Bem-vindo: 28 Mar 2024 06:23

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 19 Out 2021 15:26 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
marcelfneves escreveu:
Boa tarde...
Abri a tampa de metal hoje de manhã e pude ver o líquido ali, então, o sistema está cheio realmente.
Agora só falta descobrir o motivo de estar baixando no reservatório.

Fazer o teste na tampa é bem fácil, qualquer mecânico coloca a bomba de pressão e vê se ele perde a pressão no psi correto ou com menos psi do que deveria. 5 minutos de teste


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 20 Out 2021 11:16 
Offline

Registrado em: 15 Set 2021 09:46
Mensagens: 26
Levei o carro para verificar na concessionária e o mecânico disse que não tem nenhum tipo de vazamento.
Fez também o teste de pressão nos cilindros para verificar cabeçote e tudo ok.
Sendo assim, ele identificou uma pequena fuga na vedação da tampa do reservatório e para garantir trocou ambas as tampas, do radiador e do reservatório.
Ele me disse também duas coisas que eu não sabia: para completar o fluído é melhor fazer pela tampa de metal da mangueira pois a tampa plástica do reservatório é frágil e pode perder vedação ao ficar abrindo.
A outra coisa é que posso ter um pouco mais de variação do nível do líquido que o normal pelo fato de meu carro passar o dia todo no sol, sem cobertura.
Gostaria de saber as opiniões.
Obrigado pelas dicas!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 20 Out 2021 14:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Opa, não vou concordar com essa opinião desse mecânico pq simplesmente não dá para completar o nível do reservatório de qq modelo de HB20 até 2019 pela tampa metálica do radiador.

E assim, a única maneira segura para se completar esse reservatório e pela tampa plástica que fica na parte de cima desse reservatório de expansão.

Pelo menos é assim que eu sempre faço quando se faz necessária a reposição do nível desse líquido no reservatório do nosso HB20 e faço isso assim mesmo já há quase 9 anos e nunca quebrou nada até o momento.

Obs : Tbm esse fato desse HB20 permanecer estacionado o dia todo no sol não é um motivo para esse eventual sumiço do líquido, afinal, quando o motor de qq modelo de HB20 está em pleno funcionamento , dentro do cofre do motor a temperatura ambiente alí vai além dos 90 graus cent. facilmente e isso de fato já poderá sim ser um real motivo de alguma evaporação de uma pequena parte desse líquido.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 20 Out 2021 15:23 
Offline

Registrado em: 15 Set 2021 09:46
Mensagens: 26
Sim, na verdade eu dei mais importância ao fato de não ter sido encontrado nenhum vazamento, fiquei mais aliviado do que me liguei nessas observações do mecânico.
Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 20 Out 2021 15:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Sim, concordo que é uma tranquilidade saber que não existem vazamentos no sistema de arrefecimento.

E só complementando minha informação anterior, com o MOTOR SEMPRE FRIO e com o veículo estacionado em um local plano , faz-se a verificação do nível do reservatório :

Se o nível estiver até entre as marcações de mínimo e de máximo, ainda estará ok.

Mas se caso o nível do líquido esteja mais próximo do mínimo, nesses casos convém até abrir a tampa metálica superior do radiador e verificar se o nível do líquido está de fato cheio até no gargalo do radiador.

Caso o radiador esteja cheio, feche a tampa metálica e basta destampar a tampa plástica do reservatório de expansão e ir complementando o nível devagar com o aditivo ou na falta dele com água desmineralizada até o nível atingir a marca de máximo e pronto.

Mas se faltar um pouco de líquido no radiador, ele deve sim ser reposto antes de se completar o nível do reservatório de expansão.

E dependendo da iluminação do local onde o veículo estiver estacionado, pode-se usar a lanterna do celular para ajudar numa melhor visualização do nível do líquido do reservatório de expansão.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 20 Out 2021 16:00 
Offline

Registrado em: 15 Set 2021 09:46
Mensagens: 26
Certo, entendi.
E nesse último mês, como eu estava acompanhando e sabendo que estava baixando o nível do reservatório,eu estava na neurose de olhar todo dia, o que é bem incoveniente...
Supondo que realmente com a troca das tampas tenha estabilizado, qual a frequência ideal para fazer a inspeção?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 20 Out 2021 16:47 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
marcelfneves escreveu:
Certo, entendi.
E nesse último mês, como eu estava acompanhando e sabendo que estava baixando o nível do reservatório,eu estava na neurose de olhar todo dia, o que é bem incoveniente...
Supondo que realmente com a troca das tampas tenha estabilizado, qual a frequência ideal para fazer a inspeção?

Completar, vá pelo reservatório sim, até mesmo se perder a vedação, ele não é pressurizado. Já a outra tampa essa sim pode causar a água abaixar.
Não segue as orientações da CCS, segue a do Ian que ele não está equivocado.
Fique de olho mas se não tinha vazamento no sistema e ele trocou as tampas, acho que agora estará normal.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Completar reservatório do radiador
MensagemEnviado: 20 Out 2021 22:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
marcelfneves escreveu:
Certo, entendi.
E nesse último mês, como eu estava acompanhando e sabendo que estava baixando o nível do reservatório,eu estava na neurose de olhar todo dia, o que é bem incoveniente...
Supondo que realmente com a troca das tampas tenha estabilizado, qual a frequência ideal para fazer a inspeção?



Não existe a necessidade de verificar todos os dias o nível do reservatório do radiador.

Mas caso se faça viagens frequentes com um HB20, é prudente fazer verificações pelo menos semanais pq assim, ainda dá tempo de repor o nível do reservatório de expansão caso dele abaixar além da metade, quando convém nesses casos repor novamente o nível até a marca de máximo.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB