isso ela tem muito carbono em sua composição e quando qq gasolina é queimada, vai deixar com certeza muita carbonização e fuligem que vai se acumulando com os anos dentro dos motores.

O que vc pode fazer e que até é recomendado pelos fabricantes de motores flex seria a prática de alternar entre abastecer dois tanques de gasolina para um de etanol.

Mas em motores flex que rodaram por muito tempo somente com gasolinas, para descarbonizar esses motores são essas as alternativas e dicas técnicas mais práticas sem a real necessidade de desmontar o motor para uma limpeza mais profunda :

Primeiro seria manter o oleo do motor sempre limpo com trocas de oleo e do filtro feitas no máximo a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses.

Em seguida fazer um uso mais regular a cada 2000 kms de aditivos flex para combustíveis com pelo menos meio tanque com 50% de gasolina e 50% de etanol ou até um pouco mais de etanol se for possível e fazer alguma pequena viagem de pelo menos uns 50 kms de percurso total e dar umas esticadas ocasionais nas marchas pela rodovia pq isso ajuda a expelir essas sujeiras todas de dentro dos motores.

Fazendo um uso mais frequente dessa prática de se usar etanol com aditivos flex, já se consegue fazer uma boa faxina interna em qq motor flex que funcionou por muito tempo somente com gasolinas.

E a partir daí , o melhor mesmo seria abastecer com uma maior frequência com uma mistura de pelo menos 50% de gasolina com 50% de etanol pq isso ajuda a evitar os excessos de carbonizações internas acumuladas nesses motores.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 19 Mar 2022 08:58 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
Infelizmente é verdade isso que vc citou dessa sujeira toda deixada pela gasolina dentro de qq motor a combustão interna.

E não tem como evitar essa carbonização pq isso já é da composição das gasolinas que por ser um combustível mineral, que devido a isso ela tem muito carbono em sua composição e quando qq gasolina é queimada, vai deixar com certeza muita carbonização e fuligem que vai se acumulando com os anos dentro dos motores.

O que vc pode fazer e que até é recomendado pelos fabricantes de motores flex seria a prática de alternar entre abastecer dois tanques de gasolina para um de etanol.

Mas em motores flex que rodaram por muito tempo somente com gasolinas, para descarbonizar esses motores são essas as alternativas e dicas técnicas mais práticas sem a real necessidade de desmontar o motor para uma limpeza mais profunda :

Primeiro seria manter o oleo do motor sempre limpo com trocas de oleo e do filtro feitas no máximo a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses.

Em seguida fazer um uso mais regular a cada 2000 kms de aditivos flex para combustíveis com pelo menos meio tanque com 50% de gasolina e 50% de etanol ou até um pouco mais de etanol se for possível e fazer alguma pequena viagem de pelo menos uns 50 kms de percurso total e dar umas esticadas ocasionais nas marchas pela rodovia pq isso ajuda a expelir essas sujeiras todas de dentro dos motores.

Fazendo um uso mais frequente dessa prática de se usar etanol com aditivos flex, já se consegue fazer uma boa faxina interna em qq motor flex que funcionou por muito tempo somente com gasolinas.

E a partir daí , o melhor mesmo seria abastecer com uma maior frequência com uma mistura de pelo menos 50% de gasolina com 50% de etanol pq isso ajuda a evitar os excessos de carbonizações internas acumuladas nesses motores.


Entendi, quanto a aditivo nunca usei, seja na concessionária ou em pesquisas na internet, vi que não tem recomendação de uso.

Quanto a alternância de combustível, o meu receio é só o de ocorrer novamente a desregulagem da ecu.

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 19 Mar 2022 11:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Quanto a recomendação para aditivos de combustíveis, infelizmente a maioria dos fabricantes curiosamente não recomendam , mas essas porcarias de gasolinas aditivadas e de eficiência sempre duvidosa, esses fabricantes sabem recomendar ...

Pois eu nunca fui nessa conversa fiada de fabricante nenhum e por isso sempre utilizo sim regularmente aditivos de combustíveis em todos os meus veículos uma vida toda.

Uma outra dica que deixo aqui para aqueles que querem fazer uma descarbonizada em seus veículos é utilizar uma lata de querosene em um tanque inteiro de combustível, de preferencia uma mistura de pelo menos 50% de gasolina com 50% de etanol, lembrando sempre de adicionar primeiro o querosene , depois a gasolina e por último adicionar o etanol ao abastecer com essa mistura de combustíveis para assim haver uma melhor mistura dentro do tanque.

E para aqueles que ainda não sabem, a base da composição de qq aditivo para combustíveis é exatamente o querosene e quando não disponho de aditivos para combustíveis, utilizo ele tbm no tanque dos meus veículos principalmente antes de fazer alguma viagem.

Descarboniza e limpa muito bem que até o escape fica muito mais limpo e livre dessas fuligens nojentas de carvão .

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 24 Jan 2024 11:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
E reativando esse tópico para todos aqueles colegas que se interessarem nesse importante assunto !

Aqui abordamos sobre aquelas misturas de 15% até 20% de gasolina comum no etanol e os seus resultados reais e sempre muito positivos e compensadores não só para a linha HB20 e Creta, mas para todos os atuais veículos flex , sejam eles equipados com uma motorização aspirada ou melhor ainda se eles tiverem um motor turbo flex !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 249 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 21, 22, 23, 24, 25

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB